Clube do Pai Rico

Livre e espontânea pressão

O que eu “gosto” nos EUA é isso. Lá a regra do escreveu não leu, o pau comeu é a lei áurea, tudo gira em torno disso.

Fui surpreendido hoje de manhã ao ver minha timeline (lá no twitter do Clube) inundada com notícias sobre a saída do presidente da Standard & Poor´s, Deven Sharma, poucas semanas após o anúncio do rebaixamento da nota dos EUA, de AAA para AA+. Meio estranho … para dizer o mínimo.

Poucos dias após o anúncio da S&P a Moody´s também se pronunciou sobre a nota americana, manteve tudo igual … Naquele mesmo dia falei que isso já era o esperado, Obama esperneou tanto sobre a “atitude” da S&P que seria impossível que alguma outra agência, yankee, tivesse a “audácia” de rebaixar sua nota. Claro, agência dos EUA, pois a da China seguiu a S&P.

É meio estranho esse comportamento, o downgrade da S&P foi encarado como um ato anti patriótico, acredite se quiser. E a “saída” de Sharma só reforça essa tese. Dá a sensação de que as coisas funcionam quando “devem funcionar”. Só valem quando vai agradar a gregos e troianos, ou se preferir aos novos romanos … Quando vai contra a vontade dos Césares o negócio muda, o buraco fica mais fundo.

Há alguns dias conversando com meu pai ele lançou a questão: “Será que o presidente da S&P não tem medo ? Será que ele não teme pela morte ?” Na hora achei que era um pouco forte demais … mas agora, com essa notícia, começo a achar que não é algo tão impossível assim. Afinal de contas o cara mexeu num vespeiro … e se mataram um presidente da república noutra hora, porquê não o presidente de uma empresa ? 😯

É aquela coisa, enquanto a posição das agências é favorável, você deve segui-las. A partir do momento que elas começam a chamar nossa atenção, para o que pode vir a acontecer – e que seja uma coisa ruim – elas estão erradas, só falam besteira, devem ser ignoradas. Muito democrático, não?

Em 2008 estas mesmas agências foram acusadas de não terem mudado sua posição, de não terem alterado a nota dos títulos atrelados às dívidas hipotecárias. Agora, quando chamam a atenção para o que está por vir são achincalhadas … Vai entender.