Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Velha Poupança vs Financiamento

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Renda Fixa
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
rtrind

MensagemEnviada: Qua Jun 13, 2012 11:00 pm    Assunto: Velha Poupança vs Financiamento Responder com Citação

Pessoal,

Praticamente enquanto eu estudava o mercado de investimentos deixei todo o meu dinheiro na poupança, quando veio a mudança das regras e, sem querer, o dinheiro ficou atrelado a regra velha, o que é bom.

O problema é que tenho um financiamento de 20 anos e agora que fiz um orçamento pessoal e sei o quanto preciso ter de colchão de segurança, estipulei um valor mensal de investimentos e vai sobrar uma boa quantia para abater o saldo devedor do apê.

A questão que fica é, sei que os juros da velha poupança perdem para o que pago de juros no apartamento, mas ao mesmo tempo, se mexer no dinheiro e tirar da poupança é uma decisão vitalícia, pois sabe-se lá se a Selic vai ficar abaixo de 8,5% por anos a fio ou não.

O que acham? É melhor tirar dinheiro da velha poupança para abater financiamento ou não na minha situação? O que vocês fariam se fosse com vocês?

[]'s
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
general
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2012 12:32 am    Assunto: Responder com Citação

Se no longo prazo as contas do apartamento superam e muito o rendimento da poupança o correto é pagar o apartamento, por que o que adianta ganhar 1.000 de rendimento e pagar 2.000 de financiamento? Seria preferível quitar e recomeçar a construção do investimento, o problema é perder o rendimento da velha poupança que nunca mais será o mesmo porque quando a Selic cair pra 8,5% ou menos entra a nova regra para novos aportes.
Eu (minha opinião passível de erros humanos) quitaria o apartamento, porque odeio ficar com dívida quanto mais dívida de longo prazo nem conseguiria dormir direito. Agora se for só parar diminuir o valor do financiamento é melhor deixar na poupança, só vale a pena se for quitar!

http://generalinvestidor.com.br/
Site de investimentos e carteira pessoal!

Ações, Fundos Imobiliários e Tesouro Direto, voltado para investidores experientes.!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
rtrind

MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2012 1:33 am    Assunto: Responder com Citação

No meu caso, só para complementar, não será 100% quitado. Seria para algo em torno de 20 a 30% do valor do imóvel, que pode reduzir consideravelmente o tempo de financiamento.

A primeira vista, o uso do dinheiro no financiamento me parece ser a melhor opção, mas me dá uma agonia simplesmente me usar de uma opção que não tem volta... Tenso...

[]'s
general
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2012 8:23 am    Assunto: Responder com Citação

rtrind escreveu:
No meu caso, só para complementar, não será 100% quitado. Seria para algo em torno de 20 a 30% do valor do imóvel, que pode reduzir consideravelmente o tempo de financiamento.

A primeira vista, o uso do dinheiro no financiamento me parece ser a melhor opção, mas me dá uma agonia simplesmente me usar de uma opção que não tem volta... Tenso...

[]'s

Nesse caso não compensa utilizar a poupança, vai quitar somente um valor baixo do total do financiamento e continuar pagando além de perder o seu colchão de segurança que está com a rentabilidade antiga da poupança, melhor continuar dessa forma. Não esquecendo que são abatidas as parcelas finais então teria que continuar pagando, vai juntando e quando tiver o total quita. Smile

Ações, Fundos Imobiliários e Tesouro Direto, voltado para investidores experientes.!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Marcelodn
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2012 8:43 am    Assunto: Responder com Citação

Pois é... eu tive o mesmo dilema, mas de forma diferente...

No começo do ano comecei a me educar financeiramente...

Mas ai veio o primeiro detalhe, eu tenho um financiamento de uma moto (a minha rs) que é 266,00, o meu dilema foi colocar dinheiro na poupança, ou ir pagando de duas (A primeira e a ultima) para redusir o tempo.

A minha escolha,foi primeiro montar meu coxão de segurança..

Logico, que na hora de analisar, o desconto que ia ter, era maior... do que o rendimento da poupança, porém eu não teria a grana em mãos. E se acontece uma urgencia? Eu tiraria da onde para cobrir o gasto?

Eu escolhi, talvez pagar um pouco mais de grana, mas formar meu coxão de segurança. Sei que olhando de forma simples, parece uma decisão burra, pois vou perder uns mil reais nessa brincadeira.. rsrsrsrs... MASSS eu não tenho problema em ter dívidas (caso elas não estejam atrasasdas).... É mais confortavel, ter algo "disponivel"

Talvez não tenha sido claro... mas é por ai. HAHAHA Very Happy
rtrind

MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2012 12:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Só pra ficar mais claro:

- Eu já tenho o colchão de segurança. Esse dinheiro não será mexido;
- De acordo com algumas leituras que fiz, me convenci de que não compensa ficar 100% sem investir até quitar o financiamento;
- Quero investir 15% do meu salário bruto anual. Mesmo assim ainda sobra um excedente. Este excedente será acumulado para diminuir o saldo devedor mensalmente.
- Quando eu abato o valor, eu não exatamente estou pagando as últimas parcelas. Eu estou recalculando o tempo do financiamento abatendo diretamente do saldo devedor. Com isso, a parcela se mantém no mesmo valor e o tempo de financiamento se reduz muito mais do que simplesmente estivesse pagando as últimas parcelas.

A ideia é usar (ou não) o que está na poupança acima do colchão de segurança para abater 20 ou 30% do financiamento de 20 anos, com juros de 8,5% ao mês. Mesmo a velha poupança não bate o valor dos juros que pago, e por isso o dilema.

Ainda assim acham que não compensa abater? Obrigado pelas respostas até então.

[]'s
rtrind

MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2012 12:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Só pra ficar mais claro:

- Eu já tenho o colchão de segurança. Esse dinheiro não será mexido;
- De acordo com algumas leituras que fiz, me convenci de que não compensa ficar 100% sem investir até quitar o financiamento;
- Quero investir 15% do meu salário bruto anual. Mesmo assim ainda sobra um excedente. Este excedente será acumulado para diminuir o saldo devedor mensalmente.
- Quando eu abato o valor, eu não exatamente estou pagando as últimas parcelas. Eu estou recalculando o tempo do financiamento abatendo diretamente do saldo devedor. Com isso, a parcela se mantém no mesmo valor e o tempo de financiamento se reduz muito mais do que simplesmente estivesse pagando as últimas parcelas.

A ideia é usar (ou não) o que está na poupança acima do colchão de segurança para abater 20 ou 30% do financiamento de 20 anos, com juros de 8,5% ao mês. Mesmo a velha poupança não bate o valor dos juros que pago, e por isso o dilema.

Ainda assim acham que não compensa abater? Obrigado pelas respostas até então.

[]'s
ciclop

MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2012 8:13 pm    Assunto: Responder com Citação

rtrind escreveu:

[]'s

Sua opção de rentabilidade com essa decisão vai ser totalmente anulada no fundo, mas de qualquer forma a quitação de seu imóvel gerará a longo prazo uma valorização. Como o valor não quita tudo, é melhor não utilizar agora, pois a segurança de uma renda extra é melhor ter em mãos.

mercado de capitais

Ibovespa

curso de análise técnica
daniel_gondao
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2012 8:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Você quis dizer 8,5 ao ano??
Se for isso.
Acho melhor deixar na poupança. Esse dinheiro pode ser usado para um investimento que apareça que traga rentabilidade maior que 8,5% ao ano, o que não é tão dificil.

Respondi levando em consideração que vc já tem o seu colchão de segurança.
general
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2012 11:56 pm    Assunto: Responder com Citação

A LTN010116 do Tesouro Direto pré-fixada está hoje em 9,45% por exemplo Smile
Poderia investir e utilizar para saldar a dívida quando vencer o título.

rtrind

MensagemEnviada: Sex Jun 15, 2012 12:08 am    Assunto: Responder com Citação

8,5% ao ano, malz ae Very Happy

[]'s
alanmoraes
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Jun 18, 2012 4:32 pm    Assunto: Responder com Citação

general escreveu:

Menos 15% de IR...
general
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Jun 23, 2012 12:21 am    Assunto: Responder com Citação

alanmoraes escreveu:
general escreveu:

Menos 15% de IR...

Como todos os investimentos em renda fixa, exceto a poupança que rende no máximo 6,17% na regra antiga. Retirando o imposto do título ainda teríamos 8% ao ano se vender no vencimento, acho uma ótima rentabilidade. Smile

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Renda Fixa Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!