Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

 www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança



Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)


Aluguéis vs Ações - por Stephen Kanitz

 
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>




Registrado em: Quinta-Feira, 11 de Janeiro de 2007
Mensagens: 5131

MensagemEnviada: Ter Mar 27, 2007 8:54 am    Assunto: Aluguéis vs Ações - por Stephen Kanitz Responder com Citação

Viver de aluguéis
por Stephen Kanitz

O sonho de muitos brasileiros é construir duas ou três casinhas e viver de aluguel na velhice. Nos últimos cinqüenta anos a população brasileira cresceu de 50 para 176 milhões de habitantes, gerando enorme valorização dos preços de imóveis e terrenos para a construção. Por isso, os imóveis eram sempre nossa primeira opção de investimentos.
Só que nos próximos cinqüenta anos nossa população não vai mais crescer 300%, mas somente 30%. E ainda bem. Isso significa que a necessidade primária de novos imóveis ficará em menos que 0,5% ao ano. Será que os imóveis se valorizarão como no passado?

Dez anos atrás vendi um apartamento de um dormitório que me rendia um aluguel e coloquei os 60.000 reais em ações de seis empresas, cotadas em bolsa. Minha primeira alegria foi descobrir que a corretagem em ações não chegava a 0,5% por transação, enquanto em imóveis o valor da corretagem chega a 6%, mais Imposto sobre Aquisição de Imóveis (Sisa), mais CPMF, mais o custo do cartório e do advogado independente, que hoje é imprescindível, o que pode elevar a brincadeira toda para 8%.

A segunda alegria foi perceber que, enquanto meu inquilino me considerava seu algoz, as empresas me chamavam de sócio e de parceiro. Meu inquilino considerava meu aluguel uma despesa a ser reduzida de tempos a tempos, já que o prédio envelhecia ano após ano. Por outro lado, as ações valorizavam-se com o tempo.

Enquanto meu apartamento ficava de três a quatro meses vazio entre um inquilino e outro, nas empresas meu dinheiro não ficava parado um minuto. Enquanto meu apartamento se desvalorizava 1% ao ano por obsolescência e depreciação, as ações se valorizavam no mínimo 4% ao ano, porque boa parte dos lucros é reinvestida na empresa, o que muita gente não percebe. Normalmente, só 25% a 50% dos lucros são distribuídos em dividendos.

Hoje, tenho pessoas como Maurício Botelho, da Embraer, eleito um dos 25 melhores executivos do mundo, trabalhando para mim. Ao contrário de meu ex-inquilino, que vivia desempregado e atrasando o pagamento.

Por isso, metade das famílias americanas possui ações em vez de imóveis de aluguel, enquanto no Brasil menos que 3% investem em ações de forma significativa. Lá, os trabalhadores podem comprar seu imóvel, porque todos investem em ações que geram duplamente empregos, nas empresas e no setor de construção. Aqui, porque preferimos investir em imóveis sem risco, em vez de ações que rendem mais por terem maiores riscos, só geramos empregos no setor de construção, mantendo os salários baixos e condenando o trabalhador brasileiro a alugar um imóvel para sempre.

A precaução que recomendo é nunca comprar ações justamente no meio de uma alta, como agora, e sempre escolher com cuidado a ação a comprar, os mesmos cuidados que deve seguir quem compra um imóvel.

Culturalmente o brasileiro acredita em imóveis por causa do medo da inflação, além do fato de que “imóvel ninguém rouba”. Mas empresas em bolsa são também imóveis, e elas se protegem muito bem da inflação, e também ninguém as rouba. As ações ficam custodiadas na própria bolsa.

Do rendimento anual do aluguel você precisa descontar o custo do corretor do imóvel, do cartório, do administrador imobiliário, do corretor do inquilino, do pintor, do advogado independente, dos atrasos, da inadimplência, dos aborrecimentos, da depreciação do imóvel, da manutenção obrigatória, do aumento do IPTU. Quem fizer os cálculos vai descobrir que no fim sobra bem menos do que se imaginava.

Há inúmeras ações que dão 5% a 9% só de dividendos, além da valorização. Óbvio que existem algumas que perdem 50% do valor, mas tem imóvel que também vale a metade depois de descontar a inflação ou a valorização do dólar quinze anos depois. Mas o risco de seis ações caírem pela metade é muito menor, por isso nunca coloque todos os seu ovos em um único imóvel, com exceção do seu. Ter o próprio imóvel é uma paz de espírito que recomendo a todos.

Tente vencer essa nossa barreira cultural começando ao poucos, aplicando 5.000 reais numa ação que dê bons dividendos, apenas para se acostumar com a bolsa e com a idéia de que não só de aluguel vive um aposentado.

Stephen Kanitz é administrador por Harvard
fonte: http://www.mensalinho.com/
_________________
"Cada Real investido é um servo fiel que trabalha dia e noite para você."
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Christianmich



Registrado em: Terça-Feira, 6 de Março de 2007
Mensagens: 29
Localização: Brasil

MensagemEnviada: Sex Mar 30, 2007 12:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Gostei muito desse texto!
_________________
Esse é meu modo de ser... quando me convidam pra ser soldado eu já fico pensando o que eu tenho que fazer pra virar general.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
marcioasb
Nível 1

Nível 1<br>



Registrado em: Terça-Feira, 3 de Abril de 2007
Mensagens: 80

MensagemEnviada: Sex Set 07, 2007 1:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Bastante elucidativo. Smile
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Daniel
Nível 4

Nível 4<br>



Registrado em: Segunda-Feira, 10 de Abril de 2006
Mensagens: 993

MensagemEnviada: Sex Set 07, 2007 8:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Gostei do texto, só um porém...a maneira que ele coloca é somente compra de ações...para buy & hold. Assim nós perdemos a grande oportunidade de alavancar nossos ganhos, que é operando a bolsa. Mas para isso é necessário conhecimento. O ideal é fazer as duas coisas!!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
CoderBR
Nível 3

Nível 3<br>



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Setembro de 2007
Mensagens: 438

MensagemEnviada: Sex Set 07, 2007 10:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Olha gente não gosto de ser incoveniente mas esse cara está viajando. Duvido muito que ele seja realmente rico.

Imóveis e ações são apenas veículos de investimento. Depende muito de quem usa e de onde essa pessoa deseja chegar. Criticar os imoveis dizendo que eles sao um investimento inferior perto de ações, como ele faz claramente neste texto, é isanidade. Por favor não se enganem. Investir em imóveis ou em ação, ou opção, ou moeda etc, depende de um plano de investimento, não de lua, de um ser melhor porque tem menos risco ou outro porque aprecia mais ...

Pai rico sempre disse : INVISTA POR FLUXO DE CAIXA, eh isso que lhe dará independencia financeira. Comprar ações pode parecer mais fácil e conveniente que comprar e investir em imóveis, mas o fato de o inquilino do cara achar que o imovel vale pouco nao significa que o mercado ache o mesmo. Esse cara me parece um verdadeiro iniciante, com todo respeito.

LEmbrem-se : investir eh plano ! Os veiculos de investimento , como ações e imoveis soh estao lah para guialos ao objetivo final
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>



Registrado em: Domingo, 29 de Julho de 2007
Mensagens: 1543
Localização: Rio de Janeiro - RJ

MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2007 1:48 am    Assunto: Responder com Citação

só uma observação..


ações podem ser alugadas...e pelo o que eu vi, alugar ações pode te render 6% ao ano...igualzinho o que os imoveis rendem aki no RJ capital
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
moretij
Nível 4

Nível 4<br>




Registrado em: Domingo, 6 de Agosto de 2006
Mensagens: 1178
Localização: Roo - MT

MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2007 11:36 am    Assunto: Responder com Citação

fabio mas o "inquilino' das ações podem devolve-las a qualquer momento.. não existe um contrato .. ao menos que eu saiba!

eu particularmente (como se percebe aqui neste indice) gosto de imoveis, e acho que vou me dar bem com eles!

como disseram ali em cima, nao importa o ramo, importa sua educação, eficiencia, dedicacao etc..
_________________
Live the life.. how it will finish tomorrow!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>



Registrado em: Domingo, 15 de Julho de 2007
Mensagens: 2729

MensagemEnviada: Seg Set 10, 2007 12:11 am    Assunto: Imóveis Responder com Citação

Eu também penso em, depois de consolidar minha posição no mercado de ações (e, quem sabe, também em opções e na BM&F), diversificar meus ativos e investir também em imóveis. Mas não só os imóveis residenciais, mas também os imóveis comerciais para locação.




Pode ser meio trabalhoso, mas, para quem estuda a fundo o mercado de imóveis, e estiver preparado para as oportunidades, haverá ótimas recompensas. Very Happy




É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
_________________
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.








Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!


Powered by phpBB © 2001, 2002 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB
Header design *Ícaro Pablo*