Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Calculando o retorno do investimento

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Neomalthusiano

MensagemEnviada: Dom Set 18, 2011 7:14 pm    Assunto: Calculando o retorno do investimento Responder com Citação

Boa tarde, pessoal. Já faz um bom tempo (aproximadamente 3 anos) que eu venho analisando a possibilidade de investir em TD e acredito que agora tenha chegado a hora de uma definição, seja positiva ou negativa.

Uma dúvida básica que eu ainda tenho é saber calcular a rentabilidade de determinado título. Usando a calculadora e a tabela de rentabilidade do site do tesouro nacional fica fácil. Mas, e se fosse o caso de uma venda antecipada? Nesse caso como eu faria para avaliar o meu lucro/prejuízo antes de proceder com a operação? No TD existe uma taxa de compra e de venda para o dia. O que essa taxa significa?

Existe alguma diferença entre a venda antecipada de um título de um prazo maior para um menor? Por exemplo, se eu resolvesse vender uma LTN 010113 e uma NTNB Principal 150824 na próxima quarta-feira, existiria alguma vantagem de uma em relação a outra? Ou isso é coisa que depende da conjuntura do mercado?

E para finalizar, o pagamento do IR na fonte como é que fica? A corretora desconta um valor meramente fiscal e a gente tem que pagar o resto via DARF?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
mapatd

MensagemEnviada: Dom Set 18, 2011 7:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Consideramos que compensa avaliar as perspectivas dos títulos que estão em carteira frequentemente, e que o ideal é classificá-los em relação a seu potencial de retorno futuro. Caso a perspectiva de um título em carteira seja pior do que a de um título que se pode comprar no mercado a venda antecipada compensa. Isso vale para títulos de qualquer prazo e depende da conjuntura do mercado.

Sobre IR, a corretora cuida de tudo.

Sds,

Equipe MapaTD
http://mapatd.blogspot.com/
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
Neomalthusiano

MensagemEnviada: Ter Set 20, 2011 6:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Entendi. Obrigado, Mapa.
mapatd

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2011 10:48 am    Assunto: Responder com Citação

Veja por exemplo o caso da LTN010113. Comprada em 20.09.2010 alcançou rentabilidade de 10,77% ao ano até aqui (a calculadora gratuita captura bem esta primeira fase), mas sua perspectiva é de 9,35% ao ano daqui até o vencimento (calculado com a ferramenta do MapaTD). O retorno pode ser um pouco melhor se resgatado antes do vencimento. O retorno depende de quando o título foi comprado (pois afeta IR), da taxa de administração, do valor total da carteira do investidor (pois afeta taxa de custódia) e da taxa de juros na venda.
Sds,
Equipe MapaTD
http://mapatd.blogspot.com/
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
MrMass
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Set 26, 2011 3:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Aproveitando o tópico, vale a pena investir cerca de R$100.000 em TD e deixar lá apenas de 6 a 8 meses? E se eu precisar retirar parte do valor antes desse período, eu posso?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!