Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

All-in-One em ELPL4? BOVA11? SMAL11?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Ações
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
henriquerp

MensagemEnviada: Seg Jan 14, 2013 10:25 am    Assunto: All-in-One em ELPL4? BOVA11? SMAL11? Responder com Citação

Bom dia,

Seguinte,

Eu investi em ações pela última vez tem uns 2 anos e acabei saindo para entrar em outros negócios que considerava mais seguro, diga-se de passagem que esse negócio mais seguro era LCI do Banco BVA que o Banco Central interviu. Não preciso falar o resultado, certo? Rolling Eyes

Eu tenho dado uma acompanhada em algumas ações e na bolsa e meu entendimento é que a mesma não está em uma das suas melhores épocas e isso me parece um bom indicador para "comprar" e deixar guardado por 2, 3, 4, 5, ... anos. Faz sentido?

1) Eu sei que o mais recomendado seria fazer aportes mensais para ter um valor médio, mas devido a baixa eu gostaria de fazer um aporte único a longo prazo. Inicialmente eu pensei em ELPL4 pela baixa atual e concessão que vai durar mais de uma década, mas também pensei em BOVA11 e SMAL11 pois me parecem tentadoras já que eu acredito que o cenário vai ser muito diferente daqui 3, 4 ou 5 anos (a tendência é cada vez mais gente investir na bolsa e acredito em altas ao longo dos anos). O que eu pretendo fazer parece ser uma boa opção ou devo descartar?

2) Eu tenho cerca de 30 mil para fazer esse único aporte. Vale a pena colocar tudo em apenas uma? Ou seria interessante diversificar entre as 3? Outras sugestões? Small Caps sempre tem um risco...

3) Eu lembro que existe uma garantia de investimento até 40 mil (é esse valor mesmo) pelo próprio regulador (esqueci o nome) - assim se a corretora quebrar meu dinheiro continua a salvo - similar ao que aconteceu com o Banco BVA - quem tinha até 70 mil por CPF vai ser reembolsado (mas vai saber quando).

4) A ELPL4 costuma dar bons dividendos, mas eu me lembro que a última vez que operei (2 anos ou mais) existia um esquema que tinha que ser feito para receber os dividendos, isso continua existindo? Ou apenas comprando as ações e segurando eu recebo os dividendos automaticos?

Vlw.

Abraços.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
viniciusbo

MensagemEnviada: Seg Jan 14, 2013 4:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Henrique, sua visão é mais a longo prazo, então deve ser baseada em análise fundamentalista das empresas (o que não é muito a minha área). Mas a sua visão me parece sim ser correta, o mercado atual vem andando de lado a pelo menos 3 anos, um cenário positivo para uma possível arrancada.

Te aconselho visitar o fundamentus.com.br e procurar por papéis com bons fundamentos (P/L, ROE, patrimônio subindo, dividas caindo, etc.). As ETFs mencionadas por você acredito ser uma opção mais conservadora e que pode sim ter uma boa rentabilidade, mas eu prefiro trabalhar com ações de empresas (gosto pessoal).

Sobre o fato de diversificar, não gosto muito de diversificação (por isso não trabalho com as ETFs), mas também não apostaria todas minhas fichas em um único papel a longo prazo. Dividir os 30mil em três partes de 10mil para cada papel é bem interessante sim.

Agora o mais importante. Após a escolha dos papéis, já pensou numa forma de rentabilizar essa sua carteira? Pense em alugar os papéis que você possuirá na carteira ou, caso sejam papéis com liquidez em opções, fazer lançamentos cobertos. É uma forma bastante interessante de rentabilizar sua carteira que teoricamente estaria "parada".

No mais, estude sempre! Educação financeira nunca é demais.

Abraços,
Vinícius Oliveira
henriquerp

MensagemEnviada: Ter Jan 15, 2013 7:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa noite viniciusbo,

Obrigado pela resposta, muito apreciado.

O meu pensamento original era o "buy and stock", desta forma eu não preciso ficar acompanhando o mercado para fazer "venda coberta", etc. Pra falar a verdade eu nunca fiz "venda coberta" ou "alugar papéis" e na minha cabeça esse bicho de 7 cabeças pode dar prejúizo no lugar de lucro se eu não acompanhar a bolsa de perto constantemente o que nem sempre eu posso fazer devido a natureza do meu trabalho.

Ainda, eu vi esse post do Zé que me deixou ainda mais em dúvida sobre "venda coberta"...

http://www.clubedopairico.com.br/venda-coberta-e-muito-mais-do-que-vender-e-ser-exercido/13939#

Sugestões são bem vindas ou até mesmo clarificações se eu entendi algo errado.

Obrigado.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sex Jan 18, 2013 1:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Por isso que eu amo tanto esse mercado. Smile

Eu já acho que estamos prestes a uma bela escorregada ... Wink

(só vamos subir se a inflação vier a galope, senão ... é queda)

Henrique, o "trabalho" que você tem com o lançamento coberto é bem pequeno, sério. Você pode desenvolver uma estratégia onde olha somente na parte da noite, e caso determinada coisa aconteça, opera no dia seguinte. 1 trade por mês está de bom tamanho. Very Happy

Já no aluguel, o trabalho é zero. Basta falar com a corretora que quer fazer isso e pronto. Smile

Sobre como entrar ... sim, você pode fazer um aporte único de R$30k agora, mas é interessante que coloque dinheiro novo no bolo "sempre que possível". (isso é, sempre mesmo, hehehe)

O trabalho que você terá para desenvolver a estratégia é um, depois disso ele passa a ser 1% dele ... Wink

Abraços !
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
viniciusbo

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2013 9:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Henrique, como o Zé disse, lançamento coberto não dá tanto trabalho, mas necessita de uma estratégia bem montada. Agora aluguel não da nenhum. Se tiver uma carteira em Buy & Hold, alugar suas ações irá te dar uma pequena rentabilidade extra, pense nisso.

Sobre a possível alta/queda do mercado atual, não escute o Zé. Ele é um URSO nato, ganha muito dinheiro na queda e sempre vê o mercado caindo, mesmo em 2009 kkkkk. Brincadeiras a parte, ninguém sabe se vai cair ou subir, não há como saber. Eu tenho uma tendência mais altista, o Zé baixista. Quem está correto? Ninguém! O único correto é o mercado hehehe.

Abraços,
Vinícius
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2013 8:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem lembrado !! O Sr Mercado está certo sempre. SEMPRE !!! Very Happy
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
souzallyndi
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 25, 2013 12:29 pm    Assunto: Re: All-in-One em ELPL4? BOVA11? SMAL11? Responder com Citação

henriquerp escreveu:
Bom dia,

Seguinte,

Eu investi em ações pela última vez tem uns 2 anos e acabei saindo para entrar em outros negócios que considerava mais seguro, diga-se de passagem que esse negócio mais seguro era LCI do Banco BVA que o Banco Central interviu. Não preciso falar o resultado, certo? Rolling Eyes

Eu tenho dado uma acompanhada em algumas ações e na bolsa e meu entendimento é que a mesma não está em uma das suas melhores épocas e isso me parece um bom indicador para "comprar" e deixar guardado por 2, 3, 4, 5, ... anos. Faz sentido?

1) Eu sei que o mais recomendado seria fazer aportes mensais para ter um valor médio, mas devido a baixa eu gostaria de fazer um aporte único a longo prazo. Inicialmente eu pensei em ELPL4 pela baixa atual e concessão que vai durar mais de uma década, mas também pensei em BOVA11 e SMAL11 pois me parecem tentadoras já que eu acredito que o cenário vai ser muito diferente daqui 3, 4 ou 5 anos (a tendência é cada vez mais gente investir na bolsa e acredito em altas ao longo dos anos). O que eu pretendo fazer parece ser uma boa opção ou devo descartar?

2) Eu tenho cerca de 30 mil para fazer esse único aporte. Vale a pena colocar tudo em apenas uma? Ou seria interessante diversificar entre as 3? Outras sugestões? Small Caps sempre tem um risco...

3) Eu lembro que existe uma garantia de investimento até 40 mil (é esse valor mesmo) pelo próprio regulador (esqueci o nome) - assim se a corretora quebrar meu dinheiro continua a salvo - similar ao que aconteceu com o Banco BVA - quem tinha até 70 mil por CPF vai ser reembolsado (mas vai saber quando).

4) A ELPL4 costuma dar bons dividendos, mas eu me lembro que a última vez que operei (2 anos ou mais) existia um esquema que tinha que ser feito para receber os dividendos, isso continua existindo? Ou apenas comprando as ações e segurando eu recebo os dividendos automaticos?

Vlw.

Abraços.

Olá henriquerp bom dia !
Vejo que sua preferência está voltada mesmo para um tempo superior ao que comumente se utilizada pela maioria dos acionistas na bolsa de valores. Como se trata de um tempo maior ou longo prazo para uma rentabilidade sua carteira deve ser diversificada mas não em ações. As ações possuem riscos altos e a longo prazo esse risco precisaria estar sendo analisado por uma análise mais criteriosa como é o caso da análise fundamentalista projetada para o tempo que se deseja manter esse investimento. Tenha como opção rendimentos com índice de baixo risco que exijam aportes mensais que serão utilizados para somar um fundo e agregar rendimento junto a uma taxa pré-fixada ou pós-fixada. Os títulos do governo, previdência privada e os fundos DI são alguns exemplos para uma projeção comparativa.

como operar na bolsa

analise tecnica

curso de bolsa de valores
Pobretão de Vida ruim

MensagemEnviada: Qua Mai 01, 2013 12:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Vou te dar um conselho de alguém que fez allin nessa ação aí que você mencionou (ELPL4).

Estou perdendo 60.000 reais no momento.

Não faça all in. É um erro e vai destruir sua vida financeira. Diversifique.

Se quiser visite meu blog aí que está na assinatura pra entender.

abraço

Os desabafos, histórias e sofrimentos financeiros e de vida durante minha jornada para ser milionário e sair dessa vida horrível de pobre trabalhador.
Também minha evolução patrimonial com dados reais mensalmente e o ranking de patrimônio brasileiro dos blogueiros de finanças.

Patrimônio:

2012 2013
jan: 94.000 jan: 89.162
fev: 104.000 fev: 91.900
mar: 116.000 mar: 87.955
Abr: 103.375 Abr: 85.106
Mai: 96.575 Mai: 85.743
Jun: 106.538 Jun: 88.271
jul: 89.609
ago: 89.483
set: 102.131
out: 92.074
nov: 86.402
dez: 102.383
Ranking Patrimônio blogueiros finanças do Brasil: http://vidaruimdepobre.blogspot.com.br/search/label/Ranking%20Patrim%C3%B4nio

"A vida é ruim e feia até que você seja milionário. Aguente firme até lá".
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Mai 02, 2013 10:40 am    Assunto: Responder com Citação

Mas você continua fazendo aportes "constantes" ... não ?

Pobretão de Vida ruim escreveu:
Vou te dar um conselho de alguém que fez allin nessa ação aí que você mencionou (ELPL4).

Estou perdendo 60.000 reais no momento.

Não faça all in. É um erro e vai destruir sua vida financeira. Diversifique.

Se quiser visite meu blog aí que está na assinatura pra entender.

abraço

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Ações Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!