Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Preparação do "colchão de segurança"
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 10, 11, 12, 13  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Mar 05, 2009 4:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Tenshi escreveu:
Muitíssimo bem comentado, Navegante70.

E eu imagino de quais reportagens você se referiu.

Foi graças ao meu colchão de segurança e E.F que desenvolvi e venho desenvolvendo que tive condições de pagar a luva do aluguel de um novo apto para poder conseguir um outro emprego, em outra região aqui do Japão.

Se não fosse por isso, talvez, minha família e eu tivéssemos passado por algum apuro.

Tive que usar cerca de 80% do valor do colchão, valor este que estou terminando de recompor após quase 3 meses de tê-lo usado.

Off:
Tenshi, as coisas já "normalizaram" ai para ti ?
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Tenshi
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Mar 12, 2009 3:01 pm    Assunto: Responder com Citação

,

Você perguntou em que sentido? no sentido do colchão ou do emprego?

Do emprego creio que está mais ou menos normalizado, para mim, porém ainda muito feio para a grande maioria dos brasileiros que ainda insistem em permanecer no Japão.

Com relação ao Colchão de Segurança, este mês finalmente concluo novamente a camada básica e voltar a aproveitar as diversas liquidações que têm surgido ultimamente. Cool

-----
www.ShigotoDoko.com
A sua referência de Empregos no Japão!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Lucas Storti

MensagemEnviada: Qui Out 22, 2009 2:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Pessoal,

Sobre esse assunto eu gostaria de saber... levando em consideração a atual situação do país(Expectativa de crescimento pós-crise, Copa, Olimpíadas etc), possuindo um valor inicial de por ex. 10k(acho que isso daria um colchão de quase 12 meses no meu caso) vale a pena investir tudo para "aproveitar" esses 6 anos ?

Tenho visto muitos investimentos "bons" que exigem um mínimo para início =\

Obs: Por hora não temo andar de moto sem capacete! Very Happy (vide comentário do hotmar)
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Out 22, 2009 2:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Lucas Storti escreveu:
Pessoal,

Sobre esse assunto eu gostaria de saber... levando em consideração a atual situação do país(Expectativa de crescimento pós-crise, Copa, Olimpíadas etc), possuindo um valor inicial de por ex. 10k(acho que isso daria um colchão de quase 12 meses no meu caso) vale a pena investir tudo para "aproveitar" esses 6 anos ?

Obs: Por hora não temo andar de moto sem capacete! Very Happy (vide comentário do hotmar)

Eu tenho um colchão de segurança de 10 meses, e o resto aplico tudo em renda variável e uma parte em CDB. Atualmente estou com cerca de 57% renda variável e 43% renda fixa. Recomendo fazer a tática dos 80, ou seja, 80 menos sua idade diz quanto ter na renda variável. Eu teho 25, então pra mim seria 55%, mas uma margem de 5% pra mais ou pra menos é aceitável. (isso pros meus planos claro). Com isso em vista esse ano ví meu capital subir 35% já.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Out 22, 2009 3:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Lucas Storti escreveu:
Pessoal,

Olha ...

Para mim, dinheiro do colchão é para ser investido em coisas totalmente seguras. Renda Fixa, Poupança, CDB ...

Se não assim, estarás comprometendo a segurança do colchão ... de segurança. Wink

Por mais tentador que seja, esse dinheiro não pode ser comprometido de forma alguma. É o que te dará segurança para alçar voo. Very Happy
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Tenshi
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Dez 01, 2009 10:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Opa!

Quem diria que estaria novamente por aqui, tendo que fazer uso do especialíssimo Colchão de Segurança.

Eis que tenho uma nova situação.

A antiga fábrica para qual eu trabalhava (a mesma que me mandou embora há aprox. um ano atrás) está chamando para voltar a trabalhar. Não só eu, como todos os estrangeiros que foram mandados embora, estão sendo chamados novamente.

Serão praticamente as mesmas condições de trabalho, ou seja, bem melhores do que as de atualmente.

Problema: Vamos precisar estar novamente alugando um apto. que exigirá o pagamento de luva. O valor da luva é razoavelmente pesado, para vocês terem uma idéia, seria algo por volta de 6 mil reais em valores aí do Brasil. E meu pai como de se esperar não possui nenhuma reserva, o que faria com que o valor da luva recaísse 100% sobre mim. Embora eu tenha conversado com ele à respeito e concordamos em acertar a parte dele numa espécie de financiamento comigo.

Com isso, fica ilustrada uma situação real da extrema importância de se ter um Colchão de Segurança formado ANTES de iniciar investimentos mais arriscados como em renda variável. Graças à ele, não preciso me preocupar com o capital que tenho já investido na Bolsa.

Pelos planos, terei o valor integral do meu Colchão de Segurança restaurado dentro de cerca de 5 meses.

Espero que sirva de inspiração para todos que ainda não começaram a formar o seu!

-----
www.ShigotoDoko.com
Juliaps

MensagemEnviada: Qua Dez 30, 2009 5:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá pessoal,

Sou nova aqui no fórum e estou no processo da minha educação financeira. (Ainda não estou 100% pq de vez em quando gasto mais do que devia rsrs)

Minha dúvida é eu posso usar o dinheiro do colchão para despesas como seguro do carro, vacina de cachorro, ou renovação de carteira de motorista, presentes, etc?
Como eu faria para ter sempre o dinheiro dessas despesas que surgem? (algumas são emergências e outras eu sei que vou ter todo ano - como a vacina e o seguro)

Eu tinha um dinheiro guardado na poupança mas comecei a usar para essas coisinhas e foi a pior coisa que fiz pq foi só diminuindo (hoje está o equivale a quase 3 salários meus Sad ) Mas agora quando eu estrapolo algum mês, eu fico no negativo sem tirar da poupança.

Obs: Além desse $ da poupança, tenho previdência privada... mas nem sei quanto tem de saldo pq vou pagando mensal. E nem quero saber qto tem pq é um dinheiro que não vou mexer, so qdo tiver 50 anos. Esse dinheiro da previdencia eu deveria considerar parte do colchão, mesmo sabendo que não vou mexer nele caso eu perca o emprego??
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Dez 30, 2009 6:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Juliaps escreveu:
Olá pessoal,

Sou nova aqui no fórum e estou no processo da minha educação financeira. (Ainda não estou 100% pq de vez em quando gasto mais do que devia rsrs)

Minha dúvida é eu posso usar o dinheiro do colchão para despesas como seguro do carro, vacina de cachorro, ou renovação de carteira de motorista, presentes, etc?
Como eu faria para ter sempre o dinheiro dessas despesas que surgem? (algumas são emergências e outras eu sei que vou ter todo ano - como a vacina e o seguro)

Eu tinha um dinheiro guardado na poupança mas comecei a usar para essas coisinhas e foi a pior coisa que fiz pq foi só diminuindo (hoje está o equivale a quase 3 salários meus Sad ) Mas agora quando eu estrapolo algum mês, eu fico no negativo sem tirar da poupança.

Obs: Além desse $ da poupança, tenho previdência privada... mas nem sei quanto tem de saldo pq vou pagando mensal. E nem quero saber qto tem pq é um dinheiro que não vou mexer, so qdo tiver 50 anos. Esse dinheiro da previdencia eu deveria considerar parte do colchão, mesmo sabendo que não vou mexer nele caso eu perca o emprego??

Não, de maneira alguma. Como o próprio nome diz, colchão de segurança é para você ter segurança quando precisar e não para despesas normais. O colchão de segurança serve única e exclusivamente para quando você perder o emprego ter dinheiro para quitar os compromissos (como seguro, aluguel, etc), ou então para quando aparece uma despesa que não era esperada como por exemplo seus pais precisam de um montante grande para não perder o imóvel, ou enfim, alguma emergência não planejada.

Agora seguro, presente, vacinas, carteira de motorista, aluguel, etc etc, como você mesmo disse, é esperado que vá gastar isso, então está longe de ser algo de surpresa ou emergencial. Para esses gastos você deve se planejar antecipadamente e não usar o colchão de segurança. Sugiro que faça uma poupança e coloque mensalmente o valor exato desses gastos, por exemplo, se o seguro do seu carro custa 1.200, coloque 100 reais por mês, e no fim do ano vai ter o dinheiro, assim como qualquer outro gasto, coloque lá e não tire do colchão, pois quando você realmente precisar não vai ter.
Tenshi
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Dom Mar 21, 2010 2:45 am    Assunto: Responder com Citação

Olá pessoal,

Pela segunda vez precisei usar parte do colchão de segurança para a mesma finalidade: Pagamento de luva de apartamento.

Estava desde novembro de 2009 em débito com o meu colchão de segurança, e somente este mês consegui colocá-lo em dia novamente.

Podemos voltar aos investimentos agora tranquilamente!

Wink

-----
www.ShigotoDoko.com
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Dom Mar 21, 2010 10:32 am    Assunto: Responder com Citação

Tenshi escreveu:
Olá pessoal,

Pela segunda vez precisei usar parte do colchão de segurança para a mesma finalidade: Pagamento de luva de apartamento.

Estava desde novembro de 2009 em débito com o meu colchão de segurança, e somente este mês consegui colocá-lo em dia novamente.

Podemos voltar aos investimentos agora tranquilamente!

Wink

Parabéns por conseguir respeita-lo Tenshi. Smile

Saber diferenciar o que é, e o que não é motivo para usa-lo é a diferença entre quem está no caminho certo e quem não está. Wink

Abraços !
Castaway
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Dom Abr 25, 2010 8:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá pessoal,

Hoje meu colchão de segurança está todo na poupança e garante minhas despesas por 5 meses. Estou fazendo aportes mensais para aumentar esse período.
Tenshi
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Abr 27, 2010 12:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Castaway escreveu:
Olá pessoal,

Hoje meu colchão de segurança está todo na poupança e garante minhas despesas por 5 meses. Estou fazendo aportes mensais para aumentar esse período.

Muito bom Castaway!

Continue assim, sempre firme que logo seu Colchão estará no ponto! Wink

-----
www.ShigotoDoko.com
rfldias

MensagemEnviada: Qui Jun 17, 2010 11:52 am    Assunto: ressuscitando tópico Responder com Citação

Olá pessoal,

Alguns meses comecei minha educação financeira e venho acompanhado o blog e lendo livros sobre o assunto, antes de começar a partir para os investimentos.

Sobre a questão do COLCHÃO DE SEGURANÇA, hoje tenho 13k na minha poupança, estou pensando em aplicar 10k em CDB (3ª camanda de segurança) e manter 3k na poupança e ir aumentando esse valor (2ª camanda) e deixar um montante na minha conta-corrente (1ª camada).

Gostaria de saber se estou no caminho certo para começar a pensar em investir uma parte do meu salário. Atualmente não tenho gastos com aluguel, água, luz, tel etc etc pois moro com meus pais.

A ideia é aproveitar esse período que ainda estou debaixo do teto deles para criar minha coluna de ativos.
Tenshi
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Jun 17, 2010 12:02 pm    Assunto: Re: ressuscitando tópico Responder com Citação

rfldias escreveu:
Olá pessoal,

Alguns meses comecei minha educação financeira e venho acompanhado o blog e lendo livros sobre o assunto, antes de começar a partir para os investimentos.

Sobre a questão do COLCHÃO DE SEGURANÇA, hoje tenho 13k na minha poupança, estou pensando em aplicar 10k em CDB (3ª camanda de segurança) e manter 3k na poupança e ir aumentando esse valor (2ª camanda) e deixar um montante na minha conta-corrente (1ª camada).

Gostaria de saber se estou no caminho certo para começar a pensar em investir uma parte do meu salário. Atualmente não tenho gastos com aluguel, água, luz, tel etc etc pois moro com meus pais.

A ideia é aproveitar esse período que ainda estou debaixo do teto deles para criar minha coluna de ativos.

Olá rfldias,

Muito bem! com certeza você está no caminho certo para começar sua vida de investidor, e o Colchão de Segurança é o primeiro passo para isso!

Encare o Colchão de Segurança como se fosse seu solo, seu ar, ou seja, você precisa ter ele à sua disposição SEMPRE!

Como você não possui despesas fixas atualmente, fica até complicado de dizermos um valor "ideal" para o seu Colchão de Segurança!

Eu, assim como você, também moro com meus pais, no entanto divido as despesas de casa com meu pai já há alguns anos.

Parabéns pela atitude correta que teve ao ter essa preocupação em mente!

Talvez fosse interessante já começar a olhar e estudar outras modalidades de investimentos!

-----
www.ShigotoDoko.com
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Jun 17, 2010 12:27 pm    Assunto: Responder com Citação

É isso ai rfldias ! Smile

Só tenha cuidado com uma coisa, um CDB de R$ 10k pode ter um rendimento "baixo", dê uma olhada direito nisso, porque pode até ser que renda menos que a poupança ... ( mesmo com o aumento nos juros )

Lembre-se, poupança é isenta de IR, já o CDB tem a tabelinha. Wink

Abraços !
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 10, 11, 12, 13  Próximo
Página 11 de 13

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!