Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Passos para abrir uma Financeira
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Empreendedorismo
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
mendesspinelli

MensagemEnviada: Sáb Abr 08, 2006 12:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Essas empresas de fomento mercantil não somente trocam cheques
mas compram títulos, duplicatas e etc.. e não é ilegal.

Esta prática é adotada em todo o Brasil, as lojas não seguram cheques
pré-datados, pois precisam de capital de giro, as factorings trabalham
com juros de 4% a 5% (+/-), risco há porém o lucro supera o risco.

A grande questão é conseguir uma boa quantia para iniciar os trabalhos,
depois é administrar bem o seu patrimônio e nunca colocar o dinheiro,
em um lugar só.

Um comentário:
"Dizem que o que diferencia algo ilegal do legal é cobranção abusiva de juros e a sonegação de impostos, a agiotagem corre solta pelo país
onde cobram juros abusivos e não pagam impostos pelas transações, porém
bancos cobram até 10% a.m. com cheque especial, empresas de cartões de
crédito cobram 13% a.m. se o cliente não pagar a fatura em dia."

Vamos trocando informações, pois não conheço empresa financeira que
dá prejuízo.

Um grande abraço meus amigos.
Carlos Mendes
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Diogof
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Abr 08, 2006 1:09 pm    Assunto: Responder com Citação

O problema inicial seria então, dinheiro para a burocracia e compras de cheques e a busca por contatos?

[]s
E.o.F
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 10, 2006 10:40 am    Assunto: Responder com Citação

Exatamente, Factoring não é ilegal desde que sejam pagos impostos, tenha toda parte burocrática regulamentada, etc.

O problema é o capital inicial na minha opinião.
rbata
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 10, 2006 1:12 pm    Assunto: Responder com Citação

Conversando com umas pessoas que entendem um pouco do assunto descobri oque tem de ilegal em algumas factoring...

Ilegal é fazer captação de recursos... significa que o dono da factoring não pode pegar dinheiro emprestado de ninguém. Pode apenas emprestar dinheiro.

Por exemplo, a factoring cobra uma taxa de 8% das empresas para trocar um cheque. E a factoring ao mesmo tempo pega dinheiro emprestado de uma pessoa qualquer pagando uma taxa de 4%.

O motivo para captar dinheiro é criar um capital de giro maior.

Alguém saberia mais sobre o assunto?
carlos

MensagemEnviada: Seg Abr 10, 2006 2:55 pm    Assunto: Responder com Citação

... e tem o outro lado...:
trechos : As LIÇOES DO FRACASSO

tive outras empresas e, no início de 1994 decidi vendê-las e montar uma factoring. Como você, trabalhei com capital próprio e de terceiros. Como você, quebrei com muitos créditos podres. Vendi tudo para pagar as dívidas e ainda devo mais de 500.000,00. Sempre trabalhei no mercado financeiro. O que me quebrou foi a arrogância e o deslumbramento.

eu estou me referindo à malícia que um empresário precisa ter. vc já teve factoring e sabe do que estou falando. vou te dar um exemplo: quantos donos de factoring" que você conhece são agiotas? Regra geral, são estes caras que prosperam

...Factoring é uma grande furada para quem não tem uma grande estrutura.
'Roberto Marapendi: estou às ordens para continuar esta conversa. me escrevam: rmgvocesa@yahoo.com.

revista>: voce SA http://vocesa.abril.uol.com.br/aberto/online/012002/356_1.shl
mendesspinelli

MensagemEnviada: Seg Abr 10, 2006 11:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa Noite Amigos !!!! Very Happy

A questão levantada pelo meu chará acima, é muito pertinente neste momento, inclusive acessei link e li a entrevista inteira, porém tenho alguns pontos a levantar, um item de suma importância quando falamos de NEGÓCIOS é a possibilidade de ganhar e também de perder, não deixa de ser um jogo, podemos levantar milhares de negócios que dão muuuuuuito dinheiro e outros milhares que quebraram feio no mesmo ramo de atividade, conheço donos de Factoring que ganham muito dinheiro e começaram aos poucos e outros que não deram 1 ano e fecharam a empresa, por isso que digo que não há negócio bom ou ruim, depende da administração e da oportunidade de cada um, a entrevista é interessante porém não podemos levar em só em consideração uma pessoa que perdeu e quantas outras ganharam ????

Bom, um ponto que achei bem relavante é a questão do AGIOTA, muitos donos de Factoring usam para lavagem de dinheiro, até mesmo lojas de Shopping que olhamos e dizemos, "Isso aqui não dá dinheiro nunca.", é meramente lavagem de dinheiro, posso dizer que conheço algumas histórias aqui na minha região.

O Brasil é complicado devido a falta de incentivos, e faz com que a AGIOTAGEM nesse meio seja bem grande pois se ganha muito dinheiro a juros abusivos, como disse em um tópico acima o mesmo abusivo que os bancos e cartões de crédito cobram, vai entender esse meu país !!!!!

Abraços.
Carlos Mendes
Diogof
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Abr 11, 2006 12:06 am    Assunto: Responder com Citação

mendesspinelli escreveu:

O Brasil é complicado devido a falta de incentivos, e faz com que a AGIOTAGEM nesse meio seja bem grande pois se ganha muito dinheiro a juros abusivos, como disse em um tópico acima o mesmo abusivo que os bancos e cartões de crédito cobram, vai entender esse meu país !!!!!

Abraços.
Carlos Mendes

Cobrar 'por fora' ajuda a manter a empresa funcionando no verde, politicamente e legalmente correto ou não.
Legalidade à parte, cobrar juros abaixo do cobrado por financeiras e bancos, não contabilizando, ajuda os dois lados.

[]s
mendesspinelli

MensagemEnviada: Ter Abr 11, 2006 9:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa Noite Diogo,

Quando levantei do tópico do "por fora" não estou criticando não, vc tem total razão quando diz que para se manter no verde a empresa deve fazer algumas coisas "foras", o Brasil leva as empresas a fazerem isso para sobreviver. Concordo plenamente.

Abraços,
Carlos Mendes
opus one

MensagemEnviada: Sex Mai 12, 2006 10:43 pm    Assunto: Factoring Responder com Citação

Estou interessado em montar uma factoring tambem,algum forista experiente interessado em sociedade?
Diogof
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Mai 17, 2006 1:10 pm    Assunto: Responder com Citação

mendesspinelli escreveu:
Boa Noite Diogo,

Quando levantei do tópico do "por fora" não estou criticando não, vc tem total razão quando diz que para se manter no verde a empresa deve fazer algumas coisas "foras", o Brasil leva as empresas a fazerem isso para sobreviver. Concordo plenamente.

Abraços,
Carlos Mendes

Não interpretei como crítica não, apenas ratifiquei...
Smile

[]s
lelure
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Jul 06, 2009 9:58 am    Assunto: Responder com Citação

Bom, pessoal...
Na minha opinião, o factoring, é interessante apenas quando se tem uma financeira. Digo isso, pois tentar ganhar dinheiro com factoring é bem complicado. Na legislação brasileira, não se pode ter duas garantias de pagamento. Por exemplo: Vc pega um cheque, faz o desconto, dá o dinheiro. Até aqui tudo bem, mas se pensar direitinho, se o cheque entrar sem fundos, você não tem garantia nenhuma. Teria que acionar o dono do cheque, e não quem te passou. Caso queira, acionar quem te passou o cheque, teria que ter deste uma confissão de dívida. Ora, neste caso, quem é o titular do cheque, ficaria isento do pagamento e aresponsabilidade sobrecairia a quem passou o cheque. Isso no caso de recebimento de cheque de terceiro. Neste caso, quem estaria passando um cheque que não pertencente a ele, não deveria assinar nenhum documento confessando uma dívida. Isso seria dupla garantia.

Por outro lado, antes de se aceitar o cheque, que sempre é para pagamento futuro, você teria que se certificar de que o cheque é "quente" fazendo pesquisas sobre a veracidade do documento, do titular, e principalmente seu histórico bancário. E para isso, tens que contratar um serviço, o que de fato iria gerar uma despesa, mensal. E o que você ganha com o factoring teria que custear tudo isso, além de outras despesas.

Na minha opinião, o risco é muito grande. Porém, não é ilegal. Tenho que dar uma olhada com mais calma, no que tange a legislação em vigor para dar uma informação mais correta.

Já uma financeira, não é tão complicada, mas se tiver como investir numa franquia deste serviço, acho que vale a pena. Principalmente pela marca já sendo conhecida no mercado, isso facilita muito. O grande problema é o alto custo.

Abraços
Viverderenda
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Jul 08, 2009 12:05 am    Assunto: Responder com Citação

Gente, me desculpem mas tem muita besteira escrita aqui. Factoring não é financeira nem banco, não faz parte do SFN nem cobra juros. Na faturização há o deságio e normalmente ad-valorem. Obviamente, NÃO é uma atividade ilegal, inclusive há projeto no congresso pra regulamentar a atividade.

O problema principal das factorings é o alto capital necessário (geralmente na casa de R$1.000.000,00 iniciais), além óbvio dos créditos podres sempre existentes e nem sempre recuperáveis. O cara ficar com dívidas sendo dono de factoring é matematicamente impossível a não ser que ele use a conta da empresa pra pagar putas ou sei lá o quê.
andremaranello

MensagemEnviada: Qua Jul 22, 2009 7:47 pm    Assunto: Responder com Citação

equipe bem planejada com exeperiencia e einfluencia na area de atuação é uma questão determinante.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Dez 08, 2015 4:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Já viram que publiquei meus comentários sobre um livro que fala sobre a abertura de uma factoring ? Smile

Veja em: Monte sua própria empresa de Factoring
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
gugagold
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 19, 2016 12:31 am    Assunto: Responder com Citação

Fala Zé, depois de ler o seu relato sobre o livro resolvi compra-lo ! Gostei da sua breve análise e tenho interesse (curiosidade mesmo) de conhecer o assunto um pouco melhor.

Em 2015 ou 2014 eu fui em uma feira de franquias no RJ onde a franquia que mais me chamou atenção era justamente sobre Factoring.
Infelizmente não tive oportunidade de conversar com o responsável (estava cheio e era apenas 1 cara para explicar) e esqueci o nome da empresa, mas acredito que não seja difícil de achar; temos o sr. google para nos ajudar.

Sobre ilegal, não precisa nem comentar, o pessoal ja tinha falado, o Zé matou o assunto..
O banco faz isso com cartão de crédito, adiantamento dos recebíveis.. mas com o CC é mais difícil de dar calote (eu acredito).

Enfim, agradeço a indicação do livro!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Empreendedorismo Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!