Clube do Pai Rico

Compra de Volatilidade: o meu 2º teste

Como os testes não podem parar, na última sexta feira montei meu 2º boi. Ainda em fase de aprendizado como havia dito, portanto um pequeno, para que não sofra caso o nível de perdas seja máximo. 😉

Lembra que o 1º teste foi feito com um boi super alavancado, e que o meu teste seguinte seria feito com um mais comportado ? Além de comportado ele é um super seguro ! Super seguro mesmo. Por quê ? Vamos lá !

A compra de volatilidade que montei na última sexta feira foi em Petrobras, claro. Os indicadores, tanto no diário quanto no intraday, estão bem baixos, indicando que em breve uma recuperação nas cotações esteja a caminho. Um sinal claro de reversão ainda não foi dado, mas resolvi montar na sexta por um fator muito importante: a divulgação do resultado do 1 trimestre de 2011. Se o povo se animar pode dar certo … se não for tão animador assim … sem problemas !

O boi foi montado com F24:F25, com isso a minha perda máxima é de R$ 1.130,00 para cada 1.000 opções vendidas – o boi anterior era de R$ 2.000,00 para cada 1.000 vendidas. Portanto se der errado, a perda máxima será bem menor do que a do anterior – que me trouxe um resultado positivo direto de R$ 400,00, mesmo indo na direção errada. Mantive a operação de 5.000 opções vendidas, com uma proporção de 1:2,2. Vendi 5.000 F24 e comprei 11.000 F25, com uma sobra de caixa de R$ 185. (se o mercado desabar eu terei R$ 185 de lucro; se ele subir, mas não o suficiente para trazer lucro para a operação, eu tenho R$ 185 para abater do prejuízo)

Montei sem um sinal de confirmação ?

Foi … Primeiro por causa dos indicadores no chinelo, segundo por causa da divulgação do resultado, e em terceiro porque o meu valor 0x0 é exatamente onde estávamos na sexta, R$ 23,58. Isso, abaixo de R$ 23,58 eu não perco nada – na verdade ganho os R$ 185,00. Então digamos que a operação se mostrou muito vantajosa, pois o meu “stop” estava literalmente no ponto onde a operação foi montada.

Se vai dar certo ? Não tenho como saber … mas a lição de casa está sendo feita, as operações de teste estão sendo montadas, uma hora poderei dizer: “os bois estão no pasto”, ou então “viraram lenda …” 😉

Se der certo, dá para ganhar uma bela grana com uma alta “leve”. Não tanto quanto o anterior poderia proporcionar … mas ele precisava de uma alta bem mais forte. Preferi fazer um teste mais conservador desta vez.

Por que estou querendo tanto usar essa operação ?

Por um simples motivo: meu método operacional é muito bom em mercados de alta que dão sinais “claros” de correção. Em mercados de queda esses sinais são bem raros … não posso ficar apenas olhando o bonde passar. Preciso de uma operação que possa aproveitar os sinais de reversão de uma tendência de queda. Que nada mais é do que um sinal de alta … e como o boi ganha na alta … BINGO !

Dessa forma terei um método que me possibilita operar em tendências de alta e de baixa, ganhando com as correções de curto prazo delas. Será ? 😀

De olho e … torcendo. 😉