Clube do Pai Rico

O Cartão de Crédito é culpado pelos meus problemas financeiros !

Não meu amigo … lamento te informar, mas o único e exclusivo culpado por todo e qualquer problema que venha a lhe a afetar é você. Sim … você é o culpado, foi você que fez – ou deixou de fazer – algo que te colocou na sua atual situação. Ou você é daqueles que chama pra si a responsabilidade pelas conquistas e vitórias e joga para os outros a culpa por tudo que dá errado ?

Chega a me dar “raiva” quando veja alguém despejando sobre o pobre coitado – o cartão – a culpa por estar numa situação financeira ruim. Afinal de contas, quem fez a(s) compra(s) foi ele ou você ?

O cartão é seu aliado !

Sim, ele não é o culpado, ele e seu maior aliado ! Quando bem usado um cartão de crédito só lhe traz benefícios. Quer uma lista ?

– Te possibilita realizar uma compra hoje e pagar por ela – sem qualquer acréscimo – somente (em até) daqui 45 dias;

– Te permite realizar a compra de um item de maior valor em várias vezes, “sem juro algum”, pelo preço à vista;

– Te oferece prêmios, seja através de bônus ou de dinheiro vivo;

– Te traz uma certa segurança, afinal você não precisa andar com um bolo de dinheiro – grana viva – toda vez que sai de casa.

Viu ? Até agora nenhuma desvantagem …

Mas se você disse que ele te permite “perder o controle sobre seus gastos” … viu como ele não tem culpa de nada ? Afinal foi você quem gastou. 😉

Pague daqui 45 dias

Vai dizer que não é uma mão na roda ? Você pode comprar o que precisa – ou quer – e pagar somente 45 dias depois. (até 45 dias …)

Você pode fazer uso dessa comodidade por dois motivos: não tem a grana naquele momento ou quer trabalhar esse dinheiro até a data do pagamento. Só vantagens ! (muito embora muitos justifiquem essa facilidade como motivo para a demonização do cartão …)

Com um pouco de controle de suas finanças, usando uma planilha para controle do fluxo de caixa por exemplo, qualquer um é capaz de saber se pode usar essa ferramenta ou não.

Parcele !

Sim, o parcelamento é uma maravilha ! Ele te permite trocar aquele sofá velho sem comprometer o seu orçamento – ou melhor ainda, sem fazer uso da grana destinada aos seus investimentos. 😉

Afinal de contas, essa não é a principal função de todo e qualquer financiamento ?

Não será culpa do cartão se você fizer 10 compras grandes, aproveitando o parcelamento. Lembre que as 10 compras parceladas acabarão se tornando 1 grande compra. 😉

Prêmios !!

Em setembro estarei viajando por conta do meu cartão. Peguei meus pontos e troquei por duas passagens. Viajarei de graça, quer coisa melhor ?

E o culpado é quem ? Sim … meu cartão de crédito.

Tanto faz se o seu cartão “paga” em pontos ou em dinheiro vivo, a maioria deles oferece muitas vantagens para os usuários.

Segurança

Uma das partes que mais gosto, afinal não preciso ficar andando com dinheiro no bolso. E me refiro ao dia a dia … supermercado, padaria, um café … Para estar tranquilo precisaria ter em mãos uma bela quantia, mas com o cartão não.

Uso meu cartão para tudo, e quando o estabelecimento não permite uso no modo débito. (que normalmente é oferecido por quem não aceita crédito)

É tão bom não precisar arredondar o troco … hehehe.

Vamos falar sério !

Poxa … só apresentei vantagens, e mesmo assim você consegue colocar a culpa no cartão ? Não ! A culpa é somente de quem não conseguiu se controlar, ou daquele que nem sabe como se controlar. É tão fácil … mas não, é ainda mais fácil colocar a culpa nele …

É tão mais “bonito” dizer que para solucionar seus problemas você precisa cortar seus cartões, abrir mão das facilidades e vantagens que ele te oferece. Isso é bem melhor do que dizer que a culpa é toda sua, que é você que precisa mudar … não é mesmo ?

Proponho um desafio, me aponte uma desvantagem do uso do cartão de crédito que eu tentarei te mostrar que não é bem assim … 😉