Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

VIVO4 - Vivo PN
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Ações
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Mar 03, 2007 1:42 pm    Assunto: VIVO4 - Vivo PN Responder com Citação

Vivo PN
Código: VIVO4
Setor: Telefonia Móvel
Relação com Investidores: http://www.vivo.com.br/ri/index.php
Nível de Governança Corporativa: Comum

Pessoal, como já atuei vários anos na área de telecomunicações, 4 deles passados na área de Engenharia da Vivo, pediram-me para fazer uma análise dos papéis da empresa. Ao invés de responder a uma pessoa só em private, vou colocar a análise aqui.

A Vivo é a maior operadora de telefonia móvel do Brasil, mas ainda assim julgo que a perspectiva de longo prazo para a empresa não é nada boa. Apesar de ser a maior em número de clientes, estes clientes são originários da base que vem do passado, quando a empresa era um monopólio estatal. Atualmente, ela é a operadora de telefonia que menos habilita na região em que atua, perdendo feio para a Claro e para a Tim, o que faz com que ela venha constantemente perdendo seu market share, atualmente em 28,85%. Prevejo que não demorará muito para ser superada pela Tim, com market share ascendente em 25,51%. A Claro possui 23,96% (market share nacional, dados fornecidos pela ANATEL).

O churn (taxa de desligamento de clientes) mensal da Vivo está em 2,5% para o 4T06, mas bateu a casa dos 4,60% no 2T06.

A empresa erroneamente atribui a debandada dos assinantes ao sistema tecnológico que utiliza, o CDMA. Na tentativa de reverter o quadro, está preparando uma segunda cobertura a fim de oferecer serviços na tecnologia GSM.

Pessoalmente, não acredito que seja a tecnologia a causa da debandada dos assinantes Vivo, mas sim a má qualidade do atendimento da empresa e as tarifas elevadas que cobra pelos serviços. Acredito que o usuário pouco se importa se está falando em tecnologia CDMA ou GSM, desde que seja bem atendido pela empresa, possua um aparelho que lhe agrade e fale com tarifas razoáveis.

O custo de implantação de uma nova tecnologia é colossal, o que vai certamente impactar na lucratividade da empresa, e esta mudança tecnológica não implica necessariamente numa reversão da queda no market share. Como eu já disse, acredito que não é a tecnologia que está causando a fuga dos clientes.

Em março de 2004 o papel VIVO4 chegou a ser negociado a R$25,43. Depois, entrou em tendência de baixa e agora, 3 anos depois, está sendo negociado a R$7,50.

A performance do VIVO4 nos últimos 12 meses foi de -30,81%, enquanto o Ibovespa foi de +8,29.

Em suma, eu não recomendo a compra destes papéis.

Informações técnicas sobre operadoras de telefonia:
http://www.teleco.com.br/opcelular.asp

Editado pela última vez por mauriciokatayama em Ter Mar 13, 2007 5:36 pm, num total de 2 vezes
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
rodrigojmz
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Dom Mar 04, 2007 9:55 am    Assunto: Responder com Citação

Bela análise mauricio.
Me desculpe, mas eu me obrigo a acreditar que o sistema CDMA afastou da vivo diversos clientes. Eu tenho um exemplo bem próximo, o da minha irmã, que teve um celular clonado. A tecnologia GSM é livre de clonagens.
Além do que, é uma facilidade muito grande trabalhar com GSM. Se sua bateria acaba, você coloca o chip em outro aparelho. Seu aparelho cai na água você não perde agenda, etc, etc etc... Além da facilidade em se comprar um chip por 20 Reais em qualquer esquina, o que não acontece com a VIVO.
É tão boa a comercialização de chip's GSM que operadoras como a "OI" focam suas campanhas somente neles, vendendo destes que funcionem em quaisquer celulares, bloqueados ou não.

A VIVO fidelizou muitos clientes corporativos com seu sistema de transferência de dados - que por sinal é o melhor, que em geral são fiéis, logo as fatias de mercado não cairão exponencialmente ao meu ponto de vista.

Há rumores de que sua rede GSM já está pronta e acaba de ser balanceada(na minha região pelo menos). Logo a VIVO trabalhará com as duas tecnologias, cessando as vendas de CDMA é claro, mas sem pressa na migração.

Logo, a venda de aparelhos CDMA a preço de banana deve estar trazendo de volta alguns pontos percentuais ao market-share deles, não deve? Porque estão dando os aparelhos. (PDA's por 500 reais?)

De qualquer forma, eu não compraria até a tendência se inverter.
"A deusa da boa sorte se agrada aos homens de atitude. Se um homem tem a deusa da boa sorte ao seu lado não há como medir a extensão de seus ganhos, jogue-o no Eufrates e ele se salvará com uma pérola nas mãos."
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
overbond
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Mar 04, 2007 9:59 am    Assunto: Re: Vivo - análise fundamentalista Responder com Citação

mauriciokatayama escreveu:
Pessoalmente, não acredito que seja a tecnologia a causa da debandada dos assinantes Vivo, mas sim a má qualidade do atendimento da empresa e as tarifas elevadas que cobra pelos serviços. Acredito que o usuário pouco se importa se está falando em tecnologia CDMA ou GSM, desde que seja bem atendido pela empresa, possua um aparelho que lhe agrade e fale com tarifas razoáveis.

exatamente... e muitos usuários nem sabem que existe uma diferença de tecnologia desse nível entre as operadoras e aparelhos...

tem também o fator de que a Vivo era soberana antigamente, aí começaram a surgir as outras operadoras móveis, aí daí em diante, eu vejo a vivo cada vez pior... Surprised

boa análise maurício... valeu por compartilhar ela aqui... Wink
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Mar 04, 2007 4:25 pm    Assunto: Responder com Citação

rodrigojmz escreveu:
Bela análise mauricio.
Me desculpe, mas eu me obrigo a acreditar que o sistema CDMA afastou da vivo diversos clientes. Eu tenho um exemplo bem próximo, o da minha irmã, que teve um celular clonado. A tecnologia GSM é livre de clonagens.

Sem dúvida! Mas o que eu acho que afasta os clientes é cobrar quase R$2,00 por minuto de ligação; obrigar um cliente a ficar 40 minutos ouvindo musiquinha no atendimento; exigir inúmeras ligações para conseguir resolver um problema; enviar contas com erros etc.

overbond escreveu:
boa análise maurício... valeu por compartilhar ela aqui... Wink

Por nada! Espero que tenha sido útil!

Também me perguntaram se a Vivo é boa para o curto prazo... aí é melhor usar análise técnica, mas sinceramente acredito que há papéis mais atraentes para fazer trading, como os de companhias aéreas, empresas de energia etc
ferraoferrao
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Mar 04, 2007 11:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Sem dúvida! Mas o que eu acho que afasta os clientes é cobrar quase R$2,00 por minuto de ligação; obrigar um cliente a ficar 40 minutos ouvindo musiquinha no atendimento; exigir inúmeras ligações para conseguir resolver um problema; enviar contas com erros etc.

Sem falar que a Vivo automaticamente afasta quem tem menor poder aquisitivo. Seus aparelhos são sempre mais caros que os da Claro e Tim. Eu era cliente da Vivo até pouco tempo, quando tive que trocar de aparelho (o meu caiu na água!). Um Motorola V3, na vivo custava uns $1200, enquanto na claro custava $494! Além disso, eles parecem não se interessar muito nas promoções que tanto enchem as lojas das operadoras rivais (tipo, "recarregue e ganhe em dobro", "500000 minutos grátis" etc...). Não levei o V3, mas agora sou um feliz cliente da Claro.
leofri
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 05, 2007 1:42 pm    Assunto: Responder com Citação

ferraoferrao escreveu:

Sem falar que a Vivo automaticamente afasta quem tem menor poder aquisitivo. Seus aparelhos são sempre mais caros que os da Claro e Tim. Eu era cliente da Vivo até pouco tempo, quando tive que trocar de aparelho (o meu caiu na água!). Um Motorola V3, na vivo custava uns $1200, enquanto na claro custava $494! Além disso, eles parecem não se interessar muito nas promoções que tanto enchem as lojas das operadoras rivais (tipo, "recarregue e ganhe em dobro", "500000 minutos grátis" etc...). Não levei o V3, mas agora sou um feliz cliente da Claro.

Vale lembrar que a estratégia da Claro tmb é muito questionada no mercado de Telecom. Hj a empresa aposta no aumento do Market-Share, com ofertas baseadas no subsídios de aparelhos. Isso afeta diretamente no resultado da empresa e no médio-longo prazo pode ter um efeito de "sujar" sua base de clientes.

Mesma linha seguida pela TIM que aposta nas ofertas de fale 100000000 de minutos por 1 real. Isso traz impactos diretos no resultado da empresa. Consegue aumentar o Market-Share (Fatia de Mercado), mas reduz seu Wallet-Share (Fatia do bolso do cliente).

Atualmente todas as operadoras operam em prejuízo, e na minha humilde opinião isso ainda acontecerá por um bom tempo. Hj a operadora que na minha visão faz um trabalho para colher um melhor resultado no médio longo prazo é a OI. Embora ainda estaja em processo de concessão para atuar em todo o territorio nacional, a empresa aposta em uma política de serviços convergentes junto com sua Holding, Telemar (agora usa o nome Oi para todos os produtos.) Em curto espaço de tempo o cliente poderá ter Fixo, Móvel, Internet e TV a cabo em uma única conta. Além de aumentar receita, isso ira fidelizar clientes.....

Essa é uma pequena opinião desse mercado tão volátil, confuso e fascinante como o mercado de telecom.
E.o.F
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 05, 2007 3:38 pm    Assunto: Responder com Citação

No fundo todas são bem fracas, a vivo eu acho nojenta, hoje tenho claro com um plano excelente, e nunca da problema, tb se da o atendimento é o ruim demais.
O preço de ligação celular no Brasil ainda é absurdo, o mundo ta caminhando pra telefonia onde o custo será quase zero, a renda virá de serviços e não mais de ligações.
cris
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 05, 2007 8:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Sem contar o sistema falho e horrível do "vivo on line". Qualquer pessoa que tenha seu nome, endereço, CIC e RG e número do seu celular , entra no "vivo-on-line", cria uma senha e tem acesso à sua conta detalhada dos ultimos 6 meses, com TODAS as ligações feitas.
É um tremendo absurdo, violação ao sigilo das ligações. Eu mandei e-mail para eles, reclamando, e eles somente começam a explicar como se cria senha (como se eu não soubesse!!).
PapaiSmurf
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Mar 06, 2007 12:29 pm    Assunto: Responder com Citação

rodrigojmz escreveu:
Bela análise mauricio.

Eu também acho que o que mais afasta os clientes são as tarifas absurdas, e o atendimento extremamente péssimo, fui assinante da Vivo durante 9 anos, desde os tempos de Telesp Celular, e de fato, desde que virou Vivo, a coisa foi piorando em todos os sentidos, principalmente no preço e no atendimento, eu tive um problema com eles, e pra resolver, foi extremamente dificil, demorei semanas para conseguir resolver, teve muita briga, e só consegui resolver a hora que o problema foi subindo e eles viram que ia feder pro lados deles, já que eu tinha tudo documentado, e tb devido ao envio por escrito do problema, pq pelo telefone não dava jeito. O descaso pelo cliente é visivel, o que atrapalha eles com certeza... e no longo prazo, acho que a tendencia é piorar ainda mais...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
ederbal
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Mar 06, 2007 7:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Sou cliente da VIVO e sei que ela possui várias falhas, mas relacionado ao atendimento telefonico eu acho que eles melhoraram MUITO!!!
Nao demoro para ser atendido, retiram todas as suas dúvidas e no final do atendimento eles pedem para vc aguardar para informar a nota do atendimento.
Uma dia liguei tres vezes para lá , pois tava com interferencia, e eles me retornaram no dia seguinte querendo saber por que eu tinha ligado tres vezes, e se a minha necessidade foi atendida....
Não sou um Super cliente, minhas contas dão abaixo de Cem Reais, mas quanto ao Atendimento não tenho o que me queixar...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Yahoo Messenger MSN Messenger
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 07, 2007 12:02 am    Assunto: Responder com Citação

Então melhoraram muito mesmo, na época em que eu trabalhava lá não tinha isso não. O tempo médio de atendimento era altíssimo, e nós apontávamos isso como "fator crítico" nos relatórios. Que bom que mudou!
Daniel
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Mar 31, 2007 1:34 am    Assunto: Responder com Citação

Mauricio...tudo o que falaste e umas coisinhas mais.....
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Jul 18, 2007 5:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu tava olhando o gráfico da VIVO4… parece que o papel está testando um suporte. Mesmo com as Bollingers baixas, eu esperaria uma confirmação de reversão pra indicar entrada. Nos últimos pregões foi só queda em cima de queda.
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Jul 20, 2007 12:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Agora é que vai despencar mesmo. Hoje tá caindo no mesmo patamar da TAMM4...

Ações da Vivo têm forte queda depois da divulgação de resultados do 2º trimestre

Por: Gustavo Kahil
20/07/07 - 11h10
InfoMoney

SÃO PAULO - As ações preferenciais da Vivo (VIVO4) operam em forte queda nesta sexta-feira, figurando entre as principais quedas do Ibovespa nesta manhã, atrás de TAM, refletindo ao acidente com a aeronave da companhia em Congonhas, e Copel, que divulgou hoje os números do consumo faturado de energia no 1º semestre do ano.

Na maior baixa desta manhã, os papéis chegaram a ser negociados com uma expressiva desvalorização de 5,8%. O movimento de queda, contudo, reduziu e as ações eram negociadas há instantes em baixa de 3,44%, cotadas a R$ 9,26.

Resultado do 2º trimestre
A Vivo anunciou nesta sexta-feira que reduziu em 77,1% o prejuízo líquido trimestral da companhia, chegando a R$ 112,8 milhões no segundo trimestre, informa nota enviada pela companhia nesta manhã.

Ainda segundo o comunicado, a receita líquida operacional avançou 16,3% na comparação com o mesmo período do ano passado, com forte crescimento do item uso de rede.

"Contribuiu também para esse crescimento o aumento no volume médio de recargas de aproximadamente 29% entre o 2T07 em relação ao 2T06", mostra o relatório.
Dubeatz

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2007 8:48 pm    Assunto: VIVO AMANHÃ? Responder com Citação

O q vcs acham da VIVO para amanhã? Ela fez várias aquisições pelo país... Assim como a Claro.

Postem aí!!

=)
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Ações Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!