Clube do Pai Rico

Cartões de Crédito: Mudanças que vêm para o bem

De todas as mudanças que passam a vigorar a partir de hoje, a elevação no valor do pagamento mínimo é de longe a melhor das notícias !

Certo … o número de taxas que podem ser cobradas caíram de quase 80 para apenas 5. Mas … alguém tem alguma dúvida de que isso será facilmente “contornado” ?

Outra mudança importante é o fato de que agora devem existir dois “tipos” de cartão, os básicos e os diferenciados. A diferença reside no fato de que os básicos não oferecerão os programas de vantagens (como milhagens por exemplo), em contrapartida terão um menor custo na anuidade. Economia ! 🙂

As novas tarifas passam a valer a partir de hoje para os novos cartões. Para quem já os tinha elas mudarão somente daqui um ano, em 1 de junho de 2012. Mas se mudar … sem maquiagem … tá valendo ! 😉

Mas como disse logo no início, a mudança que mais me interessa é o aumento no valor do mínimo. Por quê ? Vamos pensar um pouquinho ?

Por que o aumento do valor mínimo a ser pago é tão bom ?

Conhece o efeito bola de neve ? Não ? Mas te garanto que quem usa cartão de crédito, e costuma pagar somente a parcela mínima conhece.

Não é nada difícil se encontrar um cartão que cobre taxas acima de 10% ao mês para quem escolhe optar pelo pagamento mínimo. Correto ? Vai … você já viu onde mora o maior de todos os perigos … Se o juro cobrado é um pouco superior a 10% ao mês, e a pessoa precisa pagar apenas 10% do valor de cada fatura … BINGO ! A bola de neve só cresce, a conta pode não ter mais fim, será “eternamente” realimentada.

Sim … isso é possível. “Legal” não é mesmo ? Quem decide pagar somente a parcela mínima corre esse risco …

Com a mudança que entra em vigor hoje o negócio melhora um pouco, ao invés de oferecer um pagamento mínimo no valor de 10% da conta, os cartões poderão oferecer somente um mínimo de 15% – e a partir de 1 de dezembro de 2011 esse valor aumenta para 20%. Dessa forma o risco de bola de neve sem fim está afastado. Se a pessoa tiver uma dívida, e pagar sempre o valor mínimo, conseguirá quitá-la. (claro, sem efetuar novas compras …)

Essa é a mudança “mágica”, é ela que diminui um pouco o risco de superendividamento da população. Demorou um pouco … Sim. Poderia ter sido mudado antes … Sim. Mas parabéns para os responsáveis pela mudança. Ajudará – mesmo que pouca coisa – a combater o descontrole financeiro de uma parte da população.

É uma pena que as pessoas não saibam como usar seus cartões a seu favor … não é mesmo ? 🙁

Ainda na linha cartão de crédito, indico a leitura de dois artigos:

Anuidade do Cartão de Crédito, é chegada a hora da renovação …

Negociação da anuidade do cartão de crédito – 2º ano