Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
colgate Nível 2

|
Enviada: Ter Jun 14, 2011 7:40 pm Assunto: Isenção no IR |
|
|
Caros, uma das maneiras de ter isenção dos 15% de IR na venda de um imóvel é:
Citação: | A principal forma de isenção, da qual a maioria dos contribuintes pode fazer uso, é a que livra do pagamento de imposto de renda a venda do único bem imóvel que o titular possua, individualmente, em condomínio ou em comunhão, no valor de até R$ 440 mil, independentemente de se tratar de terreno, terra nua, casa ou apartamento, ser residencial, comercial, industrial ou de lazer, e estar localizado em zona urbana ou rural, desde que não tenha efetuado, nos últimos cinco anos, outra alienação de imóvel a qualquer título, tributada ou não. |
Para os entendidos: se eu tiver outro imóvel, mas nesse caso comercial, eu perco a isenção apontada acima, certo?
Outra coisa, eu ainda não recebi a grana (o comprador financiou, e a grana só sai quando o contrato sair do cartório). Em todo lugar é dito que é preciso pagar o imposto em até 30 dias da venda. Mas são 30 dias da assinatura do contrato, ou 30 dias após o recebimento do valor? Vou ter que pagar o IR sem receber?  |
|
|
 |
|
Leon Cavour
|
Enviada: Ter Jun 21, 2011 3:27 pm Assunto: |
|
|
|
|
|
 |
colgate Nível 2

|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 7:54 pm Assunto: |
|
|
Sim sim já me informei, valeu!
Agora respondendo a mim mesmo:
Citação: | Para os entendidos: se eu tiver outro imóvel, mas nesse caso comercial, eu perco a isenção apontada acima, certo? |
Sim!
Citação: | Outra coisa, eu ainda não recebi a grana (o comprador financiou, e a grana só sai quando o contrato sair do cartório). Em todo lugar é dito que é preciso pagar o imposto em até 30 dias da venda. Mas são 30 dias da assinatura do contrato, ou 30 dias após o recebimento do valor? Sad Vou ter que pagar o IR sem receber? Mad |
O imposto deve ser pago até o último dia útil do mês subsequente, e é desde a data da assinatura.
 |
|
|
 |
daniels Nível 1

|
Enviada: Sex Jul 15, 2011 11:28 am Assunto: |
|
|
se vendo um imovel e compro outro na planta e supondo que o habite-se / escritura sai depois de 6meses que vendi o imovel sendo esse o unico, precisa pagar IR??
as datas pra lavras essas coisas conta se a data de contrato de compra e venda ou data que sai a escritura?
no site da receita cita bastante datas de contrato entao contrato de compromisso de compra e venda ja e valido pra oficializar essas datas? que estou vendendo o atual agora e ja estou fechando outro na planta porem que so vai ficar pronto daqui 1ano. |
|
|
 |
colgate Nível 2

|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 7:03 pm Assunto: |
|
|
Imagino que a compra do outro não está amarrado a emissão do habite-se, e sim da assinatura do contrato! |
|
|
 |
daniels Nível 1

|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 4:41 pm Assunto: |
|
|
colgate escreveu: | Imagino que a compra do outro não está amarrado a emissão do habite-se, e sim da assinatura do contrato! |
e que vou citar na declaracao de IR so quando tiver com a documentacao ok ou seja depois do habite-se ate pq o contrato e apenas um compromisso de compra ja que so existe o terreno, pelo que conversei com um contador ele falou que fazendo a transacao no mesmo ano ou seja na mesma declaracao nao tem problema. entao fiquei mais tranquilo. |
|
|
 |
daniels Nível 1

|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 4:44 pm Assunto: |
|
|
colgate escreveu: | Imagino que a compra do outro não está amarrado a emissão do habite-se, e sim da assinatura do contrato! |
e que vou citar na declaracao de IR so quando tiver com a documentacao ok ou seja depois do habite-se ate pq o contrato e apenas um compromisso de compra ja que so existe o terreno, pelo que conversei com um contador ele falou que fazendo a transacao no mesmo ano ou seja na mesma declaracao nao tem problema. entao fiquei mais tranquilo. |
|
|
 |
|
|