Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Previdência Privada: Tx de adm corrói até 90% do patrimônio!
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Out 05, 2007 12:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Gustavo, ótimo artigo! Very Happy

Considero que apostar 100% na Bolsa é um negócio arriscado demais, pois nunca se sabe o que vai acontecer amanhã ou daqui a 1 minuto. Pode ser que aconteça um novo atentado terrorista, que os EUA entrem em recessão etc. São tantas variáveis que o perigo é grande, embora a rentabilidade seja também compensadora.

O que eu considero mais prudente é ter uma estratégia de alocação de investimentos eficiente, como eu disse em outro tópico, ou seja, ter investimentos alocados em segmentos que apresentem correlação negativa no modo como reagem aos eventos da economia. Wink

O artigo é ótimo e propõe realmente reflexões sobre o modo de se fazer uma aposentadoria privada.

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Out 05, 2007 2:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Mas comparar PGBL com bolsa é sacanagem né? Wink
Os fundos visam garantir a aposentadoria de pessoas, a maioria delas sem inteligência financeira pra fazer investimentos próprios. Portanto, uma previdência privada não pode arriscar o futuro dos clientes 100% na renda variável, a maior parte do fundo tem que ser em ativos de menor risco. O certo seria comparar o PGBL com títulos do tesouro, poupança e inflação - e com o Ibovespa também, mas como curiosidade.

Qualquer um vira um gênio quando analisa o passado de 14 anos atrás. Porque não comparar o PGBL com quem botou grana em ações do Mapping, Mesbla ou Brinquedos Estrela (que já foram Bluechips em sua época?).
Vi0linha
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Out 05, 2007 3:58 pm    Assunto: Responder com Citação

Gustavo,

O Maurício está certo, não dá para comparar rendimento de previdência privada com o da bolsa, mesmo que fosse do índice bovespa já seria sacanagem - porque a pessoa teria de emular a composição do iBov - quanto mais de ações que dispararam nos últimos anos.

Outra coisa que eu acho importante e por vezes tenho a sensação que não fica claro aqui no fórum: estamos em um bull market, um mercado ascendente e para muitos fica aquela sensação "olha como a bolsa é sensacional, como não descobri esta mina de ouro antes", só que num período de bear market não é esta alegria. E todo mundo sabe quando um bear market começa, mas não sabe apontar seu final. Eu quero e torço para que a bolsa siga subindo, porém eu estou preparada para enfrentar um bear market, pois nada pode nos dizer que esta loucura do mercado é de fato um período nunca visto nas bolsas mundiais ou se não trata dos últimos estertores de um mercado que irá desgringolar.

E, ainda, acho perigoso você chamar um post mais longo de "artigo", não é artigo, nem opinativo, é um post de um usuário do fórum, como qualquer um que hotmar, Maurício, Zé, você ou eu façamos. Ele não responde por aquilo que escreveu.

Hotmar,

eu comecei fazendo depósitos mensais na previdência assim que a grana do trabalho deu para isto e foi ali que vi a mágica dos juros compostos. Claro que fiz um ou outro aporte, mas no momento, para mim, este PGBL está fechado, com o que há ali eu garanto uma renda de 2 mil reais por mês a partir dos 65 anos. Como previdência privada é coisa para daqui muito tempo eu não confio só em uma - lembrei agora da palestra do Sabóia que a Cris postou em que ele fala para ter 3 ou 4 previdências privadas - então estou pensando em fazer depósitos também na carteira dos advogados e na oabprev. Vou estar arriscando rendimento futuro, mas me garanto com o pé em várias canoas.
"Desejo que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga "Isso é meu", só para que fique bem claro quem é o dono de quem." Desejo, Victor Hugo.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Out 05, 2007 11:49 pm    Assunto: Planos de previdência privada Responder com Citação

Violinha, você escreve muito bem. Sabe, não sei o que existe por trás da inteligência feminina, mas vocês, mulheres - incluindo a cris e a rhiannon, estão de parabéns por saberem ter um controle financeiro melhor do que o de muitos homens, e, sobretudo, por analisarem com olhar crítico os momentos vividos pela Bolsa, sejam de euforia ou desânimo.

E quanto à previdência privada, tenho que concordar novamente com seu ponto-de-vista. Eu vejo os planos PGBL e VGBL como uma excelente estratégia de proteção (hedge) contra oscilações que afetem negativamente os mercados, como crises econômicas e surtos inflacionários.

Apesar dos problemas que atingem a regulação da previdência privada no Brasil, a legislação, as instituições e os mecanismos de proteção previdenciária no setor privado estão se aprimorando grandemente no Brasil desde o começo desta década.

Ouvi no podcast do UOL "O que é que eu faço, Sophia?", que existe um projeto de lei que pretende fazer com que os fundos PGBL e VGBL sejam separados do patrimônio dos administradores, para que, em caso de falência destes, os aportes vertidos aos fundos sejam preservados e não entrem na massa falida. Seria uma espécie de FGC para os planos de previdência.

Isto é uma excelente notícia, pois garantiria uma proteção extra para as pessoas que contribuem para os planos de previdência privada, atrelada a rentabilidades muito boas, no caso de pessoas que optem por fundos multimercado. Ou seja, teríamos no mercado um produto ao mesmo tempo tão rentável quanto fundos multimercado alavancados em ações e tão seguro quanto uma poupança.

De qualquer forma, proteção extra é sempre bem-vinda, e o fato de você estar mirando mais de um plano de previdência privada é certamente um fato que a destaca dentre outras pessoas.

É isso aí!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
fdavid
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Out 05, 2007 11:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Gustavo_bl,

Sim TAF de 2% a.a e sem carregamento, contribuição mínima mensal/esporadica de R$ 100,00

http://www.sulinvest.com.br/previdencia/portal/default.html
Produto: VGBL Sulavida Mix 40 FI Multi

(o site tem poucas informações, solicite um corretor, eles retornam).
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2007 12:19 am    Assunto: Previdência Privada Responder com Citação

Ôpa, valeu, knancys! Very Happy

Estou pensando em migrar de plano também. Já estive dando uma olhadinha na Mongeral, e agora vou ver esta Sul América também. Wink

É isso aí!
Rafa_SJC
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sex Out 17, 2008 4:32 am    Assunto: Responder com Citação

Nessas horas eu penso no fundo de pensão de meu trabalho q cobra 6% de Tx. adm.
mcristina

MensagemEnviada: Sáb Dez 13, 2008 11:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Alguém tem Previdência com a Icatu-Hartford ??

Dentre as instituições que pesquisei esta é uma que cobra 0% de Carregamento e 2% de Tx.Adm no PGBL.
Me parecem ser sérios, mas não encontrei relatos aqui no Clube.
Me interessei pelo PGBL deles que aplica 20% em RV.

Os PGBLs dos Bancos não me empolgaram. Não estou a fim de pagar 4,5% de carregamentos e 2,5% de Tx de Adm como no BB. Os grandes bancos seguem a mesma linha...

Além da Icatu, Sul América, Porto Seguro, Banco Safra foram outros que encontrei que dispensam a Tx,de Carregamento, mesmo que após um prazo de aplicação.
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Dez 14, 2008 2:57 pm    Assunto: Responder com Citação

mcristina, eu já ouvi falar sobre a Icatu Hartford, e inclusive já li sobre os planos de previdência deles, dentre eles sobre a isenção na taxa de carregamento.

No ranking elaborado pela revista Você S.A., os fundos da Icatu Hartford aparecem bem cotados. Me parece uma instituição séria.

É isto aí!
edctti
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Dom Dez 14, 2008 6:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Rafa_SJC escreveu:
Nessas horas eu penso no fundo de pensão de meu trabalho q cobra 6% de Tx. adm.

Rafa acho que trabalhamos na mesma empresa, hehehe.

Você está no plano "2", né.? Eu tbém. Qual a sua impressão do plano até agora? Administração, rentabilidade, etc.?

Valeu.
mcristina

MensagemEnviada: Dom Dez 14, 2008 8:55 pm    Assunto: Responder com Citação

hotmar, bom saber, obrigado pela dica. Wink
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Dez 14, 2008 9:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Alguem pode me esclarecer uma coisa porque esses fundos de aposentadoria cobram tanto de adm?A idéia é ótima,mas essas taxas acabam por acabar com o retorno real.
mcristina

MensagemEnviada: Seg Dez 15, 2008 3:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Roma9 escreveu:
Alguem pode me esclarecer uma coisa porque esses fundos de aposentadoria cobram tanto de adm?A idéia é ótima,mas essas taxas acabam por acabar com o retorno real.

Roma9, boa pergunta. Como a idéia é a de um investimento para resgate em 10, 20, 30 anos, os grandes bancos "vendem" a idéia de solidez através da Taxa de Carregamento (em média 5% dos depósitos).

Encontrei isenção da Taxa de Carregamento na Icatu, Sulamériaca, Porto Seguro e Banco Safra. A Taxa de Administração varia em 2% como nos Fundos de Investimento comuns.
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Dez 15, 2008 5:46 pm    Assunto: Responder com Citação

A competição entre os administradores de fundos de previdência privada tende a diminuir as taxas de administração.

Na BrasilPrev, já há fundos de previdência privada que cobram 1,5% e até 0,8% de taxa de administração a.a., porém, creio que é reservado aos clientes Private do BB.

É isto aí!
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Dez 15, 2008 5:53 pm    Assunto: Responder com Citação

hotmar escreveu:
A competição entre os administradores de fundos de previdência privada tende a diminuir as taxas de administração.

Na BrasilPrev, já há fundos de previdência privada que cobram 1,5% e até 0,8% de taxa de administração a.a., porém, creio que é reservado aos clientes Private do BB.

É isto aí!

O problema é que eles já estão ai a 5 ou 6 anos e até agora "nada mudou" ( sim, mudou, mas foi quase "nada" )

PP virou mina de ouro pros bancos.
Podem ver: O que um gerente se esforça mais para "te oferecer", um fundo de investimentos ou uma PP ? Wink
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 2 de 4

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!