Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Dúvida cruel: dinheiro na mão, compro o imóvel a vista?
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
alprado
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 12:08 pm    Assunto: Dúvida cruel: dinheiro na mão, compro o imóvel a vista? Responder com Citação

Pessoal, vejam:

Sou o típico caso em que é mais válido continuar pagando aluguél do que comprar um imóvel.
Eu pago um valor baixo de aluguél (sou solteiro) e com isto consigo juntar dinheiro e investí-lo. Já fiz as contas e vi que o que sobra, rendendo, é muito melhor que dar uma pequena entrada e pagar juros de anos. Ok.

Bom, então, creio que em um futuro não muito distante terei um dilema mais ou menos assim (valores de exemplo):

- Dinheiro em posse (investidos em CDB, clube de investimento e ações): R$ 100.000,00
- Valor imóvel pretendido: R$ 100.000,00
- Valor disponível para investir: R$ 2.000,00 mensais.

Aí, quando comecei a alfabetizar financeiramente, pensei que juntando o dinheiro valeria a pena pagar a vista.

Hoje já não sei se é a melhor opção, pois com juros para imóveis em torno de 9% aa + TR, talvez valha mais a pena dar um valor menor, deixar uma parte maiore do dinheiro que sobrar rendendo 1.5% médio + aportes mensais de R$ 1000,00 (os outros R$ 1000,00 eu pagaria as mensalidades do financiamento).

Ou seja, eu conseguiria um rendimento médio anual maior que os juros que eu pagaria ao ano, logo o apartamento sairia "mais barato" para mim...

Estou certo ou esqueci de algum detalhe? O que vocês acham?

Abraço!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 12:37 pm    Assunto: Responder com Citação

No caso de já ter o dinheiro para comprar a vista, sendo que ele rende acima do valor do financiamento, eu escolheria o financiamento. Smile

Afinal, você continuará com o dinheiro rendendo, no final das contas terá um bom capital e o imóvel. Se comprasse a vista, teria somente o imóvel, e teria que correr atrás de mais capital. Very Happy
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
casberp
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 1:05 pm    Assunto: Responder com Citação

E escolhendo o financiamento você gera uma das coisas que Pai Rico mais gosta: Fluxo de Caixa. Enquanto que comprando avista você simplesmente SOME com o dinheiro.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
fco_freire
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 1:10 pm    Assunto: Responder com Citação

casberp escreveu:
E escolhendo o financiamento você gera uma das coisas que Pai Rico mais gosta: Fluxo de Caixa. Enquanto que comprando avista você simplesmente SOME com o dinheiro.

Disse bem Casberp, é isso mesmo.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
alprado
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 2:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
No caso de já ter o dinheiro para comprar a vista, sendo que ele rende acima do valor do financiamento, eu escolheria o financiamento. Smile

Afinal, você continuará com o dinheiro rendendo, no final das contas terá um bom capital e o imóvel. Se comprasse a vista, teria somente o imóvel, e teria que correr atrás de mais capital. Very Happy

Sim, sim... já pensei melhor, lí outros tópicos aqui e vi que na minha pergunta praticamente já tinha a resposta! Cool

O que restou de dúvida agora é: QUANTO EU FINANCIO?
Dadas estas condições, financio o máximo possível?

abraços
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sex Jun 08, 2007 10:35 am    Assunto: Responder com Citação

O quanto muda alguma coisa ?
( caso você tenha 100% do capital necessário "em mãos" )

A taxa de juros mudará caso o valor financiado mude ?

Abraços !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
alprado
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Jun 08, 2007 4:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
O quanto muda alguma coisa ?
( caso você tenha 100% do capital necessário "em mãos" )

A taxa de juros mudará caso o valor financiado mude ?

Abraços !

É... realmente, não.
Quanto mais eu consegui financiar com a menor taxa possível, melhor porque é mais capital "em mãos" para investir. Concorda?

Abraço
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sex Jun 08, 2007 5:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim !! Very Happy
Miguel
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Jun 09, 2007 1:47 am    Assunto: Responder com Citação

Alex,

Acho que voce não deveria considerar comprar um AP de R$100K so porque tem o capital.... voce vai estar comprando um passivo.

Não concordo que fazer o financiamento seja uma boa, voce vai estar pagando juros para outros que podiam ser seus é a corrida do ratos.

Se for comprar compre um bem mais barato pagando a vista... O pai rico explica que pode sempre ofertar 30% a menos do pedido para sentir se o proprietario esta disposto a vender... se estiver vai fazer uma contra oferta. Com o dinheiro que sobrar vai pioder investir e ganhar muito mais.

Portanto quendo tiver uns R$300K pode pensar em trocar seu imovel por um de 100K.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
alprado
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Jun 11, 2007 6:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Miguel, eu até concordo com o que você diz.
Se levar à risca, você está é completamente certo.

Ou seja, não comprar um apto, porque é mesmo um passivo. Mas a gente precisa viver também, concorda? Não que eu precise de um apto para viver, mas a situaçao que questionei é: "se eu fosse comprar um apto e a situação fosse esta esta e esta..." entendeu?

Óbvio, se eu tiver a condição de não adquirir, o melhor é sempre trabalhar com o capital a meu favor.

Mas se a gente for olhar assim, à risca, nem carro vamos comprar. Vamos investir o dinheiro e pagar taxi com os rendimentos e dinheiro do IPVA, seguro e gasolina! Razz
Concorda? A questão é que, eu trabalho muito e gosto de carro, então, quero um prazerzinho de imediato, adio um pouco minha IF e pego um carro que me agrade (sem exageros).

Só pra explicar... mas você está correto em sua análise, apenas lembro de enquadar cada caso em um caso.

Um abraço
flavyu

MensagemEnviada: Seg Jun 11, 2007 10:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Acho que voce deve sim comprar o apartamento, caso o aluguel do ap. seja mais lucrativo pra vc pois se trata de um ap de 100.000
cris
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Jun 12, 2007 11:01 am    Assunto: Responder com Citação

alprado escreveu:
Mas se a gente for olhar assim, à risca, nem carro vamos comprar. Vamos investir o dinheiro e pagar taxi com os rendimentos e dinheiro do IPVA, seguro e gasolina! Razz
Concorda? A questão é que, eu trabalho muito e gosto de carro, então, quero um prazerzinho de imediato, adio um pouco minha IF e pego um carro que me agrade (sem exageros). Um abraço

Concordo em gênero, número e grau!! Very Happy
spygtba

MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2007 8:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Se vc diz que ta rendendo 1.5% ao mes o teu dinheiroe vc realmente nao necessita do do ap e muito melhor deixa-lo aplicado, e mesmo que vc precise do AP, ainda é melhor deixalo aplicado, a maioria dos imoveis cobram pelo aluguel algo en torno de 1% do valor do imovel, isto que dizer que mesmo pagando aluguel vc ainda vai sair com 0,5% de juros sobre os R$100k, o que ficaria em R$500,00 de lucro pra reinvestir. Mas cada cabeça pensa de uma forma. esta é a minha.
alprado
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Jun 15, 2007 9:06 am    Assunto: Responder com Citação

spygtba escreveu:
Se vc diz que ta rendendo 1.5% ao mes o teu dinheiroe vc realmente nao necessita do do ap e muito melhor deixa-lo aplicado, e mesmo que vc precise do AP, ainda é melhor deixalo aplicado, a maioria dos imoveis cobram pelo aluguel algo en torno de 1% do valor do imovel, isto que dizer que mesmo pagando aluguel vc ainda vai sair com 0,5% de juros sobre os R$100k, o que ficaria em R$500,00 de lucro pra reinvestir. Mas cada cabeça pensa de uma forma. esta é a minha.

Então... já teve uma resposta mais ou menos parecida com a sua... dá uma olhadinha aí a cima!! Smile
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Jun 15, 2007 9:17 am    Assunto: Responder com Citação

alprado escreveu:

É exatamente isso que faço! Não tenho carro, minhas necessidades são totalmente cobertas por táxi, bicicleta e transporte público. O dinheiro que hipoteticamente sustentaria um carro está rendendo juros que pagam todo esse transporte e ainda sobra!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!