Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

A história de um jovem que... faliu!

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Empreendedorismo
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
paulohxx

MensagemEnviada: Sáb Mar 22, 2014 4:02 pm    Assunto: A história de um jovem que... faliu! Responder com Citação

Saudações calorosas a todos do fórum!
Very Happy Very Happy
Andei um pouco sumido eu sei, mas foram circunstancias felizes mescladas com infelizes, e enfim hoje estou aqui pra contar um pouco da minha história como empreendedor e de quebra pedir uns conselhos.

Então hoje eu tenho 20, e sou o típico "pobretão" desde que me conheço por gente. Me formei em escola pública e nunca tive uma lição de economia domestica, finanças ou coisa do tipo. Mas sempre tive vontade de mudar minha realidade financeira. Aos 14 anos já trabalhava, fiz todo tipo de curso do SENAI e o que podia, sempre conseguia bolsas nos cursos. Mas meu foco nunca foi ser funcionário de alguma grande empresa, ou ter que viver me contentando com um salário pré definido e pouco. Então vendi doces, fabriquei chocolates, tentei muitos pequenos empreendimentos que geravam riqueza momentânea mas no final só davam muito trabalho e pouco retorno. Com 17 anos me formei comecei minha faculdade de direito (Um dos motivos foi pra ter prestígio social) e sempre estudando sobre finanças por conta própria pegava meu pouco dinheiro e comprava livros sobre o assunto que não foi bem visto em minha casa e passei a ter problemas familiares por isso principalmente quando minha mãe viu trechos do livro "pai rico pai pobre". Ela não entendeu muito bem e passou a me considerar um ganancioso que sonha alto demais. Nunca entrei muito em detalhes mas pra agradar a família comecei a trabalhar fichado no comercio aos 18 e fiquei lá por um ano. Como sempre tive minhas economias, sempre trabalhei e fiz pequenos empreendimentos. Com 18 anos já tinha meu carro próprio que comprei á vista foram 12 mil reais bem gastos, e desde os 15 eu sempre comprei tudo que precisava sem pedir aos pais nunca contei com o dinheiro deles sempre fui independente. Porém depois de comprado meu carro eu ainda tinha uma graninha que veio de alguns investimentos em Forex e das vendas que fazia na internet e trabalhos Freelancer, cerca de 15 mil reais. Sai da loja onde eu trabalhava, e investi meu dinheiro todo em um estúdio automotivo, num bairro bom, com aluguel barato, boa estrutura e serviço diferenciado. Ofereci um serviço que não tinha na região de embelezamento, limpeza e conservação automotiva dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade. A estrutura era simples mas tinha maquinário (muita coisa usada tbm), mas era excepcional na qualidade, atendimento e serviço prestado. Comecei com um ajudante e com um mês já tinha três trabalhando comigo, a demanda estava boa e o dinheiro entrando só que eu eu não tinha capital de giro, assumi este risco, porém o dinheiro estava entrando e eu reinvesti na infra estrutura logo no inicio. Porém meus erros me trouxeram consequências rápido, comecei a ter prejuízos e não consegui bancar tudo, máquinas começaram a pifar, foram três carros batidos por funcionários na mesma semana (puro azar, mas aconteceu lá tive que pagar) e pra piorar, não consegui um alvará de funcionamento na prefeitura porque a loja era registrada como casa e tinha problemas com impostos atrasados, já havia um processo contra o dono do imóvel e caiu a bomba pra mim, não teve jeito fui notificado a pagar pelo impostos atrasados e multa, fora os outros prejuízos, estava tendo lucros mas não podia me manter lá, não tinha outro lugar pra ir pois os outros aluguéis eram insustentáveis pra mim e já não tinha mais dinheiro do ágil. Tudo isso levou ao fracasso, fechei as portas em pouco tempo, com o cartão de crédito devendo uns 4 mil e o cheque especial devendo no máximo. Fiquei devendo muito ao banco e mesmo assim não consegui me reerguer. Pra piorar meu tão precioso carro fundiu o motor! PQ tanto azar, eu tenho logo um Marea e o conserto foi quase o preço do carro! Sim foram 7 mil pila, ou pagava isso ou dava o carro de graça por uns 3 ou 4 mil reais pro desmanche.
Depois disso tudo perdi totalmente meu prestigio social, fiquei sem grana, tranquei minha faculdade porque não tinha dinheiro nem pra me deslocar pra lá. Minha família me condena e meu pai me chama de "vagabundo preguiçoso". Segundo ele eu querer empreender é coisa de preguiçoso, que homem tem que pegar na enxada e capinar, que eu tinha que arrumar um emprego com carteira assinada me formar na faculdade e me contentar com um salário por que isso é andar de acordo com o passo que eu podia dar. Não concordo com ele, até porque sempre trabalhei muito, e no meu estúdio trabalhei foi muito, mas aceito calado pq moro debaixo do teto dele. Mas enfim Hoje eu estou saindo da lama arrumei um emprego freelance pra não ficar sem nada, meu carro ainda não paguei nem uso nem consigo vender, pq os doc estão todos atrasados e os pneus carecas. Mas não me preocupo com o que perdi me preocupo em pagar as contas e começar de novo.
Ai que eu peço o conselho de vocês, eu estou com algumas propostas interessantes a serem analisadas.
1º Um amigo meu acaba de comprar 70% de uma clinica veterinária já consolidada há dois anos no mercado, e faz questão que seja seu sócio e executivo de negócios nesta empreitada, e eu pagar a ele minha participação com o tempo. O negocio tem um giro de 30 á 40 mil mês sobra cerca de 10 liquido, mas têm dívidas de 60 mil. Ele comprou a parte dele (70%)por 50 mil pq os donos originais se desentenderam e decidiram se separar, dentre os 70 % dele ele me passaria 30 % adiantado e formalizado no contrato social da empresa pelo preço proporcional e eu pagaria as prestações e trabalharia com ele no administrativo, visto que ele é veterinário.
2º Uma segunda hipótese seria comprar uma van de 30 mil usada pra trabalhar agregado em uma empresa, porém precisaria de financiar tudo e pagar mais uns dois mil pra aprovarem a ficha no nome de um laranja pois no meu nome não tem como. Eu teria uma renda de 2 á 3 mil líquidos até pagara van de depois só alegria, mas o preço final dela com o financiamento iria pra 55 mil.
Então gente estou querendo sair da "lama" e sei que vou sair dela quero recomeçar e fazer outro empreendimento só que agora do jeito certo mas preciso recomeçar. Quero terminar minha faculdade e pelo menos não ter que aguentar provocações erradas e dedos apontados pra mim me julgando o tempo todo. Errei muito mas aprendi muito também. Conto com a experiência e conselhos de vocês para me ajudarem a escolher o caminho certo, deem um feed ai galera me digam se vale ou não a pena investir nos negócios acima, deixem a dica e o comentário de vcs ai!
Um forte abraço a todos e sucesso sempre!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Mar 25, 2014 8:36 am    Assunto: Responder com Citação

Bem legal o teu relato Paulo ! Smile

Mas fiquei aqui pensando ... com todas (e tantas) experiências, quais foram as lições que você conseguiu tirar ? Dos erros e dos acertos ...

Afinal de contas, um dos principais motivos para termos mais e mais experiência é justamente para irmos pelo caminho "mais curto/fácil" evitando os "erros". (quando possível ...)

Wink
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
paulohxx

MensagemEnviada: Qua Mar 26, 2014 11:20 am    Assunto: Responder com Citação

Então zé tirei sim muitas lições, que acredito serem preciosas. A principal lição que tirei é que não adianta contar com o "ovo dentro da galinha" como havia feito antes, contei com ajuda da sorte, abri um negocio sem ter recurso pra segurar eventuais prejuízos. Faltou Controle financeiro, faltou controle emocional agi muito no impulso pensando ser a coisa certa a se fazer sem medir o tamanho exato das consequências. Tirei várias lições que vão fazer a diferença na minha vida, eu já estou cortando o hábito de sair "tratorando" o caminho e as coisas. Agora eu estou medindo mais cada atitude sem deixar a emoção e empolgação falar mais alto, vendo que tudo deve ser feito com calma, planejamento, e que nada vem do dia pra noite. Apesar de tudo aprendi um pouco a gerir, fazer fluxo de caixa, relacionamento com funcionários como funciona o mercado e isso aumentou minha autoconfiança, porque sei que sou capaz, preciso melhorar em alguns aspectos mas me deu esperança de em uma nova oportunidade fazer diferente e chegar no sucesso.

Hoje eu estou refazendo minha vida, sou muito novo estou recomeçando do zero, apesar do orgulho ferido e da minha relação familiar ter sido abalada de forma irreversível e não não ser nada saudável estou animado e disposto a nunca desistir dos meus ideais. Também penso muito na oportunidade de me tornar sócio da veterinária, se eu não aceitar ele me paga um salário pra ser o gerente de lá, que ao meu ver pode ser um oportunidade única de aprender mais um vez que montar peças em uma indústria eu não aprendo muita coisa. Já tenho planos para o futuro, porém serão cautelosamente avaliados, estudados, e executados da maneira certa, vou evitar os riscos desnecessários buscar o caminho mais fácil e evitar os velho erros. Mas continuo com o mesmo espirito, e determinação. Eu penso que posso perder tudo mas nunca vão tirar o aprendizado, a experiencia, meu foco e meus sonhos!
RamonPacheco

MensagemEnviada: Seg Abr 07, 2014 11:47 am    Assunto: Responder com Citação

Opa Paulo tudo bem? primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela coragem e esforço! Bom penso que você podia ter feito uma faculdade de administração já que pretende seguir o ramo do
empreendedorismo com certeza te ajudaria muito nesse objetivo, claro que uma boa faculdade.
Agora sobre a sua dúvida é muito difícil, mas creio que devido a sua situação não seria uma boa ideia assumir um risco muito alto.
Força e boa sorte!
Abraços
gugagold
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Dom Mai 25, 2014 4:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Fala Paulo, beleza?

Bom em relação a sua família é complicado mesmo..
Tem gente que pensa assim, minha família mesmo é igualzinha.. no início quando falei das minhas ideias eu era vagabundo, estava fugindo da minha faculdade (fiz a besteira de fazer direito igual a você) e tive que ouvir todo tipo de estupidez...

Hoje em dia eu sou o queridinho da família onde qualquer coisa nego vem falar comigo..
Família é assim mesmo, tanto é que a maioria das pessoas não tem incentivam, apenas criticam por criticar.

Adoro quando fazem críticas CONSTRUTIVAS, mas criticar por criticar tem que ser muito estúpido.
Esse tipo de pessoa, mantenha-se longe.

Ja desfiz umas 5 "amizades" por causa disso.

Em relação ao seu negócio acho que você apanhou basicamente por dois motivos:

1-> Falta de capital para investir
2-> Falta de conhecimento técnico (capital de giro, fluxo de caixa, planejamento estratégico..)

Infelizmente faz parte, ainda mais em um país igual ao nosso onde não temos uma educação financeira e dificilmente conseguimos achar alguém capacitado para nos ajudar.

Acredito que a maioria dos empreendedores do nosso país começaram igual a gente, na raça e na coragem.. felizmente alguns mais preparados (com conhecimento técnico maior) e infelizmente a maioria mas despreparada..

Vou fazer um off-topic aqui rapidinho:

A um tempo atrás eu queria comprar posto de gasolina e comecei a ler todas as monografias relacionadas ao tema que tinha na internet.

Em uma dessas monografias era sobre o conhecimento técnico dos donos de posto de gasolina em Florianópolis-SC.

A autora chegou a assustadora conclusão que mais de 60% dos proprietários dos postos não sabia o que era PONTO DE EQUILÍBRIO!!!!

Cara isso é loucura , loucura, loucura (como diz o narigudo).
O cara com um investimento de R$1.000.000,00 não sabe um conceito básico..

Infelizmente esse é o nível de empreendedor do Brasil, a maioria despreparado (OBS: A monografia era de 2012).

Então no geral eu vejo em você um espírito verdadeiramente empreendedor.. que é o cara que arrisca, que esta disposto a correr risco, que mesmo quebrando não vai desistir de amanhã montar outra coisa.
É o cara que não aceita em hipótese nenhuma uma carteira assinada e um salário (que convenhamos) é ridículo.

Sendo assim, tropeçou, caiu, se reergueu e continua a batalha.
Felizmente tive o prazer de conseguir manter minha empresa sem maiores problemas, mas isso se deu a uma boa parte técnica e felizmente ter o capital necessário para o meu empreendimento (mesmo no pior cenário conseguiria cobrir as operações com meu recurso próprio).

Quanto as duas idéias eu prefiro a primeira.

Vou falar antes da segunda:

Colocar em nome de laranja é a maior furada.
Agregar é outra furada, depois eles colocam 3 motoristas e a sua van roda 24 horas por dia. Em 2 anos não sobra nada dela.
Depois a empresa quebra o contrato e te deixa a ver navios.
Podem bater a sua van, destruir e não darem muita satisfação..

Se fosse tão bom agregar porque as próprias empresas não financiariam?

Essa história de agregar caminhão, porque?
Você consegue financiamento de 6% a.a. para compra de caminhão.
Na boa é um financiamento de pai para filho (considerando que estamos no BraZil).. então porque o pessoal não compra?
Nunca entendi essa lógica, para mim tem mutreta no meio.

Quanto a pet shop é algo mais concreto, mas estável.. aqui no RJ é difícil você conseguir horário para banho e tosa além de que o preço aqui é bem carinho (pago R$35,00 no banho e R$50,00 no banho e tosa buscando em casa).
Acho que o seu amigo tendo capital e ja querendo montar a estrutura melhor para você. Pega uma porcentagem e paga com o seu trabalho.
Até porque acredito que a maioria das pets não são tão profissionais.. você não encontra por ex.: os últimos lançamentos de produtos PET no mercado brasileiro, tem que importar tudo dos EUA.

Enfim, são decisões difíceis mas espero que consiga ter te dado uma luz em algo.
Se tiver alguma coisa a mais para discutir só postar.

Te desejo boa sorte.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
leobraz

MensagemEnviada: Sex Mai 30, 2014 1:28 am    Assunto: Responder com Citação

Cara... primeiramente parabéns pelo relato!!

Vejo que vc é novo e já tem um espírito empreendedor e certa experiência.. vc está no caminho certo, creio. Coragem e persistência.

Tipo, também cai na mesma besteira de tentar fazer direito (ainda bem que não passei, pq não iria gostar hehe)... tenho a sorte de ter pai empresário. No seu caso, é questão de tempo, quem sabe quando vc começar a ganhar realmente e se estabilizar, eles irão olhar vc com outros olhos, no lado profissional falo.

Concordo com o gugagold, acho que a 2a opção é furada. "laranja" e investimento com financiamento numa coisa(van) q só tente a se depreciar e vc pode ficar a " ver navios" a qualquer momento.

Arriscaria na clínica vet... vc se concentraria na parte financeira/administrativa e seu amigo na "frente".. no caso, o cara que iria conseguir auferir vendas/serviços. como disse bem o gugagold, é algo concreto e vc estaria sendo sócio... se dedique, estude o ramo e mande ver. Boa sorte! Abraço.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Jean Colbert
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Ago 22, 2014 5:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Mas de qualquer forma, parabéns pela história.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Empreendedorismo Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!