Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Aposentadoria financeira: qual seu plano?
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Out 26, 2007 7:29 pm    Assunto: Responder com Citação

hvfreitas, parabéns pela disciplina! Very Happy

Está com tempo a seu favor, além de conhecimento, e já está podendo ver o poder dos juros compostos e também das estratégias de investimentos. Como o Daniel disse, continue assim! Very Happy

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
fdavid
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Out 26, 2007 10:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Programador, freelancer - 29 anos
Casado, uma filha (por enquanto - esperando a natureza fazer a parte dela).

Para minha IF acredito não precisar muito....
Tenho minha previdência privada, caso tudo de errado vou poder me aposentar com 60 anos.

Meus planos são, daqui a 10 anos ter um patrimonio liquido de 300K, acredito que com isso consiga um rendimento mensal igual ao que tenho atualmente (o que é suficiente para levar minha vida).

Sempre levo comigo:
"Quem trabalha não tem tempo pra ganhar dinheiro".

Assim livre financeiramente mas ainda na ativa, pretendo chegar a meu primeiro milhão, mais 10 anos para isso.

Ainda não tenho produtos definidos para trabalhar, mas pretendo me especializar em ações, por enquanto invisto na minha formação: fazendo graduação e posteriormente um MBA, cursos/livros de gestão financeira pelo caminho.

PS.: sempre tive conciencia que vivemos em um mundo captalista, mas foi em 2006 que li PRPP e deu o start, até então achava que esse negocio de fazer o dinheiro trabalhar pra você era coisa da minha cabeça.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Dez 30, 2007 5:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Atualmente estu pensando tambem em aplicar em fundos de PIBB11 para garantir a futura IF de forma mais diversificada.... Cool
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
rhiannon
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Dom Dez 30, 2007 5:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa coincidência este tópico ter voltado à ativa! Ontem à noite eu fiz a primeira "revisão" do meu plano de investimentos, já que estou completando um ano em que iniciei minha jornada.

Nesse período consegui formar meu "colchão de segurança" (12 meses) e também juntar dinheiro para comprar um carro (não quero abrir mão desse conforto, ainda que financeiramene possa não ser a melhor alternativa) e estou formando uma poupança para mobiliar meu apartamento (alugado), para o qual vou me mudar em breve.

Mas o melhor de tudo é que também consegui iniciar meu plano de apostentadoria, e iniciarei 2008 com o saldo inicial que me comprometi quando fiz meu primeiro planejamento (vejam meu post na primeira página deste tópico).

Hoje minha aposentadoria é um dos meus objetivos financeiros. Todo mês reservo uma parte dos meus rendimentos para três objetivos:

(1) aposentadoria
(2) poupança para compras diversas (viagens, eletrônicos, troca de carro, etc)
(3) colchão de segurança

O restante eu uso para as despesas do mês, incluindo o lazer, pois ninguém é de ferro!

Começando do colchão de segurança: minha idéia é, ao atingir um nível de proteção, partir para uma maior. Obviamente com aportes menores, mas sempre fazê-lo crescer. 100% renda fixa (hoje todo o valor está em um Fundo DI)

Compras diversas: seria uma poupança sem fim específico, mas que permitirá que eu me premie sempre por manter a disciplina (e, se surgir uma oportunidade quando eu não tiver nehuma destinação, posso usar para investir!). 100% renda fixa (como falei, hoje estou formando um fundo para mobiliar o apartamento, está tudo na poupança). Pode ser usado para comprar um apartamento quando eu tiver filhos (assim como o carro, pode não ser a melhor alternativa do ponto de vista financeiro, mas essa é uma segurança que quero deixar para meus filhos)

Aposentadoria: este é o grande plano de longo prazo, e meu objetivo hoje é conseguir R$ 1 milhão. Pretendo investir uma quantia fixa por mês, sendo 60% em renda variável e 40% em renda fixa, incluídos nesses 40% o valor que deposito todo mês na previdência privada (e no qual a empresa onde trabalho também faz uma contribuição - valor não incluído nos meus aportes). Em resumo, seria mais ou menos isso:

- 60% em renda variável: ações (B&H), fundo GF, fundo PIBB11
- 40% em renda fixa: tesouro direto e previdência privada

Estou trabalhando com uma rentabilidade média de 2% a.m. para a renda variável e 0,5% a.m. para a renda fixa. Vou rever essa meta no fim de 2008, porque o ideal seria conseguir essas taxas acima da inflação, sob pena de meu milhãozinho não valer nem metade quando eu conseguir alcançá-lo...

Bem, amigos, desculpem-me pelo tópico longo, mas é que eu queria compartilhar meus planos com vocês. Estou aberta à críticas e sugestões, afinal; o objetivo é sempre aprender!
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Dez 30, 2007 10:33 pm    Assunto: Responder com Citação

rhiannon, gostei demais do seu plano! Very Happy

Está muito bom, bem detalhado, dá pra perceber nitidamente que é fruto de um trabalho de reflexão maduro e consistente. Meus parabéns! Very Happy

rhiannon escreveu:
Estou trabalhando com uma rentabilidade média de 2% a.m. para a renda variável e 0,5% a.m. para a renda fixa. Vou rever essa meta no fim de 2008, porque o ideal seria conseguir essas taxas acima da inflação, sob pena de meu milhãozinho não valer nem metade quando eu conseguir alcançá-lo...

Estas metas são bem plausíveis. Atualmente, tenho conseguido uma rentabilidade média de 2,3% ao mês para renda variável, o que praticamente "bate" com sua projeção de rentabilidade para a renda variável. Portanto, é factível.

Quanto à renda fixa, a meta de 0,5% a.m. também é bastante prudente. Lembrando que, no Tesouro Direto, alguns títulos prefixados estão pagando, ultimamente, mais de 1% a.m. nominais. Pra garantir uma rentabilidade de 0,5% a.m. acima da inflação, pra renda fixa, pense em investir numa NTNB, que é atrelado ao IPCA, e que garante a inflação + uma taxa de juros, a qual tem sido superior a 6% a.a. - o que dá mais de 0,5% a.m. - em todos os títulos. Link: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/consulta_titulos/consultatitulos.asp

É isso aí!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Dez 30, 2007 11:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Rhiannon, meus parabéns pelo seu progresso! Parece que foi ontem que você postou perguntando sobre o colchão de segurança, e agora já está formando a terceira camada do mesmo...

Acho que você é uma das poucas que tem a disciplina de fazer o que é preciso fazer: formar o colchão de segurança antes de partir pro investimento mais arrojado. Espero que você continue prosseguindo nas etapas e batendo as metas. Com essa determinação, nem preciso de Análise Técnica pra dizer que seu futuro é de riqueza!

zegomesjf escreveu:
ehehhe, aposto que daqui uns 2 anos, quando ler este fórum novamente, vou rir muito de tanta besteira que eu escrevo.

Às vezes acontece de eu voltar ao fórum e rir muito das coisas que escrevi na semana passada... Laughing
lebatis
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Dez 31, 2007 10:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Tenho 27 anos e, graças a muito esforço, um bom emprego. Espero não ter que me preocupar no futuro com a renda proveniente do meu trabalho

Agora passei a dedicar meus esforços a fazer minha grana "crescer"

Desde os 25 colocava um pouco de dinheiro em fundo de renda fixa e CDB, mas acabei tirando tudo para comprar um carro. Sabe como é, né? Sonho de consumo...

Atualmente tenho investido da seguinte forma:
- fundos renda fixa, onde está o meu colchão de segurança já formado;
- fundo programado da Geração Futuro, mas ainda não me disciplinei a fazer aportes mensais;
- fundo de ações dividendos do BB;

Cheguei a ter dinheiro nos fundos da Vale e Petrobrás, mas fiz a besteira de retirar o dinheiro na primeira baixa. Aprendi com o meu erro, sentido a dor de ver os fundos rendendo bastante até agora.

Depois de muito estudar (lendo este magnífico fórum e os livros indicados pelos colegas), cheguei a conclusão de que a melhor estratégia para mim é a seguinte:
- colchão de segurança aplicado em fundo de renda fixa (como já está) e tesouro direito;
- fundo programado da GF, pois parece ter sólidos fundamentos;
- ações.

Estou na fase de estudar e escolher as ações com as quais irei investir. Pretendo ser longoprazista, pois não tenho paciência nem tempo para ficar estudando gráficos. Vi que as PIBB11 parecem um excelente negócio, mas achei muito caro comprar neste momento. Na verdade, ainda não encarteirei nenhum ativo. Tô só analisando...

Quanto à independência financeira, não fiz qualquer prognóstico. Nem sei como fazê-lo. Só pretendo antes comprar um apê/casa para poder sossegar.

Abraço a todos e parabéns pelo excelente fórum. Apesar de acompanhá-lo, posto pouquísimas mensagens.

Leandro
rhiannon
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 01, 2008 2:49 am    Assunto: Responder com Citação

Maurício, você sabe que é meu grande exemplo aqui, minha referência. Sei pouco sobre você, mas a imagem que tenho é de alguém que está à frente, que é a quem devo me espelhar e seguir. Obrigada por ter sido esse exemplo!

Hotmar (não sei o seu nome, mas o nick me faz ficar mais próxima): você é também um grande incentivador, alguém que com palavras de incentivo nos faz querer sempre ir além! Eu vou chegar lá, e sei que quando chegar sei que terei um amigo no fórum para me dar os parabéns!

Eu vou conseguir, tenho certeza! E vocês também, antes até do que eu, o que me fará ainda mais feliz! Boa sorte, amigos, e um excelente 2008
a todos! Desculpem-me aqueles que esqueci, mas desejo um ano de muita prosperidade para meus novos amigos do fórum:

Zé da Silva, mauriciokatayama, Vi0linha, hotmar, overbond, moretij, CãoBravo, FelipePL, felipeno, fe2008, cris, avocati, FabioA3, CoderBR, Gustavo_bl, Dr. Andre Luiz, robsp, L.Araca, Daniel, e todos aqueles que, no momento, não estou citando nomes! FELIZ E PRÓSPERO 2008!!!
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Jan 03, 2008 3:30 pm    Assunto: Responder com Citação

É impressionante como de tempos em tempos eu aprendo mais e mais, e minha independencia financeira fica cada vez mais perto, como uma função logaritmica.

Há alguns dias eu aprendi sobre a NTNB, vocês devem estar de saco cheio de me ouvir falar nela, mas com certeza ela será minha independencia financeira. Tenho uma meta de 400mil para os proximos anos, e assim aplicarei tudo na NTNB, assim terei um rendimento que pagará todas as minhas contas, e poderei aplicar o meu salário integralmente na renda-variavel ou demais meios de investimento. De repente começo até a empreender, ja que minhas contas estarão seguras com o rendimento da NTNB.

Para aposentadoria, veremos como será...Pois não pretendo parar de trabalhar, talvez até vire professor, pois é uma profissão que eu acho gratificante e também não tem chefe para encher o saco. HUEahuhuE
Afaz
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 12:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Pessoal Feliz 2008 a todos aqui do Fórum.

Vou falar um pouco da minha trajetória.
Tenho 33 anos e comecei a minha EF aos 30 anos. Demorei pra acordar para esse mundo dos ricos mas vou dizer o porque.
Fui educado no padrao brasileiro da maioria... ou seja, trabalhe, estude, tenha um bom salario, faça uma poupança, tenha sua casa própria... Razz

Foi assim que meus pais foram criados e assim eles me ensinaram. E sempre tive muito medo de Ações! Com uns 26 anos eu ja ouvia alguns amigos falarem em Ações, que tinham comprado com FGTS, etc. Alguns nem sabiam o que estavam fazendo, mas estavam tendo bons rendimentos...

Comecei a trabalhar aos 14 anos, estudei no SENAI, fui profissional da área de ferramentaria. Uma área muito bem remunerada na época. Sempre tive carro desde os 18 anos, mas acho que foi mais necessidade mesmo, pois estudava muito longe. Me formei em Design Digital na faculdade pois queria algo que um dia eu pudesse trabalhar por conta ou ter meu próprio negócio. Depois de alguns anos de experiência e tambem pela dificuldade em encontrar emprego com o salário que ganhava eu resolvi abrir meu "próprio negócio". A 4 anos estou tabalhando por conta própria e acho que foi a melhor coisa que eu fiz.

Pois bem, chega de vai e volta e vamos ao que interessa. A 2 anos atrás Comecei lendo livros e pesquisando muito sobre investimentos... trabalhar por conta faz vc pensar mais em controlar o que vc ganha pois a renda é variável. "Variavel", este é o nome que me ficou batendo na cabeça... poxa se o que eu ganho é variável, nao tenho salário fixo mas os gastos são fixos, por que não buscar uma certa segurança em ativos que trabalhem por mim? Este ensinamento foi do primeiro livro "Pai Rico, Pai Pobre".
Fiquei praticamente 1 ano estudando, lendo varios livros, participando dos simulados, li todo o conteudo aqui do site do Zé, e no ano passado comecei minhas aplicações em Ações. Claro que modestamente pra começar e também já com o colchão de segurança feito.

Ainda tenho muito o que aprender e continuo estudando e acompanhando o Fórum.

Pretendo tambem me aposentar logo visto que tenho um horizonte de 20 a 30 anos pela frente. A idade certa ainda nao tenho definida pois vai depender do quanto eu conseguir de rendimentos e ganhos.
Meu perfil é LP e foco em papeis que pagam bons dividendos. Pra diversificar tenho Fundo de Ações do "Monstro" rs... e iniciei na GF ano passado.

É isso ai gente, cada dia aprendo mais com vcs. Quem me dera ter esses conhecimentos com a idade de vcs 18 - 25 anos.... Com certeza ensinarei isso a meus filhos quando eu tiver claro! rs.

Abs a todos!!!
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Dom Jan 06, 2008 9:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Meu primeiro post e, com singelos 17 anos (qse 1Cool, creio ser um dos mais jovens por aqui. Razz

Minha IF ainda está muuuuito longe e nem tenho (nem sei) como calculá-la ainda. Crying or Very sad

Com algumas economias que fiz, apliquei em CDB e criei tambem dois fundos de ações (Petro e Vale (BB)).

Ando estudando muito sobre ações, pois pretendo investir diretamente após o segundo semestre de 2008 ou no inicio de 2009 e seguir assim até morrer!

Tenho muito para aprender e este fórum tem sido de grandíssima utilidade. Enquanto estou iniciando o caminho, muitos estão na metade e outros quase chegando lá. O que todos temos em comum é: um sonho. E o que desejo à todos nós para alcançá-lo é: Boa Sorte!

Very Happy

Abraço a todos!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Jan 06, 2008 10:44 pm    Assunto: Responder com Citação

cfcblaster, seja bem-vindo ao Fórum! Very Happy

Só por curiosidade, acabei de responder a um tópico de uma menina que recebe R$ 250,00 de mesada todo mês, e que tem somente 18 anos, aqui: http://www.clubedopairico.com.br/forum/viewtopic.php?t=4928

E agora estou conversando com um rapaz mais jovem do que ela.

Isto é um forte sinal de que mais e mais jovens estão se interessando por um tema que, até bem pouco tempo atrás, era tabu até para os de idade mais avançada: EDUCAÇÃO FINANCEIRA/INVESTIMENTOS.

Só tenho a lhe parabenizar pela iniciativa.

Continue freqüentando o Fórum, e ao mesmo tempo estudando sobre educação financeira/investimentos. Vc só terá a ganhar.

É isso aí!
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Jan 07, 2008 12:02 am    Assunto: Responder com Citação

Bem-Vindo cfcblaster, depois crie um tópico na seção MEMBROS se apresentado.

Creio que você seja o mais novo dos membros do forum. E seus investimentos foram os mais rentáveis dentre todos os do Banco do Brasil. Parabens pela escolha. Começou com o pé direito.
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Jan 07, 2008 12:33 am    Assunto: Responder com Citação

FabioA3 escreveu:
Bem-Vindo cfcblaster...E seus investimentos foram os mais rentáveis dentre todos os do Banco do Brasil. Parabens pela escolha. Começou com o pé direito.

Realmente, também tenho CDBs e Fundos BB Vale e igualmente não tenho o que reclamar... Cool

Já começou bem. Wink

É isso aí!
dschiebelbein
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Dom Jan 27, 2008 7:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Pois é, como muitos aqui do fórum também fui acordar aos 30...rs...Venho da tradicional educaçao "estude, tenha um bom emprego, faça sua poupança e compre seu imóvel", tanto é que comprei dois imóveis como forma de investimento, porém já me desfiz de um deles. Tenho o "colchão" em poupança, algumas aplicações em fundo BB e na Geração Futuro (comecei em novembro). Aos 27 anos fiz comprei um baita passivo, sonho de consumo, uma caminhonete...lá se foram 30K, mas queria fazer moral com as Damas...rs...enfim, passado um tempo casei e este passivo perdeu seu objetivo, sendo que agora irei me desfazer dele. Comecei a acordar pra vida financeira quando um amigo meu, de apenas 18 anos me deu um toque, falando a respeito de clubes de investimentos...coincidentemente estava lendo PRPB, onde aí foi dado realmente o start pra IF. Ainda não tenho formado um plano preciso para aposentadoria, mas tenho lido bastante sobre educação financeira, sendo que alguns livros tenho emprestado na biblioteca financeira e muito aqui deste fórum.Já li PRPB, Independencia financeira..., O homem mais rico da..., Investimentos: os segredos de...e outros. Gosto da área imobiliária, porém estou me apaixonando pelo mercado acionário, o qual com certeza procurarei me especializar. Sou funcionário público. Ainda não tenho filhos. Hoje, depois de casado, uma das maiores dificuldades que encontro é conseguir mudar a mentalidade da esposa, pois ela tem o maldito hábito consumista, oriundo de família, e que, quando vou tentar falar sobre finanças, sou taxado como "dinheirista", mas não perdi a fé, creio que com o tempo mude sua maneira de pensar em relação ao dinheiro. è isso aí, um abraço a todos
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo
Página 3 de 10

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!