Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Negócios Escalares e Rentáveis

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Empreendedorismo
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
pretorian

MensagemEnviada: Seg Nov 25, 2013 2:19 am    Assunto: Negócios Escalares e Rentáveis Responder com Citação

Boa noite pessoal, recentemente fui fazer a transferência de um veículo, e tive que realizar a vistoria veicular. Passei pouco mais de uma hora na empresa que faz a vistoria, e nesse período apareceram 5 carros. Comecei a conversar com o funcionário responsável pelo agendamento das vistorias e ele começou a me explicar como funcionava, número de veículos vistoriados por dia, etc..

Me pareceu um negócio rentável e escalar, visto que, o capital investido não é tão alto, devido à estrutura enxuta de uma empresa de vistoria, composta por 04 computadores, um telhado para abrigar os carros, despesas básicas como internet, energia, água, funcionários e aluguel.
É um negócio que ao meu ver, não precisa de uma grande qualificação para ser feito.

Atualmente atuo na área da engenharia elétrica, como já citei em outros posts, mas venho pensando há algum tempo, em mudar de ramo por não considerar o meu negócio um negócio escalar e rentável a longo prazo (estou com 21 anos), já que acho muito difícil abrir uma rede própria ou franquia de escritórios de projetos elétricos.

Não sei ainda a área que eu tenho mais vontade de atuar, mas sei o que não gostaria de fazer durante meu dia-a-dia na empresa.

Então separei os tipos negócios de acordo com as suas características e criei uma lista, que está logo abaixo. Por exemplo, uma empresa de vistoria veicular não tem gerenciamento de estoque e não faz comida, para mim já é uma vantagem, pois não gostaria de gerenciar os estoques, nem de cuidar da qualidade e processos dos pratos feitos de um restaurante.

Alguém aqui no fórum sabe algo mais profundo sobre empresas de vistoria veicular? Licença para explorar essa atividade, como funciona?

Além das vistorias, separei outros casos, que considero escalares e rentáveis a longo prazo (dentro das características que citei, sem estoque, sem necessitar cozinhar) .

Empresas que não gerenciam estoque de mercadorias, mas sim processos e pessoas, negócios nos quais você investe na estrutura e depois gera lucros em forma de aluguel, mensalidades, como por exemplo:
Academias;
Estacionamentos;
Hotéis e Pousadas (Neste caso, existe o gerenciamento de estoques), Imóveis em geral;
Empresa de Armazenagem de Container;
Provedor de Internet;
Ambientes para Evento;
Lotéricas;

Ou seja, negócios que você monta a estrutura, e cobra mensalidades ou aluguel de espaço.

Alguém do fórum, trabalhou ou é empresário em algum desses negócios? Gostaria de obter mais informações, vantagens e desvantagens, e sugestões desse tipo de negócio.

Grande Abraço,

Pretorian

Ganhe tempo.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Jean Colbert
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Nov 25, 2013 7:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Prezado Praetorium,

Apenas algumas poucas considerações sobre seu ideário propalado no fórum:

1) Analisando sumariamente, vejo que você está evoluindo suas idéias, pensando no que quer construir ou fazer. Isso é excelente, afinal, você quer fazer, só não sabe como começar;

2) Lembre-se que para algo que escolher, deverá possuir algum tipo de experiência. Caso não a tenha, deverá procurar alguém que a tenha para fazer uma parceria que dê certo;

3) Farei o papel de "advogado do diabo", afinal, não devemos olhar apenas as facilidades e coisas boas dos negócios, mas também os pontos de inflexão os quais lhe trarão dor de cabeça e desgosto:

a) Academia - Muito boa a idéia, desde que você possua um capital inicial para locar (ou comprar) a sede, os equipamentos, funcionários. Depois, de preocupar como vai pagar a conta de água, luz, telefone. Pode-se pensar em panfletagem para possível divulgação. Por fim, deverá lhe dar com as figuras mais chatas da face da terra, clientes insatisfeitos, os quais irão lhe pentelhar, e muito;

b) Estacionamento - Muito rentável, caso você ache o local certo para instalar seu estacionamento. Este negócio é o menos problemático, a não ser pelos roubos e "raspões" que os manobristas causarão nos veículos. O seguro para os carros, geralmente, encarece um pouco o negócio, exigindo um certo capital inicial alto.

c) Hotéis ou Pousada - Muito difícil em todos os sentidos. Porém, rentável.

d) Empresa de Armazenagem de Contêiner - Aqui cabe uma bonificação por você ter pensado nesse negócio. Realmente, é excelente e rentável uma vez que é escasso. Porém, a maior preocupação é com segurança e possíveis seguros da carga. Vale a pena aprofundar a idéia. O ponto é achar a localidade ideal;

e) Provedor de Internet - Mercado saturado e investimento inicial caro;

f) Ambientes para Evento - Sou neutro nesse quesito. Nunca parei para pensar sobre os prós e contras. Apenas me diverti nesses ambientes;

g) Lotérica - Pode render lucro, porém, é proporcional à sujeição aos assaltos.

Continue em frente, você encontrará um ofício que se encaixará e conduzirá com maestria.
alprado
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Dez 08, 2013 10:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom,

Acho que o Jean já pontuou bem sobre os items e sobre sua forma de pensar.

Apenas queria contribuir ao lhe dizer que NENHUM desses negócios é rentável e escalar, por definição. Explico.

Um negócio rentável é um negócio que dê lucro e/ou que tenha uma taxa de retorno acima de sua taxa média de atratividade (uma taxa que lhe interesse, que lhe convenha a oportunidade).

Assim, qualquer negócio pode se rentável ou nao, depende muito das variáveis específicas do negócio, da gestão, etc, etc. Não tem como responder isso de forma genérica.

Ser escalável é outra característica que não dá para atribuir a um negócio, mas sim ao modelo do negócio. Uma empresa é escalar quando seu modelo de negócio possui uma estrutura em que ela possui um potencial de crescimento, e nesse, os custos nao crescem na mesma proporção do faturamento.

Exemplo:
- a empresa fatura 1.000 e gasta 200.
- a mesma fatura 10.000 e gasta 500.
- a mesma fatura 100.000 e gasta 1000.

Isso e bem comum de se ver ao analisar alguns modelos de negócio de empresas de TI (as conhecidas "startups" ou já consolidadas).
Em outras empresas também é possível que se tenha isso, mas é menos comum ou a curva da parábola é menos acentuada.

É isso, espero ter contribuído.

Boa sorte na busca por um negócio!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
gugagold
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Dez 09, 2013 10:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Opa.. vou dar minha opinião!

Cuidar de funcionário e pior do que cuidar de estoque!
E muito difícil você achar mão de obra qualificada no mercado..
Sinceramente eu acho o contrario do que você disse.. ia preferir mil vezes gerenciar um estoque do que ter que lidar com pessoas.

Se eu tivesse a oportunidade de trabalhar só com estoque e com pouca mão de obra eu toparia na hora.

Pensa só.. quase 120% de imposto em cima da folha do seu funcionário.
O empregado trabalha 11 meses (1 de ferias) e recebe 13 salários.
Quando for demitir multa de 40% no FGTS
Fora doença, acidente e todo aquele blablabla.

Quando aos negócios que você citou, acredito que todos tem potencial.. caberia uma analise maior para saber o que daria certo ou não na sua área.

Vou citar rapidamente algumas coisas

-Academias;
Acho a ideia boa e com essa escalada de vida saudável acredito que o movimento só aumente.
O que me preocupa aqui e o custo dos equipamentos.. e uma brincadeira bem cara.. tem esteira top que custa R$15.000 (uma esteira!)

-Estacionamentos;
Me amarro nessa ideia.
Um bom lucro e e um negocio que você pode ate administrar de casa (enche de câmera o estacionamento).
O valor do terreno e alto mas tendo uma boa oportunidade acho bacana.

Hotéis e Pousadas (Neste caso, existe o gerenciamento de estoques),
Ideia boa, inclusive tem um tio meu me perturbando para abrir um hotel com ele tem Teresópolis-RJ.
O meu medo e só um: Quando o mercado esta bom (pessoal ganhando dinheiro) o setor bomba.. agora se amanha as coisas mudarem e o setor que vai ser cortado primeiro.. afinal se você esta com pouca grana você não vai viajar..

Imóveis em geral;
Acho a ideia ruim..
Hoje todos os meus investimentos estão em imóveis.. mas pq ja herdei assim..
Sinceramente aluguel no Brasil e em media 0,5% para residencial e 1% para comercial (Valor do imóvel).
Se você for fazer tudo certinho, ainda coloca 27,5% do IR.
So vale a pena se você tiver muuuuuuito dinheiro sobrando..

Empresa de Armazenagem de Container;
Não conheço - Mais o preço do maquinaria envolvido deve ser altíssimo..
Sem contar que e uma área bem burocrática..

Provedor de Internet;
Não conheço

Ambientes para Evento;
Não conheço muito bem a área.. mas sei que e bem instável..
Tenho alguns amigos que fazem ou já fizeram e as xs ganham uma bolada e as xs perdem uma bolada..
Mas essa e uma área gigante...

Lotéricas;
Ja pesquisei um pouco.. ja vi que tem lotéricas que ganham 5.000 mensais e tem loteria que ganha bem mais uns 15.000
Todas que vi vendendo na internet lucravam bem poucas (por isso acredito que estavam a venda).
Parece que para conseguir uma autorização tem que participar de um leilão.. a melhor proposta vence.
O maior problema hoje em dia e assalto ! Tem muita lotérica sendo assaltada...

Em resumo.. gosto de quase todas as ideias..

Boa Sorte
Grande Abraço
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Empreendedorismo Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!