Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Fundos Imobiliários ?
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Mirian Leandro de Lima

MensagemEnviada: Qui Mar 25, 2010 1:26 pm    Assunto: Assunto: Re: Fundos Investimentos Imobiliários Responder com Citação

Dornel,

A rentabilidade de 2,58% é em cima do valor investido, para quem comprou a cota no valor inicial.

Por exemplo:
1) Comprei 10 cotas X R$ 100,00 lah em out/99 = R$ 1000,00

2) Hoje tenho 10 X R$ 335,00 = R$ 3350,00 correto??
R. Correto! Você comprou a cota e ela se valorizou durante esse tempo, e hoje esta sendo negociada a R$ 335,00.

3) Rendimento: 2,58% X R$ 3350,00 = R$ 86,43
[i]R. Conta é 2,58%/335 = 0.77 % de rentabilidade, a cota já se valorizou muito. O interessante é comprar os fundos no lançamento.

Era essa a duvida? Estou a disposição.

Editado pela última vez por Mirian Leandro de Lima em Sex Mai 21, 2010 4:10 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Dornel
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Mar 25, 2010 2:48 pm    Assunto: Re: Assunto: Re: Fundos Investimentos Imobiliários Responder com Citação

Mirian Leandro de Lima escreveu:
Dornel,

A rentabilidade de 2,58% é em cima do valor investido, para quem comprou a cota no valor inicial.

Por exemplo:
1) Comprei 10 cotas X R$ 100,00 lah em out/99 = R$ 1000,00

2) Hoje tenho 10 X R$ 335,00 = R$ 3350,00 correto??
R. Correto! Você comprou a cota e ela se valorizou durante esse tempo, e hoje esta sendo negociada a R$ 335,00.

3) Rendimento: 2,58% X R$ 3350,00 = R$ 86,43
[i]R. Conta é 2,58%/335 = 0.77 % de rentabilidade, a cota já se valorizou muito. O interessante é comprar os fundos no lançamento.

Era essa a duvida? Estou a disposição.

Era neste ponto que eu queria chegar...

Apesar de um belo resultado, sem contar ainda com o fato de que não possui IR, no meu entendimento, está errado apontar uma rentabilidade de 2,58%, não acha?

Uma coisa é rentabilidade mensal, que neste exemplo citado é 0,77%.
Outra coisa é a rentabilidade do papel no período.

Eu imagino algo do tipo, me corrijam se eu estiver errado:

Supondo que coloquei R$ 10.000,00 em um fundo de renda fixa lá em 1999, hoje, eu teria algo em torno de R$ 29.000,00 (lembrando-se que a selic era alta na época).

Se esse fundo rendesse no último mês 0,6%, seriam R$ 174,00 sobre os 29k.

No teu exemplo, ao meu entender, vc pegou esses "R$ 174,00" e calculou a rentabilidade em cima dos R$ 10.000,00 iniciais, o que daria 1,74%, beeeem abaixo dos 2,58%, porém errado tb!

Bom, como disse antes, fiquei confuso com este tipo de comparação, pois me parece errado, já que não tinha visto antes.

Fica parecendo que está dando uma inflada nos já excelentes retornos destes fundos.

Abraço.
Leon Cavour

MensagemEnviada: Qua Mai 19, 2010 12:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá, Dornel.

Concordo contigo quanto aos 2,58% de rentabilidade mensal, pois é uma visão um tanto simplista calcular dessa forma. Mas a avaliação da vantajosidade dos investimentos em FIIs é mais complexa...

Partindo de seu exemplo (Fundo de Renda Fixa, que tomemos como benchmark), desconsiderando eventuais alterações de alíquotas de IR no período e efeitos do "come-cotas" semestral, teríamos:

Inicial: 10.000,00
Final: 29.000,00
Rend.bruto no resgate: 19.000,00
IRRF (15%): 2.850,00
Rend.líquido: 16.150,00
Montante líquido: 26.150,00

No Fundo Imobiliário em questão, partindo dos mesmos R$ 10.000,00, desconsiderando taxas de custódia no período e corretagem, teríamos:

Inicial: 10.000,00
Final: 33.500,00
Rend.bruto na venda: 23.500,00
IRRF (20%, ganho de capital): 4.700,00
Rend.líquido: 18.800,00
Montante líquido: 28.800,00

Assim, ESTE Fundo Imobliário, especificamente, superou o benchmark em R$ 2.650,00.

ALÉM DISSO, esse Fundo Imobiliário, no período, pagou rendimentos mensais referentes aos aluguéis do(s) imóvel(is), ISENTOS de IR para pessoas físicas (com exceções), creditados mensalmente nas contas-investimento de seus cotistas, o que, obviamente, não ocorre com o fundo RF.

Bom negócio? Depende...

O FII comentado foi o de melhor desempenho entre todos, portanto não corresponde à média do mercado, e, por conseguinte, não é o adequado para comparação com o seu benchmark (renda fixa), a não ser que sua bola de cristal seja melhor que a minha (o que não é difícil, vide abaixo) Smile .

No meu caso, tenho cotas de dois fundos:
FPAB11: comprei no mercado secundário a R$ 236,00, hoje está a uns R$ 223,00 (-5,5%)
PRSV11: lançado há poucos dias a R$ 1.000,00, negociado a R$ 984,00 (-1,6%)

Evidentemente, o prejuízo é amenizado (ou até vira lucro) com os rendimentos mensais, mas sempre há que se calcular a vantajosidade em relação a um benchmark (Fundos DI/RF, CDB, poupança, o que você achar melhor em seu caso).

Como se não bastasse o prejú, ainda tenho Sparta (-16% em 2010)... Sad
Henrique_Carvalho

MensagemEnviada: Ter Jul 13, 2010 4:02 pm    Assunto: Fundos Imobiliários tem rentabilidade de 7,17% em 2010 Responder com Citação

Rentabilidade dos Fundos Imobiliários no 1º Semestre de 2010.

Apesar de um ano com aumento nos juros básicos da economia e com maior aversão ao risco, os FIIs seguem firmes com ótimo desempenho, apresentando um rendimento médio de 7,17% (incluindo os aluguéis recebidos) contra um CDI de 4,28%.

Veja mais detalhes no gráfico abaixo:

Com o intuito de trazer maiores informações sobre uma classe de ativos ainda pouco explorada no Brasil, os Fundos Imobiliários, convido vocês a continuarem a leitura de uma análise mais elaborada através do site HC Investimentos.

Grande Abraço!
Mirian Leandro de Lima

MensagemEnviada: Ter Jul 13, 2010 5:46 pm    Assunto: Rentabilidade dos Ultimos 12 meses. Responder com Citação

Henrique, Boa tarde,

Fiquei confusa com a sua tabela, segue os dados que eu tenho com atualização até maio/2010.

Fonte: Brazilian Mortgages.

O FAED11B - É o FII Anhanguera, que teve a sua primeira rentabilidade em dezembro de 2009.
Mirian Leandro de Lima

MensagemEnviada: Ter Jul 13, 2010 5:47 pm    Assunto: Rentabilidade dos Ultimos 12 meses. Responder com Citação

Srs,

Caso desejem a tabela completa me mandem um email, que eu passo.

Abçs
Henrique_Carvalho

MensagemEnviada: Qui Jul 15, 2010 7:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Mirian!

Acredito que a principal divergência em nossos gráficos é o fato de que minha análise engloba apenas o 1º semestre de 2010, enquanto o seu gráfico mostra a rentabilidade nos últimos 12 meses.

Ademais,

Poderia falar um pouquinho de como anda o BC Fundo de FII?

Grande Abraço!
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Jul 16, 2010 12:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Parece que a BANIF vai lançar um fundo de investimento para a construção do estadio do Corinthians, eu vi de relance na TV.

Alguém sabe algo?

Se for verdade acredito que seria um boa, pois talvez o estadio seja usado para a copa e futuramente para jogos do Corinthians.
Mirian Leandro de Lima

MensagemEnviada: Qui Jul 22, 2010 12:32 pm    Assunto: Consultas Responder com Citação

Bom dia,

Segue link: para consultas

http://www.brazilianmortgages.com.br/m20.asp?cod_pagina=1068

A disposição
Henrique_Carvalho

MensagemEnviada: Ter Ago 17, 2010 11:39 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Amigos,

Elaborei um pequeno guia sobre os Fundos Imobiliários no intuito de divulgar seus benefícios como investimentos. Vejam em detalhes abaixo:

O que são Fundos de Investimentos Imobiliários (FII)?

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) são investimentos que permitem o acesso ao mercado imobiliário através de pequenas quantias.

Esses fundos detêm carteiras de imóveis que são administradas por profissionais, e seu rendimento advém do recebimento dos aluguéis, além da valorização das cotas dos próprios imóveis que compõem o portfólio.

Quais são suas vantagens em relação ao investimento direto em imóveis?

1. É possível comprar cotas (participações) na maioria destes fundos com apenas R$ 1.000,00. Existem até mesmo fundos em que a compra de 100 cotas equivale a menos de R$ 200,00.

2. Facilidade de negociação, sendo esta feita em bolsa de valores, através da comodidade de seu próprio Home Broker.

3. Maior liquidez. Enquanto a venda de imóveis demora meses ou anos para acontecer os Fundos Imobiliários tem, em sua grande maioria, negócios realizados todos os dias.

4. Distribuições mensais são líquidas de IR (se nenhum cotista detiver uma participação acima de 10% no fundo).

5. Os imóveis administrados pelo fundo são alugados a grandes empresas, tendo um menor risco de inadimplência.

6. Menor risco de vacância (possibilidade de não haver inquilinos em determinado período).

7. Manutenção do imóvel fica por conta da administradora. Deixe esta dor de cabeça para os administradores.

8. Maior diversificação - Existem fundos com mais de 5 imóveis sob a mesma gestão.

Qual é a rentabilidade destes fundos?

*Em 2008:

O ano de 2008 foi marcado pela crise financeira, porém, os Fundos Imobiliários conseguiram driblar até mesmo o aumento de juros no período tendo uma rentabilidade positiva de 7,68% no ano.

*Em 2009:

O ano de 2009 foi excelente para os Fundos Imobiliários. Todos os FII bateram o CDI neste ano, sendo que a média de rentabilidade foi de 39,10%.

*Em 2010 (até o fechamento do 1º semestre):

O ano de 2010 está sendo, até o fechamento do 1º semestre, bastante positivo para os Fundos Imobiliários, já que a rentabilidade negativa da Bolsa e o aumento dos juros no ano tinham tudo para enfraquecer o crescimento do setor. Entretanto, os Fundos Imobiliários estão com uma rentabilidade média de 6,28%, acima do CDI, com 4,28%.

Conforme visto acima, este tipo de investimento é uma ótima forma de dar um "up" na sua carteira de Renda-Fixa. Conheça muito mais sobre os Fundos Imobiliários, inclusive como calcular o seu preço justo através do meu blog abaixo.

HC Investimentos

Que tal debatermos este tema aqui no fórum? Quais são suas experiências com os Fundos Imobiliários?

Grande Abraço à todos!
KB

MensagemEnviada: Ter Ago 17, 2010 4:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Henrique, antes de qlqr coisa parabens pelo blog e pelo topico.
Estou cada vez mais motivado a colocar parte do meu dinheiro em FII's.

Uma duvida que vem se arrastando comigo a algum tempo é sobre a precificação dos FII's. Pelo que puder perceber a grande maioria deles esta cara no momento, (utilizando metodo de preço justo apresentado por vc no blog), ai me vem a duvida: Melhor comprar agora mesmo com um preço superior e no futuro esperar para fazer uma nova compra abaixando o preco medio ou aguardar melhores oportunidades?

Venho acompanhando alguns fundos a um tempo e sua variação tem sido pequena devido a liquidez, portanto acredito que uma mudança significativa nos preços deve levar meses.

Nao sei se estou me precipitando e deixando a ansiedade tomar conta.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Henrique_Carvalho

MensagemEnviada: Ter Ago 17, 2010 7:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá KB!

Muito obrigado pelos elogios!

Estamos hoje em um momento paradoxal, pois temos o valor das cotas dos FII se valorizando, porém, temos as taxas dos títulos públicos, determinadas pelos juros futuros, caindo. Ou seja, o primeiro motivo levaria os FII a se tornarem mais caros, porém o segundo motivo mais baratos relativamente.

Ou seja, estas forças contrárias acabam se anulando. Olhando apenas para o presente, a relação entre FII e Tesouro Direto ainda está favorável para os FII, até melhor do que alguns meses atrás. Porém, ao olhar comparativamente os yields mensais dos FII, meses atrás a situação estava melhor.

Não posso lhe dar uma resposta concreta, porém, acredito ser saudável ir montando a carteira de FII aos poucos, mês a mês, olhando sempre as melhores oportunidades.

Hoje, eu daria uma atenção especial em:

1. CXCE11B
2. WPLZ11B
3. FAED11B
4. FMOF11
5. FAED11B
6. EDFO11B

Grande Abraço!
KB

MensagemEnviada: Ter Ago 24, 2010 6:17 pm    Assunto: Responder com Citação

https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/8/16/fundos-imobiliarios-em-ebulicao

A coisa parece estar melhorando.

Semana passada adquiri minhas primeiras cotas de FMOF11, e espero em breve poder adquirir outras.

Henrique, uma pergunta: O pagamento dos alugueis é feito em um dia específico do mes (qual dia?) ou feito quando o fundo completa 1 mês em sua posse?

Obrigado mais uma vez.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Henrique_Carvalho

MensagemEnviada: Ter Ago 24, 2010 7:37 pm    Assunto: Responder com Citação

KB,

Primeiramente, parabéns pela aquisição. É o começo de uma longa jornada!

O dia do pagamento dos aluguéis varia de fundo para fundo. A maioria paga no meio do mês, por volta do dia 15, porém, existem fundos que pagam por volta do dia 8 e outros que pagam por volta do dia 20. É preciso conferir pessoalmente o dia.

Você pode acessar estas informações clicando no fundo desejado, depois em comunicados e finalmente no pagamento respectivo.

http://www.bmfbovespa.com.br/renda-variavel/ResumoFundosImobiliarios.aspx?Idioma=pt-br

Por exemplo, FMOF11 pagou aluguéis de 0,99 por cota no dia 18/08/2010 para quem detinha cotas em 30/07/2010. Portanto, sua compra recente só irá receber o pagamento do próximo mês, por volta do dia 18/09/2010.

Grande Abraço!
cpf216

MensagemEnviada: Qui Set 02, 2010 6:37 pm    Assunto: Responder com Citação

KB escreveu:
Uma duvida que vem se arrastando comigo a algum tempo é sobre a precificação dos FII's. Pelo que puder perceber a grande maioria deles esta cara no momento, (utilizando metodo de preço justo apresentado por vc no blog), ai me vem a duvida: Melhor comprar agora mesmo com um preço superior e no futuro esperar para fazer uma nova compra abaixando o preco medio ou aguardar melhores oportunidades?

Venho acompanhando alguns fundos a um tempo e sua variação tem sido pequena devido a liquidez, portanto acredito que uma mudança significativa nos preços deve levar meses.

Nao sei se estou me precipitando e deixando a ansiedade tomar conta.

Bom, investimento em FII é bem longo prazo, e acredito que vale o princípio de investimentos em ações LP: aquisições frequentes e recorrentes, no preço que o mercado estiver, fazendo PM histórico.

Agora, se for fazer uma estratégia esperando pontos de entrada de FII (eventos de liquidez, novas emissões), a alternativa é pegar o dinheiro dos aportes e colocar uma aplicação de RF/poupança/Tesouro Direto. É tão lenta a "pescaria" no FII que é comum aplicar a grana e não ter velocidade o suficiente para reagir às boas oportunidades.

Por fim, especificamente quando a precificação, ela não precisa ser absoluta. Você pode calcular pontos de entrada "ótimos" dos FII que lhe interessam, assim como também calcula o valor de rentabilidade "atual" dos FII, dado o preço de mercado. Ao não ter nenhum FII ótimo para investir, você apela para os primeiros da fila dos melhores daquele momento.

E dá-lhe construir patrimônio ao longo do tempo.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Página 3 de 5

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!