Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Iniciante na área de investimentos

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Renda Fixa
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
PH.S

MensagemEnviada: Sex Mai 04, 2012 5:32 pm    Assunto: Iniciante na área de investimentos Responder com Citação

E ai pessoal, tudo bom ?

Bom, sou novo aqui no fórum, e novo ao mercado de investimentos também. Há pouco mais de 1 mês terminei de ler o livro Pai Rico, Pai Pobre e fiquei mais ansioso ainda para começar a faculdade de ADM no segundo semestre...

Enfim, para não ficar parado esse tempo todo, procurei um emprego e depois de uns 2 meses procurando fui chamado para um que meu liquido é de exatamente R$ 1.000,00.

Por enquanto só tive 1 mês de trabalho, e o total será 4 meses. Sei que com R$ 4.000,00 o máximo que consigo fazer é de uns R$ 80,00 mensais, com muita sorte, e provavelmente só na bolsa de valores mesmo, mas eu gostaria de saber a melhor maneira de investir esse dinheiro para médio/longo prazo (4 anos - duração da faculdade), consequentemente acredito que a bolsa não seja a melhor opção por que teria sempre que ficar de olho nos valores, mesmo se fosse pra fazer buy and hold, e além do mais, o risco é muito grande, por que eu teria que comprar ações a baixo valores (logo teria que ter um vendedor) e depois, quando valorizassem, teria que vende-las a um "alto" valor (logo teria que ter um comprador), e isso é meio arriscado, acho que seria melhor economizar um pouco mais, fazer um colchão e aprender mais sobre a bolsa de valores antes de "brincar" com a mesma, mas, aguardo a opinião de vocês...

Na poupança ao final de 4 anos renderia mais ou menos R$ 960,00 o que eu acho muito pouco para 4 anos.

Gostaria de saber de vocês, que com certeza tem mais experiência que eu, onde eu posso investir melhor esse dinheiro, para ao terminar a faculdade ter o máximo de dinheiro possível através da minha entrada de 4k para começar minha independência financeira.

O melhor mesmo é ficar na poupança ou investir em CDB´s (como a do sofisa direto que rende 110% da CDI), Tesouro Direto, etc... Enfim na opinião de vocês, qual é a melhor forma de investir esse dinheiro no prazo de 4 anos ?

Se vocês acharem que comprando e vendendo ações seja a melhor opção, por favor me indiquem livros ou até mesmo tutoriais online para eu aprender mais sobre o assunto...

Agradeço desde já pela ajuda, grande abraço a todos!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
cleitondio
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Mai 04, 2012 10:34 pm    Assunto: Responder com Citação

olá, seja bem vindo ao fórum!

O prazo seria 4 anos? Voce tem intenção de saca-lo do investimento após a faculdade? Pergunto pois o prazo ajuda a definir o plano... e no final me confundi pois voce citou "entrada de 4k para começar minha independência financeira"... assim pareceu que ele continuaria no investimento, não teria saque, dai o prazo seria mais pra frente..
PH.S

MensagemEnviada: Sáb Mai 05, 2012 1:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Opa amigo, desculpa a confusão...

Então, o que eu quis dizer é que durante os 4 anos da faculdade eu não queria ter que ficar que mexendo muito no dinheiro, deixar ele rendendo por mim, entendeu ? Mas eu queria que ele ficasse no lugar que rendesse o máximo possível, e que eu tivesse que mexer nele um mínimo possível... Mas, eu preferiria que o investimento fosse de médio ou baixo risco...

Talvez até dê pra fazer isso com Buy and Hold da bolsa, mas ai eu já não sei...

E em relação a quando eu acabar a faculdade e sua pergunta sobre minha independência financeira, o que eu quis dizer, é que eu vou ter mais tempo para me dedicar ao dinheiro, e aos investimentos entendeu ? Ai eu poderia fazer investimentos com mais riscos, e fazer investimentos que requerem que eu fique de olho nos números...

Desculpa ai a confusão, espero que tenha ficado claro agora... Qualquer coisa, só perguntar... E, já te agradeço pela ajuda..
Grande abraço!
general
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Mai 05, 2012 1:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu te indico investir no Tesouro Direto e compra um título que vence daqui 4 anos ou no prazo que precisa. Assim terá tempo para estudar muito mais e seu dinheiro fica rendendo um valor bom, pois começar já na bolsa não acho uma boa ideia, principalmente sendo sua única fonte de renda que vai aplicar. Ai depois quando ler mais e entender o funcionamento vai aportando uns 500 por mês na bolsa e o resto na renda fixa ou fundos imobiliários, vai criando sua carteira Smile

http://generalinvestidor.com.br/
Site de investimentos e carteira pessoal!

Ações, Fundos Imobiliários e Tesouro Direto, voltado para investidores experientes.!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
PH.S

MensagemEnviada: Sáb Mai 05, 2012 2:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pela dicas general...

Acho que tesouro direto é realmente uma boa, só fico um pouco preocupado por que a taxa selic está em decadência, e além disso, você paga imposto de renda, então, acho que colocando na ponta do lapis a poupança vai acabar rendendo praticamente a mesma coisa... Se bem que a medida tomada pelo governo de modificar a poupança é justamente para ela não render tanto quanto os títulos né, bom, ainda estou meio confuso, vou procurar saber um pouco mais sobre o assunto...

Mas, você deu uma boa idéia de pegar um título de 4 anos, talvez com isso valha mais a pena, por que é provável que eu consiga um juros mais alto, ou estou enganado ?

Grande abraço!
cleitondio
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sáb Mai 05, 2012 8:32 pm    Assunto: Responder com Citação

opa, não tem nada do que se desculpar, só estava perguntando pra entender o final do prazo...

sou 100% ações, então sou suspeito pra opinar, acho que durante a facul seria uma boa ficar em renda fixa (Tesouro Direto, CDB ou LCI da sofisa e quem sabe Fundos imobiliários), que requerem um acompanhamento menor, mas que também terão um rendimento menor. Ou seja não espere grandes ganhos neste período, riscos menores lucros menores.

Apos os 4 anos pensaria em ações, dá pra ir entrando num simulado com dinheiro fictício e ir estudando até lá.
general
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Mai 06, 2012 1:05 pm    Assunto: Responder com Citação

PH.S escreveu:
Obrigado pela dicas general...

Acho que tesouro direto é realmente uma boa, só fico um pouco preocupado por que a taxa selic está em decadência, e além disso, você paga imposto de renda, então, acho que colocando na ponta do lapis a poupança vai acabar rendendo praticamente a mesma coisa... Se bem que a medida tomada pelo governo de modificar a poupança é justamente para ela não render tanto quanto os títulos né, bom, ainda estou meio confuso, vou procurar saber um pouco mais sobre o assunto...

Mas, você deu uma boa idéia de pegar um título de 4 anos, talvez com isso valha mais a pena, por que é provável que eu consiga um juros mais alto, ou estou enganado ?

Grande abraço!

Não tem o que se preocupar, tá lendo muito os analistas da mídia por ai falando rsrs. Tesouro é renda fixa e a taxa contratada é aquela que você comprar no dia, se a Selic cair seu retorno em compensação a ela será maior, se subir será menor mas não muda o que está contratado se você exercer no prazo de vencimento.
E colocando na ponta do lápis não rende nem perto a mesma coisa, Tesouro é muito superior mesmo com IR, coloque na ponta do lápis para você ver Smile Já fiz isso e tenho uma parte na poupança para colchão de segurança e sei disso.
A mudança na poupança foi para não competir com os CDB's dos bancos privados, porque os títulos continuam bem acima dos dois só que os rendimentos tem diminuído bem então quem comprar futuramente não terá o mesmo de quem comprou agora. Está correto quanto ao prazo pois daqui 4 anos vai pagar 15% sobre o rendimento e tem diversos corretoras que não cobram nada de taxa para comprar por elas. Se quiser passa no meu blog e dá uma lida nos meus investimentos, eu falo essas coisas porque eu aprendo na prática.

Abraços! Wink

http://generalinvestidor.com.br/
Site de investimentos e carteira pessoal!

Ações, Fundos Imobiliários e Tesouro Direto, voltado para investidores experientes.!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
osvaldolop

MensagemEnviada: Dom Mai 06, 2012 7:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Os investimentos mais apropriados para seu caso justamente pelo tempo em que deseja manter é o Tesouro Direto com 100% ou mais do CDI pelo prazo de 04 anos. São investimentos passíveis de acompanhamento direto que é o caso da bolsa de valores, mas que exigem uma observação leve de seu desempenho. Não espere ganhos muito altos, pois os melhores rendimentos são alcançados conforme tempo e valor disponível como também a concentração de seu capital em termos de atitude moderada ou agressiva.

http://www.cursodeanalisetecnica.com

http://www.comoviverdabolsa.com

http://www.comoinvestirnabovespa.net
PH.S

MensagemEnviada: Seg Mai 07, 2012 5:16 pm    Assunto: Responder com Citação

osvaldolop escreveu:
Os investimentos mais apropriados para seu caso justamente pelo tempo em que deseja manter é o Tesouro Direto com 100% ou mais do CDI pelo prazo de 04 anos. São investimentos passíveis de acompanhamento direto que é o caso da bolsa de valores, mas que exigem uma observação leve de seu desempenho. Não espere ganhos muito altos, pois os melhores rendimentos são alcançados conforme tempo e valor disponível como também a concentração de seu capital em termos de atitude moderada ou agressiva.

Obrigado pela informações, eu realmente não esperava nenhum investimento que fosse me dar um retorno muito alto, ainda mais pela quantia ser pequena. Queria mesmo o que me desse mais retorno possível, com conforto e segurança, e realmente parece que Tesouro Direto é a melhor opção.

general escreveu:

Não tem o que se preocupar, tá lendo muito os analistas da mídia por ai falando rsrs. Tesouro é renda fixa e a taxa contratada é aquela que você comprar no dia, se a Selic cair seu retorno em compensação a ela será maior, se subir será menor mas não muda o que está contratado se você exercer no prazo de vencimento.
E colocando na ponta do lápis não rende nem perto a mesma coisa, Tesouro é muito superior mesmo com IR, coloque na ponta do lápis para você ver Smile Já fiz isso e tenho uma parte na poupança para colchão de segurança e sei disso.
A mudança na poupança foi para não competir com os CDB's dos bancos privados, porque os títulos continuam bem acima dos dois só que os rendimentos tem diminuído bem então quem comprar futuramente não terá o mesmo de quem comprou agora. Está correto quanto ao prazo pois daqui 4 anos vai pagar 15% sobre o rendimento e tem diversos corretoras que não cobram nada de taxa para comprar por elas. Se quiser passa no meu blog e dá uma lida nos meus investimentos, eu falo essas coisas porque eu aprendo na prática.

Abraços! Wink

Muito obrigado pelas dicas e pelas informações... Acho que vou no Tesouro Direto, parece ser o melhor pra mim no momento.
Agora, é só procurar uma corretora por aqui, e comprar algum título de 4 anos, ou próximo a isso.
Seu blog realmente parecer ser muito bom, vou começar a acompanhá-lo..

cleitondio escreveu:
opa, não tem nada do que se desculpar, só estava perguntando pra entender o final do prazo...

sou 100% ações, então sou suspeito pra opinar, acho que durante a facul seria uma boa ficar em renda fixa (Tesouro Direto, CDB ou LCI da sofisa e quem sabe Fundos imobiliários), que requerem um acompanhamento menor, mas que também terão um rendimento menor. Ou seja não espere grandes ganhos neste período, riscos menores lucros menores.

Apos os 4 anos pensaria em ações, dá pra ir entrando num simulado com dinheiro fictício e ir estudando até lá.

Com certeza eu pretendo lidar com ações no futuro, mas por enquanto acho arriscado, ainda tenho a faculdade que com certeza vai me ensinar alguma coisa...
No mundo dos investimentos, parece que a maneira de se obter maior lucro é através de ações mesmo, mas só se você souber o que esta fazendo...
Obrigado pelas informações amigo..

Agora, tem uma coisa que me veio a cabeça, eu acho que estou viajando, mas é sempre melhor previnir do que remediar.
Se eu investir em tesouro direto através da corretora X, e essa corretora vir a falir, acontece algo com o meu título ?
Já agradeço pela resposta!

Abraço a todos!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Renda Fixa Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!