Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Preparação do "colchão de segurança"
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... , 11, 12, 13  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
rfldias

MensagemEnviada: Qui Jun 17, 2010 12:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Valeu Tenshi!

Como você disse, fica dificil estabelecer um valor ideal para meu colchão porque até o momento não tenho gastos fixos. Mas, prefiro não esperar eles para começar rs

Sobre começar a estudar as modalidades de investimentos, no momento estou lendo o Guia do Investimento do RK, que foi indicado aqui mesmo no forum do clube, mas ainda tenho muito o que estudar, porque não tenho experiencia nenhuma nesses assuntos.

Estou pensando em fazer um curso rápido que vi aqui no Senac próximo de onde eu moro, Curso de contabilidade para não-contadores, não mexe diretamente com investimento, mas a minha ideia é se envolver com a questão financeira, seria uma forma de entrar no clima... Tentar entender alguma coisa...

Zé, ideal então é fazer comparativo para ver qual "rende" mais?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Jun 17, 2010 12:35 pm    Assunto: Responder com Citação

rfldias escreveu:
Valeu Tenshi!

Como você disse, fica dificil estabelecer um valor ideal para meu colchão porque até o momento não tenho gastos fixos. Mas, prefiro não esperar eles para começar rs

Sobre começar a estudar as modalidades de investimentos, no momento estou lendo o Guia do Investimento do RK, que foi indicado aqui mesmo no forum do clube, mas ainda tenho muito o que estudar, porque não tenho experiencia nenhuma nesses assuntos.

Estou pensando em fazer um curso rápido que vi aqui no Senac próximo de onde eu moro, Curso de contabilidade para não-contadores, não mexe diretamente com investimento, mas a minha ideia é se envolver com a questão financeira, seria uma forma de entrar no clima... Tentar entender alguma coisa...

Isso, até mesmo porque na poupança você está protegido até R$ 60k Wink

( e duvido que apareça mais alguém tentando pegar a poupança ... toc toc toc - bate 3x na madeira, hehehe )
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Jun 17, 2010 1:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
rfldias escreveu:
Valeu Tenshi!

( e duvido que apareça mais alguém tentando pegar a poupança ... toc toc toc - bate 3x na madeira, hehehe )

Zé, só um comentário, o CDB também está protegido pelo fundo garantidor até 60k. E se conseguir 97% do CDI no CDB, você já terá mais lucro que a poupança mesmo pagando IR. Porém só recomendo CDB se for deixar pelo menos 1 ano, por causa dos benefícios fiscais e tal.

Minha opinião é que se você não tem gastos fixos todo mês, ou se tem e é baixo, aplicar 10 mil em um fundo de ações é o meio mais rápido de conseguir aumentar o patrimônio, já que você terá ainda 3 mil de segurança, o que já está legal para alguém que não tem gastos fixos. Pense o seguinte, colchão de segurança é algo que as pessoas devem ter para garantir pelo menos 6 meses de sobrevivência caso fique desempregado, ou seja, com o colchão conseguem pagar todas contas por 6 meses sem problema. Como você não tem conta, pra que ter um colchão de segurança tão grande? Se você ficar desempregado, ou parar de ganhar dinheiro, você não será despejado, não ficará sem comer, não cortarão sua luz, enfim, é isso que quero dizer, o colchão é importante, mas principalmente qnd você tem contas, prestação do carro, casa, etc. Por isso se fosse você eu seria mais ousado e aplicaria pelo menos 10 mil num fundo de ações, e os 3 mil restantes coloca na poupança mesmo pra eventuais emergências.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Jun 17, 2010 2:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Playbr escreveu:
Zé da Silva escreveu:
rfldias escreveu:
Valeu Tenshi!

Zé, só um comentário, o CDB também está protegido pelo fundo garantidor até 60k. E se conseguir 97% do CDI no CDB, você já terá mais lucro que a poupança mesmo pagando IR. Porém só recomendo CDB se for deixar pelo menos 1 ano, por causa dos benefícios fiscais e tal.

Minha opinião é que se você não tem gastos fixos todo mês, ou se tem e é baixo, aplicar 10 mil em um fundo de ações é o meio mais rápido de conseguir aumentar o patrimônio, já que você terá ainda 3 mil de segurança, o que já está legal para alguém que não tem gastos fixos. Pense o seguinte, colchão de segurança é algo que as pessoas devem ter para garantir pelo menos 6 meses de sobrevivência caso fique desempregado, ou seja, com o colchão conseguem pagar todas contas por 6 meses sem problema. Como você não tem conta, pra que ter um colchão de segurança tão grande? Se você ficar desempregado, ou parar de ganhar dinheiro, você não será despejado, não ficará sem comer, não cortarão sua luz, enfim, é isso que quero dizer, o colchão é importante, mas principalmente qnd você tem contas, prestação do carro, casa, etc. Por isso se fosse você eu seria mais ousado e aplicaria pelo menos 10 mil num fundo de ações, e os 3 mil restantes coloca na poupança mesmo pra eventuais emergências.

Verdade, falha minha. Sorry !! Smile
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
pexeBR

MensagemEnviada: Sex Jul 23, 2010 12:54 pm    Assunto: Responder com Citação

"Zé, só um comentário, o CDB também está protegido pelo fundo garantidor até 60k. E se conseguir 97% do CDI no CDB, você já terá mais lucro que a poupança mesmo pagando IR"

poderia explicar melhor essa parte, ficou meio confuso.
ainda nao estou muito familiarizado com os termos.
FUNDO GARANTIDOR e CDI!
desculpa a noobisse!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Jul 23, 2010 2:37 pm    Assunto: Responder com Citação

pexeBR escreveu:
"Zé, só um comentário, o CDB também está protegido pelo fundo garantidor até 60k. E se conseguir 97% do CDI no CDB, você já terá mais lucro que a poupança mesmo pagando IR"

poderia explicar melhor essa parte, ficou meio confuso.
ainda nao estou muito familiarizado com os termos.
FUNDO GARANTIDOR e CDI!
desculpa a noobisse!

Olha, na verdade mais claro do que a frase que escrevi é difícil, hehehe.
Mas basicamente então, fundo garantidor é um fundo do governo que garante até 60 mil pra todo mundo caso o banco entre em falência, ou seja, se você depositar no banco X, 60 mil na poupança e o banco falir, o governo lhe dará os 60 mil de volta, é uma garantia. Agora se você tiver 1 milhão o governo dará só até 60 mil, o resto azar seu.

CDI é Certificados de Depósito Interbancário, ou seja, transações entre os bancos, e isso tem uma "taxa", que seria como se fosse um tipo de "juros". Esses juros são normalmente acima dos juros da poupança, porém os bancos não repassam normalmente 100% desse juros ao CDB, ou seja, se o CDI foi de 0,8%, e o banco usar no seu CDB o índice de 90% do CDI, ao invés de 0,8%, o seu CDB vai render 0,72%, pode parecer pouco, mas com juros composto você no fim perde bastante. Então se tu conseguir 97% do CDI já está legal, em um grande banco. Bancos menores normalmente oferecem 100% ou até mais do CDI, pq eles possuem menos crédito no mercado.
general
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 25, 2011 2:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Tenho um colchão de segurança para mais de 6 meses, dividido em poupança e CDB
Por enquanto estou estudando para então partir para as ações. Smile

http://generalinvestidor.com.br/
Site de investimentos e carteira pessoal!

Ações, Fundos Imobiliários e Tesouro Direto, voltado para investidores experientes.!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 25, 2011 2:37 pm    Assunto: Responder com Citação

general escreveu:
Tenho um colchão de segurança para mais de 6 meses, dividido em poupança e CDB
Por enquanto estou estudando para então partir para as ações. Smile

Perfeito ! Está no caminho certo !! Smile
oluap

MensagemEnviada: Ter Jun 28, 2011 4:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Pessoal,

Enquanto uns já estão com seu colchão formado, outros estão começando.

Meu caso é desses que está começando. Atualmente disponho de R$ 5.000,00 inicial para investir, tenho 39 anos , esposa , filhos, casa (própria) para sustentar etc etc etc..... Por outro lado, minha renda como assalariado não é das mais altas, mas Tb não dá para reclamar, ganho 9 mil reais liquido e gastava 9,5 mil, ou seja, tinha um déficit. Consegui sanar algumas dividas e agora da situação deficitária passei para superavitário em R$ 400,00 mensais, se apertar mais um pouco cortando clube, TV a cabo, inglês para as crianças etc...consigo até economizar uns 1,5 mil por mês. Mas sinceramente não vou mexer com isso. Por enquanto vou contar com esses R$ 400,00 mensais e meus R$ 5.000,00 como aporte inicial.

Qual seria o investimento ideal para eu chegar em R$ 60.000,00? Esse seria meu colchão de segurança. Já me falaram para deixar na poupança, outros comentaram do TD e Tb CDB. Sinceramente, diante de tanta informação fico confuso em saber onde colocar meu rico dinheirinho.

Não sei se as informações acima são relevantes para vcs me ajudarem, pois o importante é que tenho R$ 5.000,00 inicial + R$ 400,00 mensais e quero chegar aos R$ 60.000,00. Gostaria de dicas de como formar meu colchão da forma mais otimizada possível.

Muito obrigado pessoal.
ajones

MensagemEnviada: Qui Ago 18, 2011 3:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom, Oluap, considerando sua situação, acredito que seria interessante procurar um investimento pouco mais seguro como CDB ou títulos do tesouro. Detalhe: não mencionou quando quer chegar nesses R$60.000. Se precisa disso logo, então dê uma estudada em ações.

Aproveito para perguntas para vocês sobre utilizar LCI e títulos do tesouro para formar o "colchão de segurança". Acham uma boa?

Obrigada e até mais.
colgate
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Ago 18, 2011 6:38 pm    Assunto: Responder com Citação

O problema de Tesouro e LCI é que a liquidez é menor.
hardc0re

MensagemEnviada: Seg Ago 13, 2012 11:43 am    Assunto: Responder com Citação

Qual o verdadeiro objetivo do colchão de segurança?
Eu ainda não entendi o que é isso de fato.

Em resumo, eu guardo 80% do meu salário, e separo em investimentos de ações, renda fixa, etc...
Os outros 20% é pra sobrevivência mesmo, tenho que gastar ele.

Agora, porquê eu devo separar uma parte dos meus investimentos e chamar isso de "colchão de segunrança"? O que muda do colchão de segurança pro investimento normal?
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Ago 13, 2012 12:06 pm    Assunto: Responder com Citação

hardc0re escreveu:
Qual o verdadeiro objetivo do colchão de segurança?
Eu ainda não entendi o que é isso de fato.

Em resumo, eu guardo 80% do meu salário, e separo em investimentos de ações, renda fixa, etc...
Os outros 20% é pra sobrevivência mesmo, tenho que gastar ele.

Agora, porquê eu devo separar uma parte dos meus investimentos e chamar isso de "colchão de segunrança"? O que muda do colchão de segurança pro investimento normal?

Caso vc tenha alguma urgencia e precise de uma grana vc retira ela do colchão de segurança e não de seus investimentos.

Por exemplo, uma pessoa que tem 100% investindo em ações e o mercado está em baixa, ela precisa pagar uma cirurgia de 10k.

Caso ela tenha colchão de segurança ela pode usar esse dinheiro, caso o contrario ela tera prejuizo precisando vender ações no vermelho.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2012 9:34 am    Assunto: Responder com Citação

Exatamente isso bbolanho ! Smile

Isso tira a pressão "extra" que um investidor sente quando o negócio ($$$) aperta. Se faltar grana ele não precisa tirar do bolo "investimento".

Outra, colchão é emergencial, e só poderá ser usado para tal função. Já o seu investimento pode ter um destino específico, uma viagem, a compra de um carro, de um imóvel ...

Wink
hardc0re

MensagemEnviada: Seg Ago 20, 2012 11:21 am    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Exatamente isso bbolanho ! Smile

Isso tira a pressão "extra" que um investidor sente quando o negócio ($$$) aperta. Se faltar grana ele não precisa tirar do bolo "investimento".

Outra, colchão é emergencial, e só poderá ser usado para tal função. Já o seu investimento pode ter um destino específico, uma viagem, a compra de um carro, de um imóvel ...

Wink

Ainda não consegui entender (devo ser muito burro hehehehe)

Vamos supor que eu tenha 120 mil investidos, e 30 mil no colchão de segurança.

Não era melhor ter 150 mil investidos, e quanto precisar, sacar estes 30 mil do investimento? Visto que, enquanto você não precisar usar, esses 30 mil vão estar rendendo também?

Essa é minha dúvida, o colchão de segurana fica aonde? Na poupança? Isso é mais aplicado apenas para os que investem com risco? Por exemplo, 120 mil em ações, e 30 mil na poupança pra quando precisar?

No meu caso, 90% do meu capital está em uma renda fixa sem risco (ou risco mínimo), sendo apenas 10% em fundos de ações.

No caso de um perfil igual ao meu (medroso heheh) existe a real necessidade de um colchão de segurança? Ou a minha renda fixa é o próprio colchão de segurança?

Espero ter conseguido explicar
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... , 11, 12, 13  Próximo
Página 12 de 13

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!