Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 142

Pergunta:

Ola pai rico,

quero alugar um apartamento no rio de janeiro, porem não tenho fiador, logo a única alternativa dada pelas imobiliárias é o pagamento do seguro fiança. E como gosto da minha grana, não quero queima-la com o seguro.

Existe alguma outra alternativa para isso?

Obrigado pela atenção,

Tarsis Azevedo

Resposta:

Bom dia Tarsis,

Antes de qualquer coisa: juro que não entendi qual a vantagem real desse seguro fiança. Foi divulgado como sendo o Santo Graal para os problemas de locação de imóveis … porém o que vi foi um tiro no pé … Um negócio onde a pessoa rasga o dinheiro para não precisar de um fiador … meio “chato” isso.

Me pergunto porquê não adotam o padrão caução, onde a pessoa que vai alugar o imóvel deixa o dinheiro de “n” meses de aluguel, para o caso de inadimplência – como acontece nos EUA por exemplo. Na verdade, quando divulgaram o seguro fiança eu havia imaginado que seria isso … doce ilusão. 🙂

Tudo em prol da burrocracia e do aumento de custos. 😉

Quanto à alternativa, eu tinha visto alguma coisa sobre a Caixa ter lançado um cartão que serviria para isso, para os casos em que a pessoa não tem um fiador e não quer fazer o seguro fiança, mas não sei muitos detalhes não … Te indico dar uma olhada no site deles. (não te passo a informação mastigada agora porque o site deles não abre aqui de jeito nenhum …)

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico