Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Como tornar um escritório independente do dono

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Empreendedorismo
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
pretorian

MensagemEnviada: Ter Nov 05, 2013 11:30 pm    Assunto: Como tornar um escritório independente do dono Responder com Citação

Boa noite a todos, o assunto parece ser simples porém vou botar meu ponto de vista e gostaria que vocês dessem os seus.

Pois bem, vou resumir meu trabalho: Trabalho como autônomo, elaborando projetos elétricos para serem aprovados pelos órgãos responsáveis, que é a Celesc no caso do meu estado (Santa Catarina).

Em geral funciona assim:

1º - O cliente me procura para fazer seu projeto
2º - Eu vou até o local que ele está reformando, construindo, ou seja lá o que ele quiser fazer, e vejo as condições e o que pode ser feito na parte elétrica, e passo um valor.
3º - Quando eu e o cliente nos acertamos em valores e fechamos o serviço, eu começo a fazer o projeto e ao acabar tenho que leva-lo para o cliente assinar, então, recebo 50% do valor do serviço e depois disso dou entrada na Celesc.
4º - Após o projeto ser aprovado, eu ligo pro cliente, agendamos uma data, eu entrego o projeto aprovado, ele me paga os 50% restantes e acabou.

Essa maratona leva de 45 a 60 dias para projetos pequenos, e 90 a 120 dias para projetos maiores, com algumas exceções..

Até aí tudo certo, mas tem um problema: Eu não consigo ver um crescimento sustentável para esse tipo de negócio.

Por que? Porque não é um serviço qualquer, como limpar uma piscina ou pintar um muro. Ou como um supermercado, que você pode ter várias lojas. É semelhante a um escritório de advocacia ou contabilidade, no qual o "dono" do escritório tem de estar presente e ser o que mais sabe do assunto, mesmo que ele não elabore os processos, ele deve dar o aval final para então, entrar com o processo no Fórum. E no meu caso vejo que isso também acontece. Posso contratar desenhistas mas no final, vou ter que supervisionar tudo para então finalizar os projetos. São tipos de negócio que é mais por indicação e tempo de serviço, que você vai agregando clientes com o passar dos anos (se seus serviços forem bons né). Por exemplo, ninguém está passeando na rua, tropeça e dá de cara num escritório de engenharia. A pessoa que entra nesses estabelecimentos: Escritórios de Advocacia, Engenharia, Clínicas Médicas, Contabilidade, já vai focada num assunto técnico, e sabe que ali se encontra um profissional que na maioria das vezes já foi indicado por amigos ou que tem necessidade.

Na minha visão, por mais que esse tipo de negócio cresça, vai continuar com o sistema de um negócio autônomo.

Como posso ampliar o meu escritório a ponto de torná-lo independente? Fazer captação de clientes de uma forma independente.

Além de tudo não existe um padrão certo para precificação dos projetos, tem casos que os serviços ficam escassos e o valor sofre quedas, já em outros períodos, os serviços crescem e o valor consequentemente fica mais elevado.

Robert Kyiosaki, fala sobre sistemas, criar sistemas e deixar que trabalhem para você sem que sua presença seja necessária, mas será que isso é possível em todos os tipos de negócio?

Tenho pensado muito e parece que cheguei à conclusão de que serviços intelectuais (Advogados, Engenheiros, Contadores, Médicos, que também tem prática), não tem como expandir sem a presença do dono. Mas quero saber da opinião do pessoal aqui do fórum.

Não sei se consegui me fazer entender, mas de qualquer forma,
Obrigado pela atenção de vocês. Espero sugestões e ideias.

Ganhe tempo.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
phantomeros

MensagemEnviada: Sex Nov 08, 2013 10:41 am    Assunto: Responder com Citação

Na minha opinião olhando na sua visão, eu abriria uma loja de elétrico para vender produtos relacionados, junto com o serviço, assim teria como ampliar o leque de opções.
gugagold
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Nov 13, 2013 12:11 am    Assunto: Responder com Citação

Fala Pretorian, tudo bem?

Bom vou dar os meus pitacos:

1-> Porque não oferecer 2 serviços.
A) Apenas o projeto (a pessoa que de entrada - se cair em exigência você arruma)
B) Serviço completo (projeto + entrada)

Digo isso pq na opção A você poderia fazer o projeto elétrico para outros estados...
Se o cara esta construindo algo.. você não precisa ir in loco para fazer a planta elétrica...
Eu quando contrato um engenheiro elétrico para fazer o projeto nunca vi ele ir na obra.. ele faz, me entrega e eu monto..

E também na opção B você acaba ficando preso 60 - 120 dias com o cliente..

2-> Em relação a não ser um serviço qualquer.
Concordo em partes.. Se e um projeto básico (casas populares, casas padrão médio..) você não precisa chamar o banbanban..
Qualquer estudante recém formado sabe fazer isso... então eu não veria problema em contratar você para elaborar minhas plantas elétricas..

Roce pode usar algumas coisas a seu favor para diminuir o problema do "Zé Ninguem" como criar um portfólio na sua pagina, pegar comentário de clientes.. enfim.. mostrar a sua boa reputação.
Outra coisa interessante pode ser você colocar o seu curriculum online.. porque não pós graduação ou algum curso da área para dar uma melhorada?

Ja pensou em anunciar em revistas especializadas? Sites especializados? Parceria com construtoras.. enfim.. tem mais coisa que se pode fazer...
Primeira coisa a se pensar e:
- Como eu , Gustavo, que tenho uma Construtora te acharia?
Consigo te achar fácil na Internet? Você tem cadastro na Telelistas e sites similares?
Você precisa ser visto!

3-> Em relação a "montar uma empresa independente".
Acredito que seja possível sim.. lógico que nos trabalhos intelectuais esse gerenciamento e muito mais difícil.. porem não e impossível.
Se você contratasse um engenheiro recém formado para fazer os projetos elétricos não tem porque ele não te entregar o projeto. Se não entregar demite ué, isso e incompetência!
Eu tenho uma construtora, atualmente eu faço tudo (para evitar gastos superfulos ja que dou conta de tudo e e minha única empresa).. mas no momento que resolver estrutura-la ou a pessoa contratada executa o seu trabalho ou esta demitida. (Lógico que contrataria alguém com competência para exercer o cargo)

4-> Tempo de Serviço
Isso e com qualquer empresa do mercado.. quanto mais tempo no mercado , maiores são as indicações, mais a sua marca e reconhecida.. enfim.. isso não tem o que fazer.. quer uma dica?
Trabalhe muito, execute todos os serviços como planejado, nunca sacaneie um cliente, seja honesto.. que o resto vem.
Faca a sua parte.. não fique preocupado...
Daqui a pouco tempo (as Xs muito antes do que você imagina) quem estará vivendo esta boa fase (devido ao reconhecimento do mercado) será coce!

5-> Precificação
Você vai precisar dar uma padronizada nos projetos..
Lógico que e possível você fazer isso... não e tão difícil não...
Quem sabe um colega engenheiro mais experiente não possa te dar algumas dicas???

Em relação a período e assim mesmo...
A pouco tempo atrás precisei de um engenheiro elétrico e o cara meteu a faca no meu peito sem do...
E o pior? Paguei !!! O mercado estava aquecido e ninguém queria pegar mais serviço!

Bom.. enfim.. foi uma ideia geral..
Espero que possa te ajudar em algo..
Se quiser conversar algo mais especifico estou a disposição !

Boa Sorte na sua empresa e Sucesso !!
pcgui

MensagemEnviada: Ter Nov 19, 2013 12:18 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Pretorian!

Não seria uma solução definitiva. Contudo, pode ser um auxílio:

Como teu negócio depende da propaganda boca-a-boca automatize os meios de divulgação.

Crie um grupo de facebook/linkedin por exemplo. No grupo você adicionar clientes satisfeitos com o teu serviço e pedir que os mesmos convidem amigos, parentes e conhecidos para participar do grupo.

Se não já tiver um site, crie um. Sincronize ele ao teu grupo no facebook/linkedin. Aproveite para realizar propaganda de produtos relacionados a tua área de atuação. É uma forma extra de você ganhar dinheiro.

Delegue. Convide estagiários de engenharia eletrônica (faculdades ou cursos técnicos) para trabalhar junto contigo. O estagiários estão com cabeça fresca, ávidos por crescer e sem grandes vícios do mercado. Ensine a eles o básico e apenas os supervisione. Crie um plano de desenvolvimento profissional para teus funcionários (existe material na internet sobre o tema) e assim mantê-los motivados a agregar novos conhecimentos.

Crie um ambiente profissional agradável e descontraído para seus funcionários. É uma forma extra de você reter talentos.
Jean Colbert
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 19, 2013 9:28 am    Assunto: Responder com Citação

Pelo que me recordo esse assunto já passou por aqui em outro tópico, e acho que já opinei!

Pelo exposto, me abstenho.
southjp
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Jul 17, 2014 2:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Ao meu ver é o tipo de negócio onde se você delegar demais e abrir o bocão, vai dar um tiro no pé.

Pois se o funcionário for esperto vai aprender toda a parte técnica e já saberá quem é os seus cliente. O que o impede de abrir um escritório rival e levar toda a sua carteira de clientes? Já vi estas história acontecendo com imobiliárias e vários escritórios tipo o seu. É sempre a mesma história: - Nossa encontrei o funcionário dos sonhos, agora já não preciso nem ir ao escritório, ele é dedicado e aprende tudo muito rápido. 6 meses depois o cara leva toda a carteira de cliente dele.

Este é o lado ruim de negócios muito pequeno, onde não é necessário quase nenhum investimento inicial.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Empreendedorismo Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!