Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Riscos de confiscos da Poupança? (2016)

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Renda Fixa
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Boleto

MensagemEnviada: Qui Abr 21, 2016 7:10 pm    Assunto: Riscos de confiscos da Poupança? (2016) Responder com Citação

Olá, sou novo aqui, venho aqui levantar essa questão batida de certa forma, mas debater nesta época turbulenta do Brasil.

Antemão adianto, que não sou um provedor de teorias conspiratórias, nem controles mundiais de população, maçons, illuminates, a nova ordem, etc... porque sim há muitas, sobretudo na internet, e um novo confisco da poupança não deve ser novidade para vocês, para vocês terem ideia como as teorias conspiratórias correm o mundo, eu tenho uma tia que mora nos EUA a mais de 10 anos, ela mal é "ligadona" nos virais da Internet, no máximo lê e-mails, e como ela liga toda semana para minha mãe, este minha tia é que alertou minha mãe sobre um novo possível confisco, ou seja, a informação correu dos EUA para o Brasil Laughing

Agora vamos aos fatos que eu estou convicto, é sabido que desde 11 de setembro de 2001, a emenda constitucional assegura qualquer detenção de poupança popular, para justamente não repetir o episódio lamentável do Collor:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Emendas/Emc/emc32.htm

Uma matéria complementar reforçando:
http://economia.uol.com.br/financas-pessoais/noticias/redacao/2015/07/03/boatos-sobre-economia-o-assustam-constituicao-proibe-confisco-de-poupanca.htm

...e para finalizar, um viral que correu via zap, de um tal Major Ronaldo Duarte, diretor do Gedobam, dizendo que haveria confisco e uma guerra civil Rolling Eyes , mas na matéria, Ronaldo admite que este viral não é de sua autoria, que vai pegar os responsáveis, etc...
http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/dia-a-dia/ajuda/noticia/2016/04/audio-no-whatsapp-diz-que-dilma-vai-confiscar-a-poupanca-saiba-como-surgiu-o-boato-5778031.html

Agora vou finalizar o tópico contradizendo oque eu contradisse, temos leis constitucionais bonitinhas no papel, mas volto a lhes perguntar, nossas cadernetas de poupança estão de fato seguras, mesmo nessa situação turbulenta? Eu sei que temos amparo, mas eu sinceramente, sempre trabalho com a possibilidade de que TUDO pode acontecer, para mim tudo é cenário para um plot twist, se amanhã será instaurado um golpe militar? Como saberemos, se amanhã Dilma fugirá com todo tesouro brasileiro junto dos diretores bancários, Cunha e o Temer? Como saberemos, oque estou tentando dizer é que não sabemos a que nível temos impeditivos, somos em sua estrondosa maioria, apenas pequenos tele espectadores fazendo manifestações.

Resumindo: Oque vocês acham em 2016, temos riscos de confisco?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sex Abr 22, 2016 10:17 am    Assunto: Responder com Citação

Olha ... ter uma lei "garantindo" que não podem mexer na poupança me traz toda a tranquilidade do mundo. #NOT

Sabemos que as leis podem ser mudadas ... que elas têm brecha ... ou que são simplesmente ignoradas em muitos casos. Sad

Há pouco tempo tivemos um "bela" movimentação na poupança, justamente por causa de um possível confisco. Juntou-se a isso uma retirada recorde das cadernetas e pronto, tava tudo confirmado.

Falei sobre isso no post "A poupança teve em 2015 o maior volume de recursos sacados da história".

Olha ... 100% tranquilos não podemos ficar. Ainda mais com as coisas que vemos acontecer ... Mas acredito que eles não vão mexer nela não. Wink

Agora, sobre eles passarem a mão na grana da poupança, fugindo com ela, dai sim eu não acredito com 99,999999% de certeza. Very Happy
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Boleto

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2016 1:08 am    Assunto: Responder com Citação

Poisé amigo, este de 2015 que você citou foi um dos princípios de virais, e por isso estou resistindo em não retirar a minha poupança, senão, acho no meu entendimento leigo, recuperar o ganho de juros e "outro valorzinho esqueci o nome" que entra, será demorado para recuperar, pois eu faço um investimento a longo prazo.

Mas o meu sogro foi um dos que não resistiram ao viral, e retirou um valor altíssimo de sua poupança e investiu numa cooperativa.

Sobre e Dilma Gang em passar a mão no dinheiro todo e fugir para um paraíso fiscal foi um exagero da minha parte Laughing mas o sistema financeiro é tão complicado e cheio de brechas, eu fico me lembrando de O Lobo de Wall Street e A Grande Aposta já começa me dar calafrios.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2016 3:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Indico que você leia estes outros 2 textos:

- Contrariando a tudo e a todos, eu digo: USE a poupança !

- Estão usando a poupança do jeito errado …

Smile
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Boleto

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2016 9:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Indico que você leia estes outros 2 textos:

- Contrariando a tudo e a todos, eu digo: USE a poupança !

- Estão usando a poupança do jeito errado …

Smile

Interessante você citar isso, eu estava pretendendo criar um tópico sobre, ainda vou analisar seus artigos, mas já adiantando o debate:

Eu estou tentando seguir o cálculo de milhão, fiquei vidrado uma vez quando Gustavo Cerbasi apareceu no Jô Soares, dizendo que bastava um depósito mensal de R$300 em torno de 30 anos para se tornar milionário, o valor depositado é baixo, mas os juros fariam o resto, isso eu digo a nível de caderneta de poupança.

Então resolvi seguir seu conselho, porém, antecipadamente consegui conversar via e-mail com um economista reconhecido (ele deu algumas entrevistas em emissoras brasileiras e divulgou seu e-mail, está no Youtube), ele foi muito prestativo, e foi taxativo em não investir na poupança a longo prazo, e sim numa previdência privada por causa do baixo retorno, ele sugeriu uma tal de MAPFRE do Banco do Brasil, segundo ele uma das melhores a longo prazo, que inclusive ele mesmo investia.

Resumo da ópera, continuo investindo na poupança, por que?
- Primeiramente porque utilizo os Serviços Essenciais na conta corrente do meu salário, ao receber meu salário, faço imediatamente a transferência para a poupança, ou seja, não pago nada para usufruir, ainda posso usar cartão de débito, pagar boletos, etc.. tudo limpo sem taxa de manutenção.

- Segundamente, e a principal razão, por mais que eu me convencesse que Tesouro Direto, Previdências e etc fossem melhores, infelizmente esses investimentos não me permitem usufruir no meu dia a dia, ou seja, não posso pagar contas e utilizar cartão de débito, estes investimentos só permitem o uso se efetuar resgastes, resgastes que demooooooram a acontecer, e se caso resgatar antes do tempo, você perde todos os seus juros de investimento.

Então veja bem, eu recebo meu salário, administro ele em minha poupança que é um investimento, de modo que sempre perpetua mais de R$300,00 na poupança mensalmente, coisa que se eu fizesse na previdência, eu teria que destinar sempre um valor específico, pois na previdência seria sempre o R$300,00, enquanto na minha poupança é todo o meu salário, que só vai sendo subtraído ao longo do mês e ainda administro para atingir a meta dos R$300,00, podendo ainda superar a meta sobrar mais, e render mais juros.

Estou tão errado assim? (Claro nem quero comparar para quem investe na bolsa e faz centavos virar milhões).
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Dom Abr 24, 2016 4:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Estou tão errado assim?

Infelizmente está ... Sad

Para você ter uma ideia, por mais dinheiro que você deposite numa caderneta de poupança, depois de 30 anos ... ela pouco valerá.

Pode até ser que no extrato você veja o valor R$1 milhão, porém, o valor deste R$1 milhão será MUITO diferente do valor que R$1 milhão tem hoje.

A poupança perde para a inflação, portanto você vai perdendo parte do dinheiro a cada ano.

Esqueça a previdência privada também. Não vale a pena ...

Pegue o dinheiro e coloque no tesouro direto.

Uma parte do Tesouro Direto IPCA, que lhe garante a recuperação da perda da inflação no período, mais um valor anual. Hoje, se não me engano está perto de IPCA + 6% ao ano ! Sim, você ganha o que a poupança paga + a correção completa do IPCA. Smile

A outra parte você coloca no Tesouro Direto SELIC, que é justamente para ter uma grana recuperável "de imediato". "Imediato" porque o dinheiro demora 1 dia útil para ser liberado na sua conta.

Quer ter acesso imediato imediato imediato ? Deixe uma pequena parte na poupança. Mas é pequena mesmo ... Wink

Espero ter lhe ajudado ! Very Happy
Boleto

MensagemEnviada: Dom Abr 24, 2016 9:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Citação:
Estou tão errado assim?

Uma parte do Tesouro Direto IPCA, que lhe garante a recuperação da perda da inflação no período, mais um valor anual. Hoje, se não me engano está perto de IPCA + 6% ao ano ! Sim, você ganha o que a poupança paga + a correção completa do IPCA. Smile

A outra parte você coloca no Tesouro Direto SELIC, que é justamente para ter uma grana recuperável "de imediato". "Imediato" porque o dinheiro demora 1 dia útil para ser liberado na sua conta.

Quer ter acesso imediato imediato imediato ? Deixe uma pequena parte na poupança. Mas é pequena mesmo ... Wink

Espero ter lhe ajudado ! Very Happy

Duas perguntas:
- Como funciona este resgate de 24h? Como é Burocracia? Para quem solicita, e para onde cai o dinheiro? (4 em 1 ) Smile

- Vamos trabalhar com valores hipotéticos: Depositei na poupança por 20 anos, poupei 500 mil reais, e um juro mensal de 1000 reais. Seu fazer uma transferência total para o Tesouro Direito, vou manter meus 1000 reais de juros? Eu digo isso, porque uma vez emprestei um valor alto a minha mãe, automaticamente meus juros caíram e meu Rem Basica sumiu, 3 meses depois ela devolveu tudo, só que meus juros não retornaram ao que eram e Rem Basica demorou mais de 1 ano pra voltar, felizmente ela compensou a queda dos juros fazendo um depósito adicional.

- - - -
Agora sobre sua colocação, você está trabalhando com uma fatia predestinada do seu salário mensal correto? Porque no meu caso, pra competir de "mano" com a poupança, eu teria que fazer uma transferência total do meu salário mensal para o Tesouro Direito.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 25, 2016 1:48 pm    Assunto: Responder com Citação

1) Dependerá da forma com que a sua corretora trabalhe. Smile

Se for via telefone, basta telefonar para solicitar o resgate. Se for via homebroker, basta acessar o site da corretora e pronto. Wink

O dinheiro será depositado na conta que "ligou" à corretora.

2) Não entendi direito essa parte ... Podes explicar um pouco melhor ?
Boleto

MensagemEnviada: Seg Abr 25, 2016 9:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
2) Não entendi direito essa parte ... Podes explicar um pouco melhor ?

O 1 está entendido.

O 2, estou sendo hipotético, poupei durante 20 anos, colocando um valor x mensal, e acumulei R$500.000,00 reais, com um juro mensal de R$1.000,00 (não faço ideia se o valor casa com a realidade, é hipotético), tudo na caderneta de poupança de um dos nossos queridos bancos.

Então, decido optar pelo tesouro direto: Então vou efetuar uma transferência total, mas irá preservar o rendimento mensal dos juros R$1.000,00? Porque se meu rendimento mensal no Tesouro Direto for inferior a 1 mil reais, não compensa quem já está investindo a longo prazo na poupança.

Por isso citei o empréstimo que fiz a minha mãe, pois oque eu emprestei da minha poupança foi sendo acumulado por alguns anos, mas quando ela me devolveu tudo (digo tudo é tudo mesmo), daí meu rendimento não tornou ao que era, levou tempo, e já que levou tempo, ela teve que compensar a queda dos meus juros, mesmo devolvendo tudo oque emprestei.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Renda Fixa Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!