Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Preparação do "colchão de segurança"
Ir à página 1, 2, 3 ... 11, 12, 13  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
rhiannon
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 30, 2007 3:08 pm    Assunto: Preparação do "colchão de segurança" Responder com Citação

Boa tarde amigos,

Este é meu primeiro post aqui no fórum, ainda estou lendo todo o material, mas já vou deixando minha primeira pergunta...

Já vi que o primeiro investimento que devo fazer é em educação financeira, mas, enquanto ele não vem, gostaria da ajuda de vocês com relação à formação do "colchão de segurança".

Sempre fui muito gastadeira, e apesar de ter tido um rápido crescimento profissional, fui aumentando meus gastos (padrão de vida) proporcionalmente ao aumento de salário. E, assim, tudo que eu juntava eu acabava gastando pouco tempo depois para satisfazer alguma vontade.

Enfim, agora quero começar, e por enquanto tenho:

- Um pequeno valor em um Fundo de Renda Fixa do Banco Real (Real Centrum Van Gogh)
- Alguns lotes de ações Vale e Petrobrás

Para os próximos meses, tenho condição de investir R$ 3.000,00/mês. Minha dúvida é:

Continuo investindo exclusivamente para formar uma reserva de segurança ou aplico parte em renda fixa e parte em uma aplicação mais agressiva?

Obrigada,

Editado pela última vez por rhiannon em Dom Set 23, 2007 12:40 am, num total de 2 vezes
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 30, 2007 3:36 pm    Assunto: Re: Preparação do "colchão de segurança" Responder com Citação

Primeiramente, seja bem-vinda ao fórum Rhiannon!

rhiannon escreveu:
Já vi que o primeiro investimento que devo fazer é em educação financeira, mas, enquanto ele não vem, gostaria da ajuda de vocês com relação à formação do "colchão de segurança".

Ótimo, só de ter essa consciência (do investimento em educação financeira) você já está em grande vantagem frente às pessoas comuns!

rhiannon escreveu:
Sempre fui muito gastadeira, e apesar de ter tido um rápido crescimento profissional, fui aumentando meus gastos (padrão de vida) proporcionalmente ao aumento de salário. E, assim, tudo que eu juntava eu acabava gastando pouco tempo depois para satisfazer alguma vontade.

Isso é o que nosso Pai Rico chama de "Corrida dos Ratos". O objetivo da maioria aqui do fórum é sair da Corrida dos Ratos o mais rápido possível.

rhiannon escreveu:
Continuo investindo exclusivamente para formar uma reserva de segurança ou aplico parte em renda fixa e parte em uma aplicação mais agressiva?

Olha, depende muito do seu perfil (agressiva ou conservadora), mas eu recomendo a todos, por mais agressivos que sejam, a aumentar o portfolio de renda fixa de alta liquidez (o seu fundo de RF é ótimo) para um valor que seja suficiente para cobrir até 6 meses de todos os seus gastos normais. Se os R$10.000,00 já superam 6 meses dos seus gastos, mande brasa na renda variável. Senão, a sua meta prioritária é formar o seu colchão. Neste caso, invista 100% do capital disponível na formação do colchão, até que ele esteja completo. A partir daí, pode aplicar como quiser em renda fixa x variável de acordo com seu perfil.

Muita gente aqui do fórum (inclusive eu) é extremamente agressiva nos investimentos e depois de formar o colchão aplica 100% do capital disponível em renda variável. Isso não quer dizer que é o caminho mais correto, você tem que achar o seu próprio estilo.

Você pode usar o seu colchão eventualmente para cobrir emergências, mas a partir do momento que usá-lo, deve priorizar o fluxo dos seus recursos para recompor o colchão até cobrir os 6 meses de gastos. Se tiver pais com problemas de saúde ou filhos em idade escolar principalmente.

Espero ter ajudado,
Maurício
PapaiSmurf
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 30, 2007 6:35 pm    Assunto: Re: Preparação do "colchão de segurança" Responder com Citação

mauriciokatayama escreveu:
Primeiramente, seja bem-vinda ao fórum Rhiannon!

rhiannon escreveu:

Ótimo, só de ter essa consciência (do investimento em educação financeira) você já está em grande vantagem frente às pessoas comuns!

rhiannon escreveu:

Isso é o que nosso Pai Rico chama de "Corrida dos Ratos". O objetivo da maioria aqui do fórum é sair da Corrida dos Ratos o mais rápido possível.

rhiannon escreveu:

Olha, depende muito do seu perfil (agressiva ou conservadora), mas eu recomendo a todos, por mais agressivos que sejam, a aumentar o portfolio de renda fixa de alta liquidez (o seu fundo de RF é ótimo) para um valor que seja suficiente para cobrir até 6 meses de todos os seus gastos normais. Se os R$10.000,00 já superam 6 meses dos seus gastos, mande brasa na renda variável. Senão, a sua meta prioritária é formar o seu colchão. Neste caso, invista 100% do capital disponível na formação do colchão, até que ele esteja completo. A partir daí, pode aplicar como quiser em renda fixa x variável de acordo com seu perfil.

Muita gente aqui do fórum (inclusive eu) é extremamente agressiva nos investimentos e depois de formar o colchão aplica 100% do capital disponível em renda variável. Isso não quer dizer que é o caminho mais correto, você tem que achar o seu próprio estilo.

Você pode usar o seu colchão eventualmente para cobrir emergências, mas a partir do momento que usá-lo, deve priorizar o fluxo dos seus recursos para recompor o colchão até cobrir os 6 meses de gastos. Se tiver pais com problemas de saúde ou filhos em idade escolar principalmente.

Espero ter ajudado,
Maurício

Primeiramente, bem vindo ao clube!

"Segundamente", faço minhas as palavras do Mauricio...

Eu como ele, sou bem agressivo, e tudo que ultrapassa o colchão de segurança eu aplico em renda variável.

Calculadora de rendimentos online:
http://iff.investfacil.net/p/calculadora-de-rendimentos.html

Calculadora de ações e investimentos IFnet Financial: http://www.solucaoonline.net/if/files/IFnetFinancial.zip
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Avocati
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 30, 2007 7:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Eu como ele, sou bem agressivo, e tudo que ultrapassa o colchão de segurança eu aplico em renda variável.

A diferença que uma vírgula faz:
Eu(,) como ele, sou bem agressivo, e tudo que ultrapassa o colchão de segurança eu aplico em renda variável.

hauhuahuahuauhau... desculpe-me a brincadeira, é que ficou muito engraçada essa frase. Laughing

Nada pessoal Maurício! Embarassed
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 2:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Avocati escreveu:

Tô fora cara, nos meus "fundos" ninguém "aplica" não!!! Laughing
Rich Fabio
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 3:41 pm    Assunto: Responder com Citação

mauriciokatayama escreveu:
Avocati escreveu:

Tô fora cara, nos meus "fundos" ninguém "aplica" não!!! Laughing

Very Happy Laughing Very Happy Laughing
FelipePL
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 5:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Surgiu um romance lol
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Mai 02, 2007 9:19 am    Assunto: Responder com Citação

voces consideram fundos multimercado uma boa opção para formar o colchão de segurança?
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Mai 02, 2007 10:05 am    Assunto: Responder com Citação

Sobre os multimercado, dá uma olhada na composição do fundo. Se ele possuir a maior parte em papéis do governo e uma parte pequena em ações e derivativos (até uns 20%), eu diria que é uma opção segura para o colchão.
PapaiSmurf
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Mai 02, 2007 12:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Avocati escreveu:
Citação:

A diferença que uma vírgula faz:
Eu(,) como ele, sou bem agressivo, e tudo que ultrapassa o colchão de segurança eu aplico em renda variável.

hauhuahuahuauhau... desculpe-me a brincadeira, é que ficou muito engraçada essa frase. Laughing

Hahahahahahahahahahah....
O que uma pequena falha técnica não faz.... hahahaha

Ficou engraçado mesmo, só fui ver hoje, hahaha..

Obrigado pela correção...
Mauricio, pode ficar tranquilo, não to com intenções "romanticas" não, hahahaha.... tb to fora dessas coisas aí....

Calculadora de rendimentos online:
http://iff.investfacil.net/p/calculadora-de-rendimentos.html

Calculadora de ações e investimentos IFnet Financial: http://www.solucaoonline.net/if/files/IFnetFinancial.zip
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
rhiannon
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Mai 02, 2007 11:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Valeu, pessoal, muito obrigada mesmo! Pelos conselhos e pelas boas-vindas!

Bem, acho que meu "colchão" ainda está muito fininho (rsrs), e vou tentar inflá-lo nos próximos meses investindo 100% nele. Acho que R$ 30.000,00 é o valor mínimo que devo considerar, e isso significa que nos próximos seis meses, caso eu consiga cumprir minhas metas e me controlar (vai ser difícil!), estarei apta para alçar vôos maiores.

E, enquanto isso, vou tentar estudar o máximo possível!

Grande abraço!
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Mai 03, 2007 12:00 pm    Assunto: Responder com Citação

É isso aí, Rhiannon! O caminho para a riqueza começa assim: formação do colchão de segurança e adquirir conhecimentos em investimentos enquanto vai "enchendo o colchão". Você está muito bem encaminhada para ser muito rica no futuro!
rhiannon
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Mai 03, 2007 12:43 pm    Assunto: Responder com Citação

mauriciokatayama, obrigada pela força!

É uma pena que só fui ter essa consciência agora, com 30 anos! Se eu tivesse tido força de vontade e conhecimento mais cedo, já poderia estar com um ativo bem mais robusto!

Mas o importante é começar e continuar, ainda que tardiamente!

Grande abraço!
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Mai 03, 2007 12:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Iniciando com 30 anos está ótimo, dá pra ficar milionária até por volta dos 40 anos, ainda jovem, e curtir a vida!
rodpba
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Ago 13, 2007 2:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Maurício,

sua meta é ficar milionário em 10 anos?

E esse colchão de segurança de que falam... não vi isso no primeiro livro... uma previdencia privada, poderia servir de colchao? O que o colchao dever ser capaz de "acolchoar"? hehhee

abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2, 3 ... 11, 12, 13  Próximo
Página 1 de 13

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!