Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Tenho 18. E agora?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
rogosan

MensagemEnviada: Sex Jul 15, 2011 4:54 am    Assunto: Tenho 18. E agora? Responder com Citação

Olá pessoal, tudo certo? Primeiramente obrigado por todos que postam e compartilhar suas dicas por aqui, tenho acompanhado o blog já faz alguns meses, e aprendi bastante com as dúvidas alheias e as auto mobilizações.

Bom, hoje finalmente decidi aparecer aqui para compartilhar minha situação, que de certa forma é muito importante para o meu crescimento e educação financeiros. Desde já agradeço para quem se der ao trabalho de ler e até mesmo me ajudar.

Tenho 18 anos, moro em cidade do interior, mas o custo de vida é ainda sim médio, moro atualmente com os pais e fiz uma média durante os últimos 5 meses e gasto cerca de R$480 mensais (não pago telefone, luz, internet), também não tinha uma visão sobre o que estou gastando e do porque.
Logo aos 17 eu já cheguei a gastar muito, já cheguei a acumular dividas no cartão, de R$4.500,00 .
Não trabalho no momento, porém tenho um negócio semi automatico na internet, que me gera um valor fixo de R$500,00 mensais, há 2 anos, com pequenas variações (pra mais) de um mês pro outro, mas nada significativo. E esta é a unica fonte renda que posso dizer que tenho agora.
Sou estudante universitário de escola particular, tenho este meu primeiro ano todo financiado, e pago apenas 50,00 a cada trimestre, sendo que pagarei o valor total apenas ao final da faculdade.
O fato é que percebi que assumo muitos gastos desnecessários, ao ler a planilha de anotações que comecei a fazer (graças ao forum), anotando gastos e com o que estava gastando, percebi que também gasto muito mais do que recebo, me iludo com meus limites e acabo abusando deles. Apesar de receber durante estes 2 ultimos anos R$500 fixos, (R$12.000 + os rendimentos de uma conta poupança) eu basicamente não guardei nada. Passei a reservar uma pequena porcentagem do que recebi no ultimo mês 38%, que é o que dispunha, e neste mês reservarei mais 40%, totalizando +/- apenas o valor que eu recebo num mês.

Quero chegar no seguinte: Como controlar melhor minhas finanças? Como aproveitar este pouco que ganho no momento?
Como posso planejar pagar o valor integral da minha faculdade no futuro (605,00)? E o mais importante pra mim: Como alcançar a independência financeira e conseguir as condições necessarias para alugar ou comprar um proprio AP? (cerca de R$700/mês aqui.)

Enfim, nunca fiz uma pergunta deste tipo, então não sei se esta crua de detalhes, mas adoraria receber um feedback construtivo.
Obrigado novamente, até mais!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sex Jul 15, 2011 4:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Excelente iniciatiiva rogosan,

Na minha opinião, continue anotando tudo que você gasta. Acho ótimo ter um software de administração financeira, pois traz mais CONTROLE.

Estabeleça um orçamento. O esquema a seguir é do livro "Os Segredos da Mente Milionária". Adapte para sua realidade:

- até 50% para Despesas Fixas: água, luz, supermercado, telefone, financiamentos, impostos e demais mensalidades
- 10% para diversão
- 10% para despesas irregulares de curto prazo: pequenas manutenções, presentes, viagens de baixo custo, pequenos utensílios domésticos. Despesas que ficam dentro daquele mês.
- 10% para despesas irregulares de longo prazo: entrada para comprar carro ou casa, troca de mobília, viagens maiores. Coisas que demorarão anos para você ter que gastar.
- 10% para liberdade financeira/aposentadoria: poupança, Tesouro Direto, CDB, ações... Você só vai tirar dinheiro desta fonte quando alcançar a liberdade financeira. Quando ela render mensalmente aquilo que você precisa para viver.
- 10% para doações filantrópicas, para causas que você acredita

Esse esquema não é rígido.
Roupas podem ir para Despesas Irreg. de Curto Prazo, ou Despesas Fixas...
Uma viagem pode ficar tanto em Despesa Irreg. de Curto Prazo, quanto na de Longo Prazo, ou até mesmo em Diversão, caso tua renda fique alta.
Despesas com restaurantes podem ser colocadas em diversão ou fixo, dependendo se você vai para se divertir ou apenas para comer mesmo.

Este aqui é sugerido pelo pessoal do Microsoft Money:
- até 60% fixas, incluindo doações
- 10% diversão
- 10% liberdade financeira/aposentadoria
- 10% despesas irreg. de curto prazo
- 10% despesas irreg. de longo prazo

Napoleon Hill sugere 50% para despesas fixas e 10% para diversão.

O trabalho tem que ser feito no sentido de sempre conter as despesas fixas. Outro detalhe: pague primeiro a liberdade financeira, depois as despesas irregulares de longo prazo, e nunca mexa nesses valores para outras coisas que não aquelas para as quais foram destinados. Esqueça da conta liberdade financeira.

Abraço!

==========================================

Material para leitura com essas dicas orçamentárias:
- "Os Segredos da Mente Milionária", de T. Harv. Eker - leia o capítulo (arquivo) 14: "As pessoas ricas administram bem o seu dinheiro"
- "A Lei do Triunfo", de Napoleon Hill - leia a Lição IV: "O Hábito da Economia"
- Artigo do MS Money: "The 60% solution" - http://articles.moneycentral.msn.com/SavingandDebt/LearnToBudget/ASimplerWayToSaveThe60Solution.aspx
rogosan

MensagemEnviada: Sáb Jul 16, 2011 1:58 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pelas respostas construtivas! Irei aplica-las concerteza. Sobre a citação do livro "Os segredos da mente milionária", eu já cheguei a ler também, aliás, é um livro muito bom não apenas pra vida financeira como profissional e pessoal também. Já cheguei a ler também o "Pai rico, pai pobre" enfim, houve épocas em que li bastante sobre o assunto, o único porém é que não foi tão fácil pra mim assimilar com minha situação, já que não podia fazer as operações financeiras por minha conta na época, por exemplo. E agora que estou ganhando esses direitos, preciso re-aprender tudo para não fazer (+) besteiras!

Obrigado mesmo!
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Jul 16, 2011 12:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Na Spinelli você pode abrir uma conta que opera gratuitamente em Tesouro Direto. Uma excelente forma de poupar. Dá pra começar com R$100 e poucos pilas por mês ali, o que seria 20% de tua renda. O importante é começar.

A XP também tem um plano para operar ações sem corretagem nenhuma.

Abraços!
hiperbusca
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sáb Jul 16, 2011 8:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Falae garoto, tudo tranquilo?

Bom, eu sei muito bem o que você diz, pois temos mais ou menos a mesma idade.

Concluí recentemente a faculdade, mas no meu caso era pública, e não tive que pagar por ela depois, mas atualmente faço uma segunda faculdade (particular) e estou pagando mensalidades próximas do que você diz que custa a sua.

Após me formar segui trabalhando, e minha conta é a seguinte:

Consigo ter despesas fixas em torno de 30%.
Faculdade 10%
Financiamento do carro 20%. (sim, na época foi uma burrice financeira, mas tá perto de acabar).
Diversão 10%

O resto eu acumulo. Eu não incluo as despesas inesperadas no meu orçamento porque eu trabalho da seguinte maneira:

Dia 1 o salário cai na minha conta. Pago TODAS as contas dia 5 (30% do salário), e o que sobra na conta (70%) eu deixo para gastos com despesas inesperadas, diversão e outros gastos obrigatórios, sendo que me proponho a guardar no mínimo 20% (normalmente dá entre 30 e 40%). Então quando chega dia 30 do mês eu limpo a conta e dia 1 recomeço tudo.

Se você fizer assim, inicialmente vai descobrir que é bom deixar o cartão de lado e pagar tudo no débito e ir acompanhando sua conta. Mais para frente poderá descobrir que seus gastos durante o mês você poderá "rolar" a divida para o proximo mes se pagar no crédito (e acumular milhas), mas sempre controlando os seus gastos (eu olho todo dia o extrato da conta via internet). E assim você vai se policiando.

Lembre- se. A real disciplina é você atingir SEMPRE a meta daquilo que você quer guardar, e não se esquecendo de se preparar para melhorar de emprego.

Comparo a acumulação de capital a uma pia dessas de cozinha. Para enriquecer você tem que encher a pia. Mas como se faz isso?
1. Reduz o tamanho do ralo (corte de despesas), que aí sai menos agua da pia
2. Aumenta a vazão da torneira, que ai entra mais que sai (trocar de emprego que pague mais por exemplo)
3. Coloca uma segunda torneira jorrando agua (arruma um segundo emprego)
4. Faz tudo que eu disse anteriormente.

E assim você conseguirá acumular capital para viver de renda futuramente. Mas lembre- se. O que você deve procurar é mudar seus hábitos principalmente. Seja moderado nos seus gastos e se prepare sempre para o futuro.

Abraços, Fernando

www.berliminvest.blogspot.com
rogosan

MensagemEnviada: Dom Jul 17, 2011 2:40 am    Assunto: Responder com Citação

gabriel_antunes escreveu:
Na Spinelli você pode abrir uma conta que opera gratuitamente em Tesouro Direto. Uma excelente forma de poupar. Dá pra começar com R$100 e poucos pilas por mês ali, o que seria 20% de tua renda. O importante é começar.

A XP também tem um plano para operar ações sem corretagem nenhuma.

Abraços!

Defini o valor que devo poupar mensalmente em 45% por enquanto. Estou depositando o valor todo na poupança mesmo, pois não entendo muito de investimentos ainda.
Você acha que valeria a pena, ao invez de 45% na poupança, apenas 25% nela e os outros 20% neste tesouro direto? Vou pesquisar um pouco sobre ele..
rogosan

MensagemEnviada: Dom Jul 17, 2011 2:46 am    Assunto: Responder com Citação

hiperbusca escreveu:
Falae garoto, tudo tranquilo?

Bom, eu sei muito bem o que você diz, pois temos mais ou menos a mesma idade.

Concluí recentemente a faculdade, mas no meu caso era pública, e não tive que pagar por ela depois, mas atualmente faço uma segunda faculdade (particular) e estou pagando mensalidades próximas do que você diz que custa a sua.

Após me formar segui trabalhando, e minha conta é a seguinte:

Faculdade 10%
Financiamento do carro 20%. (sim, na época foi uma burrice financeira, mas tá perto de acabar).
Diversão 10%

O resto eu acumulo. Eu não incluo as despesas inesperadas no meu orçamento porque eu trabalho da seguinte maneira:

Dia 1 o salário cai na minha conta. Pago TODAS as contas dia 5 (30% do salário), e o que sobra na conta (70%) eu deixo para gastos com despesas inesperadas, diversão e outros gastos obrigatórios, sendo que me proponho a guardar no mínimo 20% (normalmente dá entre 30 e 40%). Então quando chega dia 30 do mês eu limpo a conta e dia 1 recomeço tudo.

Se você fizer assim, inicialmente vai descobrir que é bom deixar o cartão de lado e pagar tudo no débito e ir acompanhando sua conta. Mais para frente poderá descobrir que seus gastos durante o mês você poderá "rolar" a divida para o proximo mes se pagar no crédito (e acumular milhas), mas sempre controlando os seus gastos (eu olho todo dia o extrato da conta via internet). E assim você vai se policiando.

Lembre- se. A real disciplina é você atingir SEMPRE a meta daquilo que você quer guardar, e não se esquecendo de se preparar para melhorar de emprego.

Comparo a acumulação de capital a uma pia dessas de cozinha. Para enriquecer você tem que encher a pia. Mas como se faz isso?
1. Reduz o tamanho do ralo (corte de despesas), que aí sai menos agua da pia
2. Aumenta a vazão da torneira, que ai entra mais que sai (trocar de emprego que pague mais por exemplo)
3. Coloca uma segunda torneira jorrando agua (arruma um segundo emprego)
4. Faz tudo que eu disse anteriormente.

E assim você conseguirá acumular capital para viver de renda futuramente. Mas lembre- se. O que você deve procurar é mudar seus hábitos principalmente. Seja moderado nos seus gastos e se prepare sempre para o futuro.

Abraços, Fernando

Olá Fernando! Tudo certo sim, e contigo? Espero que sim!
Cara, eu fico feliz em ver que alguém em uma situação parecida com a minha também está lutando para supera-la, te agradeço por se manifestar aqui.

Eu gostei bastante dos seus exemplos, mas infelizmente não entendi o seguinte:

Citação:
Faculdade 10%
Diversão 10%

Dia 1 o salário cai na minha conta. Pago TODAS as contas dia 5 (30% do salário), e o que sobra na conta (70%) eu deixo para gastos com despesas inesperadas

Pois você especifica 10% facul, 10% diversão, 20% carro, depois diz que não inclui as despesas inesperadas mas ao mesmo tempo segue dizendo que libera 70% pra elas.
Não interpretei bem, peço desculpas pela má interpretação se for o caso...

obrigado!
hiperbusca
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Dom Jul 17, 2011 10:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Fala garoto!

depois que voce falou eu vi que ficou um tanto confuso, mas vou entrar em mais detalhes contigo. Vou fazer uma conta hipotética contigo com um salário de 1000 reais para você ver o que eu faço:

Dia 01 cai meu salário. 1000 reais. Beleza ai q q eu fiz? Acertei pra q minhas contas fixas caiam pro dia 5, pq se eu ficar com uma pro dia 5, outra pro dia 10, outra pro dia 12 fica complicado. Então dia primeiro cai meu salario e dia 5 eu pago:

Agua
Luz
TV a cabo/internet
Telefon celular.
e outras contas obrigatórias. Somando eu gasto 30%.

Eu comprei carro financiado, então por acaso tenho uma dívida de mais 20%. Se fosse voltar atras. compraria a vista, mas ai fiz essa besteira, entao tá lá mais 20%.

Pago faculdade que dá mais uns 10%. Normalmente dá mais que 10% mas eu arredondei as contas pq meu custo fixo é aproximadamente 30% tb. Entao arredondei as contas.

Se voce for ver, sobram 40%. Esss 40% dia 5 é o que sobram dia 5 pq todas essas contas que te falei eu botei pra pagar dia 5. A partir daí eu sei que tenho 40% pra gastar com tudo que eu queira: almoço fora, diversao, qq outra coisa. Eu si que desses 40% eu pretendo guardar 20%. Entao vou gastando o minimo que posso ate o dia 30 do mes. Quando dá dia 30 eu vejo o quanto eu consegui guardar.

Se voce for perceber, essas despesas inesperadas entram justamente nesses 40% que eu deixei na conta. Se eu tiver q gastar com qq coisa, como manutençao do carro ou outra coisa, eu gasto desses 40$, lembrando que 20% é a meta.

Normalment sobra, consigo guardar 30%, e quando terminar o carro vou tá com 50% pra guardar.

Esses 10% nao pretendo guardar pois é investimento em conhecimento, que te faz melhor para conseguir um emprego que m pague melhor. Entao após a segunda facul, faço uma pos, ou um mestrado, ou compro livros. Esses 10% pretendo manter como gasto.

Esse gasto do dia a dia eu gasto no débito pq ai dá pra ver o dinheiro saindo da sua conta, e ai vc monitora pelo home banking da internet. Quando vc tiver disciplinado e gastando menos que ganha, poderá passar a gastar no crédito e estará juntando milhas para viajar. Nao vai gastar mais, só vai pagar as despesas no mes seguinte, e isso é o que chamo de rolar a divida.

Lembrando que esse é UM exemplo que vc vai ver aqui no forum. Outras pessoas poderao te dar exemplo ate melhores, mas to conseguindo guardar bastante.

Se quiser perguntar mais alguma coisa, manda uma msg privada q a gente conversa

Abração, e espero ter ajudado.

www.berliminvest.blogspot.com
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Jul 19, 2011 8:00 pm    Assunto: Responder com Citação

rogosan escreveu:
Defini o valor que devo poupar mensalmente em 45% por enquanto. Estou depositando o valor todo na poupança mesmo, pois não entendo muito de investimentos ainda.
Você acha que valeria a pena, ao invez de 45% na poupança, apenas 25% nela e os outros 20% neste tesouro direto? Vou pesquisar um pouco sobre ele..

Acho que sim. O TD é ótimo para você se ambientar em investimentos financeiros. Arredondando o risco é zero. Assim como a poupança.

Neste caso, é melhor operar primeiro o TD e depois ler o livro "Títulos Públicos Sem Segredo", pois ele não é muito didático. Ele serve para aprofundar-se no assunto.

Acima de tudo, aja!
rogosan

MensagemEnviada: Seg Jul 25, 2011 2:37 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pessoal, consegui manter certa organização neste segundo mês de educação financeira. Estou pesquisando sobre o TD e para o proximo mês estou montando um esquema para aplicar também a iniciação ao mesmo.

Até mais!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!