Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Consórcio ou Poupança?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investindo em Consórcios
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
miro
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 08, 2012 8:52 am    Assunto: Consórcio ou Poupança? Responder com Citação

Pessoal. Coloquei na cabeça que quero porque quero comprar uma Kawasaki Ninja (250). Essa compra me ajudaria na economia com combustível e na conservação de um carro que eu uso diariamente mas quero chegar a colocar placa preta (faltam 9 anos).
A moto hoje, custa aproximadamente 16k.
Comprar outro carro, iria aumentar significamente minhas despesas (seguro, garagem, combustível...)

Como eu estou comprando um apartamento, o dinheiro que eu poderia estar comprando a moto está indo para o apê.

Eu ainda preciso fazer novamente a auto-escola para a inclusão da categoria A na CNH.
Estou fazendo um curso e tenho aula todos os dias à noite, e termina somente na metade do ano. Então auto-escola somente no segundo semestre.
Assim, a minha ideia é de pegar a moto no final desse ano ou no início do ano que vem.

Uma carta de crédito de 17k está saindo por 36x de R$ 567,25.

A partir de abril, eu poderei estar poupando aproximadamente 2k.

De tal modo, vale a pena fazer um consórcio juntar o dinheiro para pagamento à vista? Ou caso ainda não tenha todo o dinheiro no ato da compra, financiar o restante?
Ou ainda fazer o consórcio e juntar o restante para dar um lance quando quiser comprar a moto se a carta ainda não estiver contemplada?

No consórcio ou financiamento do valor restante, o valor total pago pode ser praticamente o mesmo.
E a poupança renderá quase 350 reais.

Parece meio óbvia a escolha pela poupança, mas como falei, estou comprando um apartamento, e se eu precisar de mais algum dinheiro pro apê, estarei utilizando o dinheiro da moto...

Qual é a opinião de vocês?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 08, 2012 9:00 am    Assunto: Responder com Citação

Poupança na cabeça ! Smile

Se for escolher o consórcio, você terá que esperar o sorteio ou dar lances (altos) para levar antes.

Escolhendo a poupança você economizará a taxa de administração dele e "poderá comprar a qualquer momento", usando um financiamento. Como juntará 2k a partir de abril, poderá dar uma entrada grande, financiando um valor mais baixo. Ou melhor ainda, esperar atingir os R$ 17k no bolo. Wink

E como você disse, num aperto "esquece" a moto e bota no imóvel. Very Happy
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Marcelodn
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 08, 2012 9:09 am    Assunto: Responder com Citação

Eu se fosse você juntaria 3 mil reais, e compraria uma bicicleta eletrica, tudo de bom, não agride o meio ambiente, é relativametne barato, recarrega na tomada, tem autonomia, economiza vaga de garamge, não paga ipva, seguro e etc, não pega multa de transito hauahsuhaus...

Enfim, é tendência, se fosse hoje eu teria comprado uma bike eletrica... Sim ela não corre muito, nem é tão bonita quanto a ninja hahaha mas... é economica até umas horas Very Happy
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
miro
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 08, 2012 9:23 am    Assunto: Responder com Citação

@Zé
Eu penso sériamente na poupança. Mas quando converso com algumas pessoas, elas falam pra fazer um consórcio... falando que tudo depende da pressa. E quando for pegar a moto, dar um lance com o dinheiro poupado.

@Marcelo
Eu quero velocidade! Very Happy
(não tanto como uma R1)

Outro detalhe é o poder de negociação hehe
Não sei se a carta de crédito tem o mesmo poder do dinheiro na mão.
cleitondio
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 08, 2012 7:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Miro, se entendi bem seria poupança e voce teria o valor total no final do ano.

pelo consórcio: 36x de R$ 567,25 a moto sai por R$20.421
pela poupança: 2k por mes x 8 meses (abril a dez) a moto sai por R$16.000

será que era isso ou perdi algo na explicação?
miro
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Fev 09, 2012 8:49 am    Assunto: Responder com Citação

cleitondio escreveu:
Miro, se entendi bem seria poupança e voce teria o valor total no final do ano.

pelo consórcio: 36x de R$ 567,25 a moto sai por R$20.421
pela poupança: 2k por mes x 8 meses (abril a dez) a moto sai por R$16.000

será que era isso ou perdi algo na explicação?

Isso mesmo.
Com a carta de crédito, estaria pagando R$ 20.421,00 para ter R$ 17.000,00 (desconsiderando o reajuste).
Já a poupança, eu estaria "pagando" R$ 16.000,00 para ter R$ 16.340,00.

Só que nesse tempo, corro o risco de usar parte do dinheiro no apartamento. E claro que o apartamento tem prioridade.

Mas com mesmo fazendo o consórcio, eu estaria poupando 1.5k/mês, o mque me deixaria com R$ 12.255,00 no final do mesmo período; podendo utilizar esse dinheiro para o apto, se necessário, e para dar um lance caso até lá a carta não for contemplada.

Considerando as duas opções com a poupança, eu estaria deixando de ganhar 90 reais. E, estaria pagando 3,5k a mais na moto.

Considerando que eu utilize parte do dinheiro e esteja preceisando de 3.5k, se financiar esse valor eu estarei pagando em torno de 2k de juros.

Agora... a carta de crédito tem o mesmo poder de negociação quando você está com o dinheiro na mão? Há a possibilidade de antecipação das parcelas do consórcio para amortização do seguro (pelo menos)?
miro
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Fev 09, 2012 9:25 am    Assunto: Responder com Citação

Depois de ver alguns posts no fórum KNB (sobre a moto), outro fator me chamou a atenção: o modelo.

Como eu pretendo comprar a moto no final desse ano ou no início do ano que vem, a data para o lançamento do modelo 2013 estará próxima. Isso já tende a diminuir o preço do modelo anterior, ecomo há mínimas mudanças, se eu posso optar pelo modelo anterior (se ainda houver disponibilidade) poderei ter uma melhor negociação do preço com o dinheiro na mão.

Mas se todos os consórcios forem vinculados a um bem específico, eu já não conseguiria isso e a parcela ainda seria reajustada...
general
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 10, 2012 9:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Me admira um contador com sua habilidade cair no conto do Consórcio, Miro Shocked
Sem dúvidas é roubada, juros altos e para comprar um bem que você QUER e não que PRECISA, mas como você já decidiu e só está contra-argumentando tudo aqui então boa aquisição da moto. Quanto a usar parte do dinheiro só posso dizer: disciplina. Vou citar as palavras do Mestre: " Não importa se você é mais esperto que os outros, mas o que importa é se você é mais disciplinado que os outros." - Warren Buffet

http://generalinvestidor.com.br/
Site de investimentos e carteira pessoal!

Ações, Fundos Imobiliários e Tesouro Direto, voltado para investidores experientes.!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
miro
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sáb Fev 11, 2012 2:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Sou contador, e posso entender de contabilidade, parte, tributária e até alguma coisa de pessoal e direito. Mas sinceramente, se tratando de investimentos eu não entendo praticamente nada...

Quando surge a "necessidade" de compra, eu encontro as opções e surgem as dúvidas! E nada melhor do que perguntar para os colegas que entendem hehe

Afinal, só comecei a ter interesse por investimentos quando conheci o fórum. Shocked "Obrigado Zé!" Very Happy

E estou decidido a juntar o dinheiro (mesmo na poupança), mesmo precisando esperar mais alguns meses.

Já até comecei a cortar alguns "luxos" hehe
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 13, 2012 8:43 am    Assunto: Responder com Citação

Very Happy
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
general
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 28, 2012 2:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Miro, apesar de eu ter agido com preconceito ali em cima no meu comentário falei sem qualquer conhecimento prático então fiz um Consórcio para fins de estudo e vou trazendo para vocês a situação caso ache relevante, se eu notar que não dá em nada e é só uma enganação mesmo vou me desfazer provavelmente ficando um pouco abaixo da poupança.
Estou criando um artigo para o meu blog de investimentos pessoais e queria mais opiniões por favor! Smile

Ações, Fundos Imobiliários e Tesouro Direto, voltado para investidores experientes.!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
general
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Mar 20, 2012 10:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Terminei meu artigo sobre Consórcio, nele eu simulei um financiamento e aplicação de igual valor na poupança fiz o mais real possível inclusive falando com bancos e fazendo cotações reais comigo mesmo. Quem se interessar eu fiz um post no meu blog colocando o artigo se encontra na minha assinatura Smile

E obrigado pelas idéias aqui!

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investindo em Consórcios Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!