Clube do Pai Rico

Compra de Volatilidade: o meu 3º teste

E ao que tudo indica – ao menos por enquanto … – o último. Ou não. 🙂

Como você já sabe resolvi testar uma operação específica com opções, a Compra de Volatilidade, ou Boi. Essa operação possibilita obter ganhos em momentos de alta, sem precisar colocar dinheiro próprio na montagem dela. O prejuízo é limitado, e somente neste caso é que temos que colocar dinheiro. A operação é montada com dinheiro do mercado, coisa boa não ? Além disso é uma operação alavancada, dando certo o resultado pode ser bem interessante … 😉

Dê uma olhada no e no teste, que deram “errado” mas acabaram gerando lucro. O engraçado é que no 3º teste também aconteceu a mesma coisa, deu errado mas deu lucro.

Na montagem deste 3º teste fiz uma alavancagem de 1:6 com 5.000 PETRG23 e 30.000 PETRG25, com uma sobra de caixa de R$ 250,00. Abaixo de R$ 23,00 eu saia no 0x0 – ou melhor, lucro de R$ 250,00 que foi a sobra – com ponto máximo de prejuízo em R$ 25,00. (se no 18 de julho a PETR4 estivesse em R$ 25,00 o prejuízo teria sido de R$ 10.000,00)

Fiz a mesma coisa que havia feito no 2º teste, quando vi que a G25 não influenciaria mais o resultado (pois dificilmente a cotação chegaria naquela região) mudei para a G26, com apenas 5.000 opções, que serviam única e exclusivamente para manter a operação travada. Com isso “faturei” R$ 900,00 – que junto aos R$ 250,00 iniciais serviriam para abater o prejuízo que me parecia quase certo dessa vez. Prejuízo “grande”.

Mas o mercado veio, e veio com força. Mataram a G24 e nos últimos instantes (nos últimos dias do exercício) mataram a G23, foi uma bela briga, deu gosto de ver. Resumindo, a operação que deu errado me gerou pouco mais de R$ 1.000,00. 😀

Conclusões …

Agora, depois de 3 testes, quais são as conclusões que consigo tirar desta operação ? Que ela não presta ? Que não funcionou ? Que o mercado não ajudou ? Que eu errei ? …

Dizer que a operação não presta é a resposta que a grande maioria escolhe, afinal ela “não deu certo” (mesmo tendo dado lucro …). Em nenhum dos 3 testes o resultado esperado pelo uso da alavancagem se fez presente. Mas operação, coitada, não fez nada de errado, ela apenas foi usada num momento onde um movimento de alta era esperado, e ele infelizmente não veio. Não foi a operação que deu errada, foi o momento em que ela foi usada que não foi o correto.

Dizer que não funcionou ? Nunca ! Ela funcionou perfeitamente ! Nas 3 vezes ela me oferecia dois pontos de saída no 0x0, um de prejuízo máximo, um intervalo de perda variável. Se tivesse subido a força da alavancagem teria trazido o lucro. Não é esse o propósito dela ? Não foi o que ela fez ? Então como dizer que deu errado, que não funcionou ?

O erro foi meu, achei que o movimento seguinte a montagem da operação – nas 3 vezes – era de alta. Sem alta … sem lucros elevados. O mais engraçado é que se tivesse apenas vendido a parte … da venda, teria obtido um belo retorno. 🙂

Mas esse não era o propósito … Afinal como poderia vender se minha análise e meu sentimento apontavam um movimento de alta ?

Alguns poderão me perguntar: Ao invés de fazer isso tudo, não era mais prático ir lá no mercado e simplesmente comprar as opções ? Sim … “era”, mas com isso eu teria que colocar dinheiro do meu bolso para montar a operação. No caso do Boi isso não é preciso – como já disse lá no início … -, o meu dinheiro só seria usado no caso de tudo dar errado e a cotação terminar o exercício no intervalo de prejuízo. A operação é interessante, me permite aproveitar uma possível alta, sem colocar dinheiro novo no mercado, com prejuízo limitado e possibilidade alavancada de ganho.

Infelizmente não foi o que aconteceu … 🙂

Como disse, esse provavelmente tenha sido o meu último teste … mas vai saber. 😉