Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Franquia de Farmácias

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Empreendedorismo
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
clic51
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 30, 2012 11:50 am    Assunto: Franquia de Farmácias Responder com Citação

Olá,

Quero entrar para o ramo de farmácias. Porem, nao tenho nenhuma experiencia nesse ramo. Mas estou pesquisando sobre franquias. Alguém ja possui a alguma franquia de farmacia? Alguem acha que nao seria viavel?
Abs
Pobretão de Vida ruim

MensagemEnviada: Qua Mai 02, 2012 8:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Gostaria de saber também. Tem que ser farmacêutico?

Pra mim esse ramo é um dos mais promissores do mundo pois é algo que sempre terá demanda.

Além de ser mole, o único x da questão de farmâcia é estoque.

Bota no sistema e vai pra praia.

Os desabafos, histórias e sofrimentos financeiros e de vida durante minha jornada para ser milionário e sair dessa vida horrível de pobre trabalhador.
Também minha evolução patrimonial com dados reais mensalmente e o ranking de patrimônio brasileiro dos blogueiros de finanças.

Patrimônio:

2012 2013
jan: 94.000 jan: 89.162
fev: 104.000 fev: 91.900
mar: 116.000 mar: 87.955
Abr: 103.375 Abr: 85.106
Mai: 96.575 Mai: 85.743
Jun: 106.538 Jun: 88.271
jul: 89.609
ago: 89.483
set: 102.131
out: 92.074
nov: 86.402
dez: 102.383
Ranking Patrimônio blogueiros finanças do Brasil: http://vidaruimdepobre.blogspot.com.br/search/label/Ranking%20Patrim%C3%B4nio

"A vida é ruim e feia até que você seja milionário. Aguente firme até lá".
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
SãoMarcelo
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qui Mai 03, 2012 10:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Para se ter uma Farmácia vc não precisa ser farmaceutico mas com certeza vai ter que contratar no minimo um. Tem que tormar cuidado também com os assaltos pois as farmacias são alvos fáceis de assalto a mão armada...
Dom Cielo
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Dom Mai 06, 2012 6:58 pm    Assunto: Responder com Citação

Amigo, não é só isso... não é preciso ser farmacêutico, mas você precisa de pelo menos um na sua farmácia. O grande problema é que hoje, grandes grupos controlam este setor. Você terá que concorrer com as redes que conseguem descontos e vantagens na hora da negociação com as indústrias. Aqui na minha cidade, por exemplo, as farmácias mais tradicionais, que eu conhecia desde criança, ou fecharam ou se uniram às redes.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
clic51
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qui Mai 10, 2012 10:55 am    Assunto: Responder com Citação

Dom Cielo escreveu:
Amigo, não é só isso... não é preciso ser farmacêutico, mas você precisa de pelo menos um na sua farmácia. O grande problema é que hoje, grandes grupos controlam este setor. Você terá que concorrer com as redes que conseguem descontos e vantagens na hora da negociação com as indústrias. Aqui na minha cidade, por exemplo, as farmácias mais tradicionais, que eu conhecia desde criança, ou fecharam ou se uniram às redes.

É o que eu tambem imagino. Porem, esse é o motivo de eu procurar uma franquia. Pois dependendo do ponto, vale muito a pena entrar numa franquia do que iniciar sozinho, no meu caso, que nao entendo muito do ramo. Imagina o investimento que vou ter para ter todos os erros que uma franquia ja cometeu e ja saberiam me explicar?
Sei tambem que tem que cuidar para tudo caminhar certinho, devido a altas multas.
Mas ainda estou a procura. O ponto ja tenho.
DFERRAZ

MensagemEnviada: Ter Mai 15, 2012 9:40 pm    Assunto: Responder com Citação

clic51 escreveu:
Dom Cielo escreveu:

É o que eu tambem imagino. Porem, esse é o motivo de eu procurar uma franquia. Pois dependendo do ponto, vale muito a pena entrar numa franquia do que iniciar sozinho, no meu caso, que nao entendo muito do ramo. Imagina o investimento que vou ter para ter todos os erros que uma franquia ja cometeu e ja saberiam me explicar?
Sei tambem que tem que cuidar para tudo caminhar certinho, devido a altas multas.
Mas ainda estou a procura. O ponto ja tenho.

Acho que pode ser muito lucrativo sim, realmente o ideal é achar uma empresa franqueadora (sinceramente não sei se isso é comum neste ramo). Porém, talvez falha a pena contratar um consultor ou profissional que entenda deste ramo, para lhe ajudar a desenhar o projeto, não acredito que tenha muito segredo, porém realmente é importante ser bem desenhado para evitar multas.

Muito importante ter um atendimento eficiente e rápido, principalmente em relação ao sistema e caixa. Caso conheça empresas grandes na região, sugiro realizar uma parceria para atrair clientes, com um desconto especial ou até mesmo uma parceria de cobrança em folha.
Anjopp30

MensagemEnviada: Qua Mai 23, 2012 1:19 am    Assunto: Responder com Citação

Eu montaria se fosse num bairro longe de grandes centros. As redes de farmacias estão cada vez ampliando espaço.

Esses dias fui comprar um remedio na Pague Menos, mas nao puderam me vender com receita. O atendente falou que em frente eu conseguiria comprar normalmente sem receita. Mas ele ja adiantou que eu iria pagar bem mais caro e foi consultar o preço pra eu ter uma ideia. Na pague menos ficaria 19,90. Na farmacia em frente custou 39,00.

Não sei como eles conseguem sobreviver. Pois grandes redes de farmacias e mercados estão tomando conta com preços la embaixo e obrigando muitos empreendedores pequenos a fecharem as portas. Se a farmacia em frente baixar os preços pra concorrer quebra em pouco tempo.

O curioso é que no mesmo quarteirão tem a Pague Menos e Drogasil de um lado e duas farmacias pequenas do outro. 4 farmacias no mesmo quarteirão.
Marcelodn
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Mai 23, 2012 9:11 am    Assunto: Responder com Citação

Aqui no meu bairro sempre teve 2 farmácias... SEMPRE desde quando eu era criancinha...

1 farmacia é do na região norte do bairro... E essa sempre deu certo... com um espaço bem amplo (a maioria não é remedio... tem mais shampoo e chcolate rs)

2 Farmacia, essa dai é mais no "centro" do bairro... na verdade as duas são na mesma rua, são apenas 4 quadras que sepram, e essa rua é a principal do bairro... Mas essa segunda, sempre trocou de dono nunca deu certo. Até que agora o ultimo dono fez algo que ninguem nunca tinha feito, o espaço dessa era muito menor a farmacia 1, mas ele em menos de 6 meses, alugou o espaço comercial ao lado, quebrou paredes e dobrou o seu tamanp... e agora eu acho que vai dar certo.

Enfim, acredito que seja um bom investimento sim.
Rafa0111

MensagemEnviada: Sex Jul 11, 2014 5:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Olha minha sugestão de professor universitário de gestão e marketing, e também de empresário é: NÃO entre em um negócio que não entenda, não conheça e não domina.

Sebrae tem uma estatística que 76% das empresas fecham no primeiro ano. O primeiro motivo é o gestor não conhecer o segmento.

O fato de ser franquia ajuda muito por que geralmente vem tudo pronto, mas ainda assim você precisa fazer muita análise antes de investir seu capital.

leia o artigo: http://asfranquiasbaratas.blog.br/voce-tem-o-perfil-para-ter-uma-franquia/

Tenho um blog sobre franquias e gestão de negócios. Passe lá e veja os artigos, muita coisa poderá ajudar. Além das informações sobre franquias, tem informações sobre gestão do seu negócio.

abraços,
_______________________-
Blog As Franquias Baratas
http://asfranquiasbaratas.blog.br
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
gugagold
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sex Jul 11, 2014 7:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Fala PessoALL

O meu melhor amigo abriu uma farmácia (franquia) a 2 anos e como na época eu só estudava eu acompanhei ele durante todo o processo (foi de curiosidade mesmo).

A ideia dele surgiu durante uma visita a feira de franquias, ele é um cara empreendedor e buscava uma oportunidade.

Ele fechou com uma rede que era estabelecida em SP e estava iniciando a expansão para o RJ. A dele foi a primeira loja do RJ. Por esse motivo ele conseguiu pagar uma pequena taxa de franquia (algo como R$30.000,00).

A franquia deu um suporte, mas nada de excepcional.
Eles não são os deuses como muita gente acha..

Por exemplo: Na escolha do ponto o meu amigo não teve nenhum suporte e nesse caso foi o maior problema.
A farmácia dele fica localizado na Taquara - Rio de Janeiro. No início foi quase impossível achar loja (lembrando que farmácia exige uma loja grande).

Ele ficou com esse problema uns 3 meses até que ele achou 3 lojas coladas que estavam vazia em uma rua bem bacana (alto fluxo de pedestre, carros, vaga na frente da farmácia, bancos, lojas, restaurantes na redondeza..)

Basicamente ele não conhecia nada da área.
A ideia inicial era vender 10.000 por dia. Começaram vendendo 5.000 por dia e hoje, 1 ano e meio depois ele ja vende 7.000/8.000 por dia.
No inicio nao deu lucro, acredito que ele operou no prejuízo uns 6 meses e agora esta no zero a zero.

Acho que o maior problema dele foi não ter capital de giro suficiente.
Ex.: A loja dele estava meio "vazia" no início.
Não tinha dinheiro para contratar motoboy, logo era ele que fazia as entregas.
Agora ele vende suplementos alimentares (conseguiu comprar os produtos a pouco tempo) e que da um ótimo lucro par ele (muita academia na região e pouca loja especializada)

Uma coisa que deu uma pegada na hora que ele abriu foi que ele deu entrada tarde para vender remédio controlado (parece que a autorização demora uns 6 meses) então no início ele não podia vender remédio controlado e a procura era grande, então acabou perdendo dinheiro por ter demorado.

Mas hoje ele ta feliz, a loja paga, tudo "esquematizado", esta tendo um crescimento de 25% ao ano (formando clientela, fidelizando cliente).

Uma coisa legal que descobrimos juntos é que muitos representantes pagam para o dono da farmácia para deixar o produto dele exposto na melhor prateleira (geralmente na entrada da loja por ter maior visibilidade).
Alguns de remédio controlados pagam para você deixar o produto atrás do balcão na altura dos olhos, outros de cosméticos pagam para você criar uma prateleira exclusiva da marca.
Os valores são altos, geralmente 600/800 reais por prateleira.
Tem farmácia que eu sei que tira mais de 5.000 nesse marketing embutido.
Muitíssimo interessante isso! Principalmente se a farmácia for em shopping center.

Eles ganham muuuuuuuuuuito presente de representante comercial. A última vez que eu fui na loja dele tinham 2 bicicletas, 3 fornos, 1 microondas e um monte de panela, prato e tal que eles ganharam de brinde.
Tentou me empurrar tudo, falou que podia levar de graça porque ocupava o espaço dele e ele não tinha o que fazer.
Dei a ideia dele premiar os funcionários por produtividade, ele ficou maluco e fez isso. Passou todas as tranqueiras pra galera.

1-> Não precisa ser farmacêutico para abrir uma farmácia. Precisa dele para vender remédios controlados. Se você não for, você contrata um.
No caso do meu amigo a mulher e sócia dele é farmacêutica.

2-> Sobre ser algo mais promissor do mundo.
Teoricamente o pensamento esta correto. Cada vez mais a população envelhece e cada vez mais vai ficar dependente dos remédios..

Mas na boa, a área é muito saturada. Hoje em dia as vezes você encontra 3-4 farmácias na mesma rua.
Ainda é um bom negócio ? Na minha opinião sim se você achar uma área nova, inexplorada (e mesmo assim corre o risco de ter concorrente no futuro). Se for para abrir em "qualquer canto" acho que não vale a pena.

3-> O único X é o estoque. Pode ir pra praia.
Se engana quem fala isso. Da muito trabalho, meu amigo trabalha no mínimo 12 horas por dia e sábado e domingo de 15 em 15 dias.
Ja teve assalto, ja pegou funcionário roubando (perfume)..
Da muito trabalho...
Agora lógico que da para contratar um bom gerente e ficar um pouco mais livre e tranquilo.. ele mesmo agora vai fazer isso.

4-> Sobre as grandes redes dominarem.
Certíssimo, hoje em dia farmácia independente não sobrevive pois não consegue preço.
O futuro na minha opinião são grandes conglomerados.

5-> Em relação a franquia ser salvadora que vai te ajudar e não vai deixar você cometer os erros.
Balela, eles te dão um suporte bem básico. Não vai ninguém te ajudar te verdade.
Se você acha que vão mandar um funcionário com você para analisar pontos para instalação, que alguém vai instalar seus sistemas e tal nada disso.
O que eles mais fazem é indicar empresas para você comprar os materiais (prateleira, computador, software, impressora fiscal)...
E quando você inaugurar eles aparecem lá levando uma banca tosca, um cara com perna de pau de 2 metros e um mascote da rede.

6-> Sobre entrar em um ramo que você desconhece.
Não concordo. Também sou empresário, tenho uma construtora e entrei no ramo sem saber nada (minha formação superior é direito).
O meu amigo entrou no ramo sem saber nada e está satisfeito.
O meu irmão de 17 anos tem uma loja virtual (nunca trabalhou na vida) e lucra 20.000,00 por mês com a loja.

Isso pra mim é desculpa, tática para assustar pato.
Você não tem conhecimento? Então não faça isso.

Hora bolas, porque?
Qual a dificuldade de se construir casa, vender remédio, abrir um posto de gasolina?
Nenhuma...

Lógico que se você me dissesse que tem formação em educação física e quer abrir uma empresa de lançamento de onibus espacial, ae sim eu recomendo fortemente você entrar em um ramo que não conhece..
Mas no resto é balela..

Só trabalhar muuuuuito, ter um pouco de sorte e seguir firme que tudo da certo.

7-> 70% das empresas quebrarem.
Na minha opinião é falta de planejamento com falta de capital de giro.
"""""""""""""Empresa bem planejada dificilmente quebra""""""""""".

8-> Franquia vem tudo pronto.
Pessoal se engana, em todo lugar eu leio isso.
Todo fórum de empreendedorismo tem alguém que fala isso.

Eles não tem ajudam em absolutamente nada.
O que eles te ajudam é com fornecedores, te dando a lista e um empurrãozinho básico.. se você tem um amigo dono de farmácia é mais fácil ele te ajudar muito mais do que uma franquia.

Meu amigo mesmo correu para os amigos para conseguir várias coisas e ele mesmo fala que foi mais essencial os amigos do que a franquia (porque a franquia te da ajuda na hora de padronizar a loja de acordo com o que ela quer... com o resto, kkk vai ver navios...)

O sistema mesmo de impressão fiscal a gente não conseguiu nenhum suporte da franquia e corremos atrás sozinho, na verdade eu corri atrás para ele em quanto ele cadastrava os produtos na loja. Nessa época ele trabalhou durante 20 horas durante 5 dias, dormia na loja e o caceta..

Então na hora que você mais precisa você fica na mão.. mas eu como bom amigo fiz de tudo para ajudar e acho que consegui (pelo menos é o mesmo sistema até hoje).

Então é isso ae galera, abraço a todos.
Iago

MensagemEnviada: Ter Nov 17, 2015 2:34 pm    Assunto: Responder com Citação

MensagemEnviada: Ter Nov 17, 2015 11:55 am Assunto: Responder com Citação
Amigo.

Me chamo Iago César, sou farmacêutico e tenho uma drogaria a mais de 7 anos.

Para ponto de drogaria, visando melhor rentabilidade, eu recomendo abrir ao lado de:

1º lugar: Hospitais, clínicas ou qualquer lugar onde gere demanda de receituário médico (incluindo também, consultórios dentários).

2º lugar: Ao lado de supermercados. Evitar grandes hipermercados como extra, wall mart e carrefour pois eles gostariam de também colocar suas drogarias bem ao lado da sua.

3º lugar: Ao lado de bancos.

Para ser sincero, eu não estou querendo mais drogaria pois É TRABALHOSO DE MAIS. Você não tem mais descanso e a concorrência é DEMAIS.

Sugiro fortemente de você não participar de franquias, mas sim, participar de associações de drogarias. Uma delas é uma tal de ASFAD.

Agora, se seu problema é "não sei gestão por isto eu busco uma franquia". Sugiro fortemente que você COMPRE uma consultoria a parte. No fritar dos ovos, sai bem mais barato do que você ser um eterno escravo de quem quase nem trabalha pra você.

Recomendo a seguinte consultoria: INSTITUTO BULLA.

Qualquer dúvida, me envie uma MP.

Obrigado.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Empreendedorismo Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!