Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
Biker
|
Enviada: Qua Jul 06, 2011 1:03 pm Assunto: TD e aposentadoria |
|
|
Mais um tópico sobre TD e aposentadoria
Penso em guardar mensalmente aproximadamente R$ 1000,00 em TD.
Li, não lembro onde, que seria ideal diversificar os investimentos no TD, algo assim:
LFT - 50%
NTNB - 30%
LTN - 20%
Será um investimento de logo prazo, próximo de 15 anos. E não pretendo sacar do investimento durante esse tempo.
É uma boa estratégia ? _________________ Marcelo |
|
|
 |
|
gabriel_antunes Nível 2

Registrado em: Quinta-Feira, 9 de Dezembro de 2010 Mensagens: 240 Localização: em algum lugar do Rio Grande do Sul
|
Enviada: Qua Jul 06, 2011 9:20 pm Assunto: |
|
|
Interessante.
Essa distribução varia conforme as previsões que fazemos para o mercado.
Então deve-se fazer a análise do momento para distribuir da melhor forma os investimentos em TD.
Se você acredita que a demanda está crescendo e que a oferta também aumentará na proporção adequada, então não teremos inflação. Em um cenário equilibrado como este, a SELIC baixa e as LFTs não ficam atrativas. É o que eu penso no momento.
No momento, eu acredito que as LTN's tem que compôr a maior parte da carteira. Isso porque elas normalmente tem remuneração superior aos outros títulos.
Então eu inverteria esta distribuição para:
LTN - 50%
NTNB Principal - 30%
LFT - 20%
Outra coisa: eu não recomendo a compra de títulos que pagam juros semestrais. Isso porque a rentabilidade apresentada para esses títulos só é alcançada se você reinvestir os pagamentos dos cupons semestrais... Se você pegar o dinheiro pra você, terá um rendimento menor... Daí não vale a pena, né...
Se é para reaplicar os cupons, então compra logo um título sem cupons e que rende aquilo que é apresentado.
Abraço! _________________ Gabriel Antunes |
|
|
 |
Biker
|
Enviada: Qui Jul 07, 2011 9:57 am Assunto: |
|
|
Gabriel,
Por que será que em vários lugares que vejo o NTNB-Principal é indicado para aposentadoria ?
Seria melhor comprar apenas os papeis NTNB ou fazer a diversificação ? _________________ Marcelo |
|
|
 |
gabriel_antunes Nível 2

Registrado em: Quinta-Feira, 9 de Dezembro de 2010 Mensagens: 240 Localização: em algum lugar do Rio Grande do Sul
|
Enviada: Qui Jul 07, 2011 10:12 pm Assunto: |
|
|
Biker,
Isso acontece porque tanto o NTN-B quanto o NTN-B Principal são atrelados ao IPCA. A LTN e a LFT não são atrelados ao IPCA.
O IPCA é o índice oficial de inflação, portanto o seu investimento nunca perderá da inflação oficial. As NTN-Bs pagam IPCA + um pouco de juros. Hoje você compra uma NTN-B com vencimento para 15/05/2015 por "IPCA + 6,76%".
Por esta segurança de que o título vai render sempre acima da inflação é que ele é indicado para aposentadoria.
As LTNs não são tão adequados para investimentos de longo prazo porque a inflação pode disparar além do valor pré-fixado que foi contratado para ela.
Abraço! _________________ Gabriel Antunes |
|
|
 |
mapatd

Registrado em: Segunda-Feira, 27 de Dezembro de 2010 Mensagens: 44 Localização: Brasil
|
Enviada: Dom Jul 10, 2011 4:11 pm Assunto: |
|
|
Prezados,
Avaliamos os títulos NTNB-PR, LTN e LFT disponíveis para compra desde 07.07.2009 e seus retornos brutos ao ano a partir de 30 dias depois da compra.
No último ano o melhor foi NTNB-PR 35 (18,8%), depois NTNB-PR 24 (13,5%), NTNB-PR 15 (12,8%), LTN 12 (11,8%), LTN 13 (11,3%), e LFT 12 (11,1%), seguido pelas demais LFTs.
Nos últimos 2 anos o melhor foi NTNB-PR 24 (14,4%), depois NTNB-PR 15 (12,5%), LTN 12 (10,7%), e LFT 12 (10,0%), seguido pelas demais LFTs.
A diferença entre títulos da mesma família foi relevante e deve ser considerada na escolha.
NTNBs lideraram em função da forte inflação e alta taxa de NTNB-PR 2035 em julho de 2010: 6,27% + IPCA. LTNs lideraram LFTs e isso é a norma pois a as taxas de LTNs têm ficado acima de LFTs. Para compra em 07.07.2009, descontando os primeiros 30 dias, LTN ficou à frente de LFT em 360 dos 430 dias úteis.
Nestes 2 últimos anos as LTNs sofreram fortes oscilações mas deixar de comprá-las por medo de prejuízo com as flutuações não é razoável. Avaliamos a LTN 010112 em detalhe e constatamos que vendas em curto prazo chegaram a apresentar prejuízo apenas para revenda em até 60 dias.
Gráficos, detalhes: email para [email protected]
Sds, _________________ Equipe Mapa do Tesouro Direto |
|
|
 |
dschiebelbein Nível 1

Registrado em: Quinta-Feira, 18 de Outubro de 2007 Mensagens: 87 Localização: Ponta Grossa -Pr
|
Enviada: Dom Out 02, 2011 3:53 am Assunto: |
|
|
TD seria muito mais interesssante que poupança para aposentadoria? _________________ "A vida é assim, nos põe na cruz de uma encruzilhada pra escolher a estrada e buscar aquilo que mais se gosta" |
|
|
 |
Zé da Silva Proprietário do Site

Registrado em: Quinta-Feira, 17 de Novembro de 2005 Mensagens: 9215 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Out 06, 2011 2:45 pm Assunto: |
|
|
dschiebelbein escreveu: | TD seria muito mais interesssante que poupança para aposentadoria? |
Eu acho que sim, ainda mais por causa dos títulos que oferecem a correção de um índice (IGP-M ou IPCA) mais um "prêmio". (uma taxa de juros para reajustar o capital)
O valor é pequeno e possibilita o aporte de "qualquer" valor.
Só tem que aprender a se familiarizar com o funcionamento do sistema de compra e venda dos títulos. (na real só de compra se a ideia for comprar e "esquecer") _________________ www.ClubedoPaiRico.com.br
Educação Financeira
---
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube ! |
|
|
 |
Playbr Nível 4

Registrado em: Sábado, 29 de Agosto de 2009 Mensagens: 1064 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sex Out 14, 2011 2:00 pm Assunto: |
|
|
Eu tenho acompanhando o TD ultimamente e acredito que ele tem perdido um pouco o lucro. Falo isso porque Comprei há cerca de 8 meses um título pré-fixado de 12.86% a.a. e um NTNB-Principal por IPCA + 6.36%. Hoje olhando os títulos disponíveis, vejo um rendimento MUITO menor. Vocês ainda acham que vale a pena?
Eu tenho aplicado em CDB, que aparentemente está ganhando legal do TD. _________________ Visite meu blog de investimentos:
www.gefshop.com |
|
|
 |
|
|