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Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança



Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)


TAMM4 - TAM
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Autor Mensagem
mauriciokatayama
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Registrado em: Quinta-Feira, 11 de Janeiro de 2007
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MensagemEnviada: Qua Jul 18, 2007 12:21 am    Assunto: Responder com Citação

Que tragédia lamentável. Meus sentimentos às famílias e amigos das vítimas Crying or Very sad
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E.o.F
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MensagemEnviada: Qua Jul 18, 2007 10:36 am    Assunto: Responder com Citação

E pior q ontem um avião já tinha derrapado. Não tem jeito mesmo.
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Corto Maltese
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MensagemEnviada: Qua Jul 18, 2007 11:29 am    Assunto: Responder com Citação

E a ação até que vai agüentando bem...
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E.o.F
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MensagemEnviada: Qua Jul 18, 2007 11:47 am    Assunto: Responder com Citação

Como aguentando bem? Já chegou a cair 10%, ta em uns 7,5 agora. Não é pouca coisa não.
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mauriciokatayama
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MensagemEnviada: Qua Jul 18, 2007 12:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Acidente repercute mal entre estrangeiros, diz analista
18/07 - 11:29 - Agência Estado

O analista de aviação do Banco Safra, Marcelo Mizrahi, afirma que o acidente com o vôo 3054 da TAM, ontem no aeroporto de Congonhas na capital paulista, está repercutindo muito mal entre os investidores estrangeiros. "A visão do estrangeiro é de que há uma desorganização muito grande nos investimentos feitos pelo governo, que não conseguiu resolver a crise aérea até agora.

"O fato da pista de Congonhas ter sido reformada há menos de um mês está pesando muito sobre o acidente, acrescenta. "O estrangeiro olha para cá (Brasil) e vê um acidente ocorrer com uma empresa em que ele é acionista por causa de uma pista que acabou de ser reformada. É desesperador."

Mizrahi lembra que o setor de aviação vem crescendo com força em todo o mundo, não apenas no Brasil. "Aqui, a melhora da renda da população e a mudança de perfil das empresas para low cost (baixo custo) colaboraram para que esse crescimento fosse mais intenso, atraindo o interesse dos estrangeiros."

O especialista avalia ainda que o investidor estrangeiro não tinha uma visão tão pessimista do setor aéreo no Brasil, mesmo diante da crise observada nos últimos meses. "A perspectiva de quem olha de fora é diferente do investidor local." Ele comenta ainda que, quando houve o acidente com o Boeing da Gol, em setembro de 2006, a reação do mercado foi menos negativa do que a esperada para hoje, pois naquele momento não se tinha a dimensão da crise e o setor vinha demonstrando fortes taxas de crescimento.

Reposicionamento

Mizrahi avalia que o agravamento da crise do setor aéreo deve provocar um reposicionamento dos investidores em outros papéis de infra-estrutura, particularmente Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) e OHL. "Essas empresas devem se beneficiar da licitação das rodovias federais e do Estado de São Paulo, previstas para este ano. Além disso, elas podem ser favorecidas por um eventual pacote de concessões dentro do setor aéreo, como a construção do terceiro terminal de Guarulhos ou mesmo uma eventual privatização da Infraero."

Por fim, o especialista do Safra acredita que a crise aérea pode respingar em outros segmentos com dificuldades de infra-estrutura, como as empresas de logística. "O que mais me preocupa agora é como o investidor, especialmente o estrangeiro, vai olhar a malha de infra-estrutura do País daqui para a frente."
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gereba



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MensagemEnviada: Qua Jul 18, 2007 1:20 pm    Assunto: Responder com Citação

muito triste esse acidente =(
e setor aéreo definitivamente nao está uma boa no momento...
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Artur Filho
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MensagemEnviada: Qua Jul 18, 2007 4:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Oque acham de comprar ações da TAM agora!????

Daqui 1...2 meses...pode render um bom dindin.

O acidente foi simplesmente lamentavel, mas em termos economicos..como ficaria uma " analise " do papel..pro proximo mes...
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mauriciokatayama
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MensagemEnviada: Qua Jul 18, 2007 4:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu acho a mesma coisa que eu achava antes: o setor aéreo é uma furada no momento. Depende pesadamente de ações e investimentos por parte do governo; depende de se solucionar o impasse com os controladores de vôo; a receita das empresas aéreas vai diminuir com a propaganda negativa deste acidente, e esse quadro vai perdurar até a confiança do consumidor voltar; e a TAM vai ter que se recuperar dos prejuízos com indenizações, recuperação do prédio, perda da aeronave etc. Eu considero loucura botar dinheiro no meio dessa zona.
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Gustavo_bl
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MensagemEnviada: Qua Jul 18, 2007 4:45 pm    Assunto: Responder com Citação

A infomoney respondeu:


Queda das ações da TAM após acidente em Congonhas abre espaço para compra?

Por: Gustavo Kahil
18/07/07 - 11h49
InfoMoney


SÃO PAULO - As ações da TAM (TAMM4) iniciaram a sessão desta quarta-feira em forte queda de 8%, acompanhando o desempenho dos ADRs da companhia negociadas na Bolsa de Nova York, que já recuavam expressivamente desde a última terça-feira no pregão do After Hours.

O desempenho dos papéis reflete o acidente ocorrido no final da tarde da última terça-feira no aeroporto de Congonhas em São Paulo. A aeronave modelo Airbus A320, vinda de Porto Alegre, derrapou ao tentar pousar na pista principal do aeroporto, mas deslizou e atravessou a Av. Washington Luiz, colidindo com um depósito de cargas da TAM Express, que fica ao lado de um posto de combustível.

Em 29 de setembro do ano passado, outro acidente aéreo, envolvendo um avião da GOL, levou os papéis da companhia a fecharem em baixa de 1,8% na primeira sessão após o acidente aéreo, mas o maior problema para o setor de aviação civil ainda estava por vir.

Discussões ocorridas durante a investigação do acidente deflagraram uma grave crise no setor causando atrasos em aeroportos e reduzindo os lucros da companhia, movimento que se estende até hoje. Com isso, o que esperar após este novo acidente, já que o cenário é outro? Em relação ao desempenho dos papéis, o impacto parece ter sido mais forte.

Ruim para todo o setor
Para o analista da Fator Corretora, Eduardo Puzziello, "o acidente é mais uma propaganda negativa muito forte para o setor que já está bastante debilitado pela notícias recentes, além de também colocar em cheque a segurança do setor dado a proximidade com o acidente da GOL".

Segundo analista, serão iniciadas diversas discussões em torno da recente reforma da pista, e sobre o porquê não foram realizadas as ranhuras. "É uma notícia negativa não só para a TAM, mas para todas as empresas do setor aéreo. Deve prejudicar o desempenho operacional de todas as companhias", explica Puzziello, que prefere não arriscar a dimensão do impacto no curto prazo.

O preço-alvo e a recomendação das ações de TAM e GOL da Fator Corretora foram colocadas em revisão até que sejam prestados esclarecimentos adicionais sobre o acidente.

Espaço para compra?
Segundo os analistas da corretora Planner, para o investidor que almeja alcançar retorno no curto prazo, este pode ser um momento de entrada já que o papel pode apresentar recuperação ao longo do dia, mas para quem espera uma melhora do desempenho das companhias do setor o melhor a fazer seria aguardar no longo prazo.

"A queda, ao longo do dia, pode dar uma recuperada. Na parte da manhã, esta forte queda assusta o investidor pessoa física. As ações da GOL e da TAM são compradas por muitos fundos, mas se você perceber na venda não existem grandes lotes", avalia a corretora. "No longo prazo é um setor interessante ainda, mas no curto prazo não adianta, não é um setor especulativo".

Para a corretora Brascan, no curto prazo, "a demanda do setor deverá sofrer negativamente e até mesmo a realocação de rotas para outros aeroportos próximos a Congonhas (como Guarulhos e Viracopos) pode influenciar os custos das companhias, essencialmente na logística da operação e integração da malha aérea", mostra relatório publicado nesta manhã.

Segundo a analista da corretora SLW, Kelly Trentin, a expressiva queda das ações da GOL e da TAM pode até ser considerada exagerada no curto prazo, mas que o risco de entrar no mercado agora está muito grande.

"A gente vê que o Governo tem falado muito e feito pouco e acreditar que por causa do acidente ele pode rever a estratégia é um pouco difícil. Eu recomendo ficar fora do setor por enquanto porque tentar apostar num ganho de curto prazo traz um risco demasiado".

Empresas devem reduzir crescimento
A analista avalia que os dados operacionais das companhias têm revelado que as empresas continuam investindo no crescimento da frota, mas a demanda, apesar de também mostrar aumento, avança em um ritmo menor.

"O acidente de ontem vem demonstrar que, a exemplo do que a TAM fez recentemente, revisando a meta de crescimento para baixo, as empresas terão que fazer isso novamente, porque a infra-estrutura para transporte aéreo não está agüentando o crescimento do setor", afirma.

Kelly revela que o mercado estava aguardando que o resultado do 2º trimestre pudesse apresentar uma certa melhora nos yelds das companhias, mas que com os novos fatos a recuperação deve atrasar um pouco mais. "A demanda acaba sendo impactada. Eu acho que o mercado terá que esperar mais para ter maior certeza em relação a isso".
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gereba



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MensagemEnviada: Qui Jul 19, 2007 10:34 am    Assunto: Responder com Citação

Artur Filho escreveu:
Oque acham de comprar ações da TAM agora!????

Daqui 1...2 meses...pode render um bom dindin.

O acidente foi simplesmente lamentavel, mas em termos economicos..como ficaria uma " analise " do papel..pro proximo mes...


eu tambem pensei a respeito desta compra, mas achei melhor nao arriscar.. esta tudo muito incerto.. tanto a gol quanto a tam estao em queda.. e nao sei quando vai haver uma reversao.. acredito que haverá uma boa oportunidade para longo prazo, mas prefiro aguardar sinais mais claros de reversao para me sentir mais seguro na compra
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MensagemEnviada: Qui Jul 19, 2007 11:09 am    Assunto: Responder com Citação

Vi muita gente ontem ganhando pesando com daytrade da Gol e Tam. Compraram pesado na abertura e venderam poucos minutos depois.
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gereba



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MensagemEnviada: Qui Jul 19, 2007 12:44 pm    Assunto: Responder com Citação

E.o.F escreveu:
Vi muita gente ontem ganhando pesando com daytrade da Gol e Tam. Compraram pesado na abertura e venderam poucos minutos depois.


daytrade eh muito avançado p mim ainda =P
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Gustavo_bl
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MensagemEnviada: Sex Jul 20, 2007 11:48 am    Assunto: Responder com Citação

Segundo as últimas informações, suspeita-se que a queda do avião tenha sido por falha mecãnica... e a empresa já estaria sabendo disso,pois o avião tinha apresentado o problema uns dias antes...

se for verdade, acredito que as ações da tam vão cair mais ainda.

Seria o segundo avião da TAM que caiu por problemas mecânicos...

eu, particularmente, não pretendo voar nunca mais num avião desta empresa... Mad Mad Mad Mad Mad
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mauriciokatayama
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MensagemEnviada: Sex Jul 20, 2007 12:17 pm    Assunto: Responder com Citação

TAM confirma problema na turbina de avião, mas nega relação com acidente
19/07 - 20:27, atualizada às 10:08 20/07 - Redação Último Segundo

SÃO PAULO - O avião da TAM, que explodiu na terça-feira com 186 passageiros a bordo, tinha um defeito no reversor da turbina direita. O defeito, segundo reportagem do Jornal Nacional, teria sido constatado na sexta-feira, mas a aeronave continuou operando com o reversor desligado.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da TAM reiterou que "o reversor direito do Airbus A320 que realizou o vôo JJ 3051 foi desativado em condições previstas pelos manuais de manutenção da fabricante Airbus e aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)". Ainda, segundo a nota, "o procedimento não configura qualquer obstáculo ao pouso da aeronave. Portanto, a empresa reafirma que não teve registro de qualquer problema mecânico neste avião no dia 16 de julho". A Aeronáutica também negou relação entre o procedimento e o acidente.

Segundo a reportagem, porém, na segunda-feira, um dia antes do acidente, a aeronave teria apresentado problema no pouso do vôo que vinha de Confins (MG), às 18h48, para o Aeroporto de Congonhas. Ainda, segundo a reportagem, o avião teria parado no limite da pista.

A reportagem informa ainda que o defeito teria sido registrado no livro de vôo no dia anterior ao acidente, mas que a vice-presidência nega que tenha sido avisada sobre uma "pane séria".

Especialistas declaram que clarão visto sob a aeronave no vídeo divulgado pela Infraero já revelaria problemas na turbina.

Na quarta-feira, o presidente e os vice-presidentes da companhia negaram conhecer qualquer defeito na aeronave ou ocorrência registrada desde a sua compra, em dezembro de 2006.

O acidente

Na última terça-feira, um avião da TAM com 186 pessoas a bordo não conseguiu parar na pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, atravessou a avenida Washington Luís e bateu em um prédio da empresa TAM Express.

O Airbus A320, vôo JJ 3054, partiu de Porto Alegre, às 17h16 e chegou a São Paulo às 18h45. O acidente é o maior da aviação no País. No auge das operações, 255 homens do Corpo de Bombeiros trabalhavam no resgate.

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Coisa boba né? Um "probleminha" no reverso da aeronave, o sistema que facilita a frenagem no momento do pouso... é, não deve ter nada a ver mesmo Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad

Pô, será que eles não aprenderam nada com o acidente de 1996??

Gustavo_bl escreveu:
eu, particularmente, não pretendo voar nunca mais num avião desta empresa... Mad Mad Mad Mad Mad


Nem eu!
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MensagemEnviada: Ter Jul 24, 2007 2:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Na semana do acidente da TAM, passagens aéreas ficam mais caras em SP

Por: Adriele Marchesini
24/07/07 - 11h48
InfoMoney


SÃO PAULO - Na semana do acidente com a aeronave da TAM, que aconteceu no último dia 17, os preços das passagens aéreas aumentaram na capital paulista. O Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S), divulgado nesta terça-feira (24), mostrou que o encarecimento dos bilhetes passou de 16,16% nos 30 dias encerrados em 15 de julho para 21,05% no período encerrado em 22 de julho - uma alta de 4,89 pontos percentuais.

Conforme a Fundação Getúlio Vargas, responsável pela elaboração da pesquisa, apenas para se ter uma idéia, o comportamento dos valores dos tíquetes foram de encontro ao da inflação geral. No intervalo dos dois períodos, a perda do poder de compra desacelerou seu ritmo, passando de 0,37% para 0,22% - uma queda de 0,15 ponto percentual.

Agosto x impacto
O coordenador do IPC-S, André Braz, esclareceu que os encarecimentos dos bilhetes ainda refletem o período de férias de julho. "Com o passar das semanas, quando estivermos mais perto de agosto, as passagens devem ficar mais baratas por causa da menor procura", explicou.

Em relação à queda do avião no Aeroporto de Congonhas, na avaliação do economista, ainda é cedo para fazer projeções a respeito do impacto nos valores: eles podem ser tanto negativos quanto positivos. Braz lembrou que o temor resultante do acidente pode desestimular a viagem aérea e, conseqüentemente, a procura por bilhetes. "Dessa forma, os preços podem cair", afirmou.

Por outro lado, ele citou que as modificações propostas pelo Conselho de Aviação Civil (Conac) para reorganização da malha aérea brasileira podem fazer com que as passagens fiquem mais caras. O próprio Sindicato das Empresas Aéreas (SNEA) estimou que a oferta de assentos das aeronaves deve cair em 30%, "o que trará conseqüências à economia das companhias".

"Preciso esperar para ver como será o comportamento", finalizou.
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