Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Perspectiva de mercado para 2013 - Renda Fixa

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Renda Fixa
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
InvestDac

MensagemEnviada: Sex Jan 18, 2013 9:29 am    Assunto: Perspectiva de mercado para 2013 - Renda Fixa Responder com Citação

Bom dia para todos.

Com a SELIC nos patamares atuais (7,25%) e a expectativa de que seja mantido dessa forma pelo menos por enquanto, fica claro que rendimentos atrelados ao CDI não são mais tão atrativos.

Com a inflação nos espreitando novamente, títulos indexados ao IPCA são uma opção a considerar para o prazo de 1 ano ou até mesmo 18 meses.

Alguém discorda dessa previsão ou tem algum ponto para acrescentar?

[/b]
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sex Jan 18, 2013 1:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu só fico na dúvida se é mais válido atrelar ao IPCA ou ao IGP-M ... Smile

Quanto ao fato de proteger o capital do dragão, não mudo uma vírgula. Very Happy
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
InvestDac

MensagemEnviada: Sex Jan 18, 2013 3:55 pm    Assunto: Fundos Imobiliários como alternativa do momento... Responder com Citação

Acompanhando a tendência do Tesouro Direto, os bancos privados abaixaram as taxas de juros fixo que acompanham o IPCA (já antecipando o quase certo aumento da inflação) dá quase na mesma... Confused

Seriam os fundos Imobiliários mais negócio no momento?
InvestDac

MensagemEnviada: Sex Jan 18, 2013 4:00 pm    Assunto: Desculpem a dupla postagem, apenas faltou complementar. Responder com Citação

Acho que a liquidez nem será o problema em um ano que estou quase certo de que não teremos grandes novidades...

Resgardar uma boa rentabilidade um pouco superior no fundo, até que a SELIC se mexa novamente para controlar a inflação lá pelo mês de Setembro/Outubro, para ai sim, pensar novamente no CDI.

Estou quase certo de que vou por este caminho.
cleitondio
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Jan 18, 2013 10:10 pm    Assunto: Responder com Citação

é acho que renda fixa tá ficando complicado.
acho que logo dá pra mudarmos o tópico renda fixa aqui do fórum tirando ele do grupo investimentos... Very Happy

brincadeiras a parte... hoje estive vendo algo de debentures, achei no mercado secundário a bndspar BNDP-D61 a 11,169%
http://www.bmfbovespa.com.br/Shared/Iframe.aspx?tipoNoticia=19&altura=600&idioma=pt-br&url=http://www.bmfbovespa.com.br/rendafixa/FormDetalheDEBEmissaoSelecionada.asp?CodEmi=BNDP&CodEsp=D61&CodTit=1&NumEmi=6&NumSeri=1
InvestDac

MensagemEnviada: Sáb Jan 19, 2013 5:41 pm    Assunto: É uma rentabilidade muito atraente Responder com Citação

É uma rentabilidade muito atraente sem dúvida (9,49%a.a. considerando 15% de IR, existe mais alguma taxa imbutida?).

Mas o prazo é o problema, pois a expectativa para médio/longo prazo é justamente aumento da SELIC para controle da inflação...

Dentro desse raciocínio, seria prudente um investimento PRÉ FIXADO com um vencimento tão longo?
cleitondio
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sáb Jan 19, 2013 10:44 pm    Assunto: Responder com Citação

tem a taxa de corretagem e provavelmente custódia mensal (estou me informando com a corretora estes dois pontos).

OBS: não é uma recomendação de compra viu, vai pelas tuas avaliações, este é só um investimento que estou estudando, como estou focado em ações provavelmente nem comprarei.

sobre se um investimento pre-fixado para até 2016 é uma boa... não saberei te responder.
InvestDac

MensagemEnviada: Seg Jan 21, 2013 8:21 am    Assunto: Entendo... Responder com Citação

Boa sorte em seus investimentos!

Quanto a parte de um investimento pré-fixado até 2016, foi uma pergunta com o objetivo de conhecer sua opinião mesmo.

Em minha visão de mercado, o prazo é muito extenso e a falta de liquidez torna essa debenture um grande risco... acredito que o momento é pensar em algum investimento com liquidez de 8 ou 9 meses indexado ao IPCA (ou IGP-M como sugerido) e depois ver como a SELIC se comporta para definir uma nova estratégia.

Abraços!
amario

MensagemEnviada: Seg Jan 21, 2013 3:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Acho que o IPCA é uma boa pedida para acompanhar esse período de ajuste do governo por meio das altas que vem realizando nos juros para controlar. A aquisição de alguns títulos do tesouro nacional LFT acompanha diariamente esses rendimentos com base na SELIC com projeção a longo prazo.

http://www.comooperarnabolsa.com

http://www.aprendaainvestirnabolsa.com

http://www.bolsade-valores.com
InvestDac

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2013 12:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Me desculpe mas não entendi muito bem o que quis dizer.

Acredito que o IPCA de fato é uma boa pedida, mas o governo não vem aumentando a taxa de juros para controlar, ao contrário, diminuiu até o mínimo patamar histórico... se estivesse aumentando, de fato a melhor opção seria o CDI dos bancos ou então a LFT.

O governo quer consumo a qualquer custo pois o PIB está rastejando, se existir aumento novamente nas taxas de juros, será apenas no meio do ano devido a grande pressão inflacionária.

Baseado nisso, minha projeção é: IPCA ou IGP-M para os próximos 8 meses, e depois verificar como vai se comportar a taxa de juros e analisar se vale a pena manter-se indexado a inflação ou então considerar novamente SELIC/CDI.

Abraços.
F.I.
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sáb Jan 26, 2013 4:38 pm    Assunto: Responder com Citação

InvestDac escreveu:
Me desculpe mas não entendi muito bem o que quis dizer.

Acredito que o IPCA de fato é uma boa pedida, mas o governo não vem aumentando a taxa de juros para controlar, ao contrário, diminuiu até o mínimo patamar histórico... se estivesse aumentando, de fato a melhor opção seria o CDI dos bancos ou então a LFT.

O governo quer consumo a qualquer custo pois o PIB está rastejando, se existir aumento novamente nas taxas de juros, será apenas no meio do ano devido a grande pressão inflacionária.

Baseado nisso, minha projeção é: IPCA ou IGP-M para os próximos 8 meses, e depois verificar como vai se comportar a taxa de juros e analisar se vale a pena manter-se indexado a inflação ou então considerar novamente SELIC/CDI.

Abraços.

O governo não vende mais títulos atrelados ao IGP-M. Apenas ao IPCA. Ainda assim o Tesouro está tomando menos empréstimos de curto prazo e mais empréstimos de longo prazo (reflexo da melhora nos ratings). Por consequência as opções de investimento de curto prazo em títulos públicos do governo federal é quase nula. O prazo mais curto de vencimento para os títulos indexados à inflação disponível hoje é a NTNB Principal 150519 (vencimento em 15/05/2019). O bônus deste título é bem pequeno quando comparado ao prazo. Apenas 3,12% (já esteve pior, melhorou um pouco devido aos indicadores recentes de preços e postura do BC em manter a política monetária em manutenção menos com maior pressão inflacionária). O prazo mais curto de vencimento para os tíutlos pré-fixados disponível hoje é a LTN 010116 (vencimento em 01/01/2016). O bônus deste título também é baixo quando comparado ao prazo. Apenas 8,54% (também já esteve pior).

A melhor opção que vejo no momento são LFTs que serão beneficiadas com aumento futuro da taxa básica de juros (provavelmente no final de 2013 ou início de 2014). Quando a política monetária estiver no auge do aperto monetário (provavelmente em 2014) teremos o melhor momento para comprar NTNBs e títulos pré-fixados (LTNs e NTNF).
InvestDac

MensagemEnviada: Seg Jan 28, 2013 12:39 pm    Assunto: Responder com Citação

O governo não emite mais a NTN-C (IGP-M)?

Caso realmente seja verdade obrigado por essa informação.

De fato, desconheço no mercado hoje em dia algum título indexado ao IPCA no curto prazo, realmente fiquei na esperança que alguém soubesse, mas a dúvida é: os títulos do Tesouro Direto não tem líquidez toda quarta feira? Não seria ainda sim, possível aproveitar esse pico inflacionário até o meio do ano e lucrar um pouco mais?

Realmente será uma pena ter que amargar um CDI/SELIC tão baixos até o meio/final de ano quando ocorrerá o provável reajuste.
F.I.
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sáb Fev 02, 2013 12:51 pm    Assunto: Responder com Citação

InvestDac escreveu:
O governo não emite mais a NTN-C (IGP-M)?

Caso realmente seja verdade obrigado por essa informação.

De fato, desconheço no mercado hoje em dia algum título indexado ao IPCA no curto prazo, realmente fiquei na esperança que alguém soubesse, mas a dúvida é: os títulos do Tesouro Direto não tem líquidez toda quarta feira? Não seria ainda sim, possível aproveitar esse pico inflacionário até o meio do ano e lucrar um pouco mais?

Realmente será uma pena ter que amargar um CDI/SELIC tão baixos até o meio/final de ano quando ocorrerá o provável reajuste.

Não emite mais títulos atrelados ao IGP-M. Somente títulos atrelados ao IPCA (NTNB). O título mais curto atrelado ao IPCA vence apenas em 2019. O tesouro compra títulos toda a quarta-feira mas não garante a rentabilidade. Ou seja, você pode liquidar com lucro ou prejuízo, à depender da oscilação de juros do mercado. O governo só garante a rentabilidade do título se você carregá-lo até a data de vencimento.

Abcs,
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Renda Fixa Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!