Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Aposentadoria financeira: qual seu plano?
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Ollie Pexugo

MensagemEnviada: Seg Jan 28, 2008 12:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá, sou novo no fórum, mas já o venho acompanhando há alguns meses.
Estou aprendendo cada dia algo novo sobre investimentos.

Bem...tenho 27 anos e comecei a reservar R$ 2.500,00 mensais para investir em renda variável, valor este que tem tudo para dobrar em 2 anos.
Tenho investimentos também em imóveis, no valor total de R$ 260.000,00. Não vou vendê-los, pois estão valorizando razoavelmente.

Meu perfil é arriscado. Não tenho medo de perder (claro, não vou fazer loucura).
Comecei a investir na GF e mês que vem entro na Sparta. Estou há algum tempo estudando esses fundos, principalmente esse último, bem como seu administrador principal.

Tenho um emprego estável, o que me faz mais seguro para investimentos.

Meu plano é investir nos dois fundos, de maneira igual e ficar observando a perfomance geral deles. Pretendo deixar muitos anos em fundos.
Meu objetivo é estar numa situação muito confortável aos 40 anos.

Como sou inexperiente nessa área, não me julgo com conhecimento suficiente e moral necessária para investir direto no mercado acionário.
Além disso, não tenho o tempo adequado para ficar acompanhando o mercado na tela do PC o dia inteiro, em razão do trabalho e estudos.

No mais, estou estudando muito sobre educação financeira.

Parabéns aos parcipantes pelo fórum. Está incrível.
Apesar do ditado que diz que não devemos muito escutar conselhos em se tratando de mercado variável, fico muito atento nas conversas do pessoal aqui.

Abraço a todos.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
cfcblaster
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Jan 28, 2008 12:45 pm    Assunto: Responder com Citação

FabioA3 escreveu:
Bem-Vindo cfcblaster, depois crie um tópico na seção MEMBROS se apresentado.

Opa! Com certeza^^. Já estive dando uma olhada lá.
Smile

hotmar escreveu:
Só tenho a lhe parabenizar pela iniciativa.

Obrigado!
Embarassed

Abs.
Smile
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
bob
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 29, 2008 10:35 am    Assunto: Responder com Citação

Legal que temos bastante gente contando sua história, então vou contar uma parte da minha.

Atualmente estou com 27 anos (vi muitas pessoas com 27 neste tópico.. hehehe)

Aos 14 anos ingressei num colegial técnico de Processamento de Dados e fazia free-lancer nas horas vagas: digitação de trabalhos de faculdade, Curriculum's, criação de cardápios para restaurantes e até a editoração de um jornal quinzenal do bairro.

Aos 16 anos consegui meu primeiro estágio no próprio colégio. Eu auxiliava os alunos do outro período com as dúvidas no laboratório de informática e ainda continuei com o free-lancer.
Então aos 16 estava conquistando meu primeiro objetivo: não ser mais totalmente dependente do dinheiro dos meus pais, conseguia pagar meus estudos, minha diversão e poupava um pouquinho todo mês. Eu já tinha uma razoável educação financeira na época, enquanto meus amigos torravam a mesada eu poupava meu salário.
Daí com 18 anos cometi meu primeiro erro de percurso e percebi que ainda tinha muito o que aprender com finanças. Fui comprar meu primeiro carro e só tinha 50% do valor dele, zerei todas as minhas economias e fiz um financiamento do valor restante. Minha única sorte é que foi um financiamento com o "Nosso Pai, Nosso banco", senão eu teria me complicado por mais tempo.

Esqueci do detalhe que um automóvel tem impostos, manutenção e outras despesas extras. Fiquei alguns meses sem conseguir pagar as prestações e se fosse um banco de verdade o juros teria comido boa parte do meu bem. Consegui quitar o automóvel com o dobro do prazo que tinha planejado, pra mim já foi um fiasco. Um fiasco suficiente para eu entender que teria que aprender mais sobre o dinheiro.

Ainda com 19 anos comecei a juntar dinheiro pra realizar o outro sonho, o da casa própria. Só não o realizei antes porque troquei de automóvel algumas vezes e perdi muito dinheiro nas trocas, só fui fazer estas contas depois.. risos... Fora a faculdade que também comia boa parte dos rendimentos. Mas, pra compensar me empenhei um pouco mais nos meus free-lancers, me aprimorei e comecei a desenvolver sistemas de porte maior nas horas vagas o que também me garantia um dinheirinho pra investimentos.

Mas quais investimentos? Poupança...
Porque até os 24 anos não tinha tido contato algum com os ensinamentos do livro Pai Rico Pai Pobre (e outros similares).

Com meus 24 anos consegui comprar o apartamento que queria: um bem barato, com pouco custo de manutenção e condôminio e de boa localização para meu trabalho. E o adquiri de acordo com meu planejamento, sem financiamentos e dívidas.

Aos 25 anos, tive contato com os livros e não consegui mais parar de lê-los e traçar (e executar) planos.

Agora que tenho maior conhecimento, sou totalmente a favor do aluguel ao invés da aquisição da casa própria. Mas, pelo menos quando fiz a aquisicação do apartamento, eu fiz com bons critérios (boa localização para ter potencial de valorização) e deu certo. Hoje, depois de 2 anos acredito que fiz um bom negócio: surgiram supermercados na região e imóveis de alto padrão. Meu imóvel valorizou entre 30% e 40% e não pretendo me desfazer dele. Porém, da mesma maneira, não faz parte dos meus planos comprar outra residência. A próxima com certeza será alugada.

Tenho meu colchão de segurança formado, e estou fazendo os alicerces para minha independência financeira. Minha metodologia de investimento é baseada em ações (90%), renda fixa (10%). E tenho planos para um negócio próprio ainda este ano.

Meus planos são SUPER modestos.
Não quero imóveis de alto padrão, nem carros de luxos.
Quero aproveitar a vida o mais rápido possível. Quero fugir desta loucura que é São Paulo e procurar um custo de vida menor.

Meu plano é conquistar a independência financeira (sobrevivência garantida) daqui a 4 anos (com 31 anos).
Depois da sobrevivência garantida, pretendo ser mais audacioso em alguns itens (não digo isso do ponto de vista financeiro).

Por exemplo, botar em prática um dos empreendimentos que tenho planos.

A outra parte do plano é a aposentadoria definitiva em no máximo 9 anos (com 36 anos ou menos).
Também sem grandes luxos. Só quero viajar bastante e aproveitar cada minuto da vida, com a família e as pessoas que gosto.

E apesar de aposentado, pretendo fazer alguns trabalhos exporádicos e gastar este dinheiro só com coisas fúteis de

entretenimeto. hehehe

É isso ai, e com isso fiz o meu maior post!

Abraço a todos.
bob.
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 29, 2008 11:07 am    Assunto: Responder com Citação

Gostei da sua história rapaz!!

Parabens...
rodpba
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 29, 2008 4:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Excelente história de fato.
felipeno
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Jul 26, 2008 8:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem, já havia lido este tópico algumas vezes, mas nunca coloquei minha história de IF.

- Um pouco antes de abrir meus olhos para a importância da tão sonhada IF, eu tinha 15 para 16 anos, e havia acumulado R$ 1.000 em economias, apenas. Não tinha renda. Tudo isso foi dado ao longo dos anos. Um salgado a menos aqui, uma ida pro colégio andando ali.

- Ao longo dos 16 anos fiz o meu melhor investimento até então. Gastei TUDO em micareta. Isso mesmo Very Happy , torrei tudo indo pra 9 micaretas ao longo do ano, todo mês e pelo lado pessoal foi perfeito.
(( Ok, tinha 16 anos, mas minha "aparencia" de um pouco mais velho me fazia não ter a Identidade pedida. ))

- Pouco depois disso despertei para o que eu esperava da vida. mais do que IF, despertei para a vontade de ser um empreendedor, ter meu próprio negócio. Conheci o PRPP aos 17 e isso só abriu ainda mais meus olhos pelo aspecto Financeiro.

- Ainda com 17 tentei expor o que eu estava propondo para alguns empresários, captando clientes para a minha empresa que ainda nem existia, e dentro de poucos dias murchei e voltei "pro meu quarto", pois ainda não era aquilo que eu tinha de melhor pra oferecer. Continuei tentando aperfeiçoar o que eu tinha a propor ao longo dos dias e dos meus Insigths.

- Com 18 Dei início ao registro formal desta empresa, com meu pai de sócio. Alguns problemas, alguns atrasos, algum comportamento de esperar um momento melhor de dar início, um sério problema com meu contador, e Hoje, com 19 estou esperando o fim desta novela, meu CNPJ, e eu de fato poder trabalhar.

- Minha IF está, portanto, muito ligada aos meus negócios. Ao longo do meu processo vou investindo em ações, imóveis (( não pelo maravilhooooso rendimento em %, mas pq posso ter vontade )), Um planejamento que eu tenho, assim como o Fabio de investir em táxi. Tesouro Direto como um bom colchão, livre de inflação e Negócios. Não fecho as portas para nenhum tipo de investimento.

- Despertei aos 17, estou iniciando de verdade aos 19, e quando conseguirei?

- Pode ser daqui há 6 meses. Pode ser daqui ha 10 anos.
Eu tenho meu planejamento de saúde da minha empresa, mas de fato o "pulo do gato" que estrapola o arroz com feijão e vai me garantir um local de destaque, só o mercado pode me dizer.

Reservo me no direito de editar esse post sempre que necessário Very Happy

Não da forma mais rápida, mas sim da forma mais consistente, virei em breve dizer, que atingi minha IF

Vamos dar UP nesse post que ainda tem muita gente aqui, que não sabemos como são. Um depoimento diz bastante de cada pessoa...

Grande Abraço

Suae quisque fortuna faber est
Cada homem é artesão de seu próprio destino!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Jul 28, 2008 1:21 pm    Assunto: Responder com Citação

É isso aí Felipe! Vamos caminhando!

E o resto do povo tem que colocar seu plano também!
rodpba
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Jul 29, 2008 12:37 pm    Assunto: Responder com Citação

FabioA3 escreveu:
É isso aí Felipe! Vamos caminhando!

E o resto do povo tem que colocar seu plano também!

É isso aí pessoal!!! Vamos compartilhar experiências e expectativas!
hvfreitas
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Ago 01, 2008 6:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Meus planos mudaram um pouco....

Estou mais conservador:

Aos 18 comecei na bolsa....tive resultados medianos....nao mto longe dos 13%a.a. garantidos de CDB....

Aos 20 anos ja almentei bem meu patrimonio....

Contudo, vi que eu fiquei mto apreensivo com o mercado....acompanhando minuto a minuto mesmo com perfil longo-prazo....

Decidi que nao queria isso e fui atras do Benjamin Franklin...ou seja, estou com menos de 25% em renda variavel....e restante em CDB...

Sou bancario e tenho 100% CDI....e estou com retorno (hoje) de 13% a.a.

Estou satisfeito com esse resultado e nao penso em sair do CDB....

Com tudo mais previsivel, consigo fazer planos melhores para minha vida pessoal...

Estou começando a aguçar meu empreendedorismo....
MarcusV

MensagemEnviada: Seg Ago 18, 2008 12:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Sou novo aqui e gostei bastante desse fórum.

Vou começar a investir essa semana. Tenho 22 e sou estagiario, ou seja, ganho mal pra kct ainda.. mas qnd começar a ganhar como efetivo pretendo investir assim:

1) fazer aportes mensais de 1000$ a 1500$ na GF - espero juntar 100K em 3 anos
2) deixar o dinheiro rendendo por uns 10, 15 anos até chegar ao 1º milhão
3) nesse meio tempo farei investimentos insanamente arriscados com a grana q sobrar por mes e pouparei pra comprar meu apê, carro, etc...
4) após sacar o 1M, vou botar td em renda fixa e viver com os 10K mensais d rendimento

se tudo der certo, antes dos 40 me aposento... rsrs.. sei q eh arriscado por td em renda variavel.. mas a perda d dinheiro pra mim não significa mta coisa.. nao sou apegado a dinheiro - minha filosofia é: dinheiro é pra gastar #$%@!!!!

é isso!
flwws
rodpba
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Ago 22, 2008 2:14 pm    Assunto: Responder com Citação

hvfreitas escreveu:

Estou mais conservador:

Aos 18 comecei na bolsa....tive resultados medianos....nao mto longe dos 13%a.a. garantidos de CDB....

Contudo, vi que eu fiquei mto apreensivo com o mercado....acompanhando minuto a minuto mesmo com perfil longo-prazo....

Decidi que nao queria isso e fui atras do Benjamin Franklin...ou seja, estou com menos de 25% em renda variavel....e restante em CDB...

Com tudo mais previsivel, consigo fazer planos melhores para minha vida pessoal...

Muito importante seu depoimento, hvfreitas. Eu também estou começando a ficar mais conservador. To pensando que, se até o fim do ano, não conseguir bater uma rentabilidade decente com os meus trades, jogo a toalha e corro para a renda fixa.

Mas eu estava tendo a impressão que as letras do tesouro tinham rentabilidade superior e com mesmo nível de risco. Aparentemente você não concorda com isso. Poderia falar um pouco disso?

** EDIT **

Acabei de ver neste post "Perto da ID o que fazer CDB,LH,Tesouro Direto?" suas considerações.
hvfreitas
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Ago 22, 2008 3:12 pm    Assunto: Responder com Citação

rodpba escreveu:
hvfreitas escreveu:

Estou mais conservador:

Muito importante seu depoimento, hvfreitas. Eu também estou começando a ficar mais conservador. To pensando que, se até o fim do ano, não conseguir bater uma rentabilidade decente com os meus trades, jogo a toalha e corro para a renda fixa.

Mas eu estava tendo a impressão que as letras do tesouro tinham rentabilidade superior e com mesmo nível de risco. Aparentemente você não concorda com isso. Poderia falar um pouco disso?

** EDIT **

Acabei de ver neste post "Perto da ID o que fazer CDB,LH,Tesouro Direto?" suas considerações.

São ters coisas que vc deve analisar para conferir analise de investimento (qualquer investimento):

- Risco
- Liquidez
- Retorno

Risco

No caso do CDB, o risco é basicamente 'banco' mas tem seguro de 60k por CPF, pelo fundo garantidor...mas tem lá seu risco, claro...

O Brasil ja deu calote em titulos em 1987...isso deve-se considerar...se fosse tao bom assim, todos paises viriam (em massa) investir em titulos...isso acontece mas o volume nao é tao grande por conta desse risco....titulos dos EUA, Europa e Japão rendem menos de 5% a.a. e mesmo assim a procura por nossos titulos nao é tao impressionante

Liquidez

O CDB (principalmente o Pós) tem liquidez diária, baseada em dias uteis...
O titulo nao tem essa liquidez...tem titulos que vc tem que vender com desconto para resgatar....

Isso deve ser precificado

Retorno

Aí que pega....eu sou funcionario de banco e tenho 100% CDI no CDB...e nem todos tem isso....só quem tem quantias grandes...

Em média, os dois tem retornos parecidos, de acordo com o titulo e a % de CDI do CDB....
Os retornos sao parecidos...13~14% em média...mas tem alguns titulos q só pagam no fim do periodo...

Conclusão

Para mim, eu prefiro ter rentabilidade diaria, liquidez e risco baixo de banco, garantido pelo fundo dq investir em titulos....

Ao chegar em 60k, eu comprarei titulos tb....para diversificar...mas no momento nao me interessa...

Eu precisei de 100 reais esse mes e tirei do CDB....nao daria para fazê-lo em titulos...

Claro, isso varia de pessoa para pessoa....e eu tenho condições de retorno atípica (por ser funcionario)

Eu nao me julgo capaz hoje de ganhar mais de 15% a.a. na bolsa por mais de 3 anos....e nem é seguro (para mim)...por isso....eu fico na renda fixa...

Com a Renda Fixa, vc pode se planejar e fazer previsões futuras com erro desprezivel...ter tranquilidade e segurança....nao precisa ficar acompanhando o mercado e passando nervoso qnd cai.....

se eu estivesse nos EUA, JP, EUR....eu investiria na bolsa pq renda fixa é ruim.....mas no brasil nao se justifica no momento....
rodpba
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Ago 25, 2008 4:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pela esclarecedora resposta,hvfreitas ! Very Happy

Estou quase me juntando a você... hehe

À medida que o patrimônio aumenta, cada trade errado começa a doer mais! Sad
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Ago 25, 2008 7:58 pm    Assunto: Responder com Citação

Pra mim ainda falta muito.........
Tenho 19 anos
por isso estou totalmente na bolsa num fundo defensivo,eu sei que não é a melhor escolha.Mas sou adepto da teoria que só se investe no que se conhece e atualmente meus conhecimento é esse apesar de eu estar melhorando ativamente vou continuar assim por mais uns meses ,mas estou saindo de um fundo para operar direto do home broke o que me possibilita alugar as açoes e pagar menos taxas.

Pretendo conquistar minha IF aos 40,mas é uma meta um tanto arrojada apesar de eu ter uma boa disposição para poupar e me dedicar aos investimentos
MetBot

MensagemEnviada: Dom Ago 31, 2008 10:37 pm    Assunto: hvfreitas escreveu Responder com Citação

Citação:

Já há algum tempinho vinha lendo este fórum, e há apenas poucas semanas atrás, decidi entrar. Os posts de hvfreitas me têm chamado bastante a atenção.
Sem dúvida, pelo menos a meu ver, é uma das pessoas com inteligência financeira mais precisas aqui deste fórum. E por que? Porque já se foram os tempos em que se podia aplicar no mercado acionário, por exemplo, e pensar tranquilamente que aquilo seria uma excelente aplicação a longo prazo. E de fato foi, mas somente até mais ou menos o fim da década dos anos 80. E qual a razão disso?
Alguns especialistas (economistas PhD) têm feito importantes alertas sobre o problema da instabilidade da economia mundial. E isso em diversos idiomas (normalmente leio artigos brasileiros, norte-americanos e europeus) sobre economia, e realmente a tal tranquilidade já se foi. Exemplos como os da Rússia, da Argentina, e também do Brasil (com suas moerdas de curta durabilidade) são um motivo de alerta. Hvfreitas tem razão em não confiar nos VGBLs ou PGBLs da vida, e ele não está sozinho, pois em economias poderosas como a norte-americana, por exemplo, os mais informados e sábios já começam a fugir dos títulos públicos devido à colossal e inaudita dívida norte-americana.

12 ou 13% ao ano, como postou hvfreitas já é algo colossal, mas não devemos nos esquecer que esse rendimento não é real, mas apenas uma parte dele, pois a desvalorização do Real não anda, mas galopa.

Poucas são, na realidade, as boas opções do mercado financeiro brasileiro. Basta que se comparem as ações que são negociadas nas bolsas de Nova York e de Londres para que se tenha uma idéia disso. Publicações de peso como The Economist, por exemplo, trazem listas das melhores empresas e indústrias do mundo, e quase nenhuma delas negocia ações aqui. Isto seria até compreensível, não fosse o fato de muitas delas operarem e lucrarem aqui em território pátrio, mas negociar suas ações aqui, nananinanão. E por que será?

Concordo que os CDBs ainda são uma das melhores opções do mercado, e são citados em sites de investimentos que mencionam o Brasil. E sempre com um pé atrás. Parabéns hvfreitas! Continue conosco!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo
Página 4 de 10

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!