Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

 www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança



Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)


VIVO4 - Vivo PN
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Ações
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>




Registrado em: Quinta-Feira, 11 de Janeiro de 2007
Mensagens: 5131

MensagemEnviada: Sáb Mar 03, 2007 1:42 pm    Assunto: VIVO4 - Vivo PN Responder com Citação

Vivo PN
Código: VIVO4
Setor: Telefonia Móvel
Relação com Investidores: http://www.vivo.com.br/ri/index.php
Nível de Governança Corporativa: Comum

Pessoal, como já atuei vários anos na área de telecomunicações, 4 deles passados na área de Engenharia da Vivo, pediram-me para fazer uma análise dos papéis da empresa. Ao invés de responder a uma pessoa só em private, vou colocar a análise aqui.

A Vivo é a maior operadora de telefonia móvel do Brasil, mas ainda assim julgo que a perspectiva de longo prazo para a empresa não é nada boa. Apesar de ser a maior em número de clientes, estes clientes são originários da base que vem do passado, quando a empresa era um monopólio estatal. Atualmente, ela é a operadora de telefonia que menos habilita na região em que atua, perdendo feio para a Claro e para a Tim, o que faz com que ela venha constantemente perdendo seu market share, atualmente em 28,85%. Prevejo que não demorará muito para ser superada pela Tim, com market share ascendente em 25,51%. A Claro possui 23,96% (market share nacional, dados fornecidos pela ANATEL).

O churn (taxa de desligamento de clientes) mensal da Vivo está em 2,5% para o 4T06, mas bateu a casa dos 4,60% no 2T06.

A empresa erroneamente atribui a debandada dos assinantes ao sistema tecnológico que utiliza, o CDMA. Na tentativa de reverter o quadro, está preparando uma segunda cobertura a fim de oferecer serviços na tecnologia GSM.

Pessoalmente, não acredito que seja a tecnologia a causa da debandada dos assinantes Vivo, mas sim a má qualidade do atendimento da empresa e as tarifas elevadas que cobra pelos serviços. Acredito que o usuário pouco se importa se está falando em tecnologia CDMA ou GSM, desde que seja bem atendido pela empresa, possua um aparelho que lhe agrade e fale com tarifas razoáveis.

O custo de implantação de uma nova tecnologia é colossal, o que vai certamente impactar na lucratividade da empresa, e esta mudança tecnológica não implica necessariamente numa reversão da queda no market share. Como eu já disse, acredito que não é a tecnologia que está causando a fuga dos clientes.

Em março de 2004 o papel VIVO4 chegou a ser negociado a R$25,43. Depois, entrou em tendência de baixa e agora, 3 anos depois, está sendo negociado a R$7,50.

A performance do VIVO4 nos últimos 12 meses foi de -30,81%, enquanto o Ibovespa foi de +8,29.

Em suma, eu não recomendo a compra destes papéis.

Informações técnicas sobre operadoras de telefonia:
http://www.teleco.com.br/opcelular.asp
_________________
"Cada Real investido é um servo fiel que trabalha dia e noite para você."


Editado pela última vez por mauriciokatayama em Ter Mar 13, 2007 5:36 pm, num total de 2 vezes
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
rodrigojmz
Nível 1

Nível 1<br>



Registrado em: Sábado, 13 de Janeiro de 2007
Mensagens: 98

MensagemEnviada: Dom Mar 04, 2007 9:55 am    Assunto: Responder com Citação

Bela análise mauricio.
Me desculpe, mas eu me obrigo a acreditar que o sistema CDMA afastou da vivo diversos clientes. Eu tenho um exemplo bem próximo, o da minha irmã, que teve um celular clonado. A tecnologia GSM é livre de clonagens.
Além do que, é uma facilidade muito grande trabalhar com GSM. Se sua bateria acaba, você coloca o chip em outro aparelho. Seu aparelho cai na água você não perde agenda, etc, etc etc... Além da facilidade em se comprar um chip por 20 Reais em qualquer esquina, o que não acontece com a VIVO.
É tão boa a comercialização de chip's GSM que operadoras como a "OI" focam suas campanhas somente neles, vendendo destes que funcionem em quaisquer celulares, bloqueados ou não.

A VIVO fidelizou muitos clientes corporativos com seu sistema de transferência de dados - que por sinal é o melhor, que em geral são fiéis, logo as fatias de mercado não cairão exponencialmente ao meu ponto de vista.

Há rumores de que sua rede GSM já está pronta e acaba de ser balanceada(na minha região pelo menos). Logo a VIVO trabalhará com as duas tecnologias, cessando as vendas de CDMA é claro, mas sem pressa na migração.

Logo, a venda de aparelhos CDMA a preço de banana deve estar trazendo de volta alguns pontos percentuais ao market-share deles, não deve? Porque estão dando os aparelhos. (PDA's por 500 reais?)

De qualquer forma, eu não compraria até a tendência se inverter.
_________________
"A deusa da boa sorte se agrada aos homens de atitude. Se um homem tem a deusa da boa sorte ao seu lado não há como medir a extensão de seus ganhos, jogue-o no Eufrates e ele se salvará com uma pérola nas mãos."
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
overbond
Nível 4

Nível 4<br>




Registrado em: Segunda-Feira, 12 de Junho de 2006
Mensagens: 1000
Localização: Campo Grande - MS

MensagemEnviada: Dom Mar 04, 2007 9:59 am    Assunto: Re: Vivo - análise fundamentalista Responder com Citação

mauriciokatayama escreveu:
Pessoalmente, não acredito que seja a tecnologia a causa da debandada dos assinantes Vivo, mas sim a má qualidade do atendimento da empresa e as tarifas elevadas que cobra pelos serviços. Acredito que o usuário pouco se importa se está falando em tecnologia CDMA ou GSM, desde que seja bem atendido pela empresa, possua um aparelho que lhe agrade e fale com tarifas razoáveis.

exatamente... e muitos usuários nem sabem que existe uma diferença de tecnologia desse nível entre as operadoras e aparelhos...

tem também o fator de que a Vivo era soberana antigamente, aí começaram a surgir as outras operadoras móveis, aí daí em diante, eu vejo a vivo cada vez pior... Surprised

boa análise maurício... valeu por compartilhar ela aqui... Wink
_________________
"Remember: your goal is to trade well, not to trade often" - Alexander Elder (Trading for a Living)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>




Registrado em: Quinta-Feira, 11 de Janeiro de 2007
Mensagens: 5131

MensagemEnviada: Dom Mar 04, 2007 4:25 pm    Assunto: Responder com Citação

rodrigojmz escreveu:
Bela análise mauricio.
Me desculpe, mas eu me obrigo a acreditar que o sistema CDMA afastou da vivo diversos clientes. Eu tenho um exemplo bem próximo, o da minha irmã, que teve um celular clonado. A tecnologia GSM é livre de clonagens.


Sem dúvida! Mas o que eu acho que afasta os clientes é cobrar quase R$2,00 por minuto de ligação; obrigar um cliente a ficar 40 minutos ouvindo musiquinha no atendimento; exigir inúmeras ligações para conseguir resolver um problema; enviar contas com erros etc.

overbond escreveu:
boa análise maurício... valeu por compartilhar ela aqui... Wink


Por nada! Espero que tenha sido útil!

Também me perguntaram se a Vivo é boa para o curto prazo... aí é melhor usar análise técnica, mas sinceramente acredito que há papéis mais atraentes para fazer trading, como os de companhias aéreas, empresas de energia etc
_________________
"Cada Real investido é um servo fiel que trabalha dia e noite para você."
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ferraoferrao
Nível 4

Nível 4<br>




Registrado em: Segunda-Feira, 19 de Junho de 2006
Mensagens: 733
Localização: Porto Alegre

MensagemEnviada: Dom Mar 04, 2007 11:54 pm    Assunto: Responder com Citação

mauriciokatayama escreveu:
Sem dúvida! Mas o que eu acho que afasta os clientes é cobrar quase R$2,00 por minuto de ligação; obrigar um cliente a ficar 40 minutos ouvindo musiquinha no atendimento; exigir inúmeras ligações para conseguir resolver um problema; enviar contas com erros etc.


Sem falar que a Vivo automaticamente afasta quem tem menor poder aquisitivo. Seus aparelhos são sempre mais caros que os da Claro e Tim. Eu era cliente da Vivo até pouco tempo, quando tive que trocar de aparelho (o meu caiu na água!). Um Motorola V3, na vivo custava uns $1200, enquanto na claro custava $494! Além disso, eles parecem não se interessar muito nas promoções que tanto enchem as lojas das operadoras rivais (tipo, "recarregue e ganhe em dobro", "500000 minutos grátis" etc...). Não levei o V3, mas agora sou um feliz cliente da Claro.
_________________
Gambling's for fools, but that's the way I like it baby, I don't wanna live for ever!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
leofri
Nível 1

Nível 1<br>



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Janeiro de 2007
Mensagens: 94

MensagemEnviada: Seg Mar 05, 2007 1:42 pm    Assunto: Responder com Citação

ferraoferrao escreveu:
mauriciokatayama escreveu:
Sem dúvida! Mas o que eu acho que afasta os clientes é cobrar quase R$2,00 por minuto de ligação; obrigar um cliente a ficar 40 minutos ouvindo musiquinha no atendimento; exigir inúmeras ligações para conseguir resolver um problema; enviar contas com erros etc.


Sem falar que a Vivo automaticamente afasta quem tem menor poder aquisitivo. Seus aparelhos são sempre mais caros que os da Claro e Tim. Eu era cliente da Vivo até pouco tempo, quando tive que trocar de aparelho (o meu caiu na água!). Um Motorola V3, na vivo custava uns $1200, enquanto na claro custava $494! Além disso, eles parecem não se interessar muito nas promoções que tanto enchem as lojas das operadoras rivais (tipo, "recarregue e ganhe em dobro", "500000 minutos grátis" etc...). Não levei o V3, mas agora sou um feliz cliente da Claro.


Vale lembrar que a estratégia da Claro tmb é muito questionada no mercado de Telecom. Hj a empresa aposta no aumento do Market-Share, com ofertas baseadas no subsídios de aparelhos. Isso afeta diretamente no resultado da empresa e no médio-longo prazo pode ter um efeito de "sujar" sua base de clientes.

Mesma linha seguida pela TIM que aposta nas ofertas de fale 100000000 de minutos por 1 real. Isso traz impactos diretos no resultado da empresa. Consegue aumentar o Market-Share (Fatia de Mercado), mas reduz seu Wallet-Share (Fatia do bolso do cliente).

Atualmente todas as operadoras operam em prejuízo, e na minha humilde opinião isso ainda acontecerá por um bom tempo. Hj a operadora que na minha visão faz um trabalho para colher um melhor resultado no médio longo prazo é a OI. Embora ainda estaja em processo de concessão para atuar em todo o territorio nacional, a empresa aposta em uma política de serviços convergentes junto com sua Holding, Telemar (agora usa o nome Oi para todos os produtos.) Em curto espaço de tempo o cliente poderá ter Fixo, Móvel, Internet e TV a cabo em uma única conta. Além de aumentar receita, isso ira fidelizar clientes.....

Essa é uma pequena opinião desse mercado tão volátil, confuso e fascinante como o mercado de telecom.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
E.o.F
Nível 4

Nível 4<br>




Registrado em: Terça-Feira, 31 de Janeiro de 2006
Mensagens: 1348
Localização: São Paulo

MensagemEnviada: Seg Mar 05, 2007 3:38 pm    Assunto: Responder com Citação

No fundo todas são bem fracas, a vivo eu acho nojenta, hoje tenho claro com um plano excelente, e nunca da problema, tb se da o atendimento é o ruim demais.
O preço de ligação celular no Brasil ainda é absurdo, o mundo ta caminhando pra telefonia onde o custo será quase zero, a renda virá de serviços e não mais de ligações.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
cris
Nível 4

Nível 4<br>




Registrado em: Sábado, 17 de Fevereiro de 2007
Mensagens: 801
Localização: São Paulo

MensagemEnviada: Seg Mar 05, 2007 8:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Sem contar o sistema falho e horrível do "vivo on line". Qualquer pessoa que tenha seu nome, endereço, CIC e RG e número do seu celular , entra no "vivo-on-line", cria uma senha e tem acesso à sua conta detalhada dos ultimos 6 meses, com TODAS as ligações feitas.
É um tremendo absurdo, violação ao sigilo das ligações. Eu mandei e-mail para eles, reclamando, e eles somente começam a explicar como se cria senha (como se eu não soubesse!!).
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
PapaiSmurf
Nível 4

Nível 4<br>




Registrado em: Quarta-Feira, 31 de Janeiro de 2007
Mensagens: 1073
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Mar 06, 2007 12:29 pm    Assunto: Responder com Citação

mauriciokatayama escreveu:
rodrigojmz escreveu:
Bela análise mauricio.
Me desculpe, mas eu me obrigo a acreditar que o sistema CDMA afastou da vivo diversos clientes. Eu tenho um exemplo bem próximo, o da minha irmã, que teve um celular clonado. A tecnologia GSM é livre de clonagens.


Sem dúvida! Mas o que eu acho que afasta os clientes é cobrar quase R$2,00 por minuto de ligação; obrigar um cliente a ficar 40 minutos ouvindo musiquinha no atendimento; exigir inúmeras ligações para conseguir resolver um problema; enviar contas com erros etc.


Eu também acho que o que mais afasta os clientes são as tarifas absurdas, e o atendimento extremamente péssimo, fui assinante da Vivo durante 9 anos, desde os tempos de Telesp Celular, e de fato, desde que virou Vivo, a coisa foi piorando em todos os sentidos, principalmente no preço e no atendimento, eu tive um problema com eles, e pra resolver, foi extremamente dificil, demorei semanas para conseguir resolver, teve muita briga, e só consegui resolver a hora que o problema foi subindo e eles viram que ia feder pro lados deles, já que eu tinha tudo documentado, e tb devido ao envio por escrito do problema, pq pelo telefone não dava jeito. O descaso pelo cliente é visivel, o que atrapalha eles com certeza... e no longo prazo, acho que a tendencia é piorar ainda mais...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
ederbal
Nível 2

Nível 2<br>




Registrado em: Sábado, 10 de Dezembro de 2005
Mensagens: 110

MensagemEnviada: Ter Mar 06, 2007 7:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Sou cliente da VIVO e sei que ela possui várias falhas, mas relacionado ao atendimento telefonico eu acho que eles melhoraram MUITO!!!
Nao demoro para ser atendido, retiram todas as suas dúvidas e no final do atendimento eles pedem para vc aguardar para informar a nota do atendimento.
Uma dia liguei tres vezes para lá , pois tava com interferencia, e eles me retornaram no dia seguinte querendo saber por que eu tinha ligado tres vezes, e se a minha necessidade foi atendida....
Não sou um Super cliente, minhas contas dão abaixo de Cem Reais, mas quanto ao Atendimento não tenho o que me queixar...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Yahoo Messenger MSN Messenger
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>




Registrado em: Quinta-Feira, 11 de Janeiro de 2007
Mensagens: 5131

MensagemEnviada: Qua Mar 07, 2007 12:02 am    Assunto: Responder com Citação

Então melhoraram muito mesmo, na época em que eu trabalhava lá não tinha isso não. O tempo médio de atendimento era altíssimo, e nós apontávamos isso como "fator crítico" nos relatórios. Que bom que mudou!
_________________
"Cada Real investido é um servo fiel que trabalha dia e noite para você."
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Daniel
Nível 4

Nível 4<br>



Registrado em: Segunda-Feira, 10 de Abril de 2006
Mensagens: 993

MensagemEnviada: Sáb Mar 31, 2007 1:34 am    Assunto: Responder com Citação

Mauricio...tudo o que falaste e umas coisinhas mais.....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>




Registrado em: Quinta-Feira, 11 de Janeiro de 2007
Mensagens: 5131

MensagemEnviada: Qua Jul 18, 2007 5:42 pm    Assunto: Responder com Citação


Eu tava olhando o gráfico da VIVO4… parece que o papel está testando um suporte. Mesmo com as Bollingers baixas, eu esperaria uma confirmação de reversão pra indicar entrada. Nos últimos pregões foi só queda em cima de queda.
_________________
"Cada Real investido é um servo fiel que trabalha dia e noite para você."
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>




Registrado em: Quinta-Feira, 11 de Janeiro de 2007
Mensagens: 5131

MensagemEnviada: Sex Jul 20, 2007 12:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Agora é que vai despencar mesmo. Hoje tá caindo no mesmo patamar da TAMM4...

Ações da Vivo têm forte queda depois da divulgação de resultados do 2º trimestre

Por: Gustavo Kahil
20/07/07 - 11h10
InfoMoney


SÃO PAULO - As ações preferenciais da Vivo (VIVO4) operam em forte queda nesta sexta-feira, figurando entre as principais quedas do Ibovespa nesta manhã, atrás de TAM, refletindo ao acidente com a aeronave da companhia em Congonhas, e Copel, que divulgou hoje os números do consumo faturado de energia no 1º semestre do ano.

Na maior baixa desta manhã, os papéis chegaram a ser negociados com uma expressiva desvalorização de 5,8%. O movimento de queda, contudo, reduziu e as ações eram negociadas há instantes em baixa de 3,44%, cotadas a R$ 9,26.

Resultado do 2º trimestre
A Vivo anunciou nesta sexta-feira que reduziu em 77,1% o prejuízo líquido trimestral da companhia, chegando a R$ 112,8 milhões no segundo trimestre, informa nota enviada pela companhia nesta manhã.

Ainda segundo o comunicado, a receita líquida operacional avançou 16,3% na comparação com o mesmo período do ano passado, com forte crescimento do item uso de rede.

"Contribuiu também para esse crescimento o aumento no volume médio de recargas de aproximadamente 29% entre o 2T07 em relação ao 2T06", mostra o relatório.
_________________
"Cada Real investido é um servo fiel que trabalha dia e noite para você."
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Dubeatz



Registrado em: Terça-Feira, 25 de Setembro de 2007
Mensagens: 2

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2007 8:48 pm    Assunto: VIVO AMANHÃ? Responder com Citação

O q vcs acham da VIVO para amanhã? Ela fez várias aquisições pelo país... Assim como a Claro.

Postem aí!!

=)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Ações Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.








Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!


Powered by phpBB © 2001, 2002 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB
Header design *Ícaro Pablo*