Clube do Pai Rico

Rentabilidade das reservas nacionais

Você está lembrado desse post ? Gerou uma boa discussão. Sabe quanto rendeu, em 2010, a grana que ficou lá “parada” ?

Incríveis 1,82%

A média histórica ? 5,2% ao ano. (2002 ~2010)
2010 foi um bom ano, não ? 🙁

Para complementar, você sabe como o Brasil divide/protege/investe – em outras moedas – o seu “patrimônio” ?

BC: 81,8% das reservas estavam investidos em dólares em dezembro/2010

Brasília, 19 – O Banco Central informou que o euro perdeu espaço como destino da aplicação das reservas internacionais brasileiras, saindo da segunda para a terceira posição. De acordo com o relatório anual de gestão das reservas, as aplicações em dólares norte-americanos se mantiveram praticamente estáveis, com 81,8% do estoque das reservas em dezembro de 2010, enquanto o euro caiu de 7% para 4,5% do total.

O dólar canadense ganhou terreno, passando de 3,5% para 6%, assim como o dólar australiano, que passou de 1,9% para 3,1% do total. A libra esterlina foi outra moeda que perdeu importância como destino das reservas brasileiras, representando 2,7% do total aplicado, ante 3,7% no ano anterior. As aplicações em outras moedas representaram 1,9% do total, praticamente estável ante 2009.

“Em 2010, observa-se a manutenção do nível de diversificação de moedas das reservas internacionais ampliado em 2009, com uma diminuição do volume alocado em euros e um aumento do volume alocado em dólar canadense e dólar australiano, economias com sólidos fundamentos macroeconômicos e situação fiscal confortável”, diz o BC no relatório.

E volto a insistir: já imaginou se uma parte disso tivesse sido investida em infraestrutura ?