Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Vale a pena ser proprietário ou alugar o imóvel residencial?
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  

Qual sua opção?
* Prefiro a segurança de ser proprietário do imóvel onde resido
42%
 42%  [ 19 ]
* Prefiro morar de aluguel, e deixar o dinheiro trabalhando para mim em investimentos
57%
 57%  [ 26 ]
Total de Votos : 45

Autor Mensagem
FelipePL
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Mar 30, 2007 12:21 am    Assunto: Vale a pena ser proprietário ou alugar o imóvel residencial? Responder com Citação

Exemplo de raciocínio financeiro

O Sr. Adarnastor esta em uma excelente situação financeira e mora em um apartamento que comprou na cidade de São Paulo ha muitos anos. Ele acaba de vendê-lo por um preço de venda, digamos justo, da ordem de RS 200.000,00, para um comprador chamado Sr. António.
Ao contrário do que possa imaginar, o Sr. Adarnastor não pretendia deixar seu antigo apartamento. Então, contínua morando no imóvel, só que como inquilino do Sr. António. O valor do aluguel é de R$ 1.100,00 por mês.

Se você acna que o Adarnastor fez um mau negócio saindo do con¬forto do imóvel próprio para o aluguel é porque ainda não tem raciocínio financeiro. Não entendeu? Eu explico: o imóvel vendido fica em uma região da cidade onde não se espera grande valorização. Os recursos obtidos pela venda - R$ 200.000,00 -, o Sr. Adarnastor apiicou em um banco de primeira linha, obtendo rendimento de, digamos, 1,3% ao mês. Em termos de valores, o rendimento é de R$ 2.600,00 ao mês.

O Sr. Adamastor julgou, pois, ser mais lucrativo pagar um aluguel de R$ 1.100,00 e receber R$ 2.600,00 de juros Note que com uma parte dos juros recebidos, eie paga o aiuguel e ainda lhe sobram R$ 1.500,00 por mês.

Não estou sugerindo que venda sua casa e more de aluguel. A propósito, se não tiver excelentes conhecimentos de finanças, não faça isso, mas também não considere essa hipótese absurda!

Os grandes bancos no Brasil venderam suas agências e agora pagam aluguel para ocuparem os imóveis onde elas se localizam. Eu não acredito que os grandes bancos tomariam a decisão de vender suas agências e pagar aluguel se isso fosse um mau negócio.

Editado pela última vez por FelipePL em Sex Abr 20, 2007 2:44 pm, num total de 3 vezes
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ponex

MensagemEnviada: Sex Mar 30, 2007 5:56 am    Assunto: Responder com Citação

bom dia da italia

voce tem mesmo meu pensamento.
no brasil è melhor viver no apartamento alugado que comprado.
claro que tem muita importança onde apartamento fica, o lugar.
com taxa de juro assim alta no brasil è melhor morar no apartamento alugado a maioria das vezes.

abraço.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Mar 30, 2007 10:42 am    Assunto: Responder com Citação

Concordo plenamente. Há casos onde há ótimas oportunidades de comprar a casa própria, mas na maioria dos casos o aluguel é mais vantajoso devido ao grande volume de capital que você imobiliza ao comprar um imóvel para morar (pra investir a história é outra).
wleoncio

MensagemEnviada: Sex Mar 30, 2007 10:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem observado, Maurício. Falando de imóveis como investimento (desculpem-me por fugir um pouco do assunto): o interessante do imóvel não é a rentabilidade, mas a possibilidade que ele dá para alavancar o seu dinheiro. Pense bem: o banco te emprestaria 100 mil reais para investir no mercado financeiro? Se emprestar, com certeza farão muito mais exigências do que se estivessem emprestando 100 mil para você comprar um imóvel (pudera, o risco é muito maior).
FelipePL
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Mar 30, 2007 11:30 pm    Assunto: Responder com Citação

O banco pode emprestar com a mesma taxa ou até menor dependendo da instituição se vc fornecer bens alienáveis na concessão do empréstimo.

Claro que no seu exemplo emprestimo sem concessão de direito até fiduciário realmente o risco é elevado.
robsp
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sáb Mar 31, 2007 12:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Se tivermos um cenário mais otimista nos próximos anos o juros no Brasil está caminhando para patamares de juros reais, acima da inflação, de uns 5 ou 6% ao ano. Um juro real de uns 5% ao ano vai dar algo entre 0.4% que se pode retirar por mês sem corroer o capital investido pela inflação. Neste caso, na hipótese do 200 mil, vai dar p/ sacar só 800R$ por mês p/ não perder o capital investido. Claro que isso supondo que se invista tudo em renda fixa , num fundo ou aplicação bem conservadora.

Se a pessoa tem conhecimentos maior de finanças ou tem um negócio que dá bons lucros e está disposta a correr mais riscos esta opção de trocar a casa própria por aluguel pode ser interessante, mas creio que esta troca está ficando mais arriscada.

Citação:
Os grandes bancos no Brasil venderam suas agências e agora pagam aluguel para ocuparem os imóveis onde elas se localizam. Eu não acredito que os grandes bancos tomariam a decisão de vender suas agências e pagar aluguel se isso fosse um mau negócio.

Não sei se a comparação com bancos é muito boa pois eles podem aplicar o dinheiro dos imóveis das agências em coisas bem mais lucrativas em comparação de pessoas "comuns" como emprestar dinheiro p/ pessoas a juros altíssimos e outros atividades que os bancos fazem (administrar investimentos, vender títulos de capitalização etc) que dão bons lucros.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
PapaiSmurf
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Abr 04, 2007 11:02 am    Assunto: Responder com Citação

Vender um imóvel para investir a grana e pagar um aluguel pode ser muito vantajoso, porém, ter um imóvel próprio para você morar é uma paz de espírito muito grande, você pode fazer o que quiser, do jeito que quiser, sem se preocupar em ter que devolver um dia e procurar outro lugar pra morar.
Financeiramente é melhor o aluguel, como tranquilidade vale mais ter o imóvel próprio, aí vale a pena colocar na balança e ver o que vale mais a pena para cada um...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
wleoncio

MensagemEnviada: Qua Abr 04, 2007 11:05 am    Assunto: Responder com Citação

O que vocês acham de colocarmos uma enquete nesse tópico, perguntando o que fala mais alto: a paz de espírito ou a vantagem financeira?
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Abr 04, 2007 11:13 am    Assunto: Responder com Citação

wleoncio escreveu:
O que vocês acham de colocarmos uma enquete nesse tópico, perguntando o que fala mais alto: a paz de espírito ou a vantagem financeira?

Depois que um tópico é aberto, não é possível acrescentar uma enquete.

Mas, se formos fazê-la, sugiro mudar as opções. Pro meu caso, por exemplo, ter um bom volume de dinheiro rendendo e trabalhando pra mim traz muito mais paz de espírito do que possuir um imóvel para morar que não se valoriza e só dá despesa.

Sugiro as opções:
* Prefiro morar de aluguel, e deixar o dinheiro trabalhando para mim em investimentos
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Abr 04, 2007 11:21 am    Assunto: Responder com Citação

Sugiro ainda que seja criada no tópico "Imóveis" Smile

O que acham ?
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
PapaiSmurf
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Abr 04, 2007 12:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Concordo plenamente...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Abr 04, 2007 2:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Por falar nisso, apesar do título este tópico aqui não tem lá muita correlação com Tesouro Direto. Devo movê-lo pra área de imóveis, ?
sanches.lara

MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2007 11:24 pm    Assunto: opiniao Responder com Citação

mauriciokatayama escreveu:
wleoncio escreveu:

Depois que um tópico é aberto, não é possível acrescentar uma enquete.

Mas, se formos fazê-la, sugiro mudar as opções. Pro meu caso, por exemplo, ter um bom volume de dinheiro rendendo e trabalhando pra mim traz muito mais paz de espírito do que possuir um imóvel para morar que não se valoriza e só dá despesa.

concordo plenamente mauricio, pelo menos pra mim é assim vale mais ter um rendimento que pague pelos meus abtos e sobre algo no fim do mes do q ter por exemplo uma casa e ter mais despesas a nao ser que o aluguel da sua casa de pra pagar as contas e ainda assim sobrar algum oq acho possivel porem nao tao facil asssim e nesse caso se vc tiver um aluguel a pagar porem seus rendimentos forem maiores do q sua despesa no meu caso prefiro, pelo que se diz rk essa é a uma das melhores opcoes : a da renda passiva

Sugiro as opções:
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
FelipePL
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Abr 17, 2007 12:14 am    Assunto: Responder com Citação

Pronto adicionei a enquete conforme sugerido por vc sanches.lara

Muito Obrigado pelas sugestões!!!
wleoncio

MensagemEnviada: Qui Abr 19, 2007 10:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Felipe, será que se mudarmos o título do tópico (se é que é possível) para se ajustar à pergunta da enquete a gente atrai mais pessoas para responder à questão?

A propósito, eu gostaria de saber a opinião das pessoas que moram sozinhas ou são chefes de família (em outras palavras, quem já teve de fazer a escolha entre a casa própria ou a alugada) quanto ao assunto. Com todo o respeito aos mais jovens da lista que ainda moram com os pais, mas acho que há uma diferença grande entre o que as pessoas gostariam de fazer (ou acreditam ser a saída financeiramente mais inteligente) e o que as pessoas fazem na prática. Wink

Grande abraço a todos
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!