Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Dúvida: Entrar na bolha ou não entrar?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
rodrigogomes

MensagemEnviada: Seg Fev 27, 2012 12:19 pm    Assunto: Dúvida: Entrar na bolha ou não entrar? Responder com Citação

Olá a todos!

É a primeira vez que escrevo no fórum, embora já acompanhe as postagens aqui a um tempo.

Bom, minha situação/dúvida/martírio é o seguinte:

Estou namorando sério e já penso em casar. Como todos sabem, quem casa quer casa e ai que esta o problema.

Tenho 10k guardados e tenho um salario de 1,5k mensais. Minha namorada já é formada, não tem nada guardado e ganha mais ou menos o mesmo. Eu ainda faço faculdade, mas sou bolsista, então os únicos gastos que tenho são com livros e materiais.

Recentemente lançaram alguns apartamentos na planta aqui onde moro. a localização é boa, mas o apartamento em si não me agrada, é pequeno demais (42m quadrados) e o preço é meio fora da realidade (ao meu ver), custando em média 160 mil.

Os pontos positivos é que no momento eu conseguiria arcar com a compra dele (a entrada e prestações antes do financiamento são compatíveis com nossa renda) e ele faz parte do minha casa minha vida.

O problema é que na minha percepção um apartamento desses não deveria custar mais de 100 mil. então eu arcaria com mais da metade desse valor a mais e ainda assumiria um financiamento gigante...

A questão é que também não possuo muito dinheiro no bolso e pra daqui 3 anos (data provável do casório e do termino deste apto) eu não teria lá muita bala na agulha para comprar outra coisa e se caso a bolha estourar mesmo, é provável que o financiamento fique mais difícil e que nem um apartamento destes eu consiga comprar...

E ai, o que faço? espero para ver o que vai acontecer com a bolha (se é que ela existe)? Compro e depois me arrependo? rs... Acumulo um capital para daqui a três anos já ter mais poder de negociação?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Marcelodn
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 27, 2012 12:49 pm    Assunto: Responder com Citação

160 Mil, é o valor final? ou o valor sem Juros a vista? Pq se for a vista ta MUITO CARO.

Mas vamos la vamos considerar que esse ja o valor A prazo... Eu pensaria da seguinte forma. Se eu alugar uma casa para morar, pagando 500 reais por mês (Aqui na minha cidade você aluga algo até legal por 500 reais).

Com 160 mil, levando em consideração o poder de compra, você poderia morar 320 meses, ou seja 23 anos.

Mas o ponto que eu quero chegar é que você pode alugar uma casa, e morar um tempo, uns anos de aluguel, e depois com a situação melhor fazer a aquisição de um imóvel, talvez até mais barato.

Eu acredito que um grande problema que possuímos é achar que e fundamental ter casa própia, quando na verdade é uma extrema ilusão na minha opnião.

Acho importante ter casa própia, mas não essencial. Por exemplo, se surge uma oportunidade de emprego fora.

então, se eu fosse você eu casaria, moraria de aluguel, e dava um tempo, depois comprava casa própia hahahaha ! por que as cosias tende a melhorar, e é muito mais facil vc comprar uma casa ganhando cada um 10mil, do que 1,5k Very Happy
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 27, 2012 12:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Marcelodn escreveu:
então, se eu fosse você eu casaria, moraria de aluguel, e dava um tempo, depois comprava casa própia hahahaha ! por que as cosias tende a melhorar, e é muito mais facil vc comprar uma casa ganhando cada um 10mil, do que 1,5k Very Happy

Compartilho da mesma opinião ! Onde assino ? Wink
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Marcelodn
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 27, 2012 12:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Aliás, um problema que eu teria por exemplo, é explicar para a patroa essa teoria hahahahhaa Very Happy
miro
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 27, 2012 1:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Confused Eu discordo.

Atualmente, eu moro com minha mãe em um apartamento de 60m² avaliado em quase 400k. Em dois anos atrás, pagamos 190k. O apartamento é pequeno, porém é suficiente.

Hoje eu passo pela mesma situação, namoro sério e penso em casar. E antes de casar, quero estar com a minha casa.

Há algum tempo eu andei vendo alguns imóveis, porém, a entrada para um sobrado de 70m² (área útil) no valor de 178k na planta era de quase 60k. O problema era a entrada.

Ao invés de juntar o dinheiro da entrada, eu procurei a opção da moradia popular (Cohab - com imóveis pequenos e com valor abaixo do mercado). Agora, com 5,5k de entrada, estarei comprando um apartamento de 50m² na planta por 70k.
*Omitindo renda, correndo o risco de não ser aprovado pela CEF. Em abril veremos...

Como haverão gastos com o casamento (aprox. 15k) e com a preparação do apartamento para efetiva moradia (só a cozinha já é cara)... um apartamento de 50m² está ótimo para o início, ainda mais para um casal.

Eu acho besteira pagar o aluguel que seja próximo ao valor da parcela de um financiamento, e você ainda corre o risco do proprietário pedir o imóvel ao término do contrato e você pode não achar outro imóvel parecido pelo mesmo valor de aluguel.

Na minha opinião, aluguel só se paga somente em regiões onde você não pretende ficar por muito tempo.

Como o fator não depende somente da situação financeira, como também o da necessidade/desejo... o meu conselho é:
- se poder aguardar e aumentar a sua reserva para a compra de um imóvel (considerando todos os gastos, desde cartório, taxas, móveis...), melhor. Já que o preço pode melhorar e a renda aumentar Smile
- se há a necessidade/desejo de casar logo, busque por imóveis pequenos, e não necessariamento muito perto do centro. Nem tudo se começa do/com maior/melhor....
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
daniel_gondao
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 27, 2012 2:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu não consigo entender essa necessidade e pressa de casar e comprar logo uma casa. Já vi gente largando faculdade e entrando num trabalho de carteira assinada sem chances de crescimento só para casar e morar junto. E ai assumir uma vida inteira na " pendura "

Eu respeito o sonho de cada um.

Mas acredito eu que nessa atual situação o mais certo é pensar "não é hora para isso".

Já vi muitos namoros que duraram varios anos mas em um momento que o casamento era dificil e assim terminaram. E logo depois já estabilizados essas pessoas arrumarem novos pares e casarem em menos de um ano.
Sendo o unico responsavel pelo casamento o momento emocional e financeiro de cada um e não o par em questão.

É uma situação dificil mas é a vida.

Desculpa mas essa é a minha opinião.
rodrigogomes

MensagemEnviada: Seg Fev 27, 2012 2:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado a todos pelas opiniões!

Então, no meu caso acho que morar de aluguel também não é muito inteligente... Porque não tenho na mão esses 160k

E o preço do apto é este a vista mesmo...

o plano que me passaram é de: 5k de entrada 24 de 400 3x 3k e 7k nas chaves... depois vem o financiamento propriamente dito... de 130k se não me engano...

pela "facilidade" me pareceu razoável, o tamanho para dois é bom, mas a questão é: não acho que o apto vale o que estão pedindo...

E pelo que estou vendo, muitos conhecidos meus nessa mesma situação se interessaram e estão comprando... Obvio que estão fazendo isso sem pensar...

Acredito que daqui a 3 anos, se tudo continuar como esta estarei com uns 30 k guardados... e a minha namorada tambem deva estar com pelo menos 15 ou 20....

O problema é se os imoveis continuarem nessa tendencia e a bolha propriamente dita não fazer todo esse estrago nos preços que espero.
Marcelodn
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 27, 2012 3:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Se tu esperar, e guardar dinheiro, tem a possibilidade de ter uma grana razoavel quando estourar a bolha, se ela estourar.

Se a bolha realmente estourar, quem tiver capital disponivel, para compra ira conseguir belas negocioções, pois o mercado vai estar sedento por dinheiro hahhaa! Very Happy
miro
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 27, 2012 4:46 pm    Assunto: Responder com Citação

E se depois desses 3 anos a bolha ainda estiver maior, firme e forte?
E se durante esses 3 anos acontecerem imprevistos que poderão afetar a reserva financeira?

Não sei vocês, mas financeiramente falarando eu sou um tanto quanto pessimista...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Marcelodn
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 27, 2012 5:02 pm    Assunto: Responder com Citação

miro escreveu:
E se depois desses 3 anos a bolha ainda estiver maior, firme e forte?
E se durante esses 3 anos acontecerem imprevistos que poderão afetar a reserva financeira?

Não sei vocês, mas financeiramente falarando eu sou um tanto quanto pessimista...

Mas e se não acontecer? e se a bolha estourar!

Lógico ai vai de cada um....

"É melhor arriscar ganhar do que não arriscar nada"
cleitondio
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 27, 2012 8:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Também não vejo o motivo da pressa para comprar a casa...

Normalmente somos novos, fazemos má escolhas do imóvel pois a adrenalina em ter uma casa própria consome o nosso discernimento, alem disso não temos o conhecimento necessário pra comprar uma casa ideal... podemos comprar uma casa pequena demais e ter mais filhos do que imaginávamos, ou o casamento não dar certo, etc.
Acho que o imovel no inicio da vida produtiva pode nos amarrar a uma localização, tirando a mobilidade que precisariamos ter, no caso de mudarmos de emprego, cidade, etc..
Minha opinião é alugue um imovel em conta e invista a diferença.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!