Discordo. O Multiplicador bancário é um fenômeno social e não uma manipulação.
Dinheiro parado não existe não tem valor. Ou seja, se vc coloca seu dinheiro em baixo do coxão você está diminuindo a quantidade de dinheiro em circulação e, em grandes números, provocando uma recessão monetária.
Por isto existem os bancos, eles não foram uma invenção dos governos, eles foram desenvolvidos por empreendedores como uma forma mais inteligente de alocação de recursos.
O dinheiro tem valor circulando. Entretanto é impossível fazer com que o dinheiro circulando seja exatamente igual ao depositado. Isto porque se você deposita 100 hoje, o banco empresta estes 100, amanhã o camarada dos 100 emprestados deposita e isto vai até o infinito. Para deter esta multiplicação sem limites inventaram o compulsório que a cada rodada tira um pouco de dinheiro de circulação até zerar o efeito em algumas vezes multiplicadas.
O resto é problema da legislação brasileira que no caso dos bancos, mas também da justiça, da saúde, da educação promove o benefício de poucos em detrimento de muitos em nome de uma "segurança".