Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Repasse de uma franquia de cafeteria em shopping

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Empreendedorismo
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
gmsbh

MensagemEnviada: Qua Out 02, 2013 4:09 pm    Assunto: Repasse de uma franquia de cafeteria em shopping Responder com Citação

olá, a todos.
Queria uma opnião de vocês, muito valida para mim, pois aqui tem várias pessoas com experiencia em diversos ramos.
Sempre tiver vontade em ter uma cafeteria, e no modelo de franquia, pois para mim, que sou dentista, a minha experiencia é pequena em gestão e portanto a franquia seria o mais indicada pelo menos no inicio.
Surgiu uma possibilidade de repasse de uma franquia em um shopping aqui em BH, que já tem tem um tempo bom de funcionamento, e essa cafeteria também já esta em operação há algum tempo.
A pergunta que fiz, e todos devem fazer: porque do repasse?
Segundo a franqueadora o dono atual tem diversos modelos de negócio e o ramo de cafeteria pra ele agora não é prioridade. E se dispos a dar o contato dele pra conversa pessoal.
Me passou os seguintes dados do negócio (a serem auditados por um contador, logicamente).

Faturamento médio dos últimos 6 meses = 49.000,00(sem atuação/gestão do dono por desinteresse)
Média de resultados = 15%
Valor pretendido de repasse = 300.000,00( negociáveis)
Aluguel = 4.400,00 (vou verificar prazo de contrato e possivel reajuste)
Condomínio = 2.100,00
Fundo promoção = 890,00
Água = 280,00
Luz = 800,00
É uma franquia já com marca consolidada e com muitas lojas.
Minhas dúvidas:
- para o investimento, com esses resultados, o retorno está num bom patamar?
-quais outras precauções devo ter? Tipo passivos trabalhistas, dividas, etc...
Se alguém já teve experiência com essa situação, ou qualquer um que ponderações a respeito, agradeceria muito.
Pois é um negócio que me atrai, e que gostaria de investir e atuar diretamente no negócio.
Obrigado.
Gustavo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Jean Colbert
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Out 03, 2013 12:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Primeiro de tudo é fazer uma boa due dilligence para verificar a veracidade dos dados que lhe foram passados, bem como a situação jurídica da empresa (cafeteria).

A questão do retorno, só você pode responder. Qual o retorno que você quer ter? 7% sobre o capital investido, em 2 anos (exemplo)?

Se eu aplicar esse capital, quanto me renderá? Vale a pena eu investir na cafeteria sendo que em uma aplicação financeira o retorno é maior (exemplo)?

Você deve parametrizar sua convicção do negócio e decifrar o quanto você quer de retorno, o quanto é suficiente para satisfazer sua pretensão. Compare com outras franquias, empresas, com investimentos no mercado, fundos, etc. Crie sua convicção para saber se vale, ou não, a pena o investimento.

Fluxo de caixa é essencial para tirar essa conclusão!
gmsbh

MensagemEnviada: Sáb Out 05, 2013 1:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá, Jean. Obrigado pela resposta
Bem , eu tenho um perfil conservador nos investimentos, basicamente renda fixa e poupança.
Considerando que tenho o capital para o investimento na franquia, hoje, essas aplicações a grosso modo, estão me dando um retorno de 8 a 9% a.a.
O resultado financeiro(lucro), atual mensal(segundo o dono) é de +/- R$ 7.350,00. Ou seja 2,45% sobre o investimento total, ao mês.
Lógico que fiz essas contas bem básicas mesmo, mas perto de qualquer investimento conservador, não é um bom retorno?
Tudo bem que tem os riscos do negócio, administração, etc... mas estou disposto a trabalhar até para melhorar o negócio.
Estou aberto a opniões mesmo.
Obrigado.
Jean Colbert
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Out 09, 2013 12:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Você trabalhou com dados que o dono lhe passou.

Penso que, você devesse avaliar os balanços para verificar se é isso mesmo, bem como um fluxo de caixa.

Se você considerar que o rendimento é esse mesmo, 2% ao mês, muito bom, rende mais que suas aplicações. Ai cabe você decidir se quer ou não entrar no negócio, mensurando os riscos intangíveis (público, poder de compra, etc), que só o seu feeling poderá mensurar.

Boa sorte!
alprado
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 19, 2013 10:17 am    Assunto: Responder com Citação

Se os dados forem fidedignos, talvez valha a pena por algo em torno desse valor, sim!

O que você não comentou é:
1) Qual o valor dos ativos da empresa (mobiliário, estoque, etc.)?
2) Possui dívidas ativas?
3) Esses 15% de resultados, sao lucro líquido, é isso mesmo?
4) E os funcionários, são quantos? Custam quanto?
5) Por ser em shopping, nao tem repasse de "luvas"?

E como bem disse o Jean, avançando, cabe uma due gilligence, ou abrir outra empresa e transferir tudo para essa nova, como novas aquisiçoes mesmo (eu preferiria assim).
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
gmsbh

MensagemEnviada: Qui Nov 21, 2013 9:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Alprado, obrigado, pela resposta.
Vamos lá:

1) Qual o valor dos ativos da empresa (mobiliário, estoque, etc.)?
A loja está montada e funcionando, com todos os equipamentos e mobiliário, e tudo vem junto, em termos de valores não tenho a informação.
2) Possui dívidas ativas?
Caso evolua na negociação, vou por meu contador para analisar toda essa parte da empresa.
3) Esses 15% de resultados, sao lucro líquido, é isso mesmo?
Resultado liquido, só não sei se incluido um pro-labore do dono caso o mesmo trabalhe, como vai ser o caso.
4) E os funcionários, são quantos? Custam quanto?
Bem isso ja faz parte do plano de negócio da franqueadora, já embutido nos custos mensais da operação.
5) Por ser em shopping, nao tem repasse de "luvas"?
O valor do repasse já inclui as despesas com a transferência do negócio.

A própria franqueadora , me disse que em casos de repasse, a empresa antiga é fechada e aberta uma nova.
Estou querendo combinar com dono, um "estágio" para ver o andamento real das coisas no dia dia.
pcgui

MensagemEnviada: Sáb Nov 23, 2013 9:07 am    Assunto: Responder com Citação

Como você irá mudar de ramo. Vale um estudo apurado sobre como é este setor, como funciona este tipo de negócio, uma análise SWOT. Por favor, não entenda como crítica, mas não basta apenas gostar de algo.

Você informou que tem pouca experiência em gestão. Outro ponto a se trabalhar, pois numa cafeteria você irá atuar constantemente com gestão de pessoas. Funcionário desmotivado = má produtividade e possibilidade de roubo.

Identifique o perfil e as aspirações dos teus novos funcionários, após isto passe ler sobre liderança e gestão de pessoas tendo como referência o perfil dos teus funcionários.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Rafa0111

MensagemEnviada: Qua Jun 25, 2014 11:59 am    Assunto: Responder com Citação

Olha eu sinceramente não gosto da ideia de comprar um negócio já iniciado. Sua ideia sobre franquia me agrada muito, principalmente por sua pouca experiência em gestão.

Dê uma olhada no blog http://asfranquiasbaratas.blog.br lá tem muitas informações que poderão lhe ajudar sobre franquias, e, o mais importantes, lá tem uma área sobre gestão de negócios... que poderá ser muito útil pra você.

Sucessos
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Empreendedorismo Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!