|
|
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
IuryMS
|
Enviada: Qua Jun 18, 2014 9:03 pm Assunto: Dúvida sobre cotas de fundos de investimento |
|
|
Boa noite, colegas investidores.
Para inaugurar meu primeiro post neste fórum, lhes deixo a seguinte questão: como funciona a retirada de cotas de um Fundo de Investimento (D+1, por exemplo).
A minha dúvida é a seguinte. Supondo que hoje, 19:00, após o fechamento do mercado, tenha 10 cotas de 1.600,00 reais cada. Solicito, então, a sua retirada. Ao final do dia seguinte, as cotas estão valendo 1650,00 e ao final do dia a seguir, 1550,00. Desprezando-se outros fatores, tais como impostos e provisionamento de taxas, quanto eu receberia em um fundo D+1: 16.000,00; 16.500,00; ou 15.500,00? |
|
|
 |
|
Zé da Silva Proprietário do Site

Registrado em: Quinta-Feira, 17 de Novembro de 2005 Mensagens: 9215 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Jun 19, 2014 7:23 pm Assunto: |
|
|
O pior é que isso varia de fundo pra fundo ...
Tem uns onde o D+1 meramente financeiro, ou seja, será apenas a grana disponibilizada no dia seguinte. Outros seguem o D+1 "à risca", com o valor da cota e o financeiro ocorrendo somente no dia seguinte ...
Você tem que dar uma olhada no prospecto do fundo para "ter certeza" de como ele funciona. _________________ www.ClubedoPaiRico.com.br
Educação Financeira
---
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube ! |
|
|
 |
IuryMS
|
Enviada: Qui Jun 19, 2014 8:19 pm Assunto: |
|
|
Entendi. A questão é controversa. Se por um lado o D+1 pode impedir a previsibilidade do resultado pelo cotista, por outro poderia garantir a saúde do fundo.
Aliás, obrigado pelas boas-vindas. |
|
|
 |

Registrado em: Quinta-Feira, 17 de Novembro de 2005 Mensagens: 9215 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sex Jun 20, 2014 9:32 am Assunto: |
|
|
Eu, sinceramente, acho uma baita sacanagem existir o D+1 (em termos de liquidação, do valor da cota a ser liquidado) ...
Se a ordem de resgate ocorreu hoje, eles têm que vender hoje, etc etc etc ...
Mas que traz mais saúde pro fundo, não tem dúvida disso.  _________________ www.ClubedoPaiRico.com.br
Educação Financeira
---
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube ! |
|
|
 |
IuryMS
|
Enviada: Sex Jun 20, 2014 1:21 pm Assunto: |
|
|
Zé da Silva escreveu: | Eu, sinceramente, acho uma baita sacanagem existir o D+1 (em termos de liquidação, do valor da cota a ser liquidado) ...
Se a ordem de resgate ocorreu hoje, eles têm que vender hoje, etc etc etc ...
Mas que traz mais saúde pro fundo, não tem dúvida disso.  |
Então, eu penso que se o pedido fosse efetuado até às 14h, realmente deveria ser contabilizado pelo valor ao final do dia.
Mas se o pedido fosse efetuado próximo ao fechamento do mercado ou após o seu fechamento, acredito que ficaria complicado para o fundo em si garantir aquele valor, tendo em vista que a liquidação dos papeis necessário no dia seguinte poderia ocorrer com um gap negativo. Não acham? |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jun 20, 2014 2:21 pm Assunto: |
|
|
|
|
|
 |
|
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído.
|
Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!