Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Brasileiro é um fanfarrão ?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Biker

MensagemEnviada: Sex Jul 15, 2011 12:34 pm    Assunto: Brasileiro é um fanfarrão ? Responder com Citação

Gostaria de propor um assunto para debatermos.

Segundo o texto do Blog, o brasileiro é mesmo um fanfarrão !!!

Código:
O povo está gastando como se não houvesse amanhã. Só que o amanhã chega e as pessoas ficam sem grana para pagar o que devem. Esquecem, não sabem ou não estão nem aí para as medidas do governo para frear a inflação e o consumo, que incluem a alta dos juros (Selic) e do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O próprio crédito está mais caro.

Mas e se o povo não comprasse tanto ? não iria girar a economia e o Brasil estaria em crise. É isso mesmo ?

Ou seja, é bom ou não o povo comprar ?
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sex Jul 15, 2011 4:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Esse é um típico debate de Ciência Econômica: a relação poupança/consumo, e sua influência na economia real.

A economia não deixa de girar se as pessoas poupam ou consomem mais, por um simples motivo. A poupança de hoje, é o gasto maior de amanhã. Uma hora esse dinheiro sai do armário e vira consumo. E também porque, através das instituições financeiras, este dinheiro será emprestado para outras pessoas consumirem.
Lobão

MensagemEnviada: Seg Ago 22, 2011 11:05 am    Assunto: Responder com Citação

Citação:
A economia não deixa de girar se as pessoas poupam ou consomem mais

Brilhante colocação do nosso amigo Gabriel. Ao poupar as reservas e frear a economia com altos juros, o governo visa conter a inflação e entrar em "gap" recessivo. Nos dias de hoje isso não assusta, pois a diferença é pequena, mas é uma forma ortodoxa de conter a inflação. O brasileiro é gastador por natureza, basta incentivar nos lugares certos e desmotivar nos lugares certos...
Sei lá... Mas elevar os juros "à toa" não me parece uma boa... Se estiver falando besteira podem descer a tora (no bom sentido por favor) Laughing
abraços
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Biker

MensagemEnviada: Sex Ago 26, 2011 9:57 am    Assunto: Responder com Citação

O que eu vejo é que o brasileiro, principalmente classe C estão pouco se lixando para juros. Ou desconhecem e/ou ignoram os juros e parcelam a perder de vista.

Será falta de educação financeira ?

Apesar de que o consumismo parece ser no mundo todo...
Lobão

MensagemEnviada: Sáb Set 10, 2011 7:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Vejo muita gente dizendo: "A prestação cabe no orçamento!" mas será que pararam para analisar que aquele produto é uma "bosta", a taxa de juros é irreal e ele COM CERTEZA vai se arrepender. Mas o que o faz comprar? A bela e maravilhosa propaganda! Sim! Se algum macaquinho tiver uma coisa e for influente, aquilo passa a ser essencial no meio onde vive. Então os outros macacos vão tentar a posse de objetos parecidos para atrair as fêmeas/machos como o "fanfarrão" está fazendo...
Isso vai longe...
Abraços
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Dom Cielo
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Dom Set 11, 2011 10:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Por isso que passa governo, passam anos, a classe A cada vez concentra mais riqueza em suas mãos. O povo não se planeja, não faz conta, não sabe onde vai estar daqui a 10 anos. Falta muita cultura financeira neste país.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
juliosardella
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Set 20, 2011 3:41 pm    Assunto: Responder com Citação

SIM, O BRASILEIRO É UM FANFARRÃO:

Eis um exemplo básico que vi hoje:

http://www.bomnegocio.com/rio_de_janeiro/grande_rio_de_janeiro/passo_financiamento_de_um_peugeot_selection_8382766.htm?ca=21_s

Pra quem não quiser ver o link, ai vai o anúncio do cara:

Passo financiamento de um peugeot azul, fiz em 60 vezes de 509,00 dando 2.000 de entrada, paguei 11, quero os 2.000
e a pessoa assumir o contrato da BV, 2011 pago faltando vistoriar, o carro e confortavel, completo e esta com um pequenino amassado atraz, abaixo da lanterna.
Valor da taxa de transferencia da BV: 400,00.
OBS.: Não acc contrato de gaveta, pois já me aborreci com outro veiculo 2 vezes, favor não insistir.

Ou seja, o cara quer passar um financiamento de R$ 24.941,00 + R$ 2.000,00 na mão por um carro que não vale nem R$ 13.000,00 na revenda.

Se não bastasse isso, olha no final do texto. Essa NÃO É A PRIMEIRA VEZ que o cara se enrola com financiamento. Ou seja, o brasileiro comete as mesmas "ignorâncias financeiras" repetidamente.

Alguém acredita que esse cara vai conseguir repassar esse financiamento?

Isso sem falar em cartão de credito. Tenho amigos aqui no trabalho que tiram entre R$ 5.000,00 a R$ 7.000,00 liquidos e não conseguem pagar a fatura do cartão, ficam pagando metade, mínimo, etc.

Estes mesmos caras me chamam de pobre ao me ver rodando de Gol com GNV.

Brasil!!!!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
imhotep
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2011 11:25 am    Assunto: Responder com Citação

juliosardella,

Aqui no trabalho é a mesma coisa.
Eu sempre fui de ônibus pro trabalho pq não tinha carro.
E todo mundo falando pra eu financiar, q ia ser bom, bla, bla, bla...

Só fui comprar meu primeiro carro há uns anos atrás, quando paguei à vista, depois de ter juntado dinheiro!

Hoje eu continuo vindo trabalhar de ônibus (moro a apenas 3 km do trabalho - daria até pra ir a pé, se quisesse), pois não tenho garagem no trabalho e a região do meu escritório é sujeita a rouos (e tb não quero custos com estacionamento pago).

Enquanto isso, continuo vivendo com bem menos do que ganho, investindo meu dinheiro, pagando carro, viagens, estudos à vista e meus colegas de trabalho estão aí endividados - o salário deles (compatível com o meu) acaba antes do final do mês.

Meu colchão d segurança está bem cheio e vou vivendo assim, trabalhando pra caramba, mas recebendo os dividendos da minha educação financeira.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
felipeno
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2011 12:30 am    Assunto: Responder com Citação

Essa é uma questão muito pessoal.

Dificilmente alguém financeiramente instruído consegue "catequizar" alguem ignorante no tema finanças.

Você pode colocar no papel, no excel, mostrar que se a pessoa economizar X meses consegue juntar o dinheiro e pagar a vista mas não adianta.
Isso é cultural, faz parte da ausência de educação financeira nas famílias e nas escolas.

Para a maioria das pessoas, financiar, pagar 2 ou 3 vezes o valor do bem é algo sensato, pois o bem é adquirido AGORA.

Em relação à discussão sobre "Poupança X Gasto" como fator de movimento da economia, o assunto é muito complexo.
Primeiro que se uma parcela infima da população passar a poupar mais e gastar menos, isto não irá gerar qualquer impacto, a curto prazo.
Se houver, a curto prazo, um movimento forte de poupança ou um movimento mais suave, no longo prazo, só assim poderia haver um impacto na economia real.

No entanto, é importante lembrar que mais poupança significa mais crédito disponível.
A longo prazo isso reduz a taxa de juros da economia.
Reduzindo a taxa de juros aumenta a procura por crédito pois o custo de oportunidade passa a ser menor, estimulando a economia.
Reduzindo a taxa de juros, aumenta o investimento na economia real, pelo mesmo motivo de diminuição do custo de oportunidade.
No entanto, isso ocorre apenas a longo prazo.

Enquanto isso, quem possui educação financeira, como nós que somos membros do CDPR, se beneficia.

Suae quisque fortuna faber est
Cada homem é artesão de seu próprio destino!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!