Clube do Pai Rico

Cédulas manchadas de rosa ? Fuja delas !!

Até acredito que o conteúdo deste post já tenha sido visto por você em alguma reportagem na TV, mas como o Clube do Pai Rico é, além de um site de Educação Financeira, um site de utilidades públicas, o aviso se torna obrigatório.

Com o aumento assombroso no número de assaltos aos caixas eletrônicos uma tática muito interessante vem sendo adotada pelos bancos: a instalação de um equipamento de segurança dentro dos caixas que, em caso de explosão ou arrombamento, “pintam” as notas dentro do cofre de rosa. Sim, parece coisa de filme, mas é verdade. 🙂

A nota apresentada na imagem acima, se não fosse por causa das marcas do fogo, poderia passar completamente desapercebida por muitos de nós, concorda ? Pois bem, se por algum acaso você for “presenteado” com uma nota que possua manchas rosas, por menores que sejam, rejeite. Não importa se foi no caixa do supermercado, da padaria, da farmácia ou do banco. As notas com essa característica podem – e devem !! – ser rejeitadas. Elas são fruto de um assalto.

O Banco Central nos garante o direito de não aceita-las. Portanto basta dizer não e pronto. Se sentir-se coagido, forçado a aceitar, insista na rejeição. Se forçarem a barra, ligue para a polícia. (Forcei um pouco a barra agora neh ? … Mas acredite, isso pode acontecer)

O aumento no número de casos de assalto aos bancos 24h aumentou muito, estatísticas apontam que os assaltantes de cargas e de agências bancárias podem ter se “convertido” a essa atividade. A queda destas modalidades – por causa do aumento na segurança das agências e das frotas das transportadoras – e aumento imediato contra os 24h, aponta isso.

E se eu já peguei uma sem querer ?

“Não se preocupe”, se isso aconteceu com você basta se dirigir à uma agência bancária e solicitar a troca da nota manchada por uma normal. Mas já fique sabedor de que tudo será averiguado e sua nota será “rastreada”. Por quê ? Para impedir de que os assaltantes possam usar desta mesma estratégia para se livrar das notas marcadas. 😉

Gostei ! 😀

Já são aproximadamente 12.000 caixas eletrônicos com este sistema de segurança. 😯