Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Ideia: Bar sem álcool

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Empreendedorismo
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  

Você iria a um "bar sem álcool"?
Sim
37%
 37%  [ 3 ]
Não
62%
 62%  [ 5 ]
Total de Votos : 8

Autor Mensagem
Cientista Louco

MensagemEnviada: Sáb Jun 29, 2013 10:17 pm    Assunto: Ideia: Bar sem álcool Responder com Citação

Olá, colegas!

Gostaria das opiniões de vocês sobre uma ideia de negócio que tive recentemente. O título do post dá uma noção do que se trata (bar sem álcool), mas provavelmente não vai empolgar muita gente! Então vou tentar explicar melhor.

A ideia surgiu do velho "sinto falta de um lugar assim na cidade", que pode indicar um nicho de mercado promissor. Não bebo e nunca fui um grande fã de bares. Acontece que quem não bebe tem poucas opções para sair à noite, mesmo em grandes cidades. Ou se adapta à média ou fica em casa.

Bom, creio que os dois focos de quem vai a um bar são beber e socializar. E o principal é socializar, porque se fosse pra beber, seria muito mais barato em casa. Por razões que eu ignoro, as pessoas acabaram associando essas duas coisas, mas é perfeitamente possível socializar sem beber, desde que o local e o público sejam adequados.

Ok, mas se o bar não tem bebida, o que ele tem? Ora, todo o resto que um bom bar deveria ter: ambiente agradável para conversar (menos barulhento que o bar típico), boa comida, boa música etc. Uma possibilidade que vejo é dar a ele um foco mais "nerd", com extras tipo jogos de tabuleiro, videogame, sala de karaoke. A ideia é realmente atrair um público diferente dos bares tradicionais. O negócio lembra um pouco esses playgrounds para crianças e adolescentes, mas seria noturno e voltado para adultos, como um bar.

Acho que a ideia de "bar sem álcool" chama a atenção e já dá um impulso no marketing gratuito. É possível que até pessoas que bebem acabem frequentando, pela qualidade do ambiente e pela novidade.

Então, o que vocês acham? Será que esse modelo de negócio é viável? Será que as vendas seriam suficientes para ter lucro, ou seria necessário cobrar entrada? Em termos de licenças, é mais fácil abrir um lugar que não venda álcool?

Ah, não estou pensando em abrir esse bar, não me vejo administrando algo assim, ao menos por enquanto. Não tenho nenhuma experiência com negócios, penso em abrir um somente daqui uns 8 ou 10 anos. O que eu quero é discutir no plano teórico a viabilidade dessa ideia e fomentar uma discussão interessante.

Apenas para referência, já existem alguns bares sem álcool no mundo e até no Brasil:
http://www.dailyherald.com/article/20130414/news/704149906/
http://www.guiadasemana.com.br/sao-paulo/noite/pubs/pub-gospel
http://noticias.gospelmais.com.br/bar-gospel-sucesso-evangelicos-ateus-19634.html
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
general
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Jul 08, 2013 12:13 am    Assunto: Responder com Citação

Acredito que toda ideia tem um público, a dica que dou é de pesquisar se no mercado que pretende atuar o público-alvo que irá atender será o suficiente para manter o seu negócio de pé, afinal a clientela padrão de um bar com bebidas alcoólicas e que vai lá procurando isso não irá no seu tipo de bar. Agora um público novo provavelmente irá, como jovens menores de idade, religiosos que não consomem bebidas alcoólicas e etc.
Esse público é forte e grande em sua região?
O público-alvo tem poder aquisitivo para o que está oferecendo?

Pense nisso e manda bala, sua ideia é ótima Smile

http://generalinvestidor.com.br/
Site de investimentos e carteira pessoal!

Ações, Fundos Imobiliários e Tesouro Direto, voltado para investidores experientes.!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Jul 09, 2013 3:44 pm    Assunto: Responder com Citação

Por exemplo ... eu não costumo beber ... (muito, hehehe)

Então, se o lugar me oferecer um ambiente agradável, com bons aperitivos, não vai ser a falta do álcool que me fara não frequentar o estabelecimento. Wink
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
RAlves

MensagemEnviada: Qua Jul 17, 2013 2:26 pm    Assunto: Responder com Citação

A idéia é boa, pode ser legal atrair motoristas e motociclistas.
Cientista Louco

MensagemEnviada: Seg Ago 19, 2013 11:52 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pelo feedback, pessoal!

Realmente, o público potencial é bem diverso, é até possível segmentar e focar em subtipos de clientes.
Por exemplo, no Brasil os bares sem álcool que eu pesquisei são sempre gospel, com música gospel etc. Ou seja, atrai os evangélicos, mas espanta os demais. Nada contra, porém eu não poderia investir nesse nicho (sou ateu e não suporto música gospel).
Nos EUA tem alguns bares sem álcool que são tipo ONGs, voltados para quem está tentando parar de beber (ou parar de usar drogas).

Na minha cidade (Belém) o público evangélico é muito grande, e o público jovem também. Porém, entre a galera que eu conheço da minha geração (25-30 anos), praticamente só os evangélicos não bebem. Como eu não pretendo focar no nicho evangélico, mas também não faz sentido desprezar esse grande grupo, teria que encontrar um meio de atraí-los sem alienar os demais clientes. Algo me diz que o grande mercado para um bar sem álcool de sucesso está nas pessoas que bebem, porém não precisam beber TODA vez que saem (do contrário, seriam praticamente alcoólatras!). Se o bar for bom, essas pessoas gostariam de ir nele para variar um pouco.

A ideia de focar em motoristas e motociclistas me parece boa também! Um road bar sem álcool poderia funcionar hehehehe. Lembro que um tempo atrás tinha uma lei proibindo venda de bebidas nas margens de rodovias federais (não sei se ainda está em vigor, mas era uma boa lei..).
fpetrus

MensagemEnviada: Sex Jan 24, 2014 11:29 am    Assunto: Responder com Citação

Gostei da ideia, acredito que em bairros populares onde tem bastante evangelico poderia dar mais certo do que no centro da cidade, junto de bares normais.

Iria bombar dia de domingo após o culto, mas durante a semana e principalmente durante o dia seria complicado.

O que me deixa receoso, é que o que dá lucro a um bar é justamente o alcool.
gugagold
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sáb Fev 01, 2014 2:16 am    Assunto: Responder com Citação

Opa, tudo bem?

Acho que o tópico foi "desvirtuando"..

A ideia original era abrir um bar sem álcool para ser um bar geek, algo diferente.. como jogos de tabuleiro e outras coisas..

Se for só para separar (bar sem álcool - evangélicos) X bar com álcool - comum, eu não vejo porque fazer uma distinção..

Afinal, se você não bebe o que você tem contra bares que vendem bebida alcoólica?
Não e porque vende álcool que o lugar "não presta" ou só tem "bêbados"..

Acho que a ideia só daria certo se fosse algo realmente diferente..
Mas a diferença também traria outra questão..
Quem disse por ex.: que uma galera geek que gostaria de ir para jogar jogos de tabuleiro não gostariam de tomar uma cerveja?
Essa galera bebe? Não? Qual %?

E outra.. acho que para a ideia dar certo teria que ser um lugar bem grande para você poder focar em um segmento..
Se for cidade pequena ja era...

E você pode fazer um dia com uma banda gospel (o dia de menor movimento) para convidar essa galera ao seu local...

De qualquer forma boa sorte..
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Empreendedorismo Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!