Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Patrimônio líquido negativo... E agora?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Assuntos Gerais (Papo Livre)
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  

Quitar parte ou partir para rentabilizar acima dos juros pagos?
quitar 60 e ficar pagando 40 com o salário por 2 anos até zerar o PL e só depois começar a construir patrimônio
0%
 0%  [ 0 ]
comprar apartamento na planta para vender na entrega
0%
 0%  [ 0 ]
começar um negócio sem fomento com esse valor
0%
 0%  [ 0 ]
começar um negócio com fomento, mais que dobrando o investimento
0%
 0%  [ 0 ]
aplicar tudo em renda fixa e dar o calote nos bancos
0%
 0%  [ 0 ]
Total de Votos : 0

Autor Mensagem
dixie

MensagemEnviada: Ter Jul 12, 2016 5:28 pm    Assunto: Patrimônio líquido negativo... E agora? Responder com Citação

Caríssimos, esta é a minha primeira postagem no fórum e peço desculpas por já chegar pedindo ajuda. Li, compactuo e já pratiquei os ensinamentos de Cerbasi e Kiyosaki, já trabalhei no setor financeiro, sou concursado mas meu objetivo é ser empreendedor e estou me organizando para isso. Preciso da opinião/sugestão de vocês sobre a seguinte situação: neste momento possuo R$60 mil em ativos líquidos e R$100 mil em passivos bancários a juros médios de 1,65% ao mês (21,7% ao ano), variando de 1,1% a 1,98%, ou seja, cheguei a um PL (patrimônio líquido) negativo de R$40 mil.

Não são juros muito altos em se tratando de empréstimos a pessoa física no Brasil, mas para quem sempre foi organizadinho no excel e meio que sem querer cometeu vacilos na vida financeira nos últimos anos (por motivos familiares, imobiliários, erros profissionais, pirâmides...) isso é uma penitência. Pedi o conselho de amigos e familiares de confiança e a resposta foi quase uníssona: usar esses 60 para liquidar as dívidas mais caras e passar bons meses pagando os 40 restantes, cenário no qual os juros médios/mês cairiam para 1,21%, para daqui a uns 2 anos eu chegar a um PL zerado e aí, sim, começar a construir patrimônio. Ok, não é uma opção ruim.

Mas não é isso o que os experts em finanças fazem! Eles buscam atividades cuja TIR (taxa interna de retorno) ultrapasse os juros do passivo, levantando uma espécie de spread e assim "derrotam" o passivo pela via financeira e não pela via do salário, afinal, essa liquidação descapitaliza a pessoa — e capital é a ferramenta de trabalho do capitalista! O primeiro caminho tem muito jeitão de classe média, no qual a pessoa tem certo temor de qualquer compromisso e reconhece ser incapaz de gerar uma rentabilidade de sequer 2%; já o segundo, de quem entende de negócios. Para os dois saldos (100 versus 60) apenas empatarem é necessário que esses 60 rendam 2,75% ao mês.

Tesouro direto e sobretudo poupança seriam prejuízo certo; já pensei em ações mas acho que não se encaixam na demanda, no máximo ações boas de dividendos seriam uma esperança. Em opções e forex com alavancagem não me garanto, já pensei em comprar apartamento na planta para revender na entrega (diz-se que há uma valorização nominal de 30% a 40%. Se for verdade e se eu conseguir pagar para a construtora só 20% ou de preferência 10% e rolar o resto a INCC, isto é, uma alavancagem de 5 ou 10x, posso até dobrar meu capital em menos de 2 anos), já pensei em começar diretamente o meu empreendimento (com ou sem fomento de R$70 mil a juros de 5,5%/ano e mais contrapartida minha de R$30 mil: se conseguir uma rentabilidade de 40%/ano na atividade-fim, chego a 60%/ano de retorno sobre o capital próprio) e, paralelamente ao já exposto, a viabilidade de dar uma moratória nos bancos (para depois negociar com descontos, ao ponto de voltar a ter crédito com os próprios) ou até mesmo a radicalidade de abrir falência civil.

Sei que esses valores são pouco expressivos para muitos de vocês, mas para mim ainda são relevantes. Doutores do dinheiro, algum conselho, sugestão, dica ou exposição de experiência pessoal? Muito obrigado.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Assuntos Gerais (Papo Livre) Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!