Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Resultado Negativo Tesouro Direto e Renda Fixa

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
robsp
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Jul 27, 2007 12:56 am    Assunto: Resultado Negativo Tesouro Direto e Renda Fixa Responder com Citação

Esta pequena crise também afeta quem tem renda fixa e títulos de mais longo prazo.

Por exemplo, ntnbp de 2024 que é um dos títulos que mais sofre coma as oscilações dos juros de mais longo prazo começa a cair mais forte.

http://www.investindonotesouro.com/rentabilidades/

Nestas crises pode ser que apareca uma boa oportunidade de compra de títulos de mais longo prazo com taxas de juros mais atraentes, quem sabe voltamos a ter uns 7% ao ano acima da inflação que para renda fixa é até que bom sendo somente aguardar sem fazer nada.

Para quem comprou estes títulos de mais longo prazo há pouco tempo não precisa se preocupar muito com as perdas, no vencimento vai receber o combinado no momento da compra. Para quem tem fundos de renda fixa com títulos de mais longo prazo pode ter também um resultado não muito bom nestes dias, no momento os juros de mais longo prazo estão subindo fazendo com que os preço dos títulos caiam.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
filiperj

MensagemEnviada: Ter Jul 31, 2007 12:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá robsp!!!

Sou leigo no assunto mas quero começar a entender. Esclareça minhas dúvidas por favor:

- Então vc diz que quem comprou esses títulos a alguns meses atrás não deve ter perdas significativas pois os juros são prefixados?

- Quem for comprar esses títulos de longo prazo agora o conseguirá por preços menores já que os juros estão caindo?

- Os juros das aplicações dos fundos de Longo Prazo estão maiores do que os do Tesouro?

Desculpe-me a ingnorância e a simplicidade das perguntas, mas eu quero aprender mais sobre esse tipo de investimento.
Embarassed
Abraços
rodpba
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Ago 01, 2007 8:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Até aonde eu sei, existem "basicamente" 2 tipos de títulos: PRÉ-fixados e PÓS-fixados.

Em relação aos PRÉ-fixados, vc vai receber o acordado, exceto se houver um caos no governo.
robsp
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Ago 01, 2007 11:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Vou tentar responder

filiperj escreveu:

- Então vc diz que quem comprou esses títulos a alguns meses atrás não deve ter perdas significativas pois os juros são prefixados?

Quem aguarda até o vencimento , por exemplo, até 2024 , recebe os juros combinado no momento da compra, por exemplo, IPCA+6%, e não perde, apenas pode ganhar menos, por exemplo, se a SELIC subir e outras aplicações renderem mais que IPCA+6%.

Há três tipos de títulos no Tesouro Direto:

Pré-Fixados: LTN e NTN-F , você sabe exatamente quando vai receber no vencimento.

Que chamaria mistos , NTN-B , que tem duas parcelas de ganho por exemplo, um título que oferece 6% + IPCA, tem a parcela pré-fixada ( os 6%) e mais uma parcela pós-fixada , que é a correção pela inflação que não dá para saber com certeza quando vai ser.

Pós-fixados: LFT , corrigida diariamente pela pelo juros da taxa selic que atualmente está em 11.5% ao ano.

Bom dar uma olhada no site do Tesouro Direto que explica melhor.

filiperj escreveu:

- Quem for comprar esses títulos de longo prazo agora o conseguirá por preços menores já que os juros estão caindo?

Na verdade o preço dos títulos (exceto a LFT) é inversamente proporcional ao juros, quando o juros sobe o preço do título cai. Quando o juros aumenta significa que o mercado está pagamento menos o título e exigindo ganhar mais para ficar com o título. Imagine uma situação extrema, um candidato a presidente com chance de ganhar diz que não vai pagar a dívida interna, ou seja , vai dar o calote em todo mudo que tem títulos públicos (todos aplicados do tesouro direto estão nessa), todo mundo vai querer vender, o preço cai que significa que quem estiver comprando vai querer receber um juros grande pois a chance de perder tudo pode ser alta.

Os juros de curto prazo , que é representada pela taxa Selic está caindo, mas o juros de longo prazo,juros de títulos vencem daqui 3 , 4 anos ou mais , estão no momento com a taxa de juros subindo e não caindo, ou seja o mercado acha que no futuro o governo pode ter mais inflação ou governo vai ter que subir a SELIC novamente e estão querendo juros maiores e como falei antes juros maiores significa preços mais baixos. Se for uma crise passageira pode ser esta expectativa de juros mais alto no futuro não se confirme podendo ser uma oportunidade para comprar títulos que pagam juros maiores, mas não há certeza que no futuro realmente os juros continuem caindo.

filiperj escreveu:

- Os juros das aplicações dos fundos de Longo Prazo estão maiores do que os do Tesouro?

A maioria dos fundos aplicam basicamente nos mesmos títulos do Tesouro Direto, ou seja , num fundo voce apenas delega para o gestor do fundo escolher os títulos para você. Se comprar os mesmos títulos de um fundo de longo prazo vai receber basicamente um juros parecido, obviamente que o gestor é um profissional da área financeira e talvez possa fazer escolhas mais bem estudadas, no Tesouro Direto você que fica responsável em escolher que tipo de título acha mais conveniente e o momento de comprar e vender.
filiperj

MensagemEnviada: Qui Ago 02, 2007 4:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Valeu mesmo robsp.

Entendi direitinho depois dessa sua explica ção mais detalhada. Wink

Obrigado.
mackbad

MensagemEnviada: Sáb Ago 04, 2007 11:05 pm    Assunto: Re: Resultado Negativo Tesouro Direto e Renda Fixa Responder com Citação

robsp escreveu:
Esta pequena crise também afeta quem tem renda fixa e títulos de mais longo prazo.

Nestas crises pode ser que apareca uma boa oportunidade de compra de títulos de mais longo prazo com taxas de juros mais atraentes, quem sabe voltamos a ter uns 7% ao ano acima da inflação que para renda fixa é até que bom sendo somente aguardar sem fazer nada.

Para quem comprou estes títulos de mais longo prazo há pouco tempo não precisa se preocupar muito com as perdas, no vencimento vai receber o combinado no momento da compra. Para quem tem fundos de renda fixa com títulos de mais longo prazo pode ter também um resultado não muito bom nestes dias, no momento os juros de mais longo prazo estão subindo fazendo com que os preço dos títulos caiam.

uma pergunta :

exemplo-voce comprou alguns titulos longo prazo (2015/2017/2024)um pouco antes de começar essa crise(juros menores),hoje devido ao aumento dos juros nao seria melhor vender esses titulos que pagam pouco juros e comprar titulos mais curtos mas que pagam juros maiores mesmo que signifique uma pequena perda.
robsp
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Ago 07, 2007 10:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Talvez precisaria analisar com mais calma, se esta crise for passageira e juros recuarem novamente talvez não seja uma boa vender os títulos agora com prejuizo pois estes títulos de mais longo prazo terão a maior valorização se os juros cairem novamente e talvez possa ser uma oportunidade até de comprar mais títulos de longo prazo. O problema é que acho difícil prever se esta é uma crise passageira ou vamos ter mais problemas pela frente. Eu particularmente gosto de investir uma parcela em títulos de curto prazo (LFT e LTN ) e outra parcela em títulos de mais longo prazo NTNB principal , para não ser afetado de forma mais intensa nos momentos de subida de taxa de juros, também ganho menos nos momentos de otimismo e queda dos juros.

Títulos de longo prazo tem essas oscilações mais fortes, para quem tem muitos títulos de longo prazo e não se sente muito confortável em ver o valor dos títulos caindo de forma significativa em prazos curtos talvez devesse reavaliar a estratégia de investimento no Tesouro Direto e comprar uma parcela em títulos de mais curto prazo ou destinar uma parcela para investir em LFT que é o título menos arriscado do Tesouro Direto apesar de ter prazo um pouco mais longo.
FelipePL
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Ago 07, 2007 11:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu tenho LFT e NTN-B

AS NTNBs já me renderam somente este ano mais de 9,50%, tá bem plausível esse rendimento para renda fixa.

No acumulado já tenho rendimento superior a 11,84% desde dezembro do ano passado qdo adquiri alguns títulos.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
marcioasb
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sáb Set 22, 2007 9:06 am    Assunto: Responder com Citação

Também estou investindo no TD, mas ainda tenho algumas dúvidas. Com relação ao valor do papel na hora da compra esse valor fará alguma diferença na hora do vencimento? Exemplificando, se eu compro um papel a R$600,00 (pré-fixado em 11,99%) para 2009 e quando chega o momento do vencimento ele está custando R$800,00 essa diferença (R$200,00) entra no cálculo? Em caso afirmativo onde seria?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!