Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Portal para profissionais liberais

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Empreendedorismo na Web
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
herick

MensagemEnviada: Dom Fev 02, 2014 2:32 pm    Assunto: Portal para profissionais liberais Responder com Citação

Oi Pessoal,

Estive pensando na idéia de construir um portal para disponibilizar todos os profissionais liberais de uma região, tais como pedreiro, eletricista, carpinteiro, pintor, mecânico, etc.

São profissionais que geralmente são raros de serem encontrados, e o objetivo seria reunir em um portal o perfil simples de cada um separados por categorias, como por exemplo: tempo de experiência no mercado, locais/cidades onde atende, entre outros.

Gostaria de saber de vocês algumas sugestões ou dicas sobre esse projeto. Será que é viável? Quais seriam os contrapontos?

Obrigado desde já galera!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
alprado
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 04, 2014 5:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá!

Bem, sendo mais sucinto, posso lhe dizer que a ideia é boa, é viável e que já existem iniciativas boas nesse sentido.

Uma bem "famosinha" é a GetNinjas (http://www.getninjas.com.br/).

Agora é ver se compensa começar do zero uma ideia similar para concorrer com eles, isso nao sei lhe dizer (acho que ninguém teria como lhe dizer).

Você poderia criar algo se encontrasse alguma lacuna não preenchida, algo que eles não atendem bem ou um modelo de negócios diferenciado. Não é tarefa fácil, mas fazer igual seria largar atrasado nessa corrida.

Espero ter ajudado.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
herick

MensagemEnviada: Sáb Fev 08, 2014 10:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Valeu pela colaboração, Alprado!

Conhecia já o GetNinjas. Mas a idéia que eu tive é diferente, seria deixar exposto todos os profissionais. No caso do GetNinjas você não tem acesso aos profissionais, nós pedimos um orçamento de determinado profissional e o GetNinja 'corre atrás' dele e nos passa 3 orçamentos.

Nesse portal o internauta já tem acesso a todos que estão cadastrados e ele já contacta diretamente ele, sem 'meu' intermédio.
alprado
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 11, 2014 9:49 am    Assunto: Responder com Citação

herick escreveu:
Valeu pela colaboração, Alprado!

Conhecia já o GetNinjas. Mas a idéia que eu tive é diferente, seria deixar exposto todos os profissionais. No caso do GetNinjas você não tem acesso aos profissionais, nós pedimos um orçamento de determinado profissional e o GetNinja 'corre atrás' dele e nos passa 3 orçamentos.

Nesse portal o internauta já tem acesso a todos que estão cadastrados e ele já contacta diretamente ele, sem 'meu' intermédio.

Sim, mas a ideia deles é entrar no meio para, no mínimo, garantir duas coisas:
1. Que você vai encontrar profissionais alinhados com seu interesse;
2. Que você vai pagar por isso e ele vai ter controle de quem está contratando.

Se vc deixar direto o contato com os profissionais, como vai controlar seu fluxo de receita? Como vai cobrar?

Cobrar de quem se cadastra é um modelo já defasado, que praticamente nao pega para pessoas físicas (daí o GetNinjas fazer sucesso, por inovar em seu modelo de negócios).

Como você ganharia dinheiro e como teria segurança de que essa receita nao se desviaria?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
herick

MensagemEnviada: Sáb Fev 15, 2014 3:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Alprado, é aí que entra a sacada.

Não há custo algum para o profissional liberal entrar no portal, portanto os que quiserem ter mais destaque (como fotos, textos mais longos, anúncio acima dos demais, etc) paga uma taxa.

Creio que seja uma startup que só verá lucro no médio e longo prazo, quando o site se tornar uma referência para buscas de profissionais liberais. E esse é exatamente o diferencial, sem custo / demora / burocracia para quem busca e sem custos para quem está disponível no site.

A receita obtida no início com quem quiser ser 'destacado' será revertida inteiramente para divulgações do portal.
alprado
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Fev 15, 2014 6:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Então herick, você deve usar algum método para validar se suas hipótese está correta, nao tenho como afirmar que sim ou que não, mas posso lhe dizer que esse modelo de negócios orientado a destaque de anúncio é MUITO difícil de funcionar num site iniciante.

Pense no seu caso, além de ter de investir muito em publicidade para dar nome e valor ao portal (quem quer pagar pra se destacar num lugar desconhecido?), além disso, você cria uma condição de risco: quem lhe garante que o profissional que aparece primeiro e com mais detalhes é o melhor para me prestar os serviços?

Eu buscaria ver qualificações, indicações, proximidade com minha residência, etc. O destaque pra mim nao valeria de nada, eu iria ver todos, os com destaque e mais dados e os sem (se tiverem essas características relevantes).

Ou seja, se destacar e aparecer com mais dados tem pouco valor percebido. Se tem pouco valor percebido aí, seu modelo de negócios precisa ser revisado. Você tem que cobrar por aquilo que gera valor percebido pelo seu público alvo. E validar isso!

Espero ter ajudado.
herick

MensagemEnviada: Dom Fev 16, 2014 12:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Então, Alprado. Na verdade ele será desconhecido no início, nos primeiros anos (por isso falei que é algo para médio e longo prazo). No Telelistas por exemplo, também há um destaque na listagem para quem paga, independente da confiabilidade ou competência da empresa.

E começaria também pela minha cidade e cidades vizinhas. Utilizaria o método de crowdsourcing com alvo principalmente no Facebook, através de grupos de divulgações e similares. Solicitando aos membros contatos de profissionais (jardineiros, pintores, marceneiros, encanadores, etc) e assim seguir abastecendo o portal. Inclusive, os próprios colaboradores do crowdsourcing serão os primeiros a começarem a acessar o portal ou a tomar conhecimento de suas funcionalidades.

Penso também em outros diferenciais, tais como avaliações dos profissionais, comentários, área de reclamações e etc.

Eu sei que é algo que pode emplacar muito bem, como também pode ser um desastre. Estou tentando ser realista.

Tenho notado que muitas pessoas tem dificuldades de encontrar esses tipos de profissionais, geralmente só conseguem se já o conhecem ou se alguém o indica, pois geralmente não há anúncios deles em jornais ou internet. O objetivo do portal é justamente fazer com que essas duas 'pontas' se encontrem de forma rápida, fácil, sem burocracia e de forma transparente.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Empreendedorismo na Web Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!