Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Fechando o orçamento do ano 2011

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
felipemlopes24

MensagemEnviada: Qui Dez 29, 2011 3:08 pm    Assunto: Fechando o orçamento do ano 2011 Responder com Citação

Olá pessoal,

O ano de 2011 que aqui chega ao fim, é também o primeiro ano em que comecei a colocar o meu orçamento pessoal numa planilha.Agora em janeiro vou fechar a planilha com todos as receitas e despesas de 2011, e já estou impressionado com os números..os custos com veículo chegaram a R$ 7.259,15.

Vou fazer uma análise criteriosa para que enxugue o necessário e aumente a receitas para atingir objetivos pessoais.

Imagino que alguns participantes do fórum façam o mesmo, e podemos trocar algumas idéias..

assim que finalizar, retornarei.

Abraço e feliz 2012!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Dez 29, 2011 8:45 pm    Assunto: Responder com Citação

O susto pós primeiro ano de controle de gastos é grande, não é mesmo ? Smile

Gastamos com coisas que nem imaginávamos ... Gastamos valores que pensávamos serem bem menores ...

Parabéns !! Very Happy
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
kikitsune
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Jan 02, 2012 11:34 pm    Assunto: Responder com Citação

De fato parabens, Felipe.

Afinal colocar cada gasto na planilha e' uma chateacao... de tanto que as pessoas desistem nos primeiros meses, Cerbasi mudou a estrategia da caderneta, cuja variacao eu sugeri para o miro.

Pegue sua renda mensal e todas as contas para pagar: subtraia o primeiro do segundo e veja se sobra algo.

Se nao sobra nada, entao tem de identificar contas essenciais (convenio medico, alimentacao mensal, transporte para trabalho, moradia, telefone) e as contas nao essenciais (tv a cabo, internet, gastar 200 reais em celular, almocar e jantar fora todo dia, etc), e os superfluos mesmo (compras sem qualquer motivo, happy hour, baladas, cinema, viagem de ferias)

Comece cortando os superfluos. Vai sobrar dinheiro no fim do mes? Entao esse valor, se nao ultrapassa 10% do salario, deve ir todo para a poupanca. Sem falar que deve fazer de tudo para chegar aos 10%, ou seja, hora de ver onde pode-se cortar os nao-essenciais.

Ao avaliar se esta pagando celular caro demais, internet cara demais, pagando caro demais comendo fora todo dia, se conseguir fazer sobrar mais de 10% do salario, digamos 15% do salario, poupe 10% obrigatorios.

Os 5% restantes devem ser DIVIDIDOS em duas partes. 2,5% para aumentar o poder de poupanca (por exemplo uma aposentadoria), e 2,5% podem seru gastos em lazer.

Vamos fazer de conta que a pessoa recebe 2000 reais de renda, e que seus gastos somam 1750 reais, sobrando 250 reais.

200 reais (10%) devem ir para a poupanca. Sobram 50 reais, onde 25 reais devem ir para algum tipo de investimento (aumentar o poder de poupanca em 1,25%).

Os outros 50 reais podem ser gastos em lazer nesse mes. Pouco mas alguma coisa. Porque sem NENHUM lazer a pessoa nao consegue manter a forca de vontade de continuar.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
abuZado
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 03, 2012 10:28 am    Assunto: Responder com Citação

Kikit,

Mas aí você só trabalha com poupança.

Após fazer o colchão de segurança, o dinheiro não precisa continuar a ir para a poupança. Pode-se investir esse valor mensal (no exemplo, os R$250) em outros tipos de investimentos.

Sei que, para alguns investimentos, os R$250 acabam sendo corroídos pelos custos, mas nesses casos é só juntar uma quantia na poupança e depois transferir de uma só vez, diluindo-se os custos.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
kikitsune
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Jan 04, 2012 11:25 am    Assunto: Responder com Citação

abuZado escreveu:
Kikit,

Mas aí você só trabalha com poupança.

Após fazer o colchão de segurança, o dinheiro não precisa continuar a ir para a poupança. Pode-se investir esse valor mensal (no exemplo, os R$250) em outros tipos de investimentos.

Sei que, para alguns investimentos, os R$250 acabam sendo corroídos pelos custos, mas nesses casos é só juntar uma quantia na poupança e depois transferir de uma só vez, diluindo-se os custos.

Uai, mas no começo é poupança mesmo... a pessoa nao entende nada de investimentos mais sofisticados, deixa ali na poupança para evitar grandes desvalorizacoes.

E depois que estudou, refletiu, etc. - sem falar que formou seu colchao de seguranca na poupanca - pode tentar as "poupancas" mais arrojadas, ou seja, os outros investimentos.

Sem falar que ao contrario de outras aplicacoes "conservadoras" onde para ter algum lucro e' necessario que o dinheiro fique PRESO por prazos superiores a 1 ou 2 anos, a poupanca e' um investimento que permite transferir RAPIDAMENTE dela para algum investimento oportunidade. Nao precisa ficar chupando o dedo "ah, meu dinheiro ta' preso em outro negocio, nao posso aproveitar a liquidacao"

E no final das contas, nao da' para investir se nao poupamos, ou seja, se gastamos nosso dinheiro. Qualquer investimento e' de certa forma uma " poupanca" para quando surgirem as vacas magras.

Ou voce sugeriria que um cara que acaba de se salvar da forca ignore e despreze a caderneta de poupanca e caia de cabeca em investimentos mais arrojados? Mr. Green

Muito cuidado. Concordo que deixar apenas na poupanca é perda de tempo, mas partir para o extremo oposto dizendo que a poupança nao presta pra nada é danoso para nossos colegas que estão em recuperaçao na UTI financeira. Salvaram-se de um infarto e vao começar a recuperar-se com exercicios moderados, e nao cair de cabeca numa maratona. É tao ruim quanto um infartado ter permissao de comer picanha assim que sai do hospital.

Eu sempre digo para meus alunos que se e' para aprender a nadar que faca na escolinha, na parte rasa da piscina. Nao se metam a aprender a nadar em alto-mar. Mr. Green
general
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Jan 05, 2012 1:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Estou controlando tudo em uma planilha também com muita disciplina e já notei o que eu preciso cortar de gastos este ano de 2012.
Quanto a poupança eu deixo lá apenas meu colchão de segurança também e existem investimentos tão seguros quanto ela que não representam riscos mas tem retornos melhores kikitsune como o Tesouro Direto (amplamente discutido aqui no fórum) e investimentos de renda fixa de bancos como da Sofisa que dá 12% ao ano batendo o TD.

http://generalinvestidor.com.br/
Site de investimentos e carteira pessoal!

Ações, Fundos Imobiliários e Tesouro Direto, voltado para investidores experientes.!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
felipemlopes24

MensagemEnviada: Qui Jan 05, 2012 2:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá,

Estou começando a fazer o meu "relátorio", e achei importante fazer tudo bem detalhado como se eu fosse uma "empresa", na qual tenha todas as comparações possíveis (com gráficos e etcetera) para poder ter uma visão global da coisa.

Fiz um ranking das despesas, e adivinhem.. a grande campeã foi os gastos com veículo.Somaram-se R$7.409,15 ou 21% de todas as despesas de 2011, com gasto médio mensal de R$617,43.

É importante salientar que possuo um carro popular na faixa de 25 mil e que não tenho supresas com manutenção por faze-las rigorosamente em dia.

Apesar do alto custo de se manter um veículo (quase um luxo para alguns brasileiros), ele é necessário para o uso do dia-dia pelo precário funcionamento do transporte público (gastei somente R$61 em 2011) e pelo conforto que ele nos proporciona ao se deslocar de um lado ao outro. Isso não quer dizer que se precisa ter o último ano\modelo para se locomover, mas um popular que tenha conforto e segurança já seja o suficiente.

Encaro o veículo como um bem de consumo, no qual tem seu desgaste natural, e por isso não acho interessante adquirir um com alto valor e custo. Mas como sabemos existe a mídia que nos apela a todo o momento com propagandas para o consumo desenfreado.

Decisão: vou me manter com o veículo atual por mais um ou dois anos e após trocar para um semi-novo popular com no máximo três anos de uso (a desvalorização a menor neste faixa) que tenha segurança e conforto

A boa notícia é que em segundo colocado no meu ranking foi investimentos (ele foi colocado como despesas por ser uma conta que paga a mim mesmo), na qual posso afirmar ser uma despesa boa ou uma dívida paga a meu favor.

Fico muito contente em poder compartilhar\contribuir de alguma forma e também aprender com o pessoal do fórum!

Vou acabar de fazer o resto, e depois retorno

Abraço!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Jan 05, 2012 3:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Como dizem, carro é um filho, querendo ou não sempre dá gasto.
No ano que passou gastei cerca de R$5.500 com o carro, incluindo seguro, revisão, IPVA, gasolina e garagens. Ou seja, em 5 anos conseguiria comprar outro carro popular, mas sem sombra de dúvida são 5mil reais bem investidos no meu conforto e não troco por nada.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sex Jan 06, 2012 7:53 am    Assunto: Responder com Citação

E é incrível como tem gente que "insiste" em deixar de lado (não leva em consideração ...) estes gastos "fora do padrão". (que de fora do padrão não tem nada, afinal todos sabem que eles acontecem, hehehe)
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
fwp

MensagemEnviada: Seg Jan 09, 2012 1:35 am    Assunto: Responder com Citação

Muito bom esse tópico, afinal de contas também sou apaixonado por carro e estou na mesma situação que o amigo felipe, é um carro popular e os gastos assustam muito.

Hoje mesmo dia 09 acabou de sair no RJ os valores do IPVA 2012, aí logo depois tem seguro, etc etc ou seja.. importante pagar a vista pois aqui no RJ tem 10% de desconto!!

Seguro também tem um certo desconto!!!

Abçs.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!