Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Financiar imóveis: Dilema que não faz sentido no Brasil

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
douglascaixeta

MensagemEnviada: Sáb Jan 16, 2016 11:19 am    Assunto: Financiar imóveis: Dilema que não faz sentido no Brasil Responder com Citação

O dilema seria: Financiar vs Comprar a vista, mas não cabe na caixa de título do tópico Very Happy

Vi recentemente uma palestra da Monica de Bolle (https://www.youtube.com/watch?v=XYivHr4rARs) sobre como os bancos públicos prejudicam a própria economia do nosso país. De um lado o governo tira dinheiro do mercado aumentando a selic, de outro, injeta dinheiro no mercado com taxas de juros subsidiadas da Caixa, BB e BNDES. E isso ocasiona o problema que temos: umas das maiores taxas de juros do mundo + inflação de 2 dígitos. O controle da inflação é tão difícil por conta dessas duas políticas opostas funcionando paralelamente.

Pois bem, como é que existem tantos artigos sobre se compensa comprar a vista ou alugar imóveis, etc, sendo que eu financio um imóvel a 10% a.a e o investimento mais conservador do país me paga selic de 14,25% ? Basicamente o governo está pagando o imóvel para mim. É óbvio que, se você tem todo o montante em mãos, sempre compensa financiar do que comprar a vista, com essas taxas deturpadas.

Ou eu estou deixando de ver algo muito óbvio?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Jan 18, 2016 7:07 am    Assunto: Responder com Citação

Não, estás vendo pelo ângulo correto. Smile

O problema é que temos que levar em consideração o IR no investimento. Já cai para quase 12% ao ano.

Outro ponto: as linhas "normais" são mais próximas dos 12% ao ano do que dos 10%. Sem contar que não é a taxa real (falta incluir custo de seguro, taxa de manutenção, etc etc etc ...), o que acaba levando para perto de 13% ao ano ...

Mais um ponto: a taxa de juros, teoricamente, está num nível elevado. Teoricamente tenderá a cair um pouco mais a frente, o que pioraria um pouco mais as contas. Talvez o governo force uma baixa na taxa dos financiamentos também. Mas vai saber ...

Eu dei preferência por financiar o meu. Por "mais caro" que saia no final. Justamente por usar a conta que você fez. Só que no meu caso ao invés da SELIC uso o meu retorno médio em Bolsa. (histórico, 5 ~ 10 anos, com operações e não contando com a valorização de um papel que está na carteira)

A mesma estratégia que usei para comprar um carro. (http://www.clubedopairico.com.br/como-comprei-um-carro-financiado-e-ainda-ganhei-dinheiro-com-isso/3886)
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Diogof
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 03, 2016 11:48 am    Assunto: Responder com Citação

Maldito Keynes... Rolling Eyes
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!