Clube do Pai Rico

Férias: como levar meu dinheiro ?

Dando continuidade ao post sobre como economizar nas férias, hoje vou falar um pouco sobre a parte do dinheiro dela, literalmente. 🙂

Na pergunta que o Gabriel fez existiam duas partes, uma referente às economias da viagem e outra sobre como levar o dinheiro. A primeira já foi respondida … vamos ao restante ? 😉

Levar em dinheiro vivo ? Levar em Travell Checks ? Levar o cartão de crédito ? Levar o cartão de débito? Levar um cartão de crédito pré-pago ? São muitas opções, como podemos ver, mas qual (ou quais) é a melhor ?

O que eu faço

Dou preferência ao cartão de crédito – normal – pois facilita muito as coisas … Claro, para quem não tem um bom controle sobre o ato de comprar, um cartão de crédito pode acabar sendo um desastre … Mas esse não é o meu caso. 🙂

Na verdade usar somente o cartão me ajuda um bocado. As compras ficam centralizadas, o controle dos gastos fica super tranquilo, e acima de tudo: fico em segurança …

Por que segurança ? Só pelo fato de não precisar levar dinheiro vivo já vale o custo … (tá, com IOF de 6,38% complica um pouco …)

Comprando no cartão de crédito faço o pagamento com dólar comercial, se fosse levar dinheiro vivo teria feito a compra pelo turismo (ou como todos sabem, a opção mais comum … pelo paralelo). O comercial normalmente custa uns 10 centavos a menos que o turismo e uns 15 a menos que o paralelo. Se não fosse pelo IOF nas alturas, o custo do dólar do cartão, em relação ao dinheiro vivo seria “mais vantajoso”. Some o fator segurança a isso e encontre o motivo de eu usar somente o cartão. Ah ! Claro, usando o cartão ainda ganho pontos que serão usados na próxima viagem, hehehe.

Por que não cartão de débito ou um pré-pago ?

Porque não é todo estabelecimento comercial que aceita essa modalidade … (além de não pontuar, hehehe)

Os dois têm um lado bom, você faz a compra sabendo exatamente qual será o câmbio da compra, no cartão de crédito você corre o risco da variação cambial … E isso aconteceu comigo na última viagem, sai daqui com o câmbio a R$ 1,60 e fiz minhas compras com ele em R$ 1,90 … tão bom … #NOT !

Os dois usam também o câmbio comercial … não pagam IOF … têm o câmbio definido na hora da compra … (ou da carga no caso do cartão pré-pago) … mas infelizmente não são aceitos em todos os lugares. (na Europa é um pouco pior que nos EUA)

Ué, e o Travell Check ?

É … como viram eu nem citei neh … 😉

Nadinha mesmo de dinheiro vivo ?

Não, para não dizer que não levei nada, levei. U$ 200,00, afinal existem coisas que você não poderá pagar com cartão, mesmo nos EUA …

O dinheiro vivo servia apenas para emergências, taxis, metrô … para ter ideia ainda voltei com um pouco mais de U$ 100,00, hehehe.

Portanto …

Para fechar: minha sugestão é mesmo o uso do cartão de crédito (ainda mais que aparentemente o IOF vai cair …). Tranquilidade, comodidade e segurança. 😉

Só esteja preparado para o caso de uma variação cambial. Se o medo disso acontecer for maior do que qualquer outra coisa, use o cartão pré-pago, vá carregando aos poucos, com o câmbio a seu favor. Para os casos onde ele não puder ser usado, pague em dinheiro ou com o cartão de crédito mesmo …