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Diferenças entre MMN legítimo e Pirâmide - Finalmente.

 
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Autor Mensagem
Adriano Azevedo



Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Setembro de 2006
Mensagens: 25
Localização: Rio de Janeiro - RJ

MensagemEnviada: Seg Set 18, 2006 6:36 pm    Assunto: Diferenças entre MMN legítimo e Pirâmide - Finalmente. Responder com Citação

Abaixo segue um texto que acho que deveria ser lido por todos os distribuidores e/ou interessados em MMN.

As diferenças entre Marketing Multinível e pirâmide
por Sergio Buaiz


O Egito é aqui?
Com o tema das "pirâmides" de volta à mídia e movimentos perigosos que alguns sistemas fraudulentos vêm fazendo no mercado, apropriando-se indevidamente do nome "Marketing Multinível" para se protegerem, resolvi adaptar mais um capítulo do meu livro "A Fórmula da Liderança" (1998) para o portal Marketing de Rede ("Vocês precisam ter certeza que estão falando a verdade", p.142).

Conhecer as diferenças entre um sistema legítimo de MLM e os esquemas ilusórios que proliferam rapidamente pela web, é fundamental para os profissionais que desejam viver dessa atividade no futuro.

Vale lembrar que os mesmos movimentos causaram graves prejuízos ao mercado em Cingapura e na China, cujos governos, na incapacidade de distinguirem o que seria válido ou não, proibiram a atividade como um todo. Ou seja, empresas e profissionais sérios pagaram um preço muito alto porque não se preocuparam em evitar que sua imagem fosse manchada no mercado.

Você quer construir uma grande rede em cinco anos e perder tudo com uma "canetada" do governo?

Então abra os olhos. Leia com atenção esse artigo e procure se associar a sistemas legítimos. Mais que isso, nos ajude a moralizar o setor ensinando o que é certo para outras pessoas e empresas.

Não adianta você estar na melhor empresa e vender o melhor projeto se, em volta, milhares de pessoas queimam o mercado. Mais cedo ou mais tarde, vai doer em você.

Eu respeito e costumo me orientar pela legislação americana, que traz a experiência de muitas décadas e pode nos poupar de cometer erros primários. Lembrando que "melhor que aprender com os próprios erros é aprender com os erros dos outros".

As regras definidas para o mercado americano devem ser analisadas com muita atenção porque, infelizmente, várias companhias listadas na coluna esquerda desse portal, estão em desacordo. Algumas bem-intencionadas, porém caminhando na tênue fronteira entre o MLM e os sistemas fraudulentos, condenados nos países de maior tradição em vendas diretas.

Sugiro que os distribuidores e executivos das companhias que não se enquadram nas regras abaixo comecem a se adaptar o quanto antes, evitando um mal-estar futuro, que certamente virá. Afinal, mesmo que os governos sejam míopes para compreenderem esses movimentos, uma rede só resiste quando se baseia em princípios e estratégias sustentáveis a longo prazo.

No capítulo abaixo, você verá que o assunto é muito antigo e nós estamos mais do que ultrapassados no contexto internacional de Marketing Multinível.

Até quando vamos permitir isso?


--------------------------------------------------------------------------------

Vocês precisam ter certeza que estão falando a verdade

“Não sei se você tem a mesma experiência que eu com mentiras, mas acho que sim. Cada uma das mentiras que eu já disse voltou para me assombrar. Parte do processo de crescimento (um processo no qual eu, com a idade de 43 anos, estou mais do que nunca engajado) é esclarecer aquelas mentiras do passado. Parece que elas atuam como blocos que inibem o crescimento e o desenvolvimento.”
(John Milton Fogg)

A frase que dá nome a este capítulo não é minha. Foi dita por Allen Hile, Assistente Diretor da Divisão de Marketing do FTC, quando indagado sobre as leis do Marketing de Rede.

Em entrevista(1) concedida a John Milton Fogg, Editor Chefe do Upline Journal, Hile deixou claro que muitas atividades de Marketing de Rede estão se aproximando perigosamente dos esquemas de pirâmide, principalmente pelo discurso enganoso dos próprios distribuidores.

A edição de outubro de 1997 do Upline Journal trouxe, além desta entrevista, uma série de reportagens sobre as questões legais que regem a nossa atividade nos Estados Unidos. Para Ridgely Goldsborough, Presidente da empresa, depois de vinte anos de convivência relativamente pacífica, os legisladores estão revendo o Marketing de Rede:

— A escolha é clara. Ou nós acordamos, limpamos e agimos para formatar nosso futuro, ou pessoas que sabem quase nada sobre como este negócio funciona — e por quê — irão fazer isto por nós — adverte Ridgely Goldsborough.

A questão fundamental é que, apesar de todos os esforços para melhorar a imagem da indústria, uma série de regras básicas têm sido violadas por milhões de distribuidores. E isto não está acontecendo somente nos Estados Unidos.

No final da década de setenta, várias diretrizes foram criadas para determinar a legitimidade das operações em Marketing de Rede. Das quais, as três principais são:

1) Os distribuidores precisam vender (ou usar) 70% dos produtos que compraram antes de colocar um novo pedido. Esta política visa eliminar a prática de se fazer estoque apenas para aumentar o cheque das comissões (front- loading).

2) As companhias devem ter uma política de recompra para produtos não vendidos por distribuidores que desistiram de continuar o negócio. Geralmente, esta recompra é de 90% do preço dos produtos.

3) Os distribuidores devem fazer o negócio baseado na revenda de produtos e serviços para pessoas que não fazem parte do sistema. Cada representante de Marketing de Rede precisa ter de 5 a 10 clientes finais.

Além disto, as empresas e distribuidores são proibidos de receber dinheiro pelo simples recrutamento de novos adeptos para a rede. Para Gerald P. Nehra, Advogado especializado em Marketing de Rede, “o que legitima a atividade do Marketing de Rede é a revenda de produtos e serviços no sistema de Vendas Diretas, substituindo o comércio feito através de lojas e outros estabelecimentos tradicionais.”

— Receber dinheiro por indicar novas pessoas é ilegal. O material do kit de adesão deve ser vendido a preço de custo para o novo distribuidor — afirma Nehra.

A questão é muito séria e esta mobilizando os especialistas americanos. Já estão sendo organizados debates entre os distribuidores e o próprio Upline fez um modelo de carta para seus assinantes escreverem ao Senado.

Vale lembrar que isto refletirá diretamente no Brasil, mesmo que a nossa legislação não acompanhe. Por tudo isto, sugerimos que as empresas e distribuidores brasileiros comecem logo a prestar atenção nestas leis.

“À medida que nossa indústria se torna mais conhecida e seus princípios legais mais evoluídos, refinados e compreendidos pelos órgãos governamentais de todo o mundo, nosso futuro cresce mais brilhante e mais seguro.”
(Jack Smith)

1 - FOGG, John M. The FTC Speaks For Itself. Entrevista com Allen Hile, Upline Jounal, outubro de 1997, p. 20-24.
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Adriano Azevedo.

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Fabio Galvao Klemm



Registrado em: Segunda-Feira, 27 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 31

MensagemEnviada: Sáb Out 21, 2006 4:41 pm    Assunto: Responder com Citação

excelente explicação, deixa bem claro a diferença entre os esquemas fraudulentos que circulam por ai e o legítimo marketing de rede
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Ethan Edwards



Registrado em: Segunda-Feira, 30 de Janeiro de 2006
Mensagens: 21
Localização: Natal

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2007 8:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Conforme comentado em outro tópico:

******
Opinião pessoal:

1) MMN é venda. Claro, não apenas venda de produtos – embora às vezes mal isso, como no caso da Anway -, mas também venda de um conceito: criar uma rede de relacionamento de distribuidores; você ganha quanto mais a rede cresce. O princípio lógico da rede é obviamente piramidal. É preciso ser MUITO INGÊNUO para não perceber isso. Mas isso não é necessariamente ruim. Como RK já comentou em entrevista, vários negócios tradicionais são baseados em princípios piramidais e não são criticados por isso. O problema é o momento de entrar.

Se você entra numa rede já plenamente desenvolvida, cujo produto e sistema de vendas é amplamente conhecido no mercado, sua possibilidade de crescimento é pequena, porque há menor possibilidade de expansão numa escala QUE REALMENTE LHE FAÇA GANHAR DINHEIRO. O produto / serviço (rede de relacionamentos) já está no topo de sua curva de demanda e não irá crescer mais. Foi exatamente o que ocorreu com a Anway mundo afora e está ocorrendo com Herbalife nos grandes centros urbanos. Além disso, o MMN, por ter uma estratégia que seduz seus futuros consorciados de maneira atípica, geralmente traz um olhar de estranheza por parte do público. Algo que rapidamente se transforma em ojeriza ou antipatia. Quem já não viu a expressão: “putz, lá vem mais um mala da Herbalife”; “ou lá vem os zumbis (ou “crentes”) da Anway.

Além disso, MMN é venda, como disse no começo. Se você é um bom operador de MMA; que está ganhando dinheiro com isso, provavelmente está trabalhando às mesmas horas e tendo os mesmo sacrifícios demandados por vendedores convencionais. Ora, qual a vantagem então?

2) No meu caso, acho que não entraria, salvo numa rede nova, com um produto/serviço que pudesse comercializar pela internet sem contato pessoal. Por exemplo, adoro ser um trader: opero de casa, em horários de folga, num “trabalho” que envolve emoção (pelo risco), exige disciplina, estudo e te desafia todo o tempo; mas que também de faz conhecer pessoas e aprender com elas novas formas de interpretar o mercado e ganhar dinheiro com isso. Não preciso convencê-las de nada; não preciso vender produtos ou serviços. E nem ficar constrangido por tentar convencer pessoas de algum conceito ou idéia duvidosa (“vocês vão ganhar muito dinheiro se operarem de acordo com esses preceitos...”).

3) Quanto a ser um trader, posso perder dinheiro? Claro. Mas estou perdendo ou ganhando sem gastar energias e dinheiro com produtos, panfletos, anúncios em jornal; sem tempo gasto importunando amigos e colegas de trabalho e etc. E sem interferir no meu trabalho corriqueiro, que paga bem, honra minhas despesas e gera fluxo de caixa para investimentos.
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Mister_Magoo
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MensagemEnviada: Seg Nov 09, 2009 11:49 am    Assunto: Responder com Citação

MMN é vendas e indicações ja fiz parte de piramides e perdi muito dinheiro porque não existe produtos é so dinheiro que movimenta e se alguém sai é a maior furada você se lasca todoh. Nunca mais piramide.
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samuel.brio



Registrado em: Sexta-Feira, 10 de Setembro de 2010
Mensagens: 2
Localização: São Paulo

MensagemEnviada: Qua Set 29, 2010 11:24 am    Assunto: Responder com Citação

Ethan Edwards,

Concordo com vc até certo ponto amigo, porém a uma certa "viagem" questão de maturação do produto ou da rede, não necessariamente a chance de alguém entrar hoje na Herba Life, Amway ou Forever Living tem menos chance do que quem entrou a dez anos atrás, já que a diferença crucial do MMN, para as pirâmides está justamente nisso, nem sempre (o q acontece na maioria dos casos) quem entra primeiro ganha mais dinheiro do que quem entra depois, já que o conceito do negócio está em quem movimenta mais produtos/serviços na sua rede, logo por isso o interesse de se formar novos líderes.

Já que se tendo (ainda que pequeno) grupo de líderes a movimentação de produtos/serviços terá uma remuneração satisfatória, mas só pra deixar bem claro que essa questão de momento é válida sim, desde que a pessoa esteja diposta a trabalhar de verdade.

O fato dos comentários qto a um representante da empresa abc ou xyz, se atribui a maneira como a própria pessoa se apresenta, isso é o que complica mais.

E qto ao comentário de q um bom operador de MMN (q tem bons ganhos), tem os mesmo sacrificios de q um vendedor convencional, infelizmente isso para vc só pode ser na teoria, ou seja, q vc imagina q seja já q como vc não vive ou compartilha a experiência vc deve imaginar q seja assim e está redondamente enganado.

Bem ao começar q um profissional de MMN, q esteja lá ganhando seus 10 mil reais por mês, não trabalha o mesmo número de horas q um vendedor comum. É isso mesmo... Vou repetir um profissional de MMN, q esteja lá ganhando seus 10 mil reais por mês, não trabalha o mesmo número de horas q um vendedor comum e sabe pq?

A maior parte do tempo dele ele não estará dedicada a venda pessoal, o que obviamente demanda boa parte do seu tempo e sim ao acompanhamento e desenvolvimento da sua equipe, ai você me diz... Ah! Mas ai eu to falando de um cara q só vende os produtos e não q recruta pessoas, bem... Um cara desses não é empreendedor, ele está mais para vendedor mesmo, e já vou dizendo aos navegantes desinformados, recrutar pessoas faz parte da construção de um negócio sim, todo negócio de qq segmento tbm é assim.

Qto ao q vc disse de só vender um produto pela internet sem contato pessoal, bem amigo tenho uma novidade para vc... VC NÃO É UM EMPREENDEDOR!! Pode até ser investidor ou qq outra coisa, mas empreendedor vc não é, nem aqui e nem em lugar nenhum deste planeta, empreendedor tem q mete as caras.

Qto a parte de convencer é uma polêmica a parte q vai de cada um, alguns dizem q é necessário outros dizem q não, enfim eu sou contra convencer qq pessoa de fazer algo q ela não esteja confiante em fazer, mas qq coisa mesmo.

Eu nunca convenci ninguém a fazer parte da minha equipe, eu mostro gostou vms trabalhar, não gostou? Me indica alguém q talvez vc ache goste e pronto, mantemos a amizade e nunca mais eu falo com essa pessoa sobre isso. Eu sei q na maioria dos casos não é bem assim q acontece, mas qto a isso como eu já disse é uma polêmica a parte.

Outra obsevação é quem diz q a pessoa vai ganhar muito dinheiro com MMN, deveria ser banido do MMN, não dá mais pra aguentar as pessoas falando isso, gente temos de ser claros e coerentes, como vc vai saber me diz? Não dá pra saber, nem Deus tem como saber, pq ele não sabe até onde aquela pessoa pode ir pelos objetivos dela e nem a própria pessoa sabe.

Então é assim, a pessoa diz: -"Mas eu vou ganhar muito dinheiro com isso?" Eu geralmente respondo desssa maneira ou algo bem próximo disso -"Vc sabe me dizer até onde vc é capaz de chegar pelos seus objetivos?" Geralmente a pessoa diz q sim, daí eu finalizo: -"Então, acima de qq outra caracteristica q vc tenha q adquirir ao longo do tempo é só essa em especial q vai dizer se vc vai conseguir ou não ganhar muito dinheiro com esse negócio e alias não só nesse como em qq outro tipo de negócio".

E essa é a grande realidade meus amigos, as pessoas tem q ter um perfil empreendedor para ser um profissional de MMN, um perfil de investidor do tipo: -"Não quero ter trabalho" ou - "Quero fazer tudo pela internet" ou ainda -"Não quero ter que vender nada a ninguém", esse tipo de perfil não é de um empreendedor, pode até ser de um investidor (que ainda assim eu acho meio controverso, mas tudo bem), mas de um empreendedor não é.

Portanto se toparem com gente assim, sorria e agradeça, solicite uma indicação e agradeça, se a pessoa não der uma indicação? Sorria e agradeça novamente e nunca mais fale com ela sobre o assunto, não seja chato com seus amigos e parentes de repente eles podem ao menos te indicar alguém mais a frente.


Sucesso à todos!!!!
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Samuel Ribeiro
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www.negociosenetwork.blogspot.com
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felipedelamata



Registrado em: Quinta-Feira, 15 de Julho de 2010
Mensagens: 40

MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2011 4:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Dou o braço a torcer com o samuel.brio !!

Quando uma empresa esta estabelecida, criar a sua propria rede fica impossivel sem contar que os seus princpais "alvos" acabam nem olhando mais para voce.

Sem contar a necessidade de vender ALGO TODO MES para as mesmas pessoas... até pq um dia as pessoas acabam ne?!

Tem uma empresa recente que é um serviço com mmn e apenas é necessario indicar uma vez. Eu ja pesquisei bastante sobre diversas emrpesas de mmn fui em reuniões de varias.. mais essa "me conquistou" pq nao preciso vender nada, posso fazer tranquilo pelo pc e nao atrapalha minhas açoes diarias no trabalho.

Não to falando isso para ng entrar e mt menos de forma a divulgar.. apenas para contribuir com o tema... e pq eu realmente achei diferente das atuais....

deem uma olhada.

Http://www.querotrabalhar.com.br/1119
_________________
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Oportunidade de negócio excelente não é aquela que procuramos e sim aquela que surge
quando estamos cansados de procurar.


http://www.querotrabalhar.com.br
FUNCIONANDO !!!!
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charlesrezende




Registrado em: Quarta-Feira, 19 de Janeiro de 2011
Mensagens: 15
Localização: Espírito Santo

MensagemEnviada: Seg Jun 06, 2011 1:02 am    Assunto: Responder com Citação

Com o crescimento da internet e o avanço crescente de novas tecnologias, muitas empresas se aproveitam do nome Marketing Multi Nível para se proliferar no mercado afim de atrair milhares de pessoas para este negócio.

O problema é que muitas destas empresas são esquemas piramidais, ou seja, envolvem somente rede de pessoas no negócio e promovem o constante fluxo de dinheiro sem nenhum tipo de produto.

Hoje em dia, a maioria das pessoas já sabem distinguir bons negócios de Marketing de Rede de pirâmides financeiras.

O importante nisso tudo é você avaliar a fundo a empresa e estudar seu plano de marketing, se tem produtos reais, sede no seu país, entre outros tantos tópicos importantes a se verificar.

Dê uma olhada neste artigo e se previna de entrar em furadas na internet:

http://charlesrezende.net/2011/04/7-dicas-para-escolher-uma-empresa-de-marketing-de-rede

Charles Rezende
_________________
Charles Rezende é Empreendedor na Internet, apaixonado por Marketing Digital e Marketing Multi Nível.

Estudante incansável de técnicas e ferramentas para ajudar as pessoas que realmente querem desenvolver um trabalho sério e rentável a partir de casa com a alavancagem da Internet.

Charles Rezende
Meu Blog: http://CharlesRezende.Net
Mini-Curso Gratuito de MMN: http://ExplosaoDeMarketing.Com/Brinde/
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