FONTE: http://www.monacoonline.com.br/blog/?p=107
Fundos multimercado
Os fundos multimercado são fundos que procuram aplicar seus recursos em diversos tipos de ativos, montando uma carteira de composição equilibrada.
Com uma carteira mais equilibrada busca-se uma melhor proteção contra variações negativas de um determinado mercado. Imagine que você aplique em um fundo de renda fixa e os juros disparem. Neste caso você ficaria com um rendimento muito abaixo da média do mercado. Ou então imagine que você aplicou em um fundo de ações e o Ibovespa caia muito.
Caso você tivesse seu dinheiro aplicado em um fundo multimercado, talvez a parcela de renda fixa ou de ações fosse pequena (15%, por exemplo) frente ao capital total do fundo, fazendo com que o problema fosse minimizado pelos possíveis ganhos do restante do capital que estaria investido em outros ativos.
Os fundos multimercado podem ser classificados, basicamente em 4 tipos:
* Fundos multimercado sem renda variável;
* Fundos multimercados com renda variável;
* Fundos multimercados com alavancagem sem renda variável;
* Fundos multimercado com alavancagem com renda variável.
A diferença entre os dois primeiros é que o segundo pode alocar uma parte (a ser definida pelo administrador) de seu capital em ações e primeiro não.
Os dois útlimos são iguais aos dois primeiros no que diz respeito a possuir ou não parte do capital aplicado em ações. Já quanto a alavancagem, isso que dizer que o fundo pode arriscar mais e fazer operações com contratos futuros (de moeda, de ações, de commodities, etc) ou, por exemplo, opções.
Sempre que você ouvir falar em alavancagem, a grosso modo, entenda que se está usando mais dinheiro do que se tem, no momento, para realizar uma operação. Isso aumenta as possibilidades de retorno e também o risco.
Riscos
Os fundos multimercado apresentam, naturalmente, um risco maior que os os fundos de renda fixa ou referenciados, pois eles podem investir em vários mercados, o que aumenta “a quantidade de coisas que administrador do fundo deve tomar conta”. Ou seja, agora seu fundo pode ir mal, ou bem, devido a variação das ações, do dólar, dos juros e do açúcar. Note que já ficou um pouco mais complexo.
Dentre os fundos multimercado os que apresentam maior risco são os fundos com alavancagem e com renda variável, pois além de tudo que vimos no parágrafo acima ainda está arriscando um pouco (ou muito) mais que o capital que ele realmente possui.
Quando investir
O melhor momento para se investir em fundos multimercado é em momentos de incertezas, pois sua carteira equilibrada pode ajudar a evitar grandes perdas caso algum mercado (o de ações por exemplo) entre em crise. Estes fundos também devem ser utilizados por quem gosta de diversificar e não quer o trabalho de fazer isso pessoalmente, ou quer diversificar mas não sabe como se faz para investir em dólares ou em commodities.
Estes fundos são melhores que os fundos referenciados ou de renda fixa quando se trata de aumentar o capital, mas não são páreos para os fundos de ações ou qualquer outro fundo que invista em um determinado mercado quando o mercado escolhido vai bem.
Ou seja, embora você pode vir a ganhar, em um fundo multimercado, com a alta das ações, mas você muito provavelmente ganharia mais se comprasse as ações diretamente ou aplicasse em um fundo e ações especificamente.
Por isso o melhor momento para se aplicar nestes fundos é em tempo de dúvidas. Passadas as dúvidas aplique em fundos do mercado que tenham se tornado a bola da vez, como renda fixa, ações, dólar, etc.
Há dois anos e meio ou três anos atrás, estes fundos tiveram bastante captação por parte de investidores que queriam sair da renda fixa mas não queriam ainda aplicar em ações. Como vimos, era um momento de transição e o Ibovespa ainda não estava “bombando”.
Tributação
A tributação dos fundos multimercado segue a mesma regra que os fundos de longo prazo, dependendo do prazo que você deixou o dinheiro aplicado:
* 22,5% sobre o rendimento permanência de até 180 dias;
* 20% para aplicações acima de 180 e até 360 dias;
* 17,5% para aplicações entree 361 e 720 dias;
* 15% para aplicações maiores que 720 dias.
Outras classificações
Existem também os fundos multimercado balanceados e os de capital garantido. A diferença do primeiro em relação aos outros é que este deve explicitar no regulamento qual percentual dos recursos vai para cada mercado. Por exemplo: 55% em ações, 40% em renda fixa e 5% em alavancagem.
Com isso você já sabe previamente como o fundo foi balanceado, e o gestor não vai poder modificar isso sempre que desejar. Isso é ideal para quem gosta das coisas um pouco mais estáveis.
Já o segundo tipo de fundo é uma modalidade que garante ao investidor o capital investido ou, em alguns casos, o capital investido acrescido de algum rendimento.
Para isso, normalmente, você precisa deixar seu dinheiro aplicado por um período determinado (2 anos, por exemplo) e após o fim deste período, se tudo der errado, o gestor lhe garante, por exemplo, o seu capital de volta corrigido pela inflação.
_________________
Perserverar = Obter
www.licenciandosdaeba.blogspot.com
www.monteiroanna.com.br