Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Qual a relação do corretor na negociação do imovel?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Barichello

MensagemEnviada: Qui Mar 08, 2012 12:55 pm    Assunto: Qual a relação do corretor na negociação do imovel? Responder com Citação

Bom dia pessoal ...

Essa semana ocorreu um caso e estou com algumas dúvidas se tiverem como me ajudar fico grato.

Eis que vendemos um sítio nosso para JOÃO tudo ok. Esse JOÃO tinha contato com um corretor de imóveis no qual o levou até nosso sítio mostra-lo. Nós nunca pedimos para o corretor vender nosso sítio ele ficou sabendo por terceiros e veio até lá.
Agora o corretor quer cobrar 10 mil reais por que fechamos negócio com o JOÃO mas não temos nada a ver com o tal corretor nem contrato, nem boca a boca nada. E o JOÃO também acredito que não tenha contrato com o corretor.
Sendo assim ele esta ameaçando entrar com processo contra nós por que não queremos pagar os 10 mil que não devemos a ele poir nunca pedimos para vender nada.

A pergunta: Ele pode nos processar sendo que não existe contrato nem acordo nem um, e qual o modo que o corretor deve agir? fazer um contrato que em caso de venda ganha tanto % ou perante o Juíz ele tem algum direito só no boca a boca ou testemunha algo do genero?
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Mar 08, 2012 5:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Entrar na justiça qualquer um pode. Se quiser posso entrar na justiça contra o presidente alegando roubo. Agora ganhar são outros 500.

Se tu não tem contrato com esse corretor, e tu não foi inclusive procurar ele, tu não deve nada a ninguém. Agora se o corretor que fez a intermediação no negócio, negociou valores, formas de pagamento, enfim, se fez alguma coisa nesse meio campo, daí sim ele está no direito dele de cobrar.

A famosa ameaça de entrar na justiça onde nem 10% realmente entra. Fica tranquilo, pq se ele não tiver provas que tu fechou acordo com ele junto, não tem como ele ganhar nada, mas deixando claro que o comprador também tem que depor ao teu favor, caso ele esteja ao lado do corretor, nesse caso vai ser briga de palavras mais forte. Detalhe que o corretor tb não pode simplesmente chegar e dizer que tu deve 10 mil sem nem ao menos ter mencionado isso antes, ao entrar no negócio.

Um exemplo que posso dar é qnd comprei meu ap foi tudo por intermédio do corretor, sendo que o valor que o construtor pediu já incluia o valor do corretor, ou seja, eu nem sabia qnt ele ia ganhar, isso é uma negociação feita previamente entre vendedor e corretor, ou seja, quando tu anuncia um imóvel tu diz quanto tu quer ganhar e o corretor coloca o preço em cima disso e não tira do seu lucro.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
imhotep
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Mar 08, 2012 7:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Corretor pilantra. Se o cara q comprou o sítio trouxe ele, então ele q deveria pagar se tivesse algum contrato.

Agora, se o corretor apareceu lá de bobo, ele pode querer o q quiser e até entrar na justiça. Ganhar são outros 500...
alanmoraes
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sáb Mar 10, 2012 9:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Se o corretor mostrou o imóvel ao comprador, mesmo que nem o vendedor ou comprador tenha solicitado, terá direito à corretagem.

No seu caso, não sei de qual bolso sairá o dinheiro. Está parecendo muito que os dois, comprador e corretor, possuem um acordo e os dois querem sair ganhando em cima da negociação...
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 12, 2012 10:37 am    Assunto: Responder com Citação

alanmoraes escreveu:
Se o corretor mostrou o imóvel ao comprador, mesmo que nem o vendedor ou comprador tenha solicitado, terá direito à corretagem.

No seu caso, não sei de qual bolso sairá o dinheiro. Está parecendo muito que os dois, comprador e corretor, possuem um acordo e os dois querem sair ganhando em cima da negociação...

Tá ... mesmo que "tenha" direito ... a grana teria que vir do comprador (nesse caso), não ?
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
miro
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Mar 13, 2012 9:36 am    Assunto: Responder com Citação

alanmoraes escreveu:

Eu sou da opinião de que apenas mostrar o imóvel por conta própria não gera direito a corretagem:

1 - se o vendedor não solicitou o serviço do corretor, ele não terá que pagar nada;
2 - se eu sair por aí mostrando imóveis à venda por conta própria, eu não posso solicitar a minha comissão ao vendedor... seria apenas uma indicação ao comprador e não um serviço.

Porém, se o comprador solicitou a um corretor a busca de um imóvel com características específicas, e esse foi o único serviço prestado pelo corretor; o valor do serviço deve ser cobrado do comprador.

Agora, depois que escrevi a minha opinião, verifiquei a tabela de honorários do Sindicato de Corretores de MG (a primeira que achei), e há uma nota quanto ao valor sobre a venda de imóveis:

Citação:
Os mesmos honorários serão devidos quando a
proposta e a contraproposta forem de igual valor e
devidamente assinadas ou se as partes realizarem a
transação sem a presença do Corretor, tendo ele feito a
aproximação útil das partes.

Acho bom consultar o sindicato dos corretores da região.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Barichello

MensagemEnviada: Qui Abr 12, 2012 11:43 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigado mesmo pelas respostas me esclareceu !!!

Bem agora o corretor diminuiu o valor e está tentando ganhar qualquer coisa de nós, mas realmente não temos nada a ver então ele ta bancando picareta ...

Falei com o comprador ele disse que este corretor estava arrumando outros sítios para ele ver então se alguem deve seria o COMPRADOR ai eles que se acertem, disse também que não possue nem um contrato com o corretor talves tenha agido de má fé nesse caso. No fim agora estou tranquilo.

Obrigado. Abraço.
SãoMarcelo
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 19, 2012 9:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Barichello,

Não pague nada, absolutamente nada a este corretor pilantra que esta cobrando dinheiro de vc. É um verdadeiro pilantra. Se vc não o contratou para vender o seu imóvel vc não deve nada a ele. Se o comprador o contratou para que este corretor procurasse um imóvel o problema deve ser resolvido entre ele e o comprador e valores que não dizem nada a ver com você. Caso ele continue lhe cobrando faça uma denuncia ao CRECI e a polícia.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!